1+1 - A matemática do amor

Assim que terminei de ler O garoto quase atropelado, do Vinícius Grossos, soube que PRECISAVA ler 1+1 (que eu já tinha aqui em casa...hehe') logo, mas dei uma enroladinha, o máximo que pude, para guardar esse tesouro por mais tempo. Mas não resisti e acabei lendo...muahaha'

Título: 1+1 – A matemática do amor
Autores: Augusto Alvarenga e Vinicius Grossos
Editora: Faro Editorial
Páginas: 256
Edição: 1
Lançamento: 2016
Sinopse: Lucas e Bernardo são dois garotos, melhores amigos um do outro de toda a vida. De repente, recebem a notícia de que Bernardo irá se mudar com a família para outro país. Nesse momento, cada um a seu modo, percebe como valiosa era aquela amizade, algo que não queriam perder. Bernardo reage mal e se revolta. Lucas tenta transformar cada dia que resta com o amigo na melhor experiência de suas vidas. Ele escreve uma lista de coisas para fazer e pretende cumprir uma por uma, em todos os detalhes. Mas, a cada dia, o fantasma da separação os assombra com um cronômetro lembrando que o tempo se esgota e, ainda assim, os dois passam por grandes momentos juntos. Então os meninos percebem que há algo mais entre eles... um sentimento profundo, que não conseguem explicar e tornam todas aquelas experiências ainda mais intensas. Mas o que fazer com tudo isso quando se tem apenas 16 anos?
Resenha

“É como se você fosse a minha bússola... Quando estou com você... parece que finalmente tenho uma direção.” – página 102

Lucas e Bernardo são vizinhos e melhores amigos desde que se lembram, e até mesmo antes disso. Suas mães eram amigas quando eles ainda nem haviam nascido, então pode-se dizer que a amizade entre ambos já existia bem antes de nascerem. Mas as férias chegaram, e com elas, uma má notícia: Bernardo e os pais vão se mudar para Portugal em breve, e aquelas serão as suas últimas semanas juntos.

Percebendo que está prestes a perder o melhor amigo, e também uma das pessoas com quem mais se importa e que mais se importam com ele, Lucas faz uma lista de coisas para fazer naquelas férias, de forma a transformá-las nas melhores que já tiveram.  Então, ao longo dos dias, eles veem filmes, passeiam de bicicleta e vão ao clube da cidade. Mas, mais do que isso, passam os dias juntos, e, com o passar do tempo, vão descobrindo que a amizade é muito mais do que eles jamais imaginaram.

Eu teria pouco mais de um mês pra tornar os dias do Bernardo, e os meus, inesquecíveis. – página 33

Dizer que fiquei encantada pelos protagonistas e pelo livro seria pouco. Eu já conhecia a escrita do Vinicius porque li O garoto quase atropelado, mas ainda não tinha lido nada do Augusto, então não sabia bem o que esperar do livro. Sabe quando você torce tanto para os personagens, que chega a doer quando alguma coisa dá errado? Eu ficava torcendo o tempo todo para que os pais do Bernardo desistissem da viagem ou o deixassem ficar, ou até mesmo levassem o Lucas junto, pois era perceptível o quanto eles precisavam e amavam um ao outro. E também torcia muito para que eles percebessem o amor que estava ali, envolvendo os dois sempre que estavam juntos, e deixando-os tristes quando não estavam.

Eu olhei pro Lucas de soslaio... E ali estava a minha resposta pro mundo. Eu o amava. Isso pra mim bastava. E eu torcia para que bastasse pra todos os outros. – página 175

Gostei de ver que os autores abordaram muito bem as personalidades (completamente opostas) dos dois personagens principais, e também deram o devido destaque às famílias de ambos. Lucas é mais tímido e mais quieto na sua, enquanto Bernardo já faz o tipo “popular”, mas, como ele mesmo diz, ele é um não clichê popular, e eu concordo totalmente. A amizade desses dois é uma coisa incrível e linda de se ver (apesar de eu ficar torcendo para que se tornasse algo a mais logo...haha’), mas o Augusto e o Vinicius judiaram em algumas partes, hein.

A questão não era me mudar de casa, país, continente. Não importava o lugar pra onde eu fosse: se o Lucas estivesse comigo, tudo ficaria bem. No fundo, acho que o Lucas era a minha casa. – página 115

Confesso que eu estava morrendo de medo do que poderia acontecer no final, levando em consideração o histórico do Vinicius (hehe’), mas eu vou deixar todos vocês na curiosidade e parar por aqui. Mentira.
Eu fiquei pasma em algumas partes, sorri (e ri) em outras, e quase chorei em outras mais, mas, o que mais me surpreendeu foi que, quando finalmente fechei o livro.... Eu comecei a rir! Sério, juro para vocês. Começou com um sorrisinho idiota e depois se tornou uma risada meio louca que até me assustou um pouco. Por que? Porque esse livro é tão lindo, tão fofo, tão apaixonante que eu fiquei doida com aquele final e com aquela história. P-E-R-F-E-I-Ç-Ã-O.

Eu só conseguia olhar pro Lucas e pro avermelhado em seus cabelos negros. Quando ele olhava direto pra mim, dentro dos meus olhos, eu sentia que havia um sol guardado ali. Um sol que brilhava só pra mim. – página 148

Agora os pontos negativos... O livro é curto! 256 páginas que passam voando, e, pela grossura do mesmo (as folhas são bem grossas) eu imaginava que seriam bem mais. Eu estava tão entretida que nem reparei que já estava acabando, e aí foi tarde demais. Não dava para enrolar, pois eu realmente queria saber o que iria acontecer no final.

Tirando isso, o livro é praticamente perfeito! Agora eu estou doida para ler os livros do Augusto (Um amor, um café & Nova York) e o único do Vinicius que eu ainda não li (Sereia Negra), e, bem, as expectativas estão no céu!
Eu não ia mencionar isso, mas preciso! A trilha sonora desse livro é tão apaixonante quanto ele próprio, e não só por ter começado com Wild, do Troye Sivan (nem preciso dizer, né? Já tem post sobre ele e tudo aqui no blog), mas também por ter Pitty e Marcelo Camelo (conheci agora, mas já adoro!)

Resumindo: eu AMEI esse livro! Vocês precisam ler, sem brincadeira. Mesmo quem não gosta de romances, vale muito a pena, viu? Nem que seja para arriscar! E para quem gosta, principalmente quem tem uma quedinha por romances LGBT (AMO), é leitura obrigatória, sem brincadeiras. E eu não posso esquecer de mencionar a Sarah, a tia de Lucas. Ela merece parabéns por ser uma pessoa tão divertida e incrível, e um cupido maravilhoso, por sinal.


E agora, com vocês, uma música muito amorzinho que me fez sorrir que nem boba quando apareceu em uma cena no livro

19 comentários

  1. Ola Dryh
    Eu nao conhecia esse titulo, mas adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro. Sua empolgação realmente me deixou curiosa e fico mesmo feliz que tenha curtido tanto. Obrigada pela indicação.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Não conhecia esta obra, mas achei bem intrigante o enredo. Legal saber que ambos protagonistas, possuem personalidades tão diversas, mas que ao mesmo tempo foram muito bem exploradas no livro. O fato da história também conter uma certa reflexão é maravilhoso e com certeza pretendo ler em breve esta história.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Adoro e conferi a sua resenha e principalmente sabe rque você amou, pois eu estava pensando em comprar esse título essa semana que passou, e acabei esperando mais um pouco. Vejo que não tenho com o que se preocupar não é ? Eu não sabia que Sereia Negra era desse autor, eu estou marcando a minha leitura atual com o marcador desse livro e ainda não tinha notado kkk. Adorei suas opiniões sobre a obra e espero amar tanto quanto você amou ele. Até mais ver
    Bjks

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Conheço um dos autores o Vinícius Grosso, mas nunca li nada dele, nem mesmo o seu primeiro lançamento Sereia Negra. Apesar da capa ser bonita, nas me interessei pela obra.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Eu conhecia esse livro mas não sabia de que se tratava ate a sua resenha, que está muito boa por sinal. Eu gostei muito de saber e fiquei curiosa para conhecer a fundo essas duas personalidades tão diferentes, mas que parecem se encaixar tão bem.

    PS: capa linda.

    ResponderExcluir
  6. Oi.
    Antes de tudo: Eu já conhecia essa música do Marcelo Camelo e gosto muito dela. Mas admito que não sabia quem canta porque sou perdida mesmo com essas coisas.
    Eu não conhecia o livro, mas sua resenha me deixou encantada.
    Adorei a forma inocente como as coisas começaram e já adoro essa tia cupido.
    Entrou para a lista.

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Nunca li nada dos autores mas morro de vontade desde que vi uma entrevista do Vinícius falando sobre esse livro. Suas impressões me deixaram encantada e sua empolgação me contagiou demais, agora preciso ler esse livro que parece ser lindo imediatamente haha.
    Sua resenha ficou muito boa.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  8. Oi Dryh,
    Ai, estou querendo muito ler os livros desse autor para ontem, mas parece que nunca surge a oportunidade certa.
    Adorei conhecer suas impressões e é muito bom saber que o livro é praticamente perfeito. Quero saber o que vai acontecer no final, você me intrigou sua malvada.
    Essa música ficou muito legal de ouvir com a resenha - sim, eu li a resenha, pus a música e reli.
    Dica anotadíssima.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Conheço os dois autores e eles são muito simpáticos! Estou louca para poder conferir uma de suas obras e essa sem dúvidas está na minha lista. Sempre quis conferir algum livro que tivesse essa temática LGBT e acho que esse deve ter uma boa pegada. Adoro livros que trazem playlist e isso me animou ainda mais. Espero ler em breve!

    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o título. Lembro de ter lido muitas resenhas de Um Garoto Quase Atropelado e algumas pessoas falaram que era muito parecido com As Vantagens de Ser Invisível, e como eu não gosto de AVdSI, não quis ler o livro.
    Nunca li uma história com temática LGBT, mas acho que não começarei por esse, pois por mais que sua resenha tenha sido maravilhosa e bastante elogiosa, não senti aquela empatia... uma pena.

    Brijos

    ResponderExcluir
  11. Tenho uma história engraçada com a capa desse livro. Um dia, eu tava na livraria com um amigo e ele não tava com paciência pra ficar horas lá (como eu gosto), ai eu vi essa capa BEM rápido e JURO pra vc que vi um casal de velhinhos 😂. Depois eu fui procurar a história e percebi que na verdade são dois garotos haha. Não costumo ler livros com essa temática (só li will e will), mas a capa é tão lindinha que eu tenho vontade de ler!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Que livro adorável!
    Gente, fiquei muito curiosa para conferir essa história, fiquei encantada com a resenha e agora estou com muita vontade de ler. Parabéns pela resenha, ficou ótima!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  13. Olá =) Que chato que você achou que a história foi rápida e queria mais, porém que bom que gostou. O livro parece ser bom, porém não me atraiu. Dessa vez passo a dica. Beijos'

    ResponderExcluir
  14. Oiii!!!
    Já tinha visto sobre esse livro, e mais uma vez tenho certeza que tenho que ler esse livro quando puder. Geralmente é assim né? Grandes amigos descobrem que o que sentem vai além da amizade, independente do sexo. Estou curiosa para ler. Gostei muito da resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Adorei sua resenha. Adoro personagens com personalidade forte e esse livro me parece que tem personagens assim.
    Nunca li nada do autor, mas esse livro me deixou encantada. Anotada a sua dica!
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Olá!!
    Eu comecei a ler sua resenha e já estava morrendo de vontade de ler também, de tanto que você elogiou ele, mas quando cheguei na parte da trilha sonora, nossa, só faltou eu gritar aqui. Serio que tem Pitty? Eu sou muito fã dela, muito mesmo, tenho tatoo em homenagem, todos os CDs e acompanho a carreira dela a mais de 7 anos, fiquei muito feliz em saber que ela está na trilha sonora e aumentou ainda mais a minha vontade de ler esse livro. Amei a dica e está mais do que anotada!!
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  17. Olá
    eu tenho o livro aqui e quero muito ler em breve, eu adoro o gênero, vi vários elogios e ja li livros do Augusto, entao é legal saber a parceria dele com outros para escrever, deve ter saido algo bem legal, tentarei ler em breve

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Dryh, tudo bem?

    Eu estou procurando um romance para ler ultimamente e acho que esse seria um bom livro para pegar no momento, gostei da proposta e de ver que é um livro bom para acompanhar, também gostei dos personagens. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  19. Oi Dryh, é tão bom quando lemos um livro e mal percebemos quando está chegando ao fim. Isso indica o quanto a leitura fora prazerosa. Eu ainda não conhecia a obra e fiquei curiosa por você ter gostado tanto. Anotada! Abraços

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...