Aos olhos de Zoe

Título: Aos olhos de Zoe
Autora: Camila Pelegrini (cortesia)
Editora: Coerência
Páginas: 392
Edição: 1
Lançamento: 2016
Sinopse: O que você acha que seu cachorro diria sobre a sua vida? Como ele contaria sua história? Bem, a sua eu não sei, mas a de Melissa, Zoe revelou perfeitamente.
Após ser resgatada da rua, a cachorrinha mais sábia de todos os tempos acompanha a trajetória de sua nova família, relatando a história do fim de um amor e do começo de outro, apontando suas dúvidas sobre os erros humanos e fazendo das menores coisas do dia a dia a sua felicidade infinita. É mais do que um romance. É um ensaio sobre a amizade, a fidelidade e o amor em sua forma mais pura. É Zoe salvando aqueles que um dia a resgataram.
Seja bem vindo à história de uma vida retratada "Aos olhos de Zoe".
 Resenha

Será que é o amor que faz o sol brilhar? – página 297

Zoe é uma narradora incomum. Ela é uma cachorrinha! Adotada por Melissa após ser abandonada pelos seus antigos donos (o capítulo em que ela nos conta como foi partiu o meu coração), ela passa a morar com a nova dona e seu marido, Lucca, que, de início, também parecia amá-la. Digo parecia porque, ao longo da história, Lucca vai mudando graças ao novo emprego, mas trataremos disso depois.

Agora acolhida, Zoe conta, falando com o leitor, como é viver ao lado de Melissa, uma mulher incrível que abandonou a faculdade de direito para seguir o seu sonho, mesmo sabendo que seria difícil sobreviver fazendo o que ama: ela era pintora! Melissa é cheia de vida, alegre, e ama Zoe mais do que tudo no mundo, é bem possível notar isso ao longo da história, e o sentimento é reciproco. Ao mesmo tempo em que tenta entender algumas ações dos seres humanos, Zoe fala do amor e do carinho que sente pela dona, e o companheirismo de Zoe para com Melissa é admirável.

Eu não sei bem o que dizer sobre Lucca, a não ser que, apesar de ele ter machucado Melissa, sem suas ações, ela não teria crescido como pessoa e enfrentado as coisas como enfrentou, e não seria a pessoa que era no final do livro. Sendo assim, eu não cheguei a odiá-lo, apesar de ter ficado chocada com o que ele fez (é claro que eu não vou contar, né? Hehe’). No início do livro eu até gostei um pouco dele, mas, depois, eu não sentia mais afeição alguma pelo personagem.

Devo destacar os personagens Gabriel e Alegra, pai e filha. Em certo ponto da história, Zoe dá uma pausa, e quem narra a história é Nica, cachorra da família acima. Nica nos conta um pouco sobre seus donos, e sobre algo que acontece na família deles, e é assim que eles entram na vida de Melissa. Gabriel é um homem MUITO fofo, vocês não tem noção! E, além disso, ele ainda é um pai maravilhoso, um amigo incrível, e tem um senso de humor sem igual. Sem contar que está sempre ao lado de Melissa quando ela precisa, e até mesmo quando ela não sabe que precisa. Já Alegra, acho que o nome já revela, né? Uma menina cheia de amor e carinho que se apega rapidamente à nova amiga (Mel), e que é muito inteligente, além de ser uma graça.

A chuva, que antes era uma temida queda d’água suficiente para me aterrorizar, tornou-se então gotas de benção e alegria que o céu despejava. Que caísse toda a água do mundo sobre mim. Enquanto Mel estivesse ao meu lado, eu poderia aprender a dançar sob ela. – página 212

Aqui nós acompanhamos não só a vida de Melissa pelo ponto de vista de sua cachorra (muito sábia, por sinal), mas também as reflexões de Zoe a respeito do ser humano, e do mundo. Muitas das perguntas que ela faz, nós fazemos a nós mesmos em algum ponto da vida, e é interessante acompanhar os pensamentos de Zoe, porque ela muitas vezes percebe quão egoísta é o ser humano, e quanto amor cabe dentro de um cachorro.

O casal não saiu um só segundo do meu lado. Eles pareciam não querer estar em outro lugar. E, bem, esta é uma das melhores sensações do mundo, vocês vão perceber. Sentir que você é o lugar e a companhia que a pessoa que você ama deseja. – página 80


O livro não só me fez rir (muitas palhaçadas e brincadeiras da parte de Gabriel, e os momentos em que Zoe inventava de comer ou destruir algo que não devia), como também me fez chorar. Eu cheguei a cogitar algumas coisas, mas, como é raro eu acertar o que vai acontecer, não imaginei que realmente fosse. Sem contar os momentos em que Melissa estava sofrendo, e Zoe sofria junto. Quantas vezes não estamos chorando ou tristes, e somos consolados pelos nossos peludos de quatro patas? 
Pensando melhor sobre isto, estranho também é o fato de que, apesar de não falarmos a mesma língua, eu a entendo muito melhor do que a maior parte dos seres humanos. Costumo perceber quando precisa que a minha alegria a contagie ou quando tudo de que precisa é uma companhia silenciosa. – página 71

Camila conseguiu escrever uma história tão linda e sensível, que eu acho que, não importa o quanto eu elogie a obra, ainda assim não será o suficiente. É um daqueles livros em que a gente só sabe o que a pessoa sentiu quando lemos, e vocês só conhecerão os sentimentos que preencheram ao longo da história, quando lerem o livro e verem por si mesmos.

Eu AMEI este livro, e o leria novamente sem pensar duas vezes, pois, além de ser uma história linda com personagens incríveis, únicos e muito bem construídos (e desenvolvidos), é uma obra que envolve o leitor já nas primeiras páginas, e é impossível não se apaixonar por Zoe e sua inocência em relação a algumas coisas, e sabedoria em relação a outras. Não o recomendo apenas para quem gosta de romances, mas para todos os leitores possíveis, mesmo para quem não curte o gênero, pois, além de tudo o que já foi dito, o livro é leve e sensível, capaz de tocar até o mais frio coração.


Esta postagem faz parte da Maratona Setembro Nacional 2016

41 comentários

  1. Olá Dryh
    Eu amei ler sua resenha e quero muito poder ler esse livro. Sua empolgação me deixou ainda mais intrigada ainda mais porque essa é a primeira resenha que leio a respeito. Nao tenho duvida de que é uma história muito sensível.

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Fer ^^
      Espero que você goste do livro, é mesmo muito sensível, mas tem alguns momentos engraçados, viu? Me conta depois o que achou ♥

      Excluir
  2. Oi, adorei a ideia desse livro e imagino que seja realmente muito singelo e lindo essa narração pelos olhos da zoe. Gostei de saber que melissa é forte e lutadora e com ajuda de gabriel vai conseguir superar, e fiquei bem curiosa sobre o que teria feito o marido dela. Espero ler, amei a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Tamara ^^
      Espero que você consiga ler o livro em breve, é um livro muuuito lindo ♥

      Excluir
  3. Oiiiiii!
    Tô aqui com o coração apertadinho de emoção hahahah Que resenha linda, que cuidado vc teve com o texto <3
    Muitíssimo obrigada por esse espaço lindo e por ter aberto seu coração para a Zoe.
    Amei <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nhaaaa ♥ Eu é que agradeço, Camila ♥ Zoe foi incrível, assim como o seu livro, e eu te agradeço imensamente pela oportunidade de poder conhecer os personagens ♥

      Excluir
  4. Olá
    Eu já conhecia a obra, pois já li o outro livro da camila e amei bastante posso lhe dizer. Eu quero muito poder ler essa história pois a Autora escreve muito bem. Animais narrando a história? Isso é bem incomum,as sem dúvida deve ser muito divertido, como você falou. Não sei se o livro me deixaria um pouco triste, pois nenhum fez isso comigo até agora. Eu me inscrevi na parceria com autora, mas acho que não passei, pois não tive mais contato. Adoro essa capa também. Até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Manoel ^^
      São poucos os livros narrados por animais, né? Eu acho que Zoe vai conseguir te emocionar, viu? haha' vamos ver se eu acerto!

      Excluir
  5. Realmente a história parece ser bem sensível, e eu juro que não imaginava que zoe era a cachorrinha, que demais ser narrado por ela! hahaha Fiquei bastante interessada na trama, e essa capa está muito linda. Já prevejo que irei soltar algumas lágrimas também. :( Adorei a resenha!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Dessa ^^
      Bem diferente, né? E a Zoe é incrível, devo adiantar ♥ espero que você goste do livro, e se emocione também...haha'

      Excluir
  6. Olá Dryh,
    Acho a ideia desse livro bem interessante. Como tenho cachorrinhos já pensei sobre o que eles falariam de mim - acho que seria que sou louca, mas também acho que mostrariam um lado de mim que eu desconheço.
    Gostei de saber que o livro é sensível e que a autora faz leitor migrar entre momentos de sorrisos e risadas para momentos tristes.
    Acho que, assim como você, adorarei essa leitura.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Bruna ^^
      haha' principalmente quando eles nos encaram com a cabecinha de lado, né?
      Espero que você goste do livro, me conta depois o que achou :)

      Excluir
  7. Eu gostei muito da premissa do livro, nunca li nada parecido.
    E tô mais curiosa ainda é por ser da editora Coerência, que tô louca pra ler algum livro deles (acho as capas maravilhosas!).
    Quero rir e chorar com essa história, que tem tudo pra ser minha favorita!
    Obrigada pela dica!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Carol ^^
      É uma premissa bem diferente, né? A edição ficou linda, a editora realmente caprichou ♥

      Excluir
  8. Que ideia legal que a autora Camila Pelegrini teve. Já fiquei com muita vontade de ler, até porque adoro cachorros e quero muito ver essa estória pelos olhinhos desses peludos. O enredo parece ser bem legal, adorei a dica.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii ^^
      Espero que você possa ler o livro em breve, e espero também que se apaixone e se emocione com a história ♥

      Excluir
  9. Oi
    Adorei conhecer esse livro. Que história incrível e personagens tão sensíveis. Sua empolgação na resenha deu para sentir que é um livro que se tornou favorito. Interessante ver a narrativa pelos olhos da cachorrinha.
    Amei a dica e já add para ler!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Rízia ^^
      Espero que você consiga lê-lo em breve, e espero também que goste ♥

      Excluir
  10. Dryh!

    Que resenha mais linda e que encanto de livro. Adorei conhecer essa obra, porque meu deus, a história contada do ponto de visto da cachorrinha. Aiai, quero muito pra ontem. Com certeza deve ser uma leitura envolvente, divertida e tocante. Fiquei muito curiosa com a obra e quero muito conhecer!! haha

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Anelise ^^
      Obrigada ♥ O livro é encantador, né? Espero que você goste da história, é uma obra muuuito linda!

      Excluir
  11. Oi Dryh
    Que resenha fofa, o livro parece ser uma delicia. Eu já conheço a escrita da camila, mas através de uma distopia e na época não curti muito a leitura, mas acredito que essa obra possa me fazer ler com outros olhos, anotarei o titulo para lê-lo talvez numa próxima oportunidade.
    Beijoooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Kris ^^
      Espero que você tenha a oportunidade de conhecer a Zoe e cia, e espero também que goste :)

      Excluir
  12. Olá
    Estou louca para ler esse livro,minha amiga falou tão bem da escrita da autora e da história que não tem como não se sentir tentado a ler.Achei super diferente a narrativa no ponto de vista de uma cachorrinha, mas isso talvez mostra ao leitor que os cachorros tem sentimentos ou são tão humanos quanto nós.prevejo lágrimas ao ler o livro por mais que você falou que deu risadas e chorou eu sou muito chorona.A escrita da autora realmente parece ser bem cativante,não vejo a hora de ler e ficar tão empolgada assim como você.Amei a resenha ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii ^^
      O que o livro tem de divertido... Tem o triplo de emocionante! Eu também sou chorona, principalmente em relação à animais...haha' é bom ir se preparando *-* Espero que goste do livro :)

      Excluir
  13. Oi!
    Parabéns pela resenha! O livro é super interessante, diferente de tudo o que eu já vi e parece ter dado super certo. Pelo que eu percebi da história, através dos olhos da cachorrinha as pessoas são "analisadas", tem um lado psicológico bem forte na história não é? E parece vir carregado de boas mensagens, bons ensinamentos. Vale a leitura. Obrigada.

    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Karina ^^
      Obrigada ♥ Sim, a Zoe tenta entender os sentimentos e comportamentos humanos, é muuito lindo.

      Excluir
  14. Oi. Tudo bem? Eu já tinha visto a capa desse livro por aí mais até o presente momento eu não tinha lido nada a respeito e não fazia ideia em que a história é baseada. Eu particularmente amo histórias que envolvam animais pois acho que nós deveriamos aprender muito com eles. E adorei a forma como o livro traz reflexões sobre a humanidade. Outro fato que me deixou bem curiosa é saber o que o Lucca fez com a Melissa e tenho certeza que não vou gostar dele mesmo sabendo que isso serviu para o crescimento da personagem. Pretendo ler esss livro em breve. Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Camila ^^
      Espero que você tenha a oportunidade de lê-lo em breve, é uma leitura maravilhosa, e a gente aprende muito com a Zoe ♥ sem contar que ela e os outros personagens são apaixonantes!

      Excluir
  15. Acredita que nunca li um livro sobre cachorro? Pois é, e eu simplesmente amo animais, bom eu fiquei muito curiosa quanto ao livro e com uma vontade imensa de conhecer um pouco mais sobre a Zoe e sua dona. Sua resenha ficou encantadora e claro que vou anotar a dica...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Aline ^^
      Espero que você se apaixone pelo livro, assim como eu ♥

      Excluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu gosto muito de cães, mas não li muita história com eles ainda. Esse livro é um que me deixou animada desde a primeira vez que li comentários sobre. Imagino que deve ser lindo acompanhar o companheirismo de Zoe com sua dona mesmo, e imagino que eu iria chorar nesse capítulo que a Zoe conta sobre o abandono. Enfim, é um livro que tenho certeza que me emocionaria muito também, por isso pretendo ler algum dia.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Larissa ^^
      Eu também adoro cães, e normalmente evito livros que os tenham no meio da história, mas não resisti à este...hehe' Espero que você goste da Zoe ♥

      Excluir
  17. Oh meu deus que amorzinho, não me aguento com livros que tem cachorrinhos, ja estou chorando antes mesmo de ler, e ainda mais sendo narrado por um, a autora trouxe uma proposta maravilhosa e muito criativa, quem nunca parou para pensar sobre o que os nossos pets ficam pensando? haha, já coloquei como leitura obrigatoria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Gabriela ^^
      Eu também não me aguento com livros com animais...haha' Espero que você goste tanto quanto eu ♥ me conta depois o que achou :)

      Excluir
  18. Oi Dryh, o enredo parece maravilhoso mesmo, já pensou ver as coisas pelos olhos dos animais? Interessante. Apesar disso, não é um livro que eu pretende ler no momento.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Rose ^^
      Poxa, que pena... Mas quem sabe um dia, né? De qualquer forma, espero que goste :)

      Excluir
  19. Olá!
    Eu li esse livro e foi meu primeiro contato comum narrador animal e eu amei a Zoe. Que cachorrinha arteira e muito fofa. O companheirismo dela é lindo e muito comovente. Amei toda a história e vou adorar ler mais sobre ela e a Melissa.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  20. Amiga comprei esse livro na Bienal de SP com a própria Autora
    e penso em fazer a leitura apenas ano que vem. Quero começar com o pé direito, porque quero dar uma variada nas minhas leituras sabe? Ando bem enjoada de romance e acho que estou precisando de umas leituras assim como esse livro para dar uma generalizada. Gostei muito de tudo que você abordou e o melhor ainda saber que a narrativa é pelo ponto de vista do cachorro. Acho lindo sabia? E parece até que a autora já tá pra lançar o segundo livro. Espero poer gostar para poder fazer a leitura. Vamos ver!

    ResponderExcluir
  21. Tenho o coração fraco quando se trata de cachorros abandonados, por isso essa parte com certeza iria me emocionar. Gostei da ideia de uma cachorra como narradora, nunca li nada do tipo, Zoe iria me conquistar e também ficaria impressionada com sua inocência e ponto de vista das ações de sua dona, quero ler e conhecer essa narrativa fluida.

    ResponderExcluir
  22. Oie!!!
    Ownnnnn!!!
    Amei tanto a sinopse que fiquei com medo de na sua resenha você dizer que esperava mais do livro e que se decepcionou! Fiquei muito aliviada quando vi que você amou o livro e o leria de novo!
    Tenho dois adotados aqui em casa e os amo muito! E sempre me divirto tentando imaginar o que eles estão pensando sobre certas coisas!
    Amei a sua dica e com certeza assim que conseguir o livro vou passá-lo na frente de todos da minha lista de a serem lidos!
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentelivros.com.br

    ResponderExcluir
  23. Essa é, com certeza, uma das histórias mais fofas que já tive o prazer de ler em toda minha vida. A escrita da Camila é envolvente de mais e as reflexões oferecidas pela Zoe são capazes de mudar nossa forma de pensar e agir.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...