Lembrança

Depois de muitos anos, Meg Cabot finalmente lançou o último livro da série A mediadora \0/ Nem parecia que outro livro iria sair depois do da série, mas a autora surpreendeu os leitores ao trazer Lembrança, o sétimo. Com vocês, a resenha de Lembrança, mais novo lançamento da Meg Cabot, resenhado pela Carol ♥ 

Título: Lembrança
Autora: Meg Cabot
Editora: Galera (cortesia)
Páginas: 422
Edição: 1
Lançamento: 2016
Série: A mediadora #7
Sinopse: "Meg Cabot retorna com uma divertida e sexy continuação da saga de Suzannah Simon, a menina que via fantasmas... e os ajudava a passar para a luz Agora, mais velha e experiente, tudo que Suze quer é causar uma boa impressão no primeiro emprego desde sua formatura — e desde o noivado com o Dr. Jesse de Silva, ex-espírito e sua alma gêmea. Como não bastasse, um fantasma de seu passado resolve aparecer. E esse não é um espectro que ela possa mediar. Afinal, Paul Slater está bem vivo, milionário e, ainda por cima, é o novo proprietário da antiga casa de Suzannah. Aquela na qual conheceu Jesse. Isso não seria um problema se ela não tivesse acabado de descobrir que uma antiga maldição poderá transformar seu amado num demônio, caso seu antigo local de descanso seja demolido, como Paul pretende. Agora ela precisa dar um jeito em Paul, que a está chantageando sexualmente — isso mesmo... ou ela dorme com ele, ou perde Jesse —, enquanto tenta ajudar uma caloura assombrada por uma menininha muito poderosa... "
Resenha (pode conter spoiler dos livros anteriores)

Suze Simon está de volta, chutando traseiros de mortos e também de vivos. No caminho para se tornar uma psicóloga, estagiando na antiga escola (estágio esse não remunerado) ela está noiva de Jesse, seu grande amor que foi fantasma por mais de cem anos. As coisas estão indo bem, Jesse estudando medicina e se tornando um dos mais brilhantes médicos da Califórnia, em breve quando Jesse conseguir se manter e sustentar a ambos (pensamento do patriarcado da época da Rainha Vitória, coisa que Suze ainda não conseguiu mudar em Jesse), eles vão se casar e abrir uma clínica para ajudar crianças. Perfeito não?

Confesso que fiquei muito satisfeita com o final do até então, último livro da série, Crepúsculo. Gostei bastante até. Não ficou aquela sensação de pontas soltas que sentimos ao terminar outras séries de livros. Lógico que seria muito demais se a Meg tivesse colocado mais coisas sobre o ‘final’ de Suze e Jesse, mas eu achei muito bom o jeito como ela aparentemente, encerrou o último livro. Por isso meio que fiquei com medo e um pouco deprimida quando anunciaram um sétimo livro, o último da série. Talvez por terem se passado ANOS desde o último livro, e também pelo final ter sido muito bom, acredito que Lembrança se trata de um livro que não precisava, no sentido de fechar a série. Mas tudo bem, é a Suzannah e o Jesse, e o padre D., e todo mundo. Eu sempre amei a Suze. Foi um dos primeiros livros que eu li realmente por vontade própria (foi bem no início, quando o livro veio para o Brasil), e desde o começo amei. Então dei mais uma chance a esse sétimo livro.

E não é que ele não estragou a história? Porque às vezes o autor inventa de lançar uma continuação que não precisa, aí sinto no meu coração, que ele estragou a história. Mas não foi o caso da Meg. Assim como em O Diário da Princesa, que eu amo, a ideia de lançar um livro para fechar com chave de ouro, anos depois, me agradou bastante.

A vida perfeita da Suze e do Jesse é abalada pela volta do Paul, aquele pé no saco que a Suze se envolveu anos atrás. Acontece, que (para quem não lembra), o Paul era um saco e também mediador, mas ele usava a mediação para ganhar dinheiro. E tentou matar o Jesse quando ele e a Suze voltaram no tempo. Então dá pra entender que o cara tinha um crush sinistro pela Suze e queria fazer de tudo pra separar ela do Jesse-sensação. Aí a vida seguiu e anos depois ele surge do nada, ainda sinistro, mais gato e insistindo na história dos dois. Só que agora também, Paul é podre de rico. E ele comprou todas as casas do bairro onde Suze morava com a família, a casa onde ela conheceu Jesse. Ele comprou as casas só para poder demoli-las e construir um outro empreendimento milionário nas colinas de Carmel. Tudo bem, ninguém mais estava morando na casa, mas foi onde ela conheceu e se apaixonou por Jesse. E Paul aparece com uma história sobre a casa ter ligação com a alma de Jesse, e mesmo com a pulga atrás da orelha, e mesmo duvidando de Paul, vocês conhecem a Suze né? Então o que ela faz? Resolve ir atrás da história. 

“- Pode salvar sua casa. Parei de rir. - Estou ouvindo. Talvez. - Me dê outra chance. - Já disse que estou ouvindo. - Não, essa é a proposta. Me dê outra chance.” (p.19)

Segundo Paul, caso a casa fosse demolida, isso despertaria algo negro, dark e sombrio em Jesse. Afinal, quando eles o trouxeram para o mundo dos vivos, foi meio um ‘milagre’ ele ter sobrevivido sem os miolos fritados pela viagem. E nada acontece de graça. A viagem de volta à vida de Jesse cobraria um preço. Então Jesse se tornaria do mal. 

“A voz dele se encheu de um tom divertido. – Eu esperava mais de você. Pode afirmar com honestidade, Simon, que, quando olha nos olhos castanhos e gigantes de novela do De Silva, jamais vê sombras? - Não. Não, é claro que vejo às vezes, porque ele é humano. E seres humanos não são felizes cem por cento do tempo. - Não é esse tipo de sombra que estou falando, e você sabe disso. [...] Paul estava certo. Eu via, sim, alguns lampejos ocasionais de escuridão nos olhos de Jesse... e não eram de tristeza.” (p.27)

A história segue com esse objetivo, tentar solucionar e impedir que Jesse se torne uma versão trevosa de si mesmo e tentar impedir a venda da casa que ela tanto aprendeu a amar. E como se não bastasse toda essa confusão, Suze ainda tem trabalho a fazer com os mortos que se recusam a aceitar a morte: uma criança causando bastante sofrimento a uma das alunas da Missão, escola onde Suze estudou e trabalha, acaba por tornar a vida de Suze mais corrida e sinistra ainda. No meio disso tudo, o padre D. acaba pagando um preço. 

“Eu me lembrei do rosto pálido e abatido do padre sob as luzes fluorescentes do quarto de hospital, de como seus olhos pareciam fundos sob as pálpebras finas como papel, suas mãos frágeis sobre o cobertor azul com um emaranhado de sondas fluindo delas.” (p. 183)

E um segredo de Paul é revelado para Suze, que não tem mais a vida perfeita que ela acreditava que ela e Jesse tinham. 

“- Vá para casa. – Jesse me segurou pelos ombros enquanto me dava instruções com cuidado. – Para sua casa. Ande logo. Vai ser melhor se você for embora agora. [...] Então eu vi os motoristas saindo do hotel, falando com Jesse em espanhol rapidamente e com furor, e ouvi a sirene a distância. Vi também o sorriso lento e maldoso no rosto de Paul por trás do sangue todo enquanto ele se sentou. De repente, entendi exatamente por que Jesse me deu as chaves do carro e para onde ele ia. Tudo o que eu podia fazer era entrar no carro e dirigir para casa.” (p.327)


Sim, Meg Cabot é Meg Cabot. Nunca decepciona, e acredito que nunca tenha deixado faltar algo seja em sua escrita, sua história, ou seus personagens. E com essa história ela acertou de novo. Acho muito legal quando um autor tem o poder de conseguir relacionar duas ou mais histórias paralelamente com a mesma personagem. No caso da série, sempre foi assim. Foi um livro que eu gostei bastante, apesar de ainda preferir o sexto. Recomendo a todos que estiverem com saudades de Suze e Jesse e suas aventuras e seu romance. Vale muito a leitura o//


Carol Almeida

27 comentários

  1. Olá
    vale muito a leitura mesmo. Finalizei a leitura essa semana e deu aquela nostalgia básica da história. Foi ótimo poder reencontrar personagens tão especiais. Dentre todas as resenhas e demais críticas que já li a respeito, achei a sua mais completa!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Acredita que nunca li nada da Meg Cabot? Ainda não me interessei o suficiente por um livro ao ponto de conhecer sua narrativa, mas conheço muita gente fã desta série aqui.
    Achei bem interesse este volume e que bom que não decepcionou!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Acredita que eu NUNCA li nada de Meg Cabot? Absurdo não é mesmo? Essa serie sempre foi muito bem falada, mas nunca tive a oportunidade de ler. Fico feliz por esse livro não "cagar" com a história toda porque, realmente, tem umas que estragam tudo.
    Acho que vou ter que ir lá atrás e começar pelo primeiro, não é mesmo?? =)

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Vou confessar, não li a resenha, fiquei com medo dos spoillrs, porque estou com interesse de começar a lê a série ainda esse ano. Conheço a escrita da autora, e acredito que ela não vai me decepcionar com essa série haha

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca li nenhum dos livros da autora mas morro de curiosidade. Esse livro me parece muito intrigante e os segredos só deixam um ar de suspense no livro. A premissa é muito boa mesmo e estou com muita vontade de ler os volumes anteriores. Eu espero gostar tanto quanto você.

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Preciso muito ler os livros da autora. Parece ser uma leitura que vale muito a pena e é um gênero que amo.
    Esse suspense todo só aguça minha vontade.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oie, amei sua resenha!
    Eu li meio que torcendo para não ter nenhum spoiler do livro e fiquei muito feliz com isso ♥
    Não vejo a hora de ler esse livro, esperei tanto tempo por ele... E você tem razão Meg(Quase, porque li um livro recentemente que não gostei nada) nos decepciona!
    Beijos!!

    http://cantinhodayaah.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. A resenha está muito bem escrita mas eu realmente não gosto de livros que são séries enormes e que ainda demoram a sair..... mas como vc disse... ela é ótima! Não importa o q escreva! Bju

    ResponderExcluir
  9. A resenha está muito bem escrita mas eu realmente não gosto de livros que são séries enormes e que ainda demoram a sair..... mas como vc disse... ela é ótima! Não importa o q escreva! Bju

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Ainda não li A Mediadora, mas é uma série que tenho muita curiosidade de ler. Gostei muito de saber que ela não estragou a série ao lançar esse sétimo volume. Fiquei meio perdida nos acontecimentos, mas já não gostei desse tal de Paul.
    Sua resenha está bem instigante e fiquei com muita vontade de ler essa série logo.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  11. Oie amoreca...
    O que falar dessa autora que tantos falam néh.... tenho alguns livros dela, mais não parei pra ler AINDA... que capa lindíssima... amei...
    Que bom que tenha gostado do livro.
    Beijokas!!!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  12. Hey!
    Essa é a segunda resenha que leio desse livro, mas só conheci a série recentemente. Aliás, sempre ouço falar muito bem dessa autora, e estou muito curiosa para ler o seu trabalho, principalmente essa série. Me interessei muito pelo enredo de fantasia e pelo fato de terem fantasmas e tudo mais, Jesse parece ser uma personagem encantadora, e queria muito conhecê-lo!
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu amo a Meg Cabot, e como você mesma disse, só ela consegue fazer isso com a história e personagens mesmo!
    Eu já li o primeiro e gostei muito dos personagens, mas faz algum tempo, e saber desse lançamento e ler sua resenha sabendo que você adorou, me fez ficar muito curiosa pra ler a série toda!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  14. Oi. Tudo bem? Eitw sete livros e eu ainda não conhecia a série acredita? Acho que por eu não ser muito ligada ao gênero. Fico feliz em saber que apesar de ser o sétimo livro a autora não se perdeu na históa e que você gostou. A capa está bem linda.
    Bj

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Acredita que ainda não li nada dessa série? Sério, nem o primeiro livro, e só tenho uma pequena noção de tudo o que acontece. Agora que sei que são sete livro, e o último foi publicado, penso em começar a leitura. Espero gostar da trama.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  16. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro nem mesmo a coleção mas ate me deixaste curioso... Contudo, não parece fazer la muito o meu género! :)

    Mas 7 volumes para uma serie?? Parece bastante para me arriscar... Bem, e fantástico que não te tenhas desiludido com nada: escrita, historia, personagens... Enfim, fantástico! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  17. Ainda não li nenhuma obra da autora, apesar de já ter lido inúmeras resenhas positivas a respeito dos exemplares publicados pela mesma. Parece que é bem intrigante e envolvente em meio a esses segredos e aos fantasmas.
    Outro ponto positivo é o fato de estar no sétimo livro já, sem perder o foco.
    Eu precisarei pesquisar mais para ver se irei adicioná-la na minha lista de interessados, afinal, trata-se de uma série enorme e precisarei de bastante tempo.
    Grande abraço e sucesso!
    Filipe Penasso - Pena Pensante

    ResponderExcluir
  18. Confesso ter ficado meio perdida já que n li nenhum dos livros dela, li apenas o primeiro e abandonei mas pretendo retornar a leitura, a capa esta bonita por demais, e pra mim fazer mas prático pq ia ficar logo em esperar 6 anos pro próximo lançamento.

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Acredita que nunca li nada da Meg? Mas não é por falta de vontade viu, porque quando vi esse lançamento deu a maior vontade de comprar os outros 6, porque achei a capa desse linda de morrer.
    Como não conheço a história da série fiquei meio perdida, mas deu pra perceber que a série é muito boa, e que mesmo sendo o 7º livro não é cansativo ou ruim.
    Espero um dia começar a lê-la

    ResponderExcluir
  20. Nunca li nada da série, mas parece ser um boa leitura. Fiquei com muita vontade de conferir. o problema é que, por ser uma série, precisarei começar pelo primeiro livro. De qualquer forma, já anotei, espero poder ler em breve. Gostei da forma que você utilizou para desenvolver a sua resenha.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Isso do autor lançar um livro bastante tempo depois da série é bem arriscado ne, pois a chance de não ficar tão bom quanto os outros livros é bem grande. Mas que bom que te agradou! :)
    Beijo

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Eu só não solicitei esse livro para ler porque eu não li todos os livros da séries ainda, parei no 4. Fiquei muito feliz em ver que você gostou e que teve um final satisfatório, eu espero de coração terminar de ler a série bem em breve, porque eu AMO a Meg e essa série é minha preferida dela. Estrou bem ansiosa para rever a Suze e o Jesse!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  23. Ainda não li essa série, mas Meg é uma autora que preciso conhecer logo, muito bem falada. Confesso que sofri com os leitores quando anunciaram esse livro rsrs, porque sempre os autores inventam um livro completamente desnecessário para alongar a série, mas fico feliz e com mais expectativas ao saber que a autora conseguiu tirar as pontas soltas e dar uma certa nostalgia aos leitores, que conseguem matar a saudade dos personagens

    ResponderExcluir
  24. Oieee, eu adoro a MEG CABOT, já li vários e vários livros da autora, e quero começar essa série , então confesso que pulei algumas partes, pois fiquei morrendo de medo de receber um spoiler, espero que goste dessa série assim como as outras da Meg, ela nunca me decepciona.

    ResponderExcluir
  25. Oiii, tudo bom??
    A Meg regaça né??? Já tinha até esquecido dessa série, não sabia que ela já tinha lançado o livro e vou procurar por ele logo logo.
    Estou ansiosa para poder ler o livro logo, saber o resto e tudo mais.
    Abraços

    ResponderExcluir
  26. Oiee, tudo bem??
    Quanta espera os fãs tiveram em, mas espero que seja uma espera que tenha valido apena. A Meg é maravilhosa e eu sempre escuto muitas criticas boas em relação a ela e seus livros.
    Fiquei curiosa como sempre para saber um pouco mais sobre essa série;
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Nunca parei para ler nada da Meg Cabot, sei lá nunca tive a curiosidade, a serie parece ser bem legal, mas não o tipo de livro que eu leria. Amei sua resenha e o quotes que você escolheu. A capa do livro também é muito bonita, quem sabe um dia eu leio.
    Abraços

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...