Magônia

Título: Magônia
Autora: Maria Dahvana Headley
Editora: Galera (cortesia do Grupo Editorial Record)
Páginas: 308
Edição: 1
Lançamento: 2016
Sinopse: Uma fantasia original com ótimos personagens, complexidade emocional e um universo fantástico. Aza Ray nasceu com uma estranha doença incurável que faz com que o ato de respirar se torne mais difícil. Aos médicos só resta prescrever medicamentos fortes na esperança de mantê-la viva. Quando Aza vê um misterioso navio no céu, sua família acredita que são alucinações provocadas pelos efeitos do medicamento. Mas ela sabe que não está vendo coisas, escutou alguém chamar seu nome lá de cima, nas nuvens, onde existe uma terra mágica de navios voadores e onde Aza não é mais a frágil garota enferma. Em ''Magônia'', ela não só pode respirar como cantar. Suas canções têm poderes transformadores e, através delas, Aza pode mudar o mundo abaixo das nuvens. Em uma brilhante e sensível estreia no gênero young adult, Maria Dahvana Headley constrói uma fantasia rica em nuances e cheia de simbolismo.
Resenha

Chamo isso de sonho, mas parece mais real que minha vida. – página 7

Aza Ray nasceu com uma doença que, até então, era desconhecida. Nunca houvera um caso igual, e, por isso, a tal doença recebeu o seu nome, Síndrome de Azaray. A tal síndrome impede que Aza respire normalmente, e até seu coração sofre com isso, já que encontra-se em um local onde não deveria estar. Aza não deveria estar viva, mas ela surpreendeu a todos quando conseguiu chegar aos 15 anos e 360 dias de idade.

Quando enxerga um navio misterioso no céu, e ouve vozes chamando seu nome, Aza não imagina o que pode estar acontecendo. Todos, com exceção de Jason, seu melhor amigo, acham que ela está delirando por conta dos remédios, afinal, eram muitos, e muito fortes, de outra forma, ela não conseguiria sobreviver. Mas, quando Aza sofre um pequeno acidente envolvendo um pássaro entrando em seus pulmões, e, na ida para o hospital acaba sendo puxada para o céu, ela passa a ter certeza de que não estava imaginando coisas.

Aza acorda num navio cuja tripulação era formado por pássaros-humanos, e, lá em cima, ela podia respirar normalmente. Filha da Capitã, todos esperavam muito dela, já que a menina também era uma magoniana. Mas, como havia sido raptada há quinze anos, e passara a vida toda no mundo dos afogados, Aza não sabia nada sobre seu povo. Porém, ela precisa aprender rápido, já que pode ser a salvação de seu povo.

Há séculos a humanidade vem destruindo a Terra, e tal destruição afetava também os magonianos, que passavam fome e viviam de alpiste seco (pelo menos os sortudos), e a Capitã tinha um plano para salvar seu povo, mas, para tal, precisava de Ava e de sua voz. Sim, Ava não apenas podia respirar lá em cima, como também cantava, e sua voz possuía um poder jamais visto. Mas como ela poderia esquecer sua vida antiga e mergulhar de cabeça na nova? Como esquecer seus pais, sua irmã, Jason? Como aceitar que o navio era sua nova família, e que não era humana?

AZA RAY. Confia em seu coração/se os mares pegarem fogo (e viva pelo amor/mesmo que as estrelas caminhem em direção oposta) – página 216

Aza é uma personagem incrível, e, diferente de muitos livros onde a protagonista descobre ser algo sobrenatural e aceita de boas, Ava surta um pouco, o que a torna ainda mais real. Ela também possui um senso de humor incrível, e, como narra a história, tudo fica ainda mais divertido, sem contar que as cenas de ação deixam o leitor mais tenso do que ficaria caso a história fosse narrada em terceira pessoa. Para minha surpresa, Jason também narra alguns capítulos, e isso fez com que eu gostasse ainda mais do personagem, porque pude conhecer um outro lado dele. Jason é um rapaz que sofre de pequenas obsessões (como o valor de pi e alguns tipos de pesquisa, além de ter tentado decorar o Oxford quando pequeno), e ele sempre estava por perto quando Aza tinha alguma crise. Sem contar que ele é muito apaixonante!

Queria dar a Aza todos os dígitos. Tentei isso, quando nos conhecemos. Descobri, mais tarde, que ela sabia mais dígitos do que eu. Estava tentando dar a ela uma coisa que nunca teria fim. – página 93 (Jason sobre o valor de pi, que é um valor infinito.)

A primeira coisa que me conquistou neste livro foi a capa, e, em segundo, a sinopse. Era bem diferente de tudo o que eu já tinha lido ou visto antes, então, mesmo não sendo muito fã de histórias que puxam mais para o lado fantasioso/sobrenatural da coisa, quis lê-lo. E não me arrependo. Que livro! Só senti que faltou algo a mais no final em relação aos magonianos, e algumas coisinhas eram um pouco previsíveis, mas, tirando esses dois fatores, o restante é incrível. O desenvolvimento dos personagens, a complexidade da história e todo o resto! Que uau! E, para completar, a escrita da autora é leve e conseguiu me prender já nas primeiras páginas, então acabei devorando o livro.

O mundo às vezes é incrível. – página 142

Amantes de fantasia vão adorar este livro, e aqueles que gostam de piratas mais ainda! A dica se estende aos apaixonados por um romance fofo, único e apaixonante, e também aos leitores que não se encaixaram em nenhuma das categorias acima, pois Magônia possui um pouco de cada coisa.



13 comentários

  1. Olá!!
    Nossa, que capa linda!! Foi a primeira coisa que me chamou a atenção também. E depois da sua resenha, ele está entrando na minha lista de livros que eu gostaria de ler :) Aaamo fantasia e essa história é realmente bem diferente de tudo que já vi por aí. Gostei!
    Beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Dryh, já li elogios e criticas vorazes para com este livro, mas os quotes que você compartilhou, me deixaram inclinada a conferir. Fiquei um pouco desanimada com este detalhe do final que você pontuou, as quero ler!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Dryh,
    Eu conheço o livro pela capa e sinopse e já estava bem curiosa para fazer a leitura. Agora, que li sua resenha, estou desesperada, sério. Achei muito legal a ideia do livro e é bem inovadora. O fato de Aza viver no mundo dos afogados, explica porque ela respira daquela forma. Agora, quem teria sequestrado ela? Hmm, fiquei curiosa.
    Outro ponto que me agradou foi saber que ela dá uma surtada quando descobre tudo. Acho isso essencial, pois, quem aceita muito fácil me incomoda.
    Quero para ontem!
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  4. Eu vi esse livro na livraria e, como você, me apaixonei pela capa e sinopse. Achei a proposta bem diferente, gostei de saber que a Aza tem a chance de cantar, de falar, de entoar a voz sem medo da doença que seus pulmões sofrem. Adorei o enredo, sério. Pena que você sentiu que alguns elementos eram previsíveis, mas pelo que percebi vou curtir a história mesmo assim.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não conhecia o livro mas a capa já me chamaria atenção, gostei bastante. A premissa me agradou muito e fiquei curiosa para ler, gostei da maneira como você falou do livro e de conhecer Aza. Acho que vou mergulhar no livro e só parar de ler quanto tiver chegado no final.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bom?
    Então, não gosto muito de fantasias, então, acho que no momento não leria esse livro, mas, adorei sua resenha! Fiquei curiosa para conhecer aza e descobrir mais sobre esse navio que ela vai parar e tudo mais. Uma pena é o final ser um pouco previsível e faltarem alguns elementos.


    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  7. Oi Dry,
    Te confesso que de cara não estava dando nada pela obra, achei que era mais um sic-lit clichê, mas após ler a tua resenha e ver que não era nada do que eu imaginei me peguei querendo fazer essa leitura. A Capa é realmente muito bonita, espero ter a oportunidade de lê-lo em breve.
    Beijoo

    ResponderExcluir
  8. oie, eu não gosto muito de fantasia mas essa história me chamou atenção com essa sua resenha super completa, que aliás é a primeira que leio da obra. Gostei desse meio que drama de a personagem não saber como deixar para trás seus pais e família mas ao mesmo tempo esse novo mundo lhe dá uma gama de possibilidades que antes não dava. Também adorei saber que a escrita é leve e nos fisga. dica anotada.

    ResponderExcluir
  9. Oi querida,
    Sobre esse livro eu tenho apenas uma palavra para dizer "Necessito urgente lê-lo".

    A premissa é leve e ao mesmo tempo envolvente. A personagem me lembrou (Não sei o porque, mas...) o menino do livro Extraordinário (Esqueci o nome dele no momento, Sorry.

    A capa é linda, e o cenário do livro é bem melancólica e eu amo cenários assim.

    P.S o gênero é um dos meus favoritos.

    Beijoss querida, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  10. Oiiii,
    Achei a premissa muito interessante e a maneira como a história te envolveu me deixou bem curiosa para saber um pouco mais.
    É difícil ler alguma história de fantasia sem pensar que já viu aquilo antes, e pela premissa eu realmente não me lembro de já ter lido algo assim rs.
    A dica ta anotadinha aqui, esperando só a oportunidade para poder ler.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Dryh!
    Eu amo romances sobrenaturais e fantasias, então é óbvio que esse livro está entre os desejados. Principalmente por causa da capa e da sinopse. Adoro personagens reais, como a protagonista surtar um pouco ao fazer a própria descoberta, então acho que vou gostar muuuuuuuito desse livro. Adorei a resenha e to ansiosa pra ler <3

    bj!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Dryh

    Eu coloquei esse livro na minha wishlist lá no blog. Eu acho a proposta da história bem diferente. Essa parte da voz dela ser importante é muito interessante e estou curiosa para saber como isso vai se desenvolver.
    O fato dos magonianos serem pássaros-humanos é meio surreal, mas um surreal bom! hahaha
    Assim que der vou comprar!

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Dryh, tudo bem?
    Eu estou com esse livro para ler aqui e será um dos próximos. Gostei muito de saber sua opinião e ver que você recomenda, realmente parece ser uma fantasia de tirar o fôlego e bem diferente do que estou acostumada a ler. Estou bem ansiosa!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...