Outro dia

Título: Outro dia
Autor: David Levithan
Editora: Galera (cortesia)
Páginas: 322
Edição: 1
Lançamento: 2016
Sinopse: Um dos mais inovadores autores de livros jovem adulto e o primeiro a emplacar uma trama gay na lista do New York Times, David Levithan retoma a sua mais emblemática trama em "Outro Dia". Aqui, a já celebrada — com várias resenhas elogiosas — história de "Todo Dia" é mostrada sob o ponto de vista de Rhiannon. A jovem, presa em um relacionamento abusivo, conhece A, por quem se apaixona. Só que A, acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Mas embarcar nessa paixão também traz desafios para Rhiannon. Todos eles mostrados aqui.
Resenha (Todo dia)

Quando descobriu o que A era, Rhiannon achou que aquilo fosse uma piada. Ou uma brincadeira de mal gosto. Como assim ele acordava cada dia num corpo diferente? E como, de todos os dias em que namorou Justin, o que mais lhe trazia boas memórias fora justamente aquele em que A estava dentro de seu namorado? E o que aquilo significava?

Ele parece muito feliz. Isso me faz perceber como é raro vê-lo feliz, esse tipo de “feliz” no qual não há mais nada passando pela cabeça dele além da felicidade. Ele costuma ter tanto medo de demonstrá-la, como se ela pudesse ser roubada a qualquer momento. – página 15

Em Todo dia, conhecemos a história de amor entre A e Rhiannon pelo ponto de vista de A, então tínhamos um foco bem pequeno sobre a vida de Rhiannon, sua rotina, como ela se sentia em casa, na escola, com A e etc. Mas aqui, sentamos na primeira fileira e ficamos a par de cada sentimento e cada pensamento da adolescente que foi a escolhida, quem fez A se sentir amado pela primeira vez na vida, e quem, espero eu, o ajude a ser “normal”.

Se A vai ser a única coisa verdadeira na minha vida, tenho que mantê-la verdadeira...mesmo enquanto me pergunto se posso tornar isso real. – página 268

Tirando as partes em que Rhiannon e A estão juntos, o livro é diferente do primeiro. Aqui nós acompanhamos o dia-a-dia da protagonista, vemos o quanto ela se sente deslocada na escola, sempre se preocupando com Justin (como ele está, como vai reagir, o que dizer perto dele para não irritá-lo), e observando os outros, e também como é em casa. Ela não se dá muito bem com os pais, e a única pessoa que parece “segurá-la” no mundo é Justin, por mais que ele a trate MUITO mal e aparente apenas suportá-la. Mas isso tudo muda quando ela conhece A.

Não tinha intenção de fazer isso. Não tinha intenção de me apaixonar por você. Mas aconteceu. E não posso apagar. Não posso ignorar. Tenho vivido a vida inteira assim, mas você é a única coisa que me faz desejar não ser mais assim. – página 80

À medida em que o conhece, cada dia em um corpo diferente, Rhiannon percebe que pode estar se apaixonando por A, e começa a ficar cada vez mais distante de Justin. Estando distante de Justin, ela percebe como ele suga sua vida, a afasta dos amigos e a deixa pisando em ovos o tempo todo. Quando está com ele, Rhiannon pensa muito sobre o que vai falar, sabendo que não pode falar demais ou ele vai ficar entediado, ou irritado. Ela não percebe no começo, mas está presa num relacionamento super abusivo, e A a livra disso ao longo da história.

Já vimos esse acontecimento no primeiro livro, mas o que muda para o leitor é ver como Rhiannon se sente em relação a Justin e a A. Ela ama Justin, e sente que, se não estiver com ele, o garoto vai ficar perdido, então é a âncora que o impede de ir embora. Mas estando segurando-o o tempo todo, ela também fica presa, sem poder ir embora.

É aqui que acaba. É aqui que começa. Cada momento. Todo dia. É aqui que acaba. É aqui que começa. – página 314

Quando fica com A, porém, Rhiannon sente que pode ser ela mesma. Ela não precisa ficar pensando antes de falar, pode simplesmente falar! Pode contar o seu dia, pode falar dos pais, dos amigos e de assuntos bobos. Mas um relacionamento com A é difícil de manter, pois ele precisa sequestrar corpos todos os dias para vê-la, e isso, além de perigoso, é injusto. É injusto com A, que não tem um corpo próprio. É injusto com as pessoas cujos corpos ele rouba. E é injusto com Rhiannon, que o perde todos os dias.

Estou desaparecendo. Esse é o pensamento que me ocorre: estou desaparecendo. Como se nada do que eu diga ou faça importe. Minha vida se tornou tão minúscula que é completamente invisível. – página 69

Enfim, o livro é incrível, mas não chega aos pés do primeiro. Gostei bem mais de Todo dia, acho que por ele ser narrado pelo A, meu personagem favorito do livro todo, e por eu me irritar tanto com a Rhiannon em Outro dia. Suas ações e atitudes me tiraram do sério, sem contar que ela é um tanto dramática demais para o meu gosto, mas a gente perdoa, né? E o final, novamente, me arrancou o coração. Maldade, viu Sr. David Levithan! O livro acaba no mesmo ponto que o primeiro, e eu estou doida (mais do que doida!) para saber o que vai acontecer a seguir.


25 comentários

  1. Oi Dryh, sério que você já leu esse livro? Estou ansiosa espero pelo meu exemplar. Gosto bastante da escrita do autor e acho que esse também vai ser otimo. Fico feliz em ouvir você falando que o livro é incrível.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Ai que confusão rs nas primeiras partes da resenha eu fiquei bem confusa mas depois fui entendendo mais ou menos e acabei me encontrando na história kkkk Eu não conhecia o primeiro livro e nem esse (será por isso minha confusão?, acho que sim) mas eu fiquei muito interessada nele, o enredo apesar de ser meio complexo é super instigante e me deixou muito curiosa. O fato de mudar o ponto de vista do personagem sempre me deixa receosa porque me decepcionei lendo Grey que foi só um repeteco da trilogia que é só repeteco. Mas nesse as coisas são diferentes mesmo né? exceto pela parte que estão juntos. Depois vou querer lê-los.

    ResponderExcluir
  3. Embora eu tenha adorado o livro Todo dia e foi uma das minhas melhores leituras da vida, nunca tive curiosidade em relação a vida da Rhiannon. Não porque ela não fosse interessante, mas porque o A passava por tantas outras vidas, com problemáticas bem mais acentuadas, que para mim, ela era apenas a garota que fazia parte de um "triangulo amoroso". Quero muito ler este livro, mas não por causa da premissa e sim por causa da escrita do Levithan, que é visceral e original. Adorei suas considerações.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oiie Dryh, tudo bem?

    Me sinto um ET, não li Todo dia e pelo jeito que tô vendo também não vou ler Outro Dia. Sabe essa história de todo dia acordar num corpo diferente não me agradou, me deixou apreensiva rs que loucura, né? Nesse momento não leria, mas quem sabe num futuro próximo, né?

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Dryh, eu vou ler esse livro, só estou esperando chegar em casa. Eu já li Todo dia e me apaixonei loucamente pela trama, agora só quero ver a história por outros olhos! o autor sempre me surpreende e quero ver o que vou achar desse livro.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá Dryh,
    Pelo que tenho notado, é a mesma história do ponto de vista da Rhiannon, certo? Confesso que tenho muita vontade de ler o livro, pois acho que vou gostar, sabe? Entretanto, acredito que ele é bastante diferente do primeiro, pois em Todo Dia, queria sempre saber onde A (meu querido) estaria, quem seria, enfim.
    Essa fixação de protagonistas por namorados me irrita, às vezes.
    Pretendo ler o livro para formar uma opinião.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Eu estou louca para ler TODO DIA, por isso não solicitei esse segundo volume, pois não tinha lido o primeiro, mas estou louca para ler ambos.
    Acho que por ser um livro que é narrado pelos olhos de um personagem diferente do primeiro volume esse fato não deixa que o livro seja melhor que o anterior, mas que bom que mesmo assim é um livro bom.
    Acho o mais interessante é alguem acordar cada dia num corpo diferente, isso é realmente loucura.
    Como assim o livro termina justamente no mesmo ponto que o primeiro? Vai ter continuação???? Ah preciso comprar o primeiro livro logo.

    ResponderExcluir
  8. Oi Dryh!
    Eu nunca li nada do autor, mas to querendo muito começar a lê-lo e acho que começarei por essa duologia. Eu espero muito gostar, porque vi resenhas incríveis sobre Todo Dia e lendo Essa também me fez querer mais ainda ler o livro. Eu acho que vai ser bem diferente de tudo o que li, porque pelo menos pra mim a premissa é bem diferente. Adorei a sua resenha, mesmo não entendendo alguns pontos, já que não li o outro.

    beijo!

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Realmente, o livro anterior que é narrado por A é ainda melhor. O que eu gosto dessa trama é que o ponto alto não é descobrir sobre A, mas sim aceitar a sua condição, independente em qual corpo ele esteja. Muito bom!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Oiie Dryh,

    To bem chocada em saber que esse livro é continuação de Todo Dia e que ainda tem mais uma continuação. Pessoa muito por fora, vamo combina! Eu não li o primeiro ainda, embora tenha ele, não sei fiquei empolgada no começo, mas depois passou. Se gostar dele é capaz que leia esse também, vamos ver.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi *--*

    Não curti o primeiro livro achei meio massante a estória, ai vendo suas impressões creio que também não vou curtir, mesmo assim fico feliz em saber que o livro foca em aceitar a condição de A, continuo achando mega estranha o plote mas tudo bem hahaha

    Bjos
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li nada desse autor, mesmo com os diversos comentários positivos sobre sua escrita e estória.
    Quando lançou Todo Dia, fiquei querendo ler, mas já em relação a esse livro nem tanto. Já estou um pouco saturada de livros que trazem o ponto de vista de outros personagens.
    Tudo bem que em alguns aspectos pode ser inédito. Mas, creio que esse não entraria em minha prioridades.
    Que bom que para você foi bom.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  13. Ola Dryh lindona ainda não li nada do autor, leio muitos elogios a sua escrita, o enredo desse livro me deixa muito curiosa afinal acordar cada dia no corpo de outra pessoa, sentir as emoções, bem inteligente ainda mais quando ele se apaixona. Esse livro já está em minha lista de leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  14. Adoro finais de arrancar o coração (rs).
    Eu imaginei que esse livro não seria tão bom quanto o primeiro. Que pena. Mas lendo sua resenha, percebo que vale a pena lê-lo mesmo sem grandes expectativas. Parece ser uma boa sequência, mesmo que a narrativa não seja de A. :) Gostei de saber que tem reviravoltas na história.

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi

    poxa e o primeiro é melhor que esse??? acredita que eu ainda não li? e olha que eu tinha ele em casa um tempo atrás! agora sua resenha me fez querer ler novamente e eu vou fazer isso logo!!!

    vai (novamente) para a lista!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  16. Adoro esse autor! Já li o primeiro livro e estou louca pra ver a continuação! Adorei o post e seu blog ( já estou seguindo!)
    Depois passa lá no meu blog pra conferir! Tem muitos posts de poemas, quadros novos e resenhas hahaha
    Beijos!!
    http://sonhandoacordadaofficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Eu nunca li nenhum livro do autor mas pretendo mudar isso em breve vendo tantos elogios para seus livros estou tentada a ler!
    Achei a premissa dessa bem interessante e vou adicionar há minha lista.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  18. Nossa, que legal ele ter feito uma continuação com a visão dela. Eu já queria ter lido o outro livro dele mas nunca me deparo com a oportunidade além de ter que comprar e já tenho muitos livros na fila e você contando esta resenha que ficou super bem descrita me deixou na curiosidade, mas ainda bem que agora sei que preciso ler o primeiro para saber como será o segundo. Nossa, achei muito legal!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  19. OI! Confesso que me perdi um pouco na história, mas pelo que você escreveu parece ser bem interessante. Depois voltarei com calma para ler a outra resenha e saber mais desses livros. quem sabe me aventure na leitura né? =)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  20. Não são todos os livros do David Levithan que gosto, é um nítido 8 ou 80, e com o lançamento desse livro Todo Dia foi para a meta de leitura e gosto muito da premissa, acho meio desnecessário ser uma obra com outro ponto de vista, mas ao menos conhecemos melhor uma personagem que não tem dos melhores relacionamentos e se apaixona por uma pessoa nem tão fácil...

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Dryh!
    Estou louca para ler esse livro!!!
    Achei Todo dia incrível e não me conformei com o final. Bom saber tudo o que Outro dia trás.
    Estou muito curiosa para ler, mesmo você dizendo que não chega aos pés do primeiro.
    Adorei a dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  22. Ainda não tive a oportunidade em ler o livro ,mais todo dia esta em minha lista a algum tempo por recomendação de uma amiga ,fiquei sabendo que tinha continuação a bem pouco tempo pelo que pude perceber este segundo livro não é tão bom quanto o primeiro , como ainda não li nenhum nem outro não posso opinar a respeito mais assim que lê-los volto para dizer o que achei
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. OI!!

    Peço desculpas pois tinha certeza que havia comentado no seu blog, já que li a resenha. Enfim, o interessante nesse livro é que ele pode trabalhar a questão de gênero, afinal, independente do corpo que "A" esteja Rhiannon o ama. Já li algumas resenhas dos dois livro e confesso que tudo ao mesmo tempo que me atrai por algumas opiniões favoráveis por outras vezes não tenho o mesmo sentimento. Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Não li o primeiro livro "Todo Dia" ainda... Fiquei muito interessada na época do lançamento, mas a empolgação foi passando e hoje acredito que não lerei mais, ou talvez leia se surgir a oportunidade. A história ficou meio apagada para mim com o passar do tempo, mas espero que reacenda no futuro.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá!

    Sou apaixonada por Todo Dia e não gostei de saber que o autor lançou um livro pelo ponto de vista da Rhiannon, até porque o que os fãs queriam era mais do que foi visto em Todo Dia, e assim como você não gostei da Rhiannon. E outra eu não queria uma continuação de Todo Dia, a princípio sim, como todo mundo que gostou do livro eu queria mais e mais, mas agora alguns meses depois que li, percebi que nenhum outro final seria tão perfeito quanto o que teve. Ainda quero ler Outro Dia, mas só porque estou com saudades do A.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...