As fases da lua

Oláá, pessoas \0/

Segunda resenha de hoje! O dia rendeu, o que me deixou muuito feliz! Além de finalizar a leitura de As fases da lua, que eu comecei a ler há alguns dias, consegui ler George também, e a resenha já saiu!
As fases da lua é um livro de contos sobre amor escritos por cinco autoras (quatro brasileiras, uma estadunidense), e publicado pela editora Gutenberg. Como são contos, eu vou falar bem pouco de cada um, pois não quero contar muita coisa e correr o risco de estragar a leitura de alguém. Então serão poucas palavras a respeito de cada um :)

Título: As fases da lua
Autoras: Clarissa Corrêa, Liliane Prata, Bianca Briones, Leila Rego e Jennifer Brown.
Editora: Gutenberg (cortesia)
Páginas: 352
Edição: 1
Lançamento: 2016
Sinopse: 5 mulheres, 5 fases da Lua, 5 histórias de… amor? Alice é uma jovem com uma vontade crescente de cair no mundo, até se apaixonar pelo cara mais gato da cidade. Mas um incidente no meio de seu conto de fadas pode mudar sua vida para sempre. Lena é uma mulher cheia de amor para dar e que stalkeia todos os passos dos homens por quem se apaixona. E ela realmente se apaixona por todos. O problema é que eles não se apaixonam por ela… Um amor minguante não tem vez na vida de Bruna. Noiva do seu melhor amigo de infância, eles se preparam para o casamento e traçam planos para uma vida inteira juntos. Mas será que não é perfeição demais? Ainda nova, Dora já é uma médica renomada, segura e decidida, mas seu coração traz uma ferida e ela não está disposta a se abrir novamente. Até que o amor lhe aparece em forma de canção… Destiny é uma jovem com um passado marcado por dúvidas e segredos, assim como o misterioso luar azul que toma conta de sua cidade, deixando-a confusa e com medo… pois no fundo ela sabe que ele pode guardar as respostas que ela tanto busca. 
Resenha

Caminhos cruzados – Clarissa Corrêa
Alice sempre foi meio moleca, diferente de sua irmã mais nova, que crescera mais delicada e mais princesinha, e, desde pequenas, ambas travam competições sobre tudo. Valentina sempre tivera mais afeto da mãe, o que deixava Alice de escanteio, mas tia Antônia a tratava como uma filha, então ficava tudo bem. Mas Alice acabou se apaixonando por um cara-não-tão-legal, e nem mesmo o cuidado e amor de tia Antônia podem salvá-la do que vai acontecer.

Sim, porque se apaixonar é viver em constante perigo, você nunca sabe se vai ou não se queimar, sobreviver, ficar em paz. – página 22

Eu não gostei muito da Alice e de algumas ações e atitudes dela, e não me identifiquei com a personagem em momento algum, mas não posso discordar que ela foi bem desenvolvida e que vê-la amadurecer foi muito bom. Ainda não conhecia a escrita da Clarissa, mas gostei bastante, e estou animada para ler mais obras suas, e seu conto me fez derramar algumas lágrimas no final.

*
Algumas coisas que aprendi – Liliane Prata
Lena não consegue se dar bem com o amor. Professora de artes, ela tem a mania de stalkear os homens com quem sai, e, no momento, está gamada em um que não está nem aí para ela. Eduardo some e desaparece o tempo todo, o que a deixa louca. Mas, ao lembrar-se de um pacto que fizera com sua melhor amiga de quando criança, Lena decide jogar tudo para o alto e viajar para a Itália (que invejinha), onde, pode, talvez, recomeçar e esquecer Eduardo. E quem sabe ela não acaba conhecendo algum carinha por lá, né?

Gostei um pouco mais deste conto, mas também não consegui me identificar com a protagonista. É fato que tanto o conto da Liliane quanto o da Clarissa foram leituras rápidas e que me envolveram rapidinho, mas as histórias não mexeram totalmente comigo, não me prenderam, sabem? Algumas cenas foram divertidas, outras tristes, alguns personagens conquistaram minha afeição e outros eu odiei um pouquinho, mas as histórias não me pegaram de jeito.

*
Se você pudesse ficar... – Bianca Briones
Bruna namora com o cara perfeito há mais de uma década. Apaixonada por Guilherme desde que eram adolescentes, ela possui o relacionamento perfeito, e eles estão prestes a se casar. Mas algo está errado, e pode ser que esse conto de fadas acabe mais rápido do que o esperado... E sem o felizes para sempre.

Melhores amigos que se apaixonam. A história mais clichê de todas, mas ainda assim a mais encantadora possível. – página 172

A Bianca Briones decidiu puxar a história para o lado mais pesado e triste da coisa, eu estava me sentindo toda alegre lendo os outros contos, com as confusões das personagens e tals, e aí meu astral caiu quando eu percebi que com este conto não seria assim. Bianca me surpreendeu com o rumo de sua história, e também conseguiu mexer com os meus sentimentos, mas, depois da surpresa inicial, a história tornou-se um tanto previsível, então eu não me apaixonei loucamente pelos personagens (mentira, me apaixonei sim) e pelo desfecho, que partiu o meu coração.

*
Minha canção favorita é você – Leila Rego
Após um relacionamento amoroso que a devastou e a deixou com cicatrizes (literalmente), Dora não quer mais saber do amor. Cheia de doutorados, mestrados e tantas outras coisas, ela é boa no que faz, e está em um congresso de oftalmologistas em Salvador quando conhece Rico, o primeiro cara em muuuuuito tempo que consegue mexer com ela. Depois de alguns encontros casuais (que me deixaram sorrindo que nem boba com as reações da Dora), eles começam a se envolver, e Dora percebe, aos poucos, que a muralha que construíra ao redor de seu coração estava se rachando.

Como eu já conhecia e gosto da escrita da Leila, estava ansiosa para ler o conto dela, e já no início eu fui fisgada pela história. A autora conseguiu me surpreender em alguns aspectos, e, mesmo que outros tenham sido previsíveis, no final eu gostei do conto, foi bem desenvolvido e me fez dar algumas risadas, além dos sorrisos bobos. Gostei da Dora, ela é uma mulher cuidadosa, pensa duas vezes (ou três) antes de se arriscar e fazer algo que pode magoá-la depois, mas eu também gostei do Rico, então fiquei em cima do muro quando as coisas deram um pouquinho errado.

*
Oráculo azul – Jennifer Brown
Destiny é uma adolescente adotada cuja mãe morrera de overdose, e que nunca conhecera o pai. Trabalhando num brechó comunitário cristão, ela passa os dias separando roupas e brinquedos usados e sujos para a caridade. Quando a lua fica azul, a cidade celebra o acontecimento, já que tal fenômeno acontece apenas de três em três anos. Mas ela não dá muita bola para isso, até ouvir a previsão de um mendigo, que diz para ela encontrar seu rumo, antes que o azul da lua exploda nela.

Ache seu rumo, menina. Ache seu rumo, antes que a lua exploda todo seu azul sobre você. – página 342

Este foi o único conto do qual eu não gostei. Não sabia o que esperar dele, apesar de já ter lido um livro da autora antes, mas não gostei. Não consegui gostar da Destiny, não senti afeição por ela, e achei o conto arrastado, apesar de ser o mais curto dos cinco.  Só o final que me encantou, mas acabou tão rápido quanto começou. Enfim, não posso falar mais do que isso, mas a história realmente me decepcionou, apesar de eu não ter expectativa alguma para ela.

*

Enfim, o duro de resenhar livros de contos é que só podemos falar um pouquiiinho de cada um, e aí acabamos não falando quase nada. Sem contar que uns agradam de menos e outro de mais, mas todos acabam ganhando a mesma nota no final. No geral, é uma boa seleção de contos, tem comédia, drama, romance, suspense e até chick-lit no meio, mas não foi um livro que me conquistou totalmente. Quem gosta das escritas das autoras com certeza irá gostar dos contos, mas, por serem histórias curtas (todas relacionadas com as fases da lua, só mencionando), pode ser que as expectativas não sejam alcançadas, principalmente para quem gosta de histórias mais longas e mais desenvolvidas.


2 comentários

  1. Amiga eu comprei esse livro na Bienal e estou bastante curiosa para ler, embora os de contos que tenho eu gosto de ler quando estou sossegada, porque quando tenho muita leitura pra fazer eu não curto. Ainda mais tendo histórias separadas né? E o duro de resenhar é isso que nem tu disse, pois tem que falar pouco pra nao entregar a surpresa do livro. Enfim...Mais espero poder gostar bastante da leitura, porque eu achei a diagramaçào dele linda e espero que os contos também me conquiste.

    Estava com saudades de passar por aqui.
    Já faz um tempinho né? É que ando agora ocupada com trabalho
    e acabei deixando mais para as meninas do blog com a parte do comentário rs
    Mas mesmo assim to feliz que tu esteja firme e forte com o seu cantinho. Continue assim. Sucesso sempre amiga!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/09/reflexao-parte-6.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Silvana ^^
      A diagramação tá linda mesmo, né? A editora caprichou! Espero que você consiga ler o livro, e me conta depois o que achou :) Bem que eu notei que você estava sumida...haha'

      Excluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...