O vale dos mortos



Título: O vale dos mortos
Autor: Rodrigo de Oliveira
Editora: Faro Editorial
Páginas: 304
Edição: 1
Lançamento: 2013
Sinopse: 2017... UMA PROFECIA ESQUECIDA DO LIVRO DO APOCALIPSE, REITERADA POR OUTROS PROFETAS MODERNOS, RESSURGE... Cientistas descobrem um planeta vermelho em rota de colisão com a Terra. Depois de muito pânico nos quatro cantos do mundo, eles asseguram que o corpo celeste passaria a uma distância segura de nós. E todos ficam tranquilos acreditando que nada iria acontecer... Então 2/3 de todas as pessoas no Planeta caem desmaiadas, vítimas de um estranho surto... "E abriu-se o poço do abismo, de onde saíram seres como gafanhotos com poderes de escorpiões. E os homens buscarão a morte e a morte fugirá deles." - Apocalipse 9, 2-6. E um grupo luta para sobreviver num mundo dominado pelo mal.

Resenha

Ninguém imaginou que aquilo iria acontecer. Quando cientistas descobriram que um planeta vinte vezes maior que a Terra, o qual eles chamaram de Absinto, estava prestes a se chocar contra ela, as pessoas entraram em pânico. Isso aconteceu em 2017, porém logo foi comprovado que Absinto não atingiria a superfície do planeta água, mas que ainda assim seria possível vê-lo no céu, e que ele chegaria bem próximo de nós. O alívio foi imediato, tanto que no dia em que Absinto aparece lindamente e vermelho em meio às nuvens, Ivan e sua família vão para o shopping, assim como várias outras famílias.

Temos que aceitar os fatos: nós estamos sozinhos. – página 158

Ninguém pareceu desconfiar do aumento de temperatura naquele dia de inverno, mesmo quando os termômetros aumentaram mais de vinte graus de uma hora para a outra. Mas quando centenas de pessoas começaram a desmaiar sem motivo aparente, e logo despertavam com os olhos claros como leite e uma fome insaciável de carne humana, o pânico foi imediato. Desesperado e assustado, Ivan logo trata de tirar sua família daquele lugar, mas a realidade o atinge em cheio e ele percebe que nenhum lugar é seguro. O mundo todo fora atingido pela febre dos mortos vivos, e o que ele precisava fazer agora, era sobreviver.

Ivan é um líder nato, suas decisões e ações são racionais e esse foi um dos motivos pelos quais foi eleito líder do grupo de sobreviventes do qual fazia parte. Ele, Estela e os novos companheiros que encontraram no caminho procuravam um lugar onde pudessem viver, e sabendo que o Shopping Colinas estava fechado por conta de um vazamento de gás, é para lá que ele leva sua família, e onde encontra mais pessoas, que logo se juntam ao seu grupo.

Os zumbis haviam transformado as vidas deles num inferno. Chegara o momento de retribuir na mesma dolorosa moeda. – página 187

Porém eles sabem que viver num Shopping não é a melhor ideia, e quanto mais sobreviventes encontram pelo caminho, mais comida e água precisam. É aí que eles acabam “invadindo” o Condomínio Colinas, que ficava próximo ao Shopping onde estavam “hospedados”, e aquele novo lugar acaba se tornando o novo lar daqueles pessoas, que logo começam a trabalhar juntas em busca de um recomeço. Mas é claro que os zumbis não deixarão assim tão barato, eles querem comida e comida terão.

O som dos zumbis em seu encalço era aterrorizante: uma orquestra de gemidos e rosnados, gritos e urros. Uma visão do que poderia se chamar de Inferno. – página 106

Estava bastante animada para ler esse livro desde que ele chegara, junto com o segundo volume da série, mas ambos acabavam ficando para trás à medida em que novos livros chegavam. Até que eu finalmente tomei vergonha na cara e peguei O vale dos mortos para ler...haha’

É um livro surpreendente, não consigo encontrar uma palavra que melhor descreva o que eu encontrei nas trezentas páginas escritas por Rodrigo de Oliveira. É claro que nenhum livro é perfeito, então encontrei alguns errinhos de português ao longo da narrativa. Porém ela é tão impressionante e arrepiante (sim, algumas coisas deixam o leitor realmente arrepiado) que eu até deixei passar, e olha que não costumo fazer isso com frequência. Os personagens são bem desenvolvidos, mas eu enxergava Rick, de The Walking Dead em Ivan e suas decisões. Aquela coisa toda de já chegar chegando e virar líder, de ignorar o que as pessoas falam por achar que sabe da verdade me irritou um pouco. O favoritismo por Estela, esposa de Ivan, também me irritou um pouco. No início achei ela muito fodona e tals, principalmente por ser a única mulher no grupo que tinha coragem de segurar uma arma, mas ela foi ficando um pouco metida ao longo da história, e às vezes ela parecia ser o foco principal da história, apagando os outros personagens. Não sei se fui a única a não gostar de Estela, ou se estou encontrando coisas ruins não existe, mas é isso aí.

Em seguida, uma criatura caiu do teto, desajeitada, sobre o capô do carro. Algo que simplesmente não existia até aquela tarde de sábado, um personagem saído diretamente dos confins do inferno, nascido para uma vida maldita, naquele dia que seria lembrado geração após geração. O dia em que o reinado da raça humana chegara ao fim como espécie soberana na Terra, após milênios de dominação. – página 16

O mais interessante é que o autor também mostra um pouco do ataque em outros países, e até mesmo nossos governadores e presidentes sendo atacados. Afinal, eles também são humanos, certo? O vale dos mortos é um livro bem real, também mostra a face e crueldade humana em meio ao desespero, ao mesmo tempo em que os personagens pensam que o mal está lá fora, e que o inimigo são os mortos.

Estava decidido a fazer correr um verdadeiro rio de sangue sobre as ruas daquela cidade. – página 152

Estou bastante curiosa para saber o que acontecerá no segundo livro, o autor introduziu alguns inimigos bastante assustadores e que vão causar muita confusão em O vale dos mortos. Agora só me resta saber o que Rodrigo fará com eles, e que decisões Ivan tomará para manter sua nova e grande família segura em meio ao fim do mundo. Que venha A batalha dos mortos.

  

7 comentários

  1. Oi, Dryh!

    Tenho que ser sincera e confessar que tenho um pé atrás com livros de zumbis porque ainda não achei um que gostasse muito, mas você não é a primeira a falar bem desse livro e do autor também.
    Acho que vou dar uma chance a ele. ;)

    Bjs

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Dryh, tudo bem?
    Menina eu adoro livros de ação, que tenham este toque de mistério e ao mesmo tempo de algo que pode se tornar bem real para nós.
    Te confesso que ainda não consegui gostar de um livro sobre zumbis...
    Sua resenha me deixou curiosa, e se tiver a oportunidade vou dar uma conferida.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Estava absolutamente tentado a ler esse livro e fiquei ainda mais depois da sua resenha. Adorei o template e o banner do seu blog, tudo muito lindo, parabéns!
    Abraços,
    Matheus.
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi! Tudo bem?

    Nossa, gostei da sua resenha. Acredita que nunca li nada com zumbis no meio? Nem terror. Então você conseguiu me deixar bem curiosa para me aventurar! Sinto que vou gostar de dar essa chance ao título...

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Bela resenha, o livro é fantástico mesmo, um dos melhores que já li e a personagem principal se chama Estela e não Elena rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, verdade...não sei porque estava com Elena na cabeça...haha' obrigada, Chris ^^

      Excluir
  6. Heey!!
    Adorei a premissa do livro, parece ser excelente hahah
    Adorei a resenha e o blog ^^ já estou seguindo
    Abraços =)
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...