Enclausurado

Olá a todos!

Estou de férias! Para comemorar, trago a resenha de um livro de um dos meus autores prediletos: Ian McEwan.

Título: Enclausurado
Auto: Ian McEwan
Ano: 2016
Páginas: 198
Editora: Companhia das Letras (cortesia)
Sinopse: O narrador deste livro é nada menos do que um feto. Enclausurado na barriga da mãe, ele escuta os planos da progenitora para, em conluio com seu amante — que é também tio do bebê —, assassinar o marido. Apesar do eco evidente nas tragédias de Shakespeare, este livro de McEwan é uma joia do humor e da narrativa fantástica. Em sua aparente simplicidade, Enclausurado é uma amostra sintética e divertida do impressionante domínio narrativo de McEwan, um dos maiores escritores da atualidade.



Resenha

Enclausurado, no original, Nutshell, é o mais novo livro do inglês Ian McEwan. Nesse livro, o nosso narrador é um feto, que "mora" no útero da sua mãe, Trudy. O feto que não tem nome, é inteligente, sabe argumentar sobre política, literatura e até a relação conturbada da mãe dele com seu pai. Trudy é separada do pai do feto, que se chama John, um poeta decante e também herdeiro de um imóvel muito valioso.

Ninguém para me contradizer ou repreender, sem nome nem endereço anterior, sem religião, sem dívidas, sem inimigos. 

O irmão de John, Claude, está tendo um caso com Trudy, a mãe do feto. Os dois planejam matar John para conseguir a sua herança. Por incrível que pareça, o feto está consciente disso tudo e também é um bom conhecedor de vinhos (informação um pouco desnecessária).
O mais novo livro do inglês é trágico como qualquer obra de Shakespeare, já nos deparamos com isso na sinopse. Ian, por que não deixar isso como uma boa surpresa para o final? Além de ser trágico, é inteligente e cômico.

Acho que vejo o mundo inteiro nesse rosto. Belo. Amoroso. Assassino. 

Como qualquer livro do autor, o leitor vai ter que se esforçar para pegar as metáforas que são apresentadas ao longo da leitura. Ian vai discutir sobre o caos da União Europeia, o terrorismo e também sobre literatura, sim, tudo sobre a lente do feto.
No decorrer da história, descobrimos mais sobre o plano de Claude e Trudy, também conseguimos perceber o quanto John é irritante, já que tudo ao seu redor é poesia, essa é mais uma das metáforas de Ian.
Ao terminar de ler Enclausurado, fiquei com vontade de sair lendo tudo de do autor. Assim como quando terminei de ler Serena, percebi que Ian é um autor completo, ele escreve bem até sobre o ponto de vista de um feto e também tem o talento de transpassar o leitor.

Manipular o leitor é o meu maior prazer - Ian McEwan na Flip de 2012


O trabalho da Companhia das Letras com Enclausurado foi bom. O tradução do título, como já citado no início da resenha, foi bem sucedido. Com certeza vou reler Enclausurado no inglês, para conferir a qualidade da tradução, por enquanto, tudo ok.
Recomendo Enclausurado para os que, assim como eu, gostam da complexidade e escrita do Ian ou aqueles que querem começar bem suas leituras de férias. Enclausurado é um filhinho bem sucedido de McEwan (pegaram?), é um livro completo, trágico como a situação da União Europeia e cômico ao ponto de me pegar discutindo com um feto.


11 comentários

  1. Nossa, que doideira! Achei muito interessante o livro escrito sob o ponto de vista de um bebê não nato, versado em literatura e vinho tinto! Também achei que ele podia ter deixado o final trágico um mistério a ser desvendado durante a leitura, mas né... vai do autor. Seguirei sua sugestão e lerei como iniciante no mundo do Ian. ;)

    ResponderExcluir
  2. Olá, adorei a resenha e a premissa me chamou bastante atenção. Que doideira deve ser um feto narrando né? Ainda mais a mãe querendo matar seu pai e tendo um caso com o tio hahaha. É um livro bem diferente dos que estou acostumada a ler e por esse fato já me chamou bastante atenção. Espero conseguir ler em breve.
    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Nossa, bem diferente! Uma história do ponto de vista de um feto. É meio surreal, mas também é diferente! Fiquei curiosa para conhecer. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oiee
    Achei a capa do livro bem interessante, porém a premissa me pareceu apelativa, talvez eu tenha ficado com essa impressão devido a recente discussão acalorada sobre aborto. Acho que essa deveria ser uma leitura que ou eu amaria, ou odiaria por hora confesso que não sei se faria a leitura ou não.
    Tua resenha tá espetacular.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá =) Achei bem interessante a história ser contada por alguém que ainda nem nasceu. O livro parece ser bem interessante, porém não sei se me daria bem com essas metáforas. Beijos'

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Eu li algumas resenhas dele e gostei muito da premissa, bem fora do comum, vou anotar na minha lista porque me interessei bastante pela obra.

    ResponderExcluir
  7. Oi...
    Já escutei muuuuuuuuuuuuuito sobre esse livro. Sua resenha só fez afirmar a minha vontade em o ler.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Que temática diferente. Parece interessante, ainda mais nesses tempos que temos vivido.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Me lembrei muito da discussão o aborto. Nem sei se leria :( , porem a premissa é interessante!

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Não sei se leria, mas gostei muito da sua resenha. Muito bem escrita e completa.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Heitor :)
    Nunca tinha ouvido falar do autor então me foi uma tremenda surpresa ler a sua resenha e saber do que se trata essa obra.
    QUE SACANADA GENIAL! O autor soube pegar um ponto de vista atípico na literatura para discutir os assuntos da atualidade enquanto ainda por cima tem toda uma trama de assassinato envolvendo a sua progenitora.
    Se o feto ira sair vivo dessa trama me é um tremendo mistério, mas espero que ele consiga ter uma mínima consciência de quanto a sua mãe é desprezível por tentar matar o seu pai. E que informação do vinho bem estranha, hein? Só dai percebemos o quanto a mãe parece ser irresponsável.
    Parabéns pela resenha e muito obrigado por ter dado a chance de conhecer esse autor. Já vou marcar Enclausurado na lista de Quero Ler do Skoob. ^^
    Abraços.

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...