O Morcego

Olá a todos!

Hoje eu trago a resenha de um autor que eu não conhecia, mas havia ouvido falar bastante dele, é Jo Nesbo em O Morcego.

Título: O Morcego
Autor: Jo Nesbo
Editora: Record (cortesia do Grupo Editorial Record)
Ano: 2016
Páginas: 350
Série: Harry Hole #1
Sinopse: O corpo de uma jovem norueguesa é encontrado em um rochedo no fundo de um penhasco. O caso intriga a polícia: a vítima apresenta sinais de estrangulamento e suspeita-se de violência sexual, mas não há qualquer vestígio de DNA ou impressão digital do criminoso. Para colaborar com as investigações, a Divisão de Homicídios da Noruega envia o inspetor Harry Hole à cidade. Junto com o policial Andrew Kensington, Harry se depara com um caso mais complexo do que imagina: o que inicialmente parecia ser um crime isolado é apenas mais um em uma série de assassinatos cometidos por todo o país, sem qualquer relação aparente entre si. Um serial killer está à solta na cidade e, para Harry, a caçada começou.

Resenha

O Morcego é o primeiro livro da série de livros Harry Hole, o policial norueguês criado pelo conterrâneo Jo Nesbo. O livro começa com Harry desembarcando no aeroporto de Sidney, a sua missão é desvendar junto com a polícia australiana o que aconteceu com Inger, uma jovem norueguesa morta após um suspeito caso de estupro.

O detetive designado para guiar Harry é Andrew, um dos poucos policiais aborígenes de Sidney, na verdade, um dos poucos que conseguiram acesso ao cargo. Aborígene é o nome dos nativos australianos, os que estavam na ilha antes dos ingleses chegarem.


“O morcego é o símbolo aborígene da morte. Você sabia?”

Harry e Andrew percorrem Sidney em busca de pistas que levem ao paradeiro de Inger, já que encontraram ela morta em um penhasco, sem digitais ou alguma pista. Inger era uma apresentadora de TV na Noruega e se mudou para Sidney, onde trabalhava como dançarina em um clube.
Além da polícia de Sidney, Birgitta, garota que dançava no mesmo clube noturno que Inger, é quem ajuda os dois detetives. Quem foi o responsável pela morta de Inger? Será ele um serial killer a solta nas ruas da grande cidade australiana?

Ela ficou parecida com uma provocante água-viva. Ele não sabia que uma água-viva podia ser tão formosa.

Harry Hole é com certeza um dos meus detetives favoritos, ele conseguiu me conquistar no primeiro livro, o policial norueguês não é nada que esperamos em um livro policial. O detetive Hole, ainda durante o primeiro livro da série, tem muitas coisas a serem resolvidas, ele sofreu um acidente de carro matando seu amigo policial, pois estava embriagado.

Ao contrário de muitos outros detetives que protagonizam sua própria série de livros, Hole não tem problemas financeiros, familiares e nem traumas. Hole é gente como a gente, tem problema com bebidas, levou um fora de sua namorada e muitas vezes acorda querendo apenas voltar pra casa e não tem o desejo de fazer o mundo um lugar mais justo e lindo.

Nesbo não tem uma cartilha de bom modos quando escreve, isso me agrada bastante, pois deixa Morcego ainda mais completo, é um livro de ficção policial que podia ter me enganado caso fosse vendido como romance policial. O final de história é difícil de ser premeditado, já que é o primeiro livro da série e não conhecemos ao pé da letra os rumos da escrita do autor.

A alma humana é uma profunda e escura floresta e todas as decisões são tomadas individualmente.

Quanto a tradução do livro, a Record decidiu traduzir do inglês para o português, o que foi uma péssima escolha, já que o livro já havia sido traduzido do norueguês para o inglês. O trabalho de diagramação e capa estão bons, nenhum problema em relação a isso. A continuação do livro será Barata e já tem data prevista para lançamento, o segundo volume da série lerei em inglês e português para contar pra vocês um pouco mais do processo de tradução.

Recomendo O Morcego para os leitores apaixonados pela plaquinha "policial" que é exposta em algumas livrarias, todos esses leitores vão gostar bastante do livro. O Morcego é como qualquer café vindo do país do escritor, se mostra pretensioso, porém, fantástico até o último gole.

14 comentários

  1. Olá, tudo bem?
    Bom, gostei muito da sua resenha, você descreveu a história muito bem, mas eu passo a dica dessa vez, não é um gênero que eu goste de ler.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Eu comecei a ler O Boneco de Neve deste autor , mas acabei abandonando, esse detetive não fui com a cara dele. E pelo que entendo mesmo podendo ler os livros aleatoriamente inspetor Harry Hole sempre está presente. Qualquer dia vou dar uma chance para esse autor, de repente não estava em um bom momento pra ler né?
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem? Apesar de não gosta muita da pegada policial
    gostei do livro. A sinopse me deixou intrigada e tbm gostei da sua resenha, pois ficou detalhada e com aquele clima de suspense ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  4. Já Quero! Eu conhecia o autor de nome, mas nnca li nada dele. Eu adoro livros policiais assim :)

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Adorei os quotes selecionados. Ainda não conheço a escrita do autor, mas já vi muitos elogios.
    Confesso que o gênero não é o meu favorito, porém as leituras que fiz me surpreenderam bastante e fiquei bem intrigada para saber o que acontece com a moça norueguesa e porque do crime. Saber que Nesbo não tem uma cartilha de bons modos me deixa intrigada.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Heitor,
    Adorei a resenha, e não conhecia o livro. Fiquei com algumas dúvidas no início sobre a escrita do autor e sobre a historia. Logo mas você explicou elas.

    Acho mas recomendável ler em inglês, pois o livro já foi traduzido de norueguês para inglês (um idioma bem, complexo?) e depois para português (onde tudo desanda)...

    P.S gostei da resenha e dos detalhes, vou querer ler a continuação pois adoro o gênero.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu ainda não li nada desse autor, mas tenho curiosidade de conhecer as obras dele e talvez comece por esse livro, pois pela sua resenha me parece ser um suspense policial que vai me surpreender.

    ResponderExcluir
  8. Olá tudo bem?
    Preciso confessar que livros policiais são a minha sina e esse de assassinatos em série mexeu muito comigo. Adorei a premissa e adorei ler suas impressões sobre ele. É o tipo de suspense que instiga o leitor a desvendar seus mistérios até o fim. Confesso que se fosse pela capa eu talvez, não leria, mas a sinopse é bem convidativa e sua resenha arremata perfeitamente. Já quero este livro pra ontem.
    beijinhos.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Não curto leituras de ficção policial e com séries de assassinato é mais complicado ainda de ler. Estou em um momento de leituras mais leves, mas já ouvi falar muito a respeito desse livro e não sabia que ele foi escrito originalmente em norueguês. é bem interessante saber que é uma série também, já que a maioria dos livros de ficção policial que conheço são únicos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Nossa, eu ainda não tinha ouvido falar do autor, nem do livro. Adorei conhecê-lo e fiquei simplesmente encantado com o enredo. Eu comecei esses dia a ler alguns livros da Agatha Christie e pelo jeito temos muito traços parecidos na escrita do autor, como deixar nós leitores incapacitados de desvendar os fatos. Até disso, me interessei, pois adoro história que envolvem serial killers. Com certeza, eu vou tentar acompanhar essa série. Adorei a dica.
    Abraço!

    meuniversolb.wixsite.com/meuniverso

    ResponderExcluir
  11. Olá! Romances policiais estão entre meus favoritos, fico aaixonada! Hole parece ser um personagem cativante, me deu bastante vontade de conhecê-lo. Quanto a tradução de norueguês-inglês, inglês-português...... quando vão perceber que só é pra fazer tradução da lingua materna do livro?
    bjs
    :)
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oláaa!
    Adoro livros policiais e tenho curiosidade em conhecer as histórias desse autor! Gostei da sua descrição do personagem principal, parece ser bem comum mas interessante.
    Agora, tenho uma pergunta. Como você percebe que tem coisa errada com a tradução lendo o livro em portugues? Realmente eu não sei ler em outra lingua então nunca reparo essas coisas, mas sempre fico curiosa em saber.beijos

    ResponderExcluir
  13. Acredita que eu só li um livro desse autor até agora? Para quem adoro o gênero é brabo, né? Preciso mudar isso. hahaha Quero ler essa série na ordem, tenho só O leopardo aqui, então quero completar antes.
    Sobre a trama, fiquei muito empolgada, ainda mais sabendo que o principal não segue o mesmo padrão de outros.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Heitor, tudo bem?
    Eu adoro tramas policias e gosto também quando os autores trabalham o lado humano dos detetives além da investigação. Achei bem curioso o título dos livros, será que tem alguma ligação com o assassino? Não conhecia, mas com certeza vou anotar a dica!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...