Dama da meia-noite

Título: Dama da meia-noite
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera (cortesia)
Páginas: 574
Edição: 1
Lançamento: 2016
Série: Os artifícios das trevas #1
Sinopse: Em um mundo secreto onde guerreiros meio-anjo juraram lutar contra demônios, parabatai é uma palavra sagrada. O parabatai é o seu parceiro na batalha. O parabatai é seu melhor amigo. Parabatai pode ser tudo para o outro mas eles nunca podem se apaixonar.
Emma Carstairs é uma Caçadora de Sombras, uma em uma longa linhagem de Caçadores de Sombras encarregados de protegerem o mundo de demônios. Com seu parabatai Julian Blackthorn, ela patrulha as ruas de uma Los Angeles escondida onde os vampiros fazem festa na Sunset Strip, e fadas estão à beira de uma guerra aberta com os Caçadores de Sombras. Quando corpos de seres humanos e fadas começam a aparecer mortos da mesma forma que os pais de Emma foram assassinados anos atrás, uma aliança é formada. Esta é a chance de Emma de vingança e a possibilidade de Julian ter de volta seu meio-irmão fada, Mark, que foi sequestrado há cinco anos. Tudo que Emma, Mark e Julian tem a fazer é resolver os assassinatos dentro de duas semanas antes que o assassino coloque eles na mira. Suas buscas levam Emma de cavernas no mar cheias de magia para uma loteria sombria onde a morte é dispensada. Enquanto ela vai descobrindo seu passado, ela começa a confrontar os segredos do presente: O que Julian vem escondendo dela todos esses anos? Por que a Lei Shadowhunter proíbe parabatais de se apaixonarem? Quem realmente matou seus pais e ela pode suportar saber a verdade?
Resenha

Emma Carstairs perdeu os pais há cinco anos, quando Sebastian Morgenstern deu início à Guerra Maligna e invadiu Institutos, assassinando Caçadores e criando outros. Todos dizem que os pais de Emma foram mortos pelas mãos de Sebastian, mas ela acredita que é mentira. Por que somente seus pais tinham marcas nos corpos, pareciam ter sido queimados e depois jogados em água?  

Agora, cinco anos à frente da Guerra, Emma ainda procura descobrir quem assassinara seus pais. Vivendo com Julian, seu parabatai e melhor amigo, e com os irmãos mais novos dele no Instituto de Los Angeles, ela é uma das Caçadoras mais talentosas e ágeis, além de ser exemplar e esforçada. Quando a guerra acabou, os irmãos mais velhos de Julian, Mark e Helen, foram exilados por terem sangue de fada, e, desde então, Julian é responsável pelos irmãos mais novos.

"Emma. Emma. Não se machuque. Quando você se machuca, eu também sinto." - página 231

Quando um pequeno grupo de fadas aparece no Instituto e faz uma oferta para Julian e Emma, pedindo ajuda para desvendar uma série de assassinatos que estava acontecendo pela cidade, (envolvendo corpos humanos e de fadas), eles não têm a chance de dizer não. Junto com as fadas estava Mark, o irmão mais velho de Julian, que havia sido levado pela Caçada Selvagem. Como negar um pedido suicida, se ele poderia finalmente ter o irmão de volta, e ter alguém para carregar o fardo que estava em seus ombros desde os 12 anos de idade?

Não que cuidar dos irmãos mais novos fosse um fardo. Ser o pai deles quando deveria ser o irmão era. Julian não teve tempo nem de respirar quando o pai foi morto; Helen e Mark logo foram levados, e então, só sobraram ele e os irmãos. Como poderia deixá-los? Julian então precisou assumir o papel de pai e cuidou de todos eles desde então, com a ajuda de Emma. Ele imagina que, tendo Mark de volta, ele terá também o seu irmão mais velho, que tomará conta de tudo e dele. Mas não é bem assim que acontece.

Julian também queria rir. Gostaria de poder. Gostaria de poder se esquecer da escuridão que  espreitava as bordas de sua visão. Gostaria de poder fechar os olhos e cair, se esquecendo por um instante de que não havia uma rede esticada para segurá-lo. - página 274

Desde a guerra, é proibido ajudar fadas, e as mesmas, como já foi dito, foram exiladas por terem ajudado Sebastian durante seu massacre psicótico. Com o acordo da Paz Fria, todos os direitos das fadas foram deletados, de forma que elas não podem fazer praticamente nada, e nem receber ajuda dos Caçadores caso algo aconteça. Além disto, a Clave também decidiu reabrir um tipo de academia (Schlomance) para formar Caçadores-Cinturiões.

Ajudar as fadas seria um risco muito grande para Julian e Emma, mas... De que outra forma eles poderiam ter Mark de volta? E, se soubessem guardar segredos, a Clave nem ficaria sabendo, e Emma poderia finalmente descobrir o que aconteceu com seus pais.

Mais uma vez, Cassandra Clare lacrou! Que livro incrível! Confesso que, de início, eu estava um pouco receosa para lê-lo, pois tinha medo de que Julian e Emma não me prendessem e eu ficasse com saudades de Clary, Jace, Simon, Isabelle e Alec o tempo todo. Mas a autora sabe como criar personagens apaixonantes. De Mark eu já gostava (ele apareceu num dos livros de OIM), e Emma e Julian eu conheci no último livro de OIM, mas os outros foram grandes surpresas.

Começando por Cristina, uma Caçadora das Sombras que veio da Cidade do México para LA através de um intercâmbio, por motivos desconhecidos (sabe-se que ela está fugindo de alguém [vulgo Diego Perfeito]). Ela torna-se a melhor amiga de Emma, mas também acaba entrando para a família Blackthorn. Temos também Malcolm Fade, um feiticeiro que de início parecia ser um pouco a la Magnus Bane, mas ninguém chega aos pés do Sr. Bane, então sem comparações. Não posso deixar de mencionar Kieran, da Caçada Selvagem... Mas eu não posso falar mais do que isso, só deixo avisado que ele é extremamente apaixonante, assim como Mark, que já se tornou crush.

Outra coisa que a autora acertou foi trazer os personagens de OIM de volta. Amei encontra-los aqui, principalmente no capítulo extra no final do livro, que me deixou morrendo de vontade de reler a série toda e me reapaixonar pelos Caçadores/vampiros/feiticeiros/mundanos de Cidade dos ossos. A autora também acertou no quesito romance: aqui temos duas pessoas que NÃO podem, em hipótese alguma, desenvolver sentimentos amorosos em relação ao outro, mas que não conseguem evitar e acabam se apaixonando. Parabatais não podem se apaixonar, é a lei. Gostei da relação de Emma e Julian, e, da forma como o livro acabou, imagino que fortes emoções estão a caminho.

Ele colocou a mão sobre a Marca. E soube. Soube sem saber como, no fundo da alma, onde a ligação com Emma tinha sido firmada em sangue e fogo. Sabia porque sabia que ela era parte dele, que a respiração dela era a dele, e os sonhos dela eram os seus, e o sangue dela era o seu, e, quando o coração dela parasse, ele sabia que o dele também pararia, e ficaria feliz, porque não quereria viver um segundo em um mundo que não a incluísse. - página 344

O livro não precisa ser lido após a série OIM, mas acredito que esta seja a melhor forma de conhecer os personagens, tendo conhecido Clary e Cia primeiro, já que alguns personagens de Dama da meia-noite (a fonte deste título e a história por trás desta dama é incrível!) aparecem em OIM. Mas aí fica a critério de cada um. Sério, leiam OIM primeiro!
Enfim, a resenha ficou maior do que eu imaginei que ficaria, então vou parando por aqui. Só reafirmo que estou supermegadoida pela continuação, e que esse é o tipo de livro (assim como todos em OIM) que fica na sua cabeça mesmo depois que você já o finalizou, então é bom se preparar para a ressaca.

25 comentários

  1. Oi Dryh, adorei sua resenha e concordo com suas considerações. Esse é o tipo de livro que a gente não esquece fácil, ainda mais sendo de uma autora tão talentora. Sou suspeita para falar, mas achei esse livro incrível e já estou ansiando por mais. Também gostei de rever personagens já conhecidos pelos fãs.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Menina que Resenha mais empolgante. Eu quero muito ler esse livro e depois de uma resenha como essa não tem como não ficar ainda mais louca para conferir a história. Eu amei ver a sua opinião sobre a obra e ainda mais ao ver que você favoritou o livro. PArece ser muito bom mesmo, muito obrigada por essa dica.

    ResponderExcluir
  3. Oi Dryh!

    Eu tinha essa duvida de ler antes ou de pois de OIM. Eu ainda estou no Cidade das Cinzas, então tem muita coisa pra ler. Mas essa história me parece ser bem mais fascinante do que OIM está sendo pra mim, principalmente pelos personagens e a premissa. E essa capa é linda de mais! Eu quero muito lê-la, mas acho que vou ter que esperar terminar a outra série mesmo. :/ Adorei a resenha, como sempre, Dryh! Beijo ♥

    ResponderExcluir
  4. Olá

    Puta susto que tive quando vi sua nota, achei que era uma estrela kkkkk. Esse livro foi lacrador mesmo, gostei até mais do que OIM porque todos os personagens das outras séries aparecem, deu uma grande nostalgia. To curioso em saber como ela vai fazer Julian e Emma ficarem juntos. Morto de curiosidade.

    Everton Equipe Rillismo
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Dryh,
    Cassandra parecesse ser uma autora que a grande maioria adora. Eu me decepcionei muito com ela. Acho que OIM foi muito bem escrito, mas que ela não deveria ter avançado mais, sabe? Ela poderia ter parado no terceiro livro.
    Sobre Dama da Meia-Noite não tenho vontade de ler, pois acredito que não vá curtir, justamente pela decepção que tive, sabe? A única coisa que achei legal para os fãs é os personagens de OIM terem aparecido, acabou aí rs.
    Sua resenha está incrível!
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiee! Eu ainda estou na serie OIM, e quero concluí-la antes de embarcar em Dama da Meia-Noite! Eu gosto bastante da escrita da Cassandra e de seus personagens, além de todo o universo que ela cria. Sua resenha ficou maravilhosa, e me deixou com vontade de sair correndo ler esse! <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Dryh,

    Já comprei esse livro e doida para ler, mas estou em dúvida se tenho que ler OIM.
    Só li API e amei e de tanto que a editora falou de a Dama da Meia-noite tive que garantir o meu na primeira edição. O universo que Cassandra criou me apaixonou, tá ok? Mas fui lerda e não li a série principal. kkkk
    Eu quero comprar OIM mas ainda são carinho e não curto a edição economica.

    Adorei sua resenha e me deixou mais na dúvida ainda rsrsrsrs

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. oie... nossa, até causou ressaca Dryh? legal... bom, eu não conheço a escrita de Cassandra, mas também não tenho interesse, sei lá... não é a minha praia, sabe? é muita mistura de coisa.... eu gosto de romances mais realistas, dramáticos e tal... questão de gosto... mesmo assim, adorei tua dica de ler oim primeiro, vale a pena pra galera que quer iniciar os trabalhos com a autora.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá!!

    Eu achava que esse livro tinha ligação direta com a série anterior! Quando minha irmã (fanática) pediu de presente pensei ser por isso kkkk
    Eu não gosto muito do estilo, então não li nada da autora!! Sim, me crucifique kkk
    Gostei da capa, mas não vou ler, se um dia optar pela autora, vou seguir seu conselho e começar pelo CDO!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  10. Oi Dryh
    Confesso que tenho uma certa preguiça de conhecer a escrita de Clare, pois todos os livros são com continuação e isso meio que me afasta sabe.
    Mas pela empolgação na sua resenha e toda a ansiedade pelo próximo livro dá para perceber o quão bom é tudo isso.
    No momento não arrisco, mas quem sabe em outra oportunidade?
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  11. Oi, Dryh
    Infelizmente eu não senti vontade de ler esse livro. Na verdade eu não sinto vontade de ler os livros da Cassandra. E a coisa piorou depois que assisti o filme. :)
    Sei que tomo mundo fala que que o filme não faz justiça ao livro, mas a proposta não me prendeu.
    Mas pela sua resenha dá para perceber mesmo que você é uma grande fã. Que bom que essa nova série já começou te agradando, espero que seja assim até o fim.

    ResponderExcluir
  12. Esse livro é lindooooooooooooooooooooooo
    Gente, sério. Eu ando recomendando ele pra todo mundo que vem conversar comigo, até pra quem não gosta de ler, pois acho que a Cassandra acertou em tudo nessa série, não teve nada que eu não gostei ou que achei que poderia ser melhorado, como eu pensava em IM.
    Espero que o segundo livro saia logo, porque minha curiosidade não para de remoer pra saber o que vai acontecer com todo mundo, principalmente com os personagens de IM

    ResponderExcluir
  13. Olá...
    Ando vendo muitas resenhas desse livro mas nunca cheguei a me interessar verdadeiramente pelo mundo dos caçadores das sombras, nem mesmo a serie que lançou agora eu assisti! embora pareça ter um enredo incrível e ser o meu tipo de livro eu vou deixar para depois... os personagens parecem bem construídos e a estoria muito bem feita... vou guardar com carinho a dica...
    Beijocas...
    https://westfalllivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Dryh, sabe que não li nenhum dos livros da Cassandra ainda e confesso que não sinto curiosidade, talvez pelo gênero que eu não curto muito. Mas fico feliz em ver que você gostou do livro e que recomenda, quem sabe um dia dou uma chance a ele e quem sabe mudo de opinião, né?

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi Dryh,
    Para quem é fã imagino como deve ser reencontrar os personagens e acompanhar sobre uma nova perspectiva. Ainda não li nenhum livro da autora, e também ainda não bateu aquela vontade para conhecer, sabe? Apesar do enredo chamar a minha atenção e ter meio que um amor impossível, que eu amo, vou guardar a dica para quem sabe mais à frente dar uma chance.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  16. Oi Dryh, nunca li nada da Cassandra. Tentei ler Cidade dos Ossos e não passei da página 34. Nenhun dos livros dela me interessou de verdade e eu fico um pouco a margem quando vejo tantos fãs empolgados com seus livros. Você mencionou na resenha que neste livro ela traz outros personagens de outros livros e eu acho que eu ficaria bem perdida se lesse este aqui. Essa dica deixarei passar.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Eu realmente pretendo seguir seu conselho e ler Os Instrumentos Mortais primeiro, na verdade faço questão disso, ainda mais sabendo que a autora traz personagens de volta nessa obra. Mas acontece que tomei antipatia da Cassandra na Bienal e, como só tinha lido até o terceiro livro, não consegui avançar mais depois. Mas já até comprei meu Dama da Meia-Noite, não podia correr o risco de ficar sem a capa holográfica... rs... Já que você está supermegadoida pela continuação acho que vai ser bom demorar a ler, de toda forma.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Eu não costumo ler livros desse gênero e apesar dessa autora ser muito bem comentada, eu não tenho muita curiosidade com os livros dela. No entanto, fiquei animada com a sua resenha, é nítido o quanto o livro te agradou e gostei de saber que a autora cria personagens cativantes, mas não fiquei tentada a conhecer a historia :/

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  19. Oi Dryh, tudo bem?
    Dos livros da Cassandra Clare, apenas li Cidade dos Ossos e parei por ali, por algum motivo doido não consegui me envolver com os personagens, achei que o romance que apareceu ali ficou meio forçado e por isso não me animei a comprar os outros livros e acompanhar a série. No entanto, fico feliz por você mencionar que esse livro pode ser lido de forma independente e que só há algumas passagens que se relacionam com a série, o que é um alívio. Gostei da premissa e dessa ideia de amor proibido, esse casal parece ser mais envolvente que Clary e Jace na minha opinião e pode ser que dessa vez eu consiga aproveitar a leitura. Mas apesar de não ter gostado do primeiro livro, não gosto de começar algo e parar no meio então pretendo ler o segundo livro da série para ver se mudo de ideia e se ainda assim não gostar, vou ler o livro Dama da Meia-Noite de maneira independente mesmo. Adorei a sua resenha!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  20. Oie!!!!
    Somente li o "Cidade do Ossos", e gostei bastante! Pra mim essa autora criou um mundo bem interessante para suas histórias com as doses certas de ação, aventura, mistério sensualidade e romantismo!
    Lendo a sua resenha fiquei com vontade de ler o livro e voltar ao universo. Aí te pergunto; na sua opinião dá pra ler "A Dama da Meia-Noite" sem ter terminado a leitura OIM?
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    http://www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderExcluir
  21. Ooi,
    A escrita da Cassandra nunca me prendeu, mas esse livro parece ser realmente muito bom! Minha colaboradora do blog está empolgadissima com ele! Não lerei porque o universo dos caçadores não é muito minha praia.
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem? :)
    Sabe? Nunca me considerei fã da Cassandra Clare. Li Cidade dos Ossos e vi o filme, e não gostei, entretanto abandonei a ideia de ler algo mais da autora até que... li os dois livros da série Magisterium com a Holly Black, e vi a série Shadowhunters, que se tornou uma das minhas favoritas <3 (preciso da terceira temporada). Entretanto, decidi voltar à série inicial da autora e já li Cidade das Cinzas, mas continua a ser difícil para mim gostar daqueles personagens. No entanto, a minha intenção é depois ler AS PEÇAS INFERNAIS e assim ler também A DAMA DA MEIA-NOITE para ver o que acho.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  23. Oie! Para ser bem sincera, eu nunca tive vontade de ler Os Instrumentos Mortais, mas, se me perguntarem o motivo, nem sei explicar... No entanto sua resenha de Dama da Meia-Noite me deixou com uma vontade enorme de conhecer a escrita de Cassandra Clare e todas as suas obras. Quando vi a divulgação do lançamento desse livro, fiquei bem empolgada com a capa e o título, mas acabei desistindo de ler por saber do que se tratava e achar que era preciso ler os anterior. Por mais que você diga que não é tão necessário, me sinto na obrigação de ler, rs. Mas agora tenho mais chances de dar uma chance às criações da autora do que antes de ler sua resenha. Fico feliz em saber que você gostou e espero que, quando eu ler, possa gostar tanto quanto. :3

    Beijos,
    Fernanda Goulart.

    ResponderExcluir
  24. Tinha uma preguiça danada nos pov da Emma no último livro de TMI, por isso nem fiquei tão animada com o lançamento do livro, mas gostei do que você mencionou da situação que estão vivendo os Blackthorn e o foco nas fadas (que depois de 9 livros tem mais atenção, amém).
    Tô bem curiosa do quanto os queridos vão aparecer nesse livro e ainda bem que já estou com Dama da Meia Noite em casa, pois sua resenha me deixou mais animada do que esperar!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...