A livraria dos finais felizes

Olá a todos!

Hoje eu trago a resenha da minha mais recente leitura, A Livraria dos Finais Felizes, escrito pela Katarina Bivald;

Título: A Livraria dos Finais Felizes
Autor: Katarina Bivald
Páginas: 336
Edição: 1
Lançamento: 2016
Editora: Suma de Letras (cortesia do Grupo Cia de Letras)
Sinopse: Sara tem 28 anos e nunca saiu da Suécia ¿ a não ser através dos (vários) livros que lê. Quando sua amiga Amy, uma senhora com quem troca livros pelo correio há anos, a convida para visitá-la na cidade de Broken Wheel, Iowa, Sara decide se aventurar. Mas ao chegar lá, descobre que Amy faleceu. Sara se vê desacompanhada na casa da amiga, em uma cidade muito pequena, e começa a pensar que talvez esse não seja o tipo de férias que havia planejado.Com o tempo, Sara descobre que não está sozinha. Nessa cidade isolada e antiga, estão todas as pessoas que ela conheceu através das cartas da amiga: o pobre George, a destemida Grace, a certinha Caroline e Tom, o amado sobrinho de Amy. Logo Sara percebe que Broken Wheel precisa desesperadamente de alguma aventura, um pouquinho de autoajuda e talvez uma pitada de romance. Resumindo: a cidade precisa de uma livraria.

Resenha

Amy, uma senhora que mora em Broken Wheel (roda-quebrada em português), uma pequena cidade do Iowa, se comunica via cartas com Sarah. A única coisa que une as duas é bem evidente: a paixão pelos livros.
Diferente de Amy, Sarah é jovem e mora na Suécia, e trabalhava em uma livraria. Em toda a sua vida, nunca fez nada tão empolgante (juro, nada mesmo!) e decide se aventurar. Sarah viaja até o Iowa para passar um tempo na casa de Amy, porém, bem quando ela chega, Amy morre.

Sarah se encontra na pior situação, e talvez no pior lugar do mundo para estar, uma cidade minúscula do Iowa onde todos os habitantes se conhecem. Os moradores de Broken Wheel são gentis com Sarah, mesmo achando ela muito estranha, principalmente por ser tímida e sempre por estar atrás de um livro o tempo todo!

Jen, a redatora do Newsletter da cidade designa George para ajudá-la em sua estadia na cidade. No início os dois quase não trocam olhares, mas não demora muito para que Sarah lhe empreste uma cópia de O Diário de Bridget Jones. George é um cara solitário de Broken Wheel, sóbrio há pouco tempo, perdeu sua filha para a ex-mulher, que fugiu com ela.

Durante uma das visitas de Sarah ao centro da cidade (não sei posso chamar de centro..), ela descobre que Amy tinha uma velha loja de ferramentas. Como forma de retribuir a todos pela ajuda que têm dado a ela em Broken Wheel (especialmente Grace que a deixa comer de graça todo dia), ela decide abrir uma livraria onde ficava a velha loja.

A Livraria dos Finais Felizes é um livro sobre a relação entre livros e pessoas, eu acho que isso resume quase o livro todo, essa pegada foi o que eu mais gostei nele. Ninguém poderia imaginar que o amor por livros ligariam uma idosa no Iowa e uma garota tímida e jovem na Suécia!

Sarah foi a personagem que eu mais gostei, mesmo que tenhamos apenas o amor pelos livros em comum. Me senti um pouco "Sarah" durante a leitura,  e acredito que todo leitor vai se sentir assim. Amy também foi uma pessoa fascinante, descobrimos isso quando lemos as cartas dela presentes no livro.

As cartas de Amy para Sarah estão presentes no início de cada fascículo (e não capítulo), elas abordam desde fofocas da cidade até a segregação racial nos Estados Unidos. John é outro personagem que não podemos esquecer de citar, ele é o único negro da cidade e era grande amigo de Amy.

Katarina Bivald nos concede um bom livro, leve, que você pode ler em dois dias. A conexão entre livros e pessoas é um tema abrangente e não seria fácil escrever uma história sobre isso, mas Katarina conseguiu.
A narração do livro é fácil, tem uma pegada simples, mas não peca em quase nenhum aspecto. A única coisa que me desagradou foi o livro ser escrito em terceira pessoa, isso é escolha do autor e respeito a feita, mas acredito que em primeira pessoa o resultado seria melhor.

Eu recomendo esse livro para leitores que buscam uma história leve, porém que descreve nossa história como leitores. A Livraria dos Finais Felizes é um livro sobre livros e pessoas, além do mais, faz cada leitor se identificar, uma tarefa difícil em um livro tão leve e singelo.

10 comentários

  1. Oii Heitor, como vai?
    Rapaz que livro é esse? Realmente eu não o conhecia e de certo modo me atraiu tanto diante dessa sua resenha, o final da premissa me pegou de surpresa, adorei saber a sua opinião e a dica está super anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi heitor, eu andava ansiosa para conhecer esse livro, mas aí comprei e acabei adiando a leitura. gostei de saber que é uma história leve, mas sendo sobre livros, um dos temas preferidos de nós leitores, aí já está valendo né, risos. Adoro também a inserção das cartas da amy, acho que isso dá um charme a mais para a obra, e estou curiosa para ver como essa loja se desenvolveu. Espero me animar para ler em breve, já que tenho visto resenhas positivas.

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Adorei saber que é uma trama leve e, principalmente, abordando e demonstrando um pouco desse amor pela literatura do qual estamos dotados.
    Muito legal a forma que a personagem conhece Amy e ainda continua escrevendo para ela, formando um vínculo de amizade incrível.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá! Uma história sobre livros me agrada muito! Também sou amante das cartas e acho que a leitura será fascinante! Amo livros que tratam sobre a história das pessoas, das relações entre elas e de uma união (quase) impossível, como a que acontece entre essas duas personagens.
    Vou adicionar à lista de leitura com certeza.
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. A minha colunista resenhou esse livro e pela resenha dele fiquei bastante curiosa para conferir a obra. Sua resenha só me atiçou mais ainda. A história parece ser daqueles bem reflexivas. E a capa é muito fofa, né?
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Heitor, tudo bem?
    Essa capa é muito linda, ela e o título do livro chamaram minha atenção na época do lançamento. Como amantes de livros, sabemos com eles podem mudar vidas, como eles nos afetam. Por isso, tenho certeza de que serei cativada ao conhecer a hsitória de cada morador. E sou uma paixonada por cartas, logo, vou amar ler as cartas de Amy. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Heitor, ainda não conhecia a autora e o livro me pareceu bem interessante. A história me parece bem contagiante e pela sua resenha já da para ter uma idéia.
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  9. Oioi!
    Quando descobri esse livro, me apaixonei pela capa e pela sinopse. Um livro que traz a relação do humano com os livros e a importância deles na vida de alguém e agora gostei mais ainda por saber que também contém cartas. Minha ansiedade pra ler esse livro só aumenta!
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Adorei saber sobre a presença das cartas, simplesmente amo livros que utilizam esse recurso, me dão uma nostalgia maravilhosa, amava tanto trocar cartas! E um livro que fala da relação entre livros e pessoas com certeza merece a minha atenção. Amo a capa, amo o título e com certeza vou querer conferir!

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...