Operação Red Sparrow

Hey, pessoal! Tudo bom?  Já faz um tempo que eu estava sumido daqui, hein?! Bom, hoje vim apresentar um livro fantástico que acabou ganhando até uma adaptação para os cinemas no dia primeiro de Março! Vamos conferir?

Título: Operação Red Sparrow
Autor: Jason Matthews
Editora: Arqueiro (cortesia)
Páginas: 452
Edição: 1
Lançamento: 2018

Sinopse:  Desde pequena, o sonho de Dominika Egorova era fazer parte do Bolshoi, o balé mais importante da Rússia. Após ser vítima de uma sabotagem, porém, ela vê sua promissora carreira se encerrar de forma abrupta. Logo em seguida, mais um golpe: a morte inesperada do pai, seu melhor amigo. Desnorteada, Dominika cede à pressão do tio, vice-diretor do serviço secreto da Rússia, o SVR, e entra para a organização. Pouco tempo depois, é mandada à Escola de Pardais, um instituto onde homens e mulheres aprendem técnicas de sedução para fins de espionagem. Em seus primeiros meses como pardal, ela recebe uma importante missão: conquistar o americano Nathaniel Nash, um jovem agente da CIA, responsável por um dos mais influentes informantes russos que a agência já teve. O objetivo é fazê-lo revelar a identidade do traidor, que pertence ao alto escalão do SVR. Logo Dominika e Nate entram num duelo de inteligência e táticas operacionais, apimentado pela atração irresistível que sentem um pelo outro.

Resenha

Operação Red Sparrow é na verdade uma reedição do livro "Roleta Russa", que foi publicado no ano de 2014, completando seus quatro anos de lançamento. O livro de Jason Matthews acabou indo para as telonas, e a personagem principal, Dominika Egorova, foi interpretada pela maravilhosa Jennifer Lawrence (aka. Rainha do Distrito 12). 

De início eu me surpreendi bastante com a obra, achei que seria apenas um romance policial comum, entretanto, percebi que a personalidade de Dominika era extremamente forte e instigante, eu realmente gostaria de saber todas as informações a respeito da sua vida, sobre o seu passado e coisas do tipo. Não sou um grande fã de livros do gênero policial, pelo fato de não ter lido muitos livros desse gênero, porém o clima de espionagem me chamou bastante a atenção.
A protagonista era bailarina e sempre teve o sonho de fazer parte do Bolshoi, que era o balé mais importante do seu país, porém, todo o seu planejamento foi por água abaixo, já que ela sofreu uma sabotagem e toda a fantasia desse mundo da arte foi se tornando uma ilusão. Então ela fica desnorteada, inclusive o falecimento do seu pai a deixa inconformada.  Porém, ela acaba recebendo um convite do tio para participar do SVR (Serviço Secreto da Rússia), quase a mesma coisa da KGB, tá galera? 

Nessa ocasião, percebendo que sua vida está um verdadeiro caos, Dominika resolve aceitar esse pedido, de forma tranquila ~paz e amor, vou me tornar uma espiã aqui tá bão~. Ai tem a parte romântica, óbvio, e a primeira missão dela é conquistar um agente da CIA, Nathaniel,  então ela tenta jogar todo o seu charme, sedução e beleza humana no rapaz, pra ir logo dando o bote nele e por incrível que pareça os dois se apaixonam um pelo outro, casal topzeira 2018. Apesar de não curtir o romance dos personagens, as missões e o suspense da obra me deixaram totalmente interessado, confesso que a minha leitura com o livro foi extremamente rápida - apesar de eu ter demorado um tempão para pegar para lê-lo, pela falta de tempo e tal -, mas em si foi bem prazeroso conhecer todas as informações a respeito e isso me ajudou até mesmo na questão da interdisciplinaridade, fazendo ligações com História principalmente e outros.  

Narrado em terceira pessoa, com várias expressões em russo, as críticas a respeito do sistema foram bem construtivas e inteligentes, algumas analogias do autor foram incríveis e cá entre nós, pra quem não sabe, ele é membro oficial da CIA, apesar de já ter se aposentado do setor de Operações Direcionadas. Mas é uma linguagem informativa e descritiva, já que é necessário bastante atenção durante cada detalhe dos personagens, porque isso vai acabar influenciando em alguma parte da obra.  Para quem curte política e fatos históricos tenho certeza que apreciação do livro será extremamente válida e na minha opinião, esse livro merece uma continuação, já que ficou faltando algo no final, mas em suma é uma ótima leitura.

"A Rússia não perdeu a Guerra Fria. De jeito nenhum. Porque a Guerra Fria nunca acabou. Dominika viu as palavras vermelhas ascenderem para o teto. Palavras belas, fortes. Interessantes. A Guerra Fria nunca acabou."


Até mais, pessoal!
 Lu 💜

11 comentários

  1. Olá!

    Eu estou para ler o livro e ver o filme já faz um tempo, para fazer um texto para o meu blog e tu acredita que ainda não consegui? Acabei perdendo o time para criticar o filme, infelizmente. :(

    Mas achei super bacana sua abordagem a respeito e fiquei interessada em lê-lo, mesmo por ler, ao invés de fazer algum texto sobre. Obrigada pelo texto, serviu para me animar na leitura. <3

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Achei a premissa desse livro extremamente interessante. Gostei de saber que a personalidade de Dominika é extremamente forte e instigante, e que chega a dar curiosidade no leitor de saber todas as informações a respeito da sua vida, sobre o seu passado e coisas do tipo.
    Parabéns pela resenha!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Apesar de já ter visto o livro por aí eu não conhecia a sua premissa e claro que se tratando de romance policial eu já quero ler, ainda mais quando a protagonista é uma mulher instigante,por outro lado tenho medo da linguagem utilizada pelo autor e por falar de política pode se tornar uma leitura difícil para mim, mas quem sabe eu não leia e curta. Valeu a dica.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Dri.

    Eu assisti o filme e este mês, eu li o livro também. Eu gostei muito da história e mesmo tendo uma narrativa bem detalhada eu achei a história bem interessante. Tomara que a Arqueiro publique a continuação logo.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu li a Sinopse e fiquei doida aqui! Super empolgada. Ai li sua resenha e descobri que é em 3 pessoa. Bom, sei que parece não ser um motivo forte para não ler e, de fato, as vezes não é... Mas me deixa chateada kkk nao gosto de livros em 3 pessoa. Mas eu daria uma chance, parece ser uma história incrivel!

    bjs

    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderExcluir
  6. Acho interessante a história, só não sei se leria o livro por achar que talvez eu perdesse o interesse no meio do livro. Mas vou deixar a dica anotada.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu achei bem legal um membro aposentado da CIA escrever um livro mostrando como é esse mundo, mesmo sendo um ficção. Confesso que não tenho vontade de ler o livro, mas quero ver o filme. Tenho certeza que vou amar.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Desde que vi a divulgação do filme fiquei muito curiosa pra saber mais sobre a história. Assisti entrevista com os atores e eles contam que realmente é baseado em fatos reais o que torna o enredo ainda mais interessante. A protagonista é uma mulher forte e transmite várias lições. Com certeza vale a pena ler o livro. Ótima indicação. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  9. Oiieeee, quando vi a galera comentando sobre o filme e a história fiquei bem curiosa para saber mais e só depois associei que o mesmo foi baseado em um livro... Pela sua resenha, percebo que o livro é bem amarrado, traz posições e opiniões bem interessantes e é bem construído, a dica foi anotada!

    ResponderExcluir
  10. Olá eu já tinha visto uma resenha desse livro mais confesso que não me interessou muito não mais a sua resenha me chamou bastante atenção dica anotada

    ResponderExcluir
  11. Oiieee,
    Li esse livro pra assistir o filme, e ainda não assisti. Jesus me ajuda hahahahahahah. Eu achei ele meio confuso no começo e até um pouco cansativo no decorrer da leitura, mas deu tudo certo no final.

    Beijokas

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...