As épicas aventuras de Lydia Bennet

Título: As épicas aventuras de Lydia Bennet
Autoras: Kate Rorick e Rachel Kiley
Editora: Verus (cortesia do Grupo Editorial Record)
Páginas: 294
Edição: 1
Lançamento: 2016

Sinopse: Baseado na premiada série de web The Lizzie Bennet Diaries — uma adaptação moderna e transmídia de Orgulho e preconceito —, este livro é estrelado por Lydia, a espevitada irmã de Lizzie, conforme ela encara as alegrias e os tropeços no caminho de se tornar adulta na era digital. Antes de Lizzie começar seu popular vlog, Lydia era apenas uma garota normal tramando maneiras de matar aula e criar a identidade falsa perfeita para entrar nas baladas. Talvez ela não tivesse muito foco, mas amava sua família e se divertia para valer. Até que o vlog de Lizzie transformou as irmãs Bennet em sensações da internet, e Lydia adorou virar o centro das atenções, conforme as pessoas assistiam, debatiam, postavam no Twitter, no Tumblr e em blogs sobre a vida dela. Mas então Lydia aprendeu que nem toda atenção é positiva...Depois que seu ex-namorado, George Wickham, aproveitou a fama recém-adquirida de Lydia, traiu sua confiança e destruiu sua reputação, ela não é mais uma garota ingênua e despreocupada. Agora, Lydia terá de batalhar para reconquistar a confiança e o respeito de sua família e encontrar seu lugar no mundo. Narrado na voz inconfundível e cativante de Lydia, este livro começa exatamente no ponto em que O diário secreto de Lizzie Bennet parou e oferece uma nova abordagem a Orgulho e preconceito. 
Resenha


Não me importar é bom. Não estar emocionalmente envolvida é bom. Deixar minhas emoções irem embora e decidir não tê-las é bom. – página 132

Quando George, o ex-namorado que Lydia achava que a amava, tentou vender um vídeo erótico dela, a garota não soube o que fazer. Mas, graças aos céus, Darcy, o namorado de sua irmã mais velha, Lizzie, deu um jeito, e George sumiu de sua vida. Mas não o que acontecera, afinal, apesar de o vídeo não ter se espalhado, todos ficaram sabendo. Todo mundo sabia quem Lydia Bennet era, e ser uma estrela do youtube contribuiu muito para tal.

Sendo assim, Lydia passou por várias sessões de terapia, e, depois de muito tempo se escondendo, ela finalmente vai dar as caras. Com planos de se mudar para San Francisco com sua prima, Mary, Lydia precisa finalizar duas matérias na faculdade comunitária para se formar e poder pedir a transferência, e, com uma ajudinha de Darcy (mais uma vez), ela provavelmente terá uma vaga em Central Bay.

Mas as coisas nem sempre dão certo com Lydia Bennet. Nos primeiros dias de aula, ela faz de tudo para ser notada e adorada pelos professores, tenta fazer tudo direitinho e até se esforça para ganhar um A, mas seus esforços acabam não resultando no esperado, e, desanimada, Lydia decide não se importar mais com nada. E é aí que tudo começa a desabar, a começar pelo sonho de morar em San Francisco com Mary, que contava com Lydia para dividir um apartamento.

Eu não cheguei a odiar Lydia no primeiro livro, só a achei fútil, e ela não muda muita coisa neste segundo volume. A diferença é que aqui conhecemos um outro lado de Lydia, o lado que espera a aprovação de todo mundo, e que quer provar que consegue fazer tudo sozinha. Após o escândalo com George, Lydia ficou perdida, sozinha, todos começaram a trata-la como se ela fosse se quebrar a qualquer momento, e Lydia não conseguia suportar isso. Ela não era muito de contar e compartilhar sentimentos, ou verdades (vemos muito isso no livro, ela deixa para contar coisas importantes na última hora), mas só ficamos a par disso quando lemos este livro.

Se você é tão incrível, por que ainda se sente tão sozinha? – página 35

E esta é uma das partes boas do livro: conhecer uma Lydia que nós não conhecíamos no primeiro livro. É bem fácil não gostar da personagem em O diário secreto de Lizzie Bennet, afinal, lá nós vemos as coisas pelo ponto de vista de Lizzie, então só conhecemos a Lydia festeira e escandalosa. Aqui nós vemos uma Lydia mais fechada, traumatizada, solitária, e, o melhor de tudo é ver que, ao longo da história, essa Lydia vai amadurecendo e aprendendo a viver sem depender dos outros, sem contar que ela é muito divertida.

O George não está aqui. Estou bem. Estou em segurança. Então, por que tudo que eu quero é me encolher debaixo das cobertas e fingir que não existo? – página 53

Eu gostei bastante deste livro, principalmente por conta da escrita, que, além de ser divertida (assim como a protagonista), é leve e flui rapidamente. Também gostei da aparição de Mary (a prima de Lydia) neste livro, e dos casais (Lizzie e Darcy, Jane e Bing) do livro anterior. Mas, ainda assim, não consegui dar nota máxima ao livro, pois ele é um tanto previsível em alguns momentos, e a Lydia sabe como tirar alguém do sério!

Mas eu adorei essa continuação, e acho que, para quem gostou do primeiro livro (mesmo se odiou a Lydia), é meio que uma leitura obrigatória. E, para quem ainda não leu o primeiro, O diário secreto de Lizzie Bennet, deveria, pois é uma leitura incrivelmente divertida e original, apesar de ser baseada em uma série da web.
Só senti falta de um final mais desenvolvido, um desfecho mais digno para Lydia e também para os seus fãs do youtube, acho que as autoras devem ter se esquecido dessa parte da história, ou simplesmente não quiseram fechar tudo. Quem sabe não vem mais um livro por aí?


9 comentários

  1. Oláá!!
    Conhecendo o blog hoje!
    Quando falou ali na sinopse que é uma adaptação moderna de orgulho e preconceito já fiquei louca para ler!! Ainda mais que falou que é uma escrita leve e flui rapidamente :)
    Gostei!
    Beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiii Dryh, como vai?
    Infelizmente dessa vez a obra em si não despertou meu interesse, achei a história bem clichê, mas preciso dizer que sua resenha está um arraso.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Embora ainda não tenha lido o clássico Orgulho e Preconceito, fiquei bem curiosa pelo fato de dizer que o trama aqui apresentada seria uma adaptação moderna do mesmo. Me deixou bastante intrigada e quero muito saber porque simplesmente começou a dar tudo errado na escola para Lizzie e como ela reagiu a isso.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá! Estas adptações sempre me deixam curiosa e achei a abordagem bem atual. Parabéns pela resenha, Dryh! (E o nome do seu blog é uma graça! <3)

    Bjs,
    Yohana Sanfer

    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  5. No início da resenha achei que o livro se tratava de vídeos divulgados na internet de forma não autorizada, mas creio que o tema central não é esse, acabou batendo aquela decepção, não sei, apesar de parecer um livro divertido e interessante, haha.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    http://capsuladebanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Dryh!
    Eu tenho muita vontade de ler esse livro, mas preciso ler O Diário Secreto de Lizzie Bennet primeiro. No momento, estou colocando as leituras adaptadas de Orgulho e Preconceito para depois, já que li a original, então tenho um pouco de dificuldade de fazer releituras, mesmo que seja adaptada, já que a história é previsível.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Dryh!

    Menina, que badalo. É incrível como as pessoas que a gente acha que ama a gente têm o dom de nos decepcionar. Mas esse cara foi muito sacana, ainda bem que deram um jeito nele! Ai, que pena que Lydia continua sendo uma pessoa fútil, mas imagino que passar o que ela passou realmente acaba mudando algo... E são nessas horas que a gente vê quem são os migos de verdade, se não ela não teria ficado tão sozinha.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Dryh!
    Nem sabia que tinha esse livro, achei que era só o da Lizzie mesmo.
    Bem legal poder ver outro lado de um personagem, isso da uma animada boa! Mas uma pena ela continuar tirando do sério, acho que faz parte né.
    Não li o primeiro livro ainda mas agora até que deu vontade!

    ResponderExcluir
  9. Eu amei o primeiro livro e me arrependi de não ter solicitado esse segundo. :( Quero muito conhecer melhor a história da Lydia, porque no livro anterior ela é um porre mesmo. Sobre ser previsível eu nem me importo, então acho que vou gostar mesmo assim da leitura.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...