Antes de dormir

Oiee pessoas \0/

Título: Antes de dormir
Autor: S.J. Watson
Editora: Record
Páginas: 400
Edição: 1
Lançamento: 2015

Sinopse: Christine acorda numa cama estranha, ao lado de um homem com uma aliança no dedo. Sua primeira reação é pensar que se envolveu com um homem casado na noite anterior. Enquanto se esforça para lembrar o que aconteceu, pensando numa provável esposa traída, ela finalmente se olha no espelho. E não reconhece o reflexo. Pelo menos vinte anos mais velho do que esperava encontrar. Então o homem lhe revela algo perturbador: todos os dias, sua memória se apaga sempre que ela dorme. O estranho, seu marido Ben, é obrigado a recontar a vida deles todas as manhãs. Encorajada por seu médico, ela começa a escrever um diário para ajudá-la a recuperar suas lembranças. Certa manhã, ela o abre e se depara com quatro palavras assustadoras: “Não confie em Ben”. E passa a se perguntar... Que acidente a fez ficar assim? Em quem ela pode confiar? Mantendo o ritmo de suspense do início ao fim, Antes de dormir é um inteligente e instigante romance sobre memória e identidade. E sobre o quanto podemos confiar em quem está perto de nós.
Resenha

Outro dia chegava ao fim. Logo eu iria adormecer e meu cérebro começaria a deletar tudo. Amanhã vou passar por tudo isso novamente. – página 179

Todos os dias, Christine acorda sem saber onde está. Ela crê ainda ter vinte e poucos anos, mas quando se olha no espelho, encontra uma mulher bem mais velha. Ela não sabe quem é o homem deitado ao seu lado, não se lembra de nada. Christine possui um tipo raro e estranho de amnésia: diferente de muitas pessoas, ela consegue criar e guardar memórias pelo período de 24hs (muitos não conseguem guardar novas memórias de forma alguma). Após isso, quando se deita para dormir, tudo é apagado, e mais um dia confuso começa.

Todos os dias, ela recebe a ligação de um doutor que a lembra de olhar dentro do armário, e lá ela encontra um diário. Seu diário, onde ela escreve todos os acontecimentos dos seus dias, e as coisas que precisa lembrar. Escreve sobre seu marido, Ben. Escreve sobre o acidente que lhe roubou as memórias, escreve sobre tudo o que merece ser lembrado. Mas aquele diário pode ser perigoso, principalmente quando não se sabe em quem pode confiar.

Eu já tinha começado a ler esse ano há uns dois anos, mas acabei não gostando muito do início, então o deixei de lado. Mas aí senti aquela curiosidade de saber o que havia acontecido com a protagonista, e também queria sair um pouco da minha zona de conforto (romances), então lá fui eu. E não é que gostei? O autor tem uma escrita viciante, e, apesar de eu não ter gostado da Christine, li sua história bem rápido até.

O mais intrigante é que ela tem flashes de memórias, e, ao longo da história (espero que isso não seja um spoiler), sua memória vai melhorando. Não sei se foi por ela manter seu cérebro exercitado, tentando recordar das coisas, ou por ir anotando no diário e ler a mesma coisa dia após dia. Sei que fui me sentindo cada vez mais orgulhosa de Christine, apesar de não gostar de ver como ela defendia Ben, já que ele era um tanto...estranho.

Ben é a peça mais interessante do livro. Ele tinha momentos de fúria que me assustavam e que me faziam pensar “esse tem culpa no cartório”. Mas ele também cuidava de Christine, cuidou dela por anos e se preocupava…até demais, de uma forma irritante. Porém, Christine nem podia desconfiar dele, já que, apesar de escrever tudo em seu diário, ela não poderia notar como ele realmente agia. E Christine era bem inocente nesse quesito, devo dizer.

“Não se preocupe, Chris. Vou cuidar de você. Sempre cuidarei de você. Você vai ficar bem. Confie em mim.” – página 16

Antes de dormir é dividido em três partes, mas acho que a terceira foi a mais fascinante, apesar de ter adivinhado o final e estragado, assim, a surpresa. E também senti que as coisas ficaram leves nas últimas páginas, como se todo o restante não tivesse ocorrido, como se não houvesse mais ódio ou rancor nos personagens. Ainda assim, eu gostei.

Agora estou doida para ver o filme (queria ler o livro primeiro, para poder comparar os dois depois). Não sei o que esperar do suspense na adaptação, mas achei que ele foi bem trabalhado na obra literária, apesar de eu ter visto que algumas pessoas (além de mim) já haviam descoberto o mistério em si antes de ser revelado pelo autor.
Que venha o filme \0/
 


15 comentários

  1. Ooiii tudo bem?
    Menina eu estou louca para ler esse livro que você nem imagina, gostei do suspense trabalho de cara já e a edição está um luxo, provavelmente eu só assista o filme mesmo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu nunca tinha visto nada a respeito da obra e logo não sai que tinha (ou terá) um filme rsr. A obra aparenta ser bem interessante e apesar de nas últimas páginas. O final ter ido ficando fraco darei uma chance a obra. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Dryh, eu tenho muita curiosidade em ler o livro, mas acho que vou acabar vendo o filme primeiro, pois vou demorar para comprar o livro. Assim como você sempre prefiro ler o livro primeiro para comparar rs
    Eu já li um livro do autor e ele é muito bom. Mesmo com suas pequenas ressalvas acho que, afinal, o livro valeu a pena.

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  4. Eu vi esse filme e nem sabia que ele eram um livro! Mas acho que é o tipo de história que eu gosto mais em filmes que livros!

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. O título é bem interessante e tem tudo haver com a narrativa da protagonista, eu não sabia do livro nem do filme mas a narrativa pareceu muito parecida com aquele conhecido filme "Como se fosse a primeira vez".

    memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Achei a proposta desse livro muito parecida com Garota Exemplar, pelo menos nessa questão da divisão, e como gostei muito de GE, acho que vou gostar desse também. Já tinha curiosidade em conhecê-lo e até tenho a versão em ebook, só que ainda não senti que é a hora de lê-lo.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Gostei bastante da premissa, já li alguns livros com essa temática, mas gosto como cada autor trata o tema. Fiquei curiosa para saber as informações do diário dela e como ela ficou nessa situação, vou procurar para ler, beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Parece interessante a premissa. Guardadas as devidas proporções, me lembra aquele filme do Adam Sandler, Como Se fosse a primeira vez. Quem sabe eu o leia...

    ResponderExcluir
  9. Olá Dryh,
    Ainda não conhecia esse título, mas não fiquei interessada na leitura. Achei a história um pouco previsível e isso me incomoda um pouco, pois adoro a surpresa, apesar de nenhum me surpreender de verdade.
    Também fiquei com a impressão que a leitura demorou muito pra você.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oiii!!

    Não conhecia esse livro é já fiquei animada para ler. Embora eu tenha um pequeno probleminha com o gênero... Prefiro aos filmes.
    Aliás, espero que a adaptação seja boa!
    Gostei da sua resenha.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Oi!!
    Muitas vezes eu faço isso de deixar o livro de lado e ler ele mais tarde, legal que a leitura acabou se tornando positiva.
    Eu não me senti muito envolvida com a trama, mas vi que vai ter filme e isso me agradou, pois adoro filmes de suspense.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  12. Olá! Amei esse livro, uma trama bem construída e já quero deixar na minha lista de desejados. Já quero ler e ver o filme. Obrigado pela sua dica. Ah! Fiquei naquela ansiedade pra ler essa terceira parte que tu comentou no post rs.

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? Não conhecia o livro e nem sabia que tinha filme rs Mas parece ser bastante promissora a história. Que pena que você descobriu o final antes, mas confesso que só de ler a sua sinopse também tenho uma ideia do que pode vir a acontecer. Dica anotada apesar de também lê-lo vou sair da minha zona de conforto hehe
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Ai, eu achei esse livro muito chato. Extremamente repetitivo e parado, e o final meio fraco também. Não vi suspense nenhum e odiei a protagonista,foi difícil terminar esse livro hahaha.

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  15. Olá! Não é o tipo de livro que costumo ler. E pelo que você relatou, teria dificuldades nesta leitura. Obrigada por me ajudar a perceber isso. Abraços!

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...