A profecia do Paladino

Olá, pessoas, tudo bem com vocês?

Agora que a #SemanaFeminismo já acabou (aaah) nós voltamos à nossa rotina habitual, e, para começar a semana com o pé direito, eu lhes apresento a resenha de A profecia do Paladino, primeira resenha da Carol Almeida aqui no blog. Espero que gostem :)


Título: A profecia do Paladino
Autor: Mark Frost
Editora: Galera (cortesia)
Páginas: 420
Edição: 1
Lançamento: 2016
Série: A profecia do Paladino #1
Sinopse: Um misterioso thriller do roteirista de Quarteto Fantástico e co-criador da série Twin Peaks. Will West faz de tudo para não chamar a atenção. A pedido dos pais, ele se esforça para tirar notas medíocres e não se destacar. Mas quando sua escola o obriga a fazer uma prova de desempenho geral, ele acaba se esquecendo de errar algumas respostas. Seu resultado espetacular atrai o interesse de uma das escolas particulares mais exclusivas do país, que o procura para oferecer uma bolsa de estudos. No entanto, assim que recebe essa oferta, começa a ser seguido por homens misteriosos e sedãs pretos. Ao tentar escapar de perseguidores, seus pais desaparecem e Will acaba se matriculando às pressas no misterioso colégio. Chegando à sua nova escola, ele percebe possuir talentos físicos e mentais que beiram o impossível e descobre que suas habilidades estão conectadas a uma batalha milenar entre forças épicas.
Resenha

A história gira em torno de Will West, um garoto que foi treinado durante seus quinze anos a não chamar atenção para si, e ele não é encorajado pelos pais a demonstrar seu potencial tanto na escola quanto na equipe de cross-country. Logo no começo do livro temos contato com os pais, e eu não fui muito com a cara deles, pois que tipo de pais não querem que o filho seja bom em algo, não é mesmo?

“E Will não é apelido de William?” “Não é apelido de nada. Meus pais queriam um filho prestativo, e “Will” tem a ver com boa vontade” (p.27)

Mas durante a leitura nos é apresentado que o pai de Will possui 98 regras a serem seguidas à risca, regras essas que o preparam para os desafios, e regras que evitam problemas. Mas então Will acaba indo bem em uma prova de avaliação nacional aplicada na escola, e tcharãm! Todos os holofotes se viram para ele. Sua média é muito maior que todas as médias de outros alunos no país, e ele é premiado com uma bolsa integral para um colégio interno em Minnesotta, um Centro para Pessoas Excepcionais, particular e muitíssimo exclusivo, porém desconhecido.

“Posando de aluno mediano, voando fora do alcance do radar. Seguindo a regra número três, ‘NÃO CHAME ATENÇÃO PARA SI’, significava que ele não tinha a menor chance de ganhar bolsas por excelência acadêmica ou desempenho atlético e de ter a vida que as acompanhava. E agora, sem ter sequer pedido por isso, uma porta para aquele mundo assombrosamente melhor tinha se aberto.” (p.37)

Porém ele acaba chamando a atenção de pessoas não tão gente fina assim. E a partir desse ponto, ele se encontra em uma situação em que sua própria vida e a de seus pais corre perigo.
Um dos personagens mais incríveis do livro é Nando, um amigo taxista que Will faz durante a sua fuga para a escola, e ele é muito engraçado e gente boa, sempre ajudando Will.
Will parte então para uma viagem cheia de perigos, e contará com a ajuda da Dra.Robbins, funcionária do Centro e Dave, um amigo ‘diferente’ que vai ser o seu anjo da guarda.
“Outra mensagem do pai: ‘CORRA WILL.’ [...] o papai me mandou CORRER (lá de São Francisco?!) porque ele quer me ver mantendo um ritmo bom ou porque, de algum jeito, sabe que aquele carro não é boa coisa...” (p.15-16)
Chegando na escola, ele percebe que é um universo totalmente diferente. Todos são muito ricos, a tecnologia é muito avançada e as aulas são muito puxadas. Mas é ali que ele faz quatro amigos, que vão ajuda-lo em sua jornada: Ajay, um baixinho nerd fissurado em tecnologia e com memória fotográfica; Nick, um ginasta bobão e não muito inteligente; Elise, uma garota calada e inteligente, que parece poder saber o que todos pensam, e é capaz de ver o futuro; e Brooke, uma garota extremamente atraente e certinha. Mas também encontra pessoas nem tão legais assim, e que vão dar trabalho no decorrer do livro.

Na escola ele precisa encontrar respostas para o que está acontecendo com sua vida e o que aconteceu com seus pais, pois quando fugiu, sua mãe não era mais a mesma, e seu pai estava sendo ameaçado pelos Boinas, homens de preto que o seguiram no dia do resultado de sua prova. Com a ajuda dos amigos, ele tentará desvendar o motivo de estar sendo caçado e descobrirá peças-chave para compreender o que a Profecia do Paladino representa para o grupo.
Na história existem dois lados: o lado do bem – a Hierarquia, e o lado do mal – os Antigos, monstros que são invocados de portais de outra dimensão, pelos humanos malvados. Confesso que são monstros nojentos, mas bem criativos.

“- Durante o último milênio – continuou o oficial da Hierarquia – os Antigos tentaram voltar e retomar o domínio sobre o planeta. E recrutaram algumas pessoas daqui, os colaboradores humanos deles, para dar uma mãozinha.” (p.328)

A narrativa é em terceira pessoa, o que para mim foi bom, e a escrita de Frost é ágil e nos faz querer continuar a leitura. Porém como muitas pessoas reclamaram, é um livro juvenil. Mas isso não significa que seja ruim. Eu adorei o livro, sua temática e o desenvolver da história. “Ah, mas é clichê” realmente, o autor segue a fórmula do arquétipo do herói, que tem uma vida normal e do nada algum acontecimento muda para sempre a sua vida e ele embarca em uma jornada. Sim, mas não deixa de ser bom. Nem todo clichê é ruim, ainda mais um clichê que tem uma temática, uma continuidade e é interessante, como é o caso deste livro. Acho que não devemos julgar um clichê só porque ele é bem, um clichê. Já pararam pra pensar que é muito mais difícil reinventar uma história a fim de torna-la diferente do que criar uma nova? Pois bem, A Profecia do Paladino foi um livro que me encantou, me fez rir com os personagens e ficar aflita com os conflitos.

O livro tem uma narrativa que dá vontade de ler, de ter curiosidade e de gostar dos personagens. Andei pesquisando, e não se trata de um livro único, parece que faz parte de uma trilogia o// E se tratando de um livro que possui continuação, dá vontade de esperar pelo próximo. Ficamos com aquela pulga atrás da orelha sobre o questionamento maior da história, e isso está me fazendo aguardar ansiosamente pelo segundo volume!


Carol Almeida

13 comentários

  1. Olá, tudo bem?
    O que posso dizer? Que sua resenha me encantou e deu vontade de ler? Gosto dessas temáticas dos livros que usam heróis juvenis. Pode parecer clichê e tudo mais, contudo tem uma graça e especie de animo que me faz ser atraídas por livros assim. Com toda a certeza este está entrando para a lista. Parabéns pela resenha linda de estreia e seja bem vinda!
    Beijos, Jaque.

    ResponderExcluir
  2. Oi, eu li esse livro recentemente e adorei. Gostei da forma como o autor inseriu a ação na narrativa. Ele é juvenil sim, mas eu achei uma leitura bem válida. Não sabia que se tratava de trilogia, pensei que ia ser mais livros. Enfim, nos resta aguardar a continuação...
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. Que legal, a primeira resenha da CArol e já veio com esse livro!!! eu estou muito curiosa com ele.

    Quando eu olhei para a capa a primeira vez não imaginei que a história fosse interessante assim e hoje estou louca por ele. Gostei bastante da resenha e quero ver outras da Carol por aqui =D

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol, tudo bem?

    Não conhecia esse livro, mas fiquei bastante interessada. Gostei do Will, parece um personagem pelo qual a gente sente logo empatia, por todas a vida rígida e cheia de limites que ele viveu. Fiquei curiosa com a mitologia que a autora criou, sobre a Hierarquia e os Antigos e quero conhecer mais sobre essa escola e os amigos que ele fez, parece ser aquela turma de amigos que a gente se sente próximo.

    Não vejo um livro juvenil e clichê como problema, pelo contrário, acho que livros juvenis tem a capacidade sim de nos ensinar muito, e como você disse, reinventar uma história e criar um bom livro é muito mais difícil do que criar uma história totalmente original. E eu sempre falo, se clichê não fosse bom, não seria clichê.

    Fiquei com bastante vontade de ler esse livro.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  5. Oi Dryh, já li algumas coisas sobre esse livro, a maioria elogios, mas acho ainda não senti aquela vontade maluca para conhecer a trama. Confesso que fiquei mais desanimada em saber que é trilogia e no momento, estou para livros únicos. De qualquer forma, vou passar a dica para as amigas que curtem o gênero.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol, tudo bem?

    Eu sou suspeita pra falar, porque AMO livros de fantasia. São os meus favoritos ever. Eu quase solicitei esse livro pra editora, mas acabei optando por algo diferente, porque eu leio muito o gênero e as vezes isso acaba me fazendo ler coisas de mais e enjoando. Então eu esperei as resenhas e já li algumas sobre A profecia do Paladino e agora conclui que SIM, quero ler e vou lê-lo. Em questão de fantasia, não me importo se o livro é mais juvenil, porque pra mim é a ambientação mesmo que importa. Adorei saber que a escrita do autor é boa e flui bem. Eu também gosto de narrações em terceira pessoa nesse tipo de história. Ou seja, to no paraíso.

    Eu espero gostar tanto quanto você. Parabéns pela resenha!

    beijo!

    ResponderExcluir
  7. Oi Dryh,
    tenho lido muitas resenhas positivas desse livro nos últimos dias, mas o fato dele não fazer meu gênero e ser bem grandinho me impedem de sequer cogitar a leitura, mesmo que sem compromisso, até gostei de alguns elementos da trama que você ressaltou, mas de uma forma geral o livro não me interessa e por isso eu não o leria.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  8. Oi, Carol
    Eu não tenho problemas com livros juvenis e com clichês, afinal a vida não é tão previsível na maiorias das vezes?
    Acho que a questão pé que não me senti muito atraída pelo livro,mas até daria uma chance se tivesse oportunidade.
    Fico feliz de saber que gostou e ele tem uma narrativa envolvente. Uma pena que tem continuação, pois isso me desanimaria mais.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie, eu não conhecia o livro, e a resenha me deixou completamente encantada e claro com muita vontade de ler. Eu não sou de ler muitos livros do genero, mas você me passou uma ideia de historia envolvente e carismática, o que acabou me deixando com uma grande curiosidade de ler e conhecer mais sobre os personagens e escrita do autor.

    ResponderExcluir
  10. Oi Carol, tudo bem? Esse não é o tipo de livro que me atrai muito sabe? Inclusive tô lendo um do mesmo gênero e não tô muito satisfeita,mas não descartaria a possibilidade num outro momento. Ainda mais por ser uma série e estando eu empacada em pelos menos umas 6 delas kkkkkk Pela capa, achei que se tratasse de um livro de época O.o Então a sua resenha já me surpreendeu.Quem sabe um dia? Bjossss

    http://www.porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oii, tudo bem?
    Quando eu vi essas capa, pensei imediatamente em um livro medieval, mas o ler a sua resenha, eu vi que o livro não passa no passado, pelo menos pelo que entendi rsrs. Estou super curiosa para saber o que os pais do Will escondem, e o porque de todas as regras. Espero ter a oportunidade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  12. Olá!! :)

    Há quanto tempo que tenho ouvido falar desse livro e fico bastante curioso!! :)

    A verdade é que eu gosto do genero e achei a historia boa.. Quanto a cliche, normalmente nao gosto muito mas isso nao faz muita diferença.. Afinal, os escritores acabam por beber uns dos outros!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  13. Adoro autores que possuem essas escritas que nos fazem querer e querer continuar lendo cada vez mais...
    A história me parece ser bem interessante, á começa com uma pitada de ação e com o menino procurando por uma solução para seus problemas e para o perigo que ele e a familia estão correndo.Eu tenho fugido um pouco dos clichês mas assim como você disse "nem todo clichê é ruim". Talvez eu leia esse e torço por você para que a continuação sai logo porque ninguém merece ficar ansiosa pelo próximo livro kkkk.
    bjs.
    seforasilva.blogspot.com

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...