O livro de memórias

Título: O livro de memórias
Autora: Lara Avery
Editora: Seguinte (cortesia do Grupo Cia das Letras)
Páginas: 351
Edição: 1
Lançamento: 2016
Sinopse: Sammie sempre teve um plano: se formar no ensino médio como a melhor aluna da classe e sair da cidade pequena onde mora o mais rápido possível. E nada vai ficar em seu caminho — nem mesmo uma rara doença genética que aos poucos vai apagar sua memória e acabar com sua saúde física. Ela só precisa de um novo plano. É assim que Sammie começa a escrever o livro de memórias: anotações para ela mesma poder ler no futuro e jamais esquecer. Ali, a garota registra cada detalhe de seu primeiro encontro perfeito com Stuart, um jovem escritor por quem sempre foi apaixonada, e admite o quanto sente falta de Cooper, seu melhor amigo de infância de quem acabou se afastando. Porém, mesmo com esse registro diário, manter suas lembranças e conquistar seus sonhos pode ser mais difícil do que ela esperava.
Resenha

Dizem que minha memória nunca mais será a mesma, que vou começar a esquecer as coisas. Só um pouco no início, depois muito. Então estou escrevendo para lembrar. – página 7

Tudo o que Sammie mais quer é vencer o campeonato nacional de debates, terminar o ensino médio e ir para Nova York, mais especificamente, para a Universidade de Nova York, onde quer se formar em advocacia. Mas estes podem ser sonhos altos demais para alguém que possui uma doença tão grave e letal como ela. A NPC (Niemann Pick Tipo C*) faz com que Sammie se esqueça das coisas, e isso é só o começo. Mas ela chegou aos 17 anos quando muitos portadores da doença não passavam dos 10, então, tinha chances de se formar, certo?

Sendo assim, Sammie inicia um plano: começa a escrever uma espécie de diário, escrevendo suas memórias para que a Sam do Futuro se lembre de tais coisas, já que, ao longo do tempo, sua memória ia ficar cada vez pior, podendo esquecer-se inclusive de quem era. Ela então conta como são seus dias, conta sobre como se encantou/apaixonou por Stuart Shah (um garoto mais velho que ela sempre queria impressionar, e que está de volta na cidade. Surpreendentemente, ele se lembra de Sammie), conta sobre sua amizade com Coop (que era seu melhor amigo na infância, até não o serem mais), seus sentimentos em relação à doença e sua fé em sobreviver e esfregar na cara de todo mundo. Ok, não com essas palavras, mas quase isso.

Minha memória me fez vencer o Concurso de Soletrar do Condado de Grafton quando eu tinha onze anos. E agora ela vai desaparecer. Isso é, tipo, inconcebível para mim. – página 13

Sammie é uma garota incrível, e eu não digo isso só porque ela possui uma doença e tem que lutar contra isso. Não. Ela é incrível por continuar vivendo considerando tudo, porque quer vencer o bendito campeonato de debates, porque quer se mudar e viver em Nova York sozinha, seguindo seus sonhos. Ela sabe que a probabilidade de chegar aos 20 anos é minúscula, mas não desiste de tentar. Além disso, ela é uma narradora divertidíssima, a não ser quando a doença atacava. Esses momentos me trouxeram um aperto no peito muito grande, principalmente porque eu torcia muito para que algum milagre acontecesse e Sammie pudesse se curar.

Falemos agora dos outros personagens. Eu gostei bastante de Stuart, mas, no fundo, eu torcia é para o Coop. De início eu não sabia bem o que ele tinha de importante na história, já que, depois de certos acontecimentos, ele e Sammie se afastaram, mas Coop é presença constante na vida dela agora, e, mesmo não sabendo o motivo, ela contou a ele sobre sua doença (somente sua família, sua professora e seus médicos sabiam disso), o que o tornava cada vez mais próximos. Ele era um cara perdido, colava nas provas e usava maconha, mas também era um amigo maravilhoso.

Stuart foi crush de Sammie desde que ela o vira pela primeira vez. Aspirante a escritor, ele estava sempre com um livro em mãos, e ela, para tentar chamar sua atenção, lia as mesmas obras que o rapaz. Agora, já formado, ele dedica-se totalmente às suas histórias, tendo escolhido não fazer faculdade para tal. Ela não o via há muito tempo, já que ele estava vivendo em NY, mas, agora que Stuart está de volta, e parece gostar de sua companhia, quem sabe as coisas não deem certo?

Eu não sei dizer o quanto este livro mexeu comigo. Ok, praticamente todos os livros cujos protagonistas são portadores de alguma doença mexem comigo, mas esse foi um caso diferente. Eu me apeguei muito à Sammie, aos seus sonhos e à sua determinação. Ela não queria, e não podia morrer. Tinha tanta coisa que ainda precisava fazer, e, mesmo quando tinha algum surto da NPC, ainda assim queria continuar estudando, indo à escola, e torcendo para receber os atestados médicos que precisava para continuar vivendo como vivia. Sendo assim, não podia desistir.

Este livro é incrível, é sensível, é original e é, ao mesmo tempo, engraçado. A escrita da autora flui muito rápido, e é um daqueles livros em que a gente vai virando as páginas até perceber que já está acabando, e aí quer diminuir o ritmo para que não acabe, mas não dá certo, porque queremos saber o final logo. É uma obra linda, e o único ponto negativo foi o final, que eu achei um tanto corrido. Mas, tirando isso, é um livro perfeito!

Escreva sobre coisas que você sabe. Quando você está com medo, pode escrever sobre coisas que você sabe. - página 196

Eu sei que não é todo mundo que gosta de sick-lits, mas eu acho que vale muito a pena sair da zona de conforto e ler O livro de memórias, pois é uma história que fará você ver o mundo com outros olhos, de outra forma. E, quem sabe, se emocionar um pouquinho. Eu estou doida para ler mais livros da autora, e devo mencionar que achei a capa deste livro linda!
Enfim.... Recomendado para todos os públicos!


Sobre a NPC
Se caracteriza por ser uma condição genética hereditária muito rara, na qual as pessoas não conseguem metabolizar corretamente o colesterol e outros lipídios (moléculas gordurosas) dentro de suas células. Como resultado, quantidades nocivas de colesterol se acumulam no fígado e no baço, e quantidades excessivas de outros lipídios se acumulam no cérebro. Sem o tratamento adequado, o paciente pode ter o seu quadro clínico agravado, o que poderá levá-lo até mesmo ao óbito. – Mais  

14 comentários

  1. Olá, o catálogo da companhia das letras está muito lindo e esse livro não fica atras. Fiquei bem curiosa, primeiro por conta da capa que é linda e segundo por se tratar dela escrevendo para a pessoa do futuro. Acho que esse tipo de narrativa deve ser bem interessante. Nunca tinha ouvido falar da NPC por isso fiquei feliz pela notinha que você deixou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii ^^
      Espero que você tenha a oportunidade de ler o livro, e que goste :)

      Excluir
  2. Olá!
    Eu estou muito curiosa com esse livro porque nunca tinha ouvido falar desse problema. Eu imagino que você tenha se apegado muito mesmo a protagonista, ela parece passar uma força incrível que acredito que ficamos torcendo por ela o tempo todo.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Carolina ^^
      Eu também não conhecia a doença até ler o livro, e foi uma grande surpresa, principalmente por ser rara. Espero que você goste do livro, e da Sammie também :)

      Excluir
  3. Olá Dryh,
    Tenho visto muitos elogios para esse livro e fico, cada dia, mais curiosa para conhecer a história. Adorei conhecer sua opinião e achei muito bonita a forma como você se envolveu com a protagonista e como, praticamente, a acolheu. Aliás, acho que esse mesmo sentimento seria despertado em mim.
    A protagonista me pareceu bem forte, determinada e sensível ao mesmo tempo.
    Espero gostar do livro.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Bruna ^^
      Espero que você goste do livro, e da Sammie também, é claro ♥ ela é uma personagem tão acolhível...haha'

      Excluir
  4. nossa, que trise essa doença :(
    nunca tinha ouvido falar dela, a princípio achei tratar-se de algo como Alzheimer ou coisa assim, por fazer a pessoa esquecer das coisas... mas foi bem útil essa definição ao fim da resenha, sobre o que é a doença...
    pela capa, eu jamais diria que se rata de um sicklit... não sou de todo avessa a sicklits mas alguns me incomodam por tratar de dramas de forma meio rasa... espero não ser o caso desse título em questão...
    se pintar a chance, vou ler...
    bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Maria ^^
      Pois é, e infelizmente não existe cura... Espero que por enquanto. Alguns sick-lits realmente deixam a desejar, mas eu acho que você vai gostar deste :)

      Excluir
  5. Olá, Dryh. Tudo bem?
    Então, sou mais chegado em livro de terror, suspense e documental. Mas, conheci esse gênero e confesso que me interessei por ele. Estou lendo um livro que chama A Menina Submersa, a protagonista sofre de esquizofrenia e também é escrito em primeira pessoa, e é sensacional ver o personagem sob outro ponto de vista. Vou anotar O Livro de Memórias, pois gostei muito do enredo. Fique curioso para conhecer um pouco mais a história da Sammie. Obrigado pela dica. Achei incrível.
    Abraço!

    meuniversolb.wixsite.com/meuniverso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Leandro ^^
      Eu gostei bastante de "A menina submersa", apesar de ter me sentido um pouco perdida na história...haha' mas é muito interessante, né? Espero que você goste da Sammie e de sua história :)

      Excluir
  6. Eu faço parte da turma que gosta de sick-lits, aliás, faz pouco tempo que soube que este gênero se chamava assim. Gosto de enredos que tenham superação e que me ensinem que não importa o tamanho do problema, é preciso viver e ser feliz. Já estou anotando a dica, pois este eu ainda não li;
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Sinceramente eu nem sabia que essa doença existia e nem seu efeito, mais sou que nem vc todo personagem que possui algum tipo de doença ou deficiência, mexe mt comigo, por isso procuro n ler tanto esses livros.

    ResponderExcluir
  8. Oi Dryh!
    Eu sempre evito livros que falam sobre doenças, acho que esse é dos motivos da minha relação de amor e ódio com Sparks! rsrsrsrs
    Mesmo com essa minha resistência a premissa desse livro conseguiu me deixar muito curiosa. Fiquei bem intrigada com os personagens e acredito que seria uma leitura que me agradaria. Acho que vou ler o livro. mas me diz se é um livro trágico e triste por favor? Eu realmente não tenho estrutura para livros assim. kkkkkk

    Beijos,


    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  9. Achei a capa desse livro linda e não sabia sobre o que era a história. Não sou fã de sicklit mas ler sua resenha me deixou curiosa. Foi o primeiro livro do estilo que me fez ficar com vontade de ler o livro,s de sair do meu estilo. Fiquei curiosa com o que você falou sobre a personagem principal, pelo jeito dela, me fez ter a sensação de que é uma história que vai valer a pena conhecer. Espero curtir!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...