13 horas

Olá a todos!

Acabei de voltar de viagem, e trago a resenha de 13 Horas, livro de parceria do Grupo Editorial Record.

Título: 13 horas
Autor: Mitchell Zuckoff
Editora: Bertrand (cortesia do Grupo Editorial Record)
Páginas: 350
Edição: 1
Lançamento: 2016
Sinopse: 13 Horas apresenta, pela primeira vez, a história real dos acontecimentos de 11 de setembro de 2012, quando terroristas atacaram o Complexo da Missão Especial do Departamento de Estado dos EUA e o Anexo, base da CIA, em Benghazi, na Líbia. Uma equipe de seis soldados lutou bravamente para repelir os agressores e proteger os americanos que lá trabalhavam, indo além de suas obrigações e realizando atos extraordinários de coragem e heroísmo para impedir uma tragédia ainda maior. Este é seu relato pessoal do que aconteceu durante as treze horas do infame atentado. Pondo em pratos limpos o ocorrido em uma noite encoberta por mistério e controvérsia, este livro instigante leva os leitores para dentro da história desses heróis que arriscaram sua vida uns pelos outros, por seus compatriotas e por seu país. Escrito por Mitchell Zuckoff, autor best-seller do New York Times, 13 Horas é uma obra atordoante que fará o leitor arregalar os olhos – e, o mais importante, é a verdade. A história sobre o que enfrentaram aqueles homens – e a grandeza do que realizaram – é inesquecível.

Resenha

Eu amo livros sobre a CIA, guerras (não que eu goste de guerras, ao contrário) e história, porém 13 Horas não estava em meu radar de leituras. O livro retrata o ataque de 11 de Setembro de 2012 ao complexo da CIA na Líbia, evento do qual eu não me recordava, mesmo tendo 12 anos.

O livro narra a história de seis agentes da força-tarefa que foram atacados, é bom lembrar que outro fato que acompanhou esse evento foi a morte do embaixador americano Chris Stevens. Eu acredito que o autor não colocou o nome real dos seis agentes, mas sim apelidos.

13 Horas é uma história real, não é ficção, a narrativa foca em contar apenas a verdade, como se nós estivéssemos ao lado na operação toda, e isso é simplesmente eletrizante. A todo momento durante a leitura eu não conseguia esquecer de Sniper Americano, a narrativa dos dois livros têm muito em comum, porém achei 13 Horas mais eletrizante e original.

Muitos leitores podem achar que a história é comprada, pois a CIA nunca iria divulgar todos os detalhes de um ataque tão sério como esse, eu também tive o mesmo pensamento, porém não é isso o que aconteceu. O autor, Mitchell Zuckoff não parece tentar mostrar o que ele, ou os americanos querem com essa história. Por se tratar de um país como a Líbia, eu acredito que o autor soube lidar muito bem com todos os fatos e informações.

Mitchell Zuckoff deixou a leitura eletrizante e interessante, eu me sentia a todo momento em perigo e em êxtase, acreditem isso é uma coisa boa! Diferente do outros livros que eu já li como Sniper Americano ou Homeland, 13 Horas foi audacioso.

Recomendo 13 Horas para todo leitor que quer algo eletrizante e real, algo que não pareça típico de Hollywood. Com um evento que deixou muitas pessoas feridas e marcas na história de ambos países, 13 Horas parece fiel ao relatar um ataque e a coragem de seis agentes, e pode acreditar, não peca no entretenimento.


16 comentários

  1. Olá, tudo bem?
    Eu já ouvi falar muito desse livro e tenho muita curiosidade em ler, principalmente por sua temática eletrizant, realista e ousada. Espero poder ler esse livro em breve , porque estou cheia de expectativas e sei que é um gênero que me agrada bastante.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oi Heitor, eu não conhecia o livro e fiquei bem interessada. Mesmo já tendo tantas coisas sobre o 11 de Setembro, é legal saber que o autor explorou outro aspecto e a leitura foi original. Anotei a dica e espero poder ler em breve!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Heitor,
    Também gosto muito de livros sobre guerra, apesar de não gostar delas.
    Adorei sua resenha e me senti eletrizada apenas de ler, será possível :o
    A ideia de viver essa experiência me enche de alegria.
    Espero ler o livro em breve, pois sei que vou gostar.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Caraca, eu sou fascinada por livros assim e fiquei muito interessada nesse, eu ainda não o conhecia e foi uma ótima dica sua. Eu estou lendo Voo Fantasma e ele mostra em tempo real uma missão com ex militares para encontrar um avião misterioso que logo descobrem ser nazista e que sumiu na época da Segunda Guerra Mundial, mas aparentemente o avião nunca existiu, seria um voo fantasma para derrubar Nova York ou Washington. Eu fiquei muito curiosa com o enredo de 13 Horas e espero, de verdade, poder ler esse livro e gostar muito dele, pois a premissa é muito instigante.

    ResponderExcluir
  5. Oi Heitor!
    ASsim como você, eu amo livros, filme e séries que retratam a CIA e guerras. (Aproveito para indicar Guerra ao terror, A hora mais escura, Sicario e Homeland, caso você não tenha visto). Eu vi esse livro e quase o solicitei, mas acabei deixando a leitura de lado, porque quis focar em livros mais leves no mês. Achei bem legal a premissa e com certeza pretendo ler mais pra frente. :D

    beijo!

    ResponderExcluir
  6. Não é um tipo de livro que eu costume ler frequentemente, mas gostei da proposta da obra. Parece-me que é um livro com muito valor histórico, pelo tema abordado. Eu leria esse livro, tranquilamente. Inclusive, já vou colocá-lo na minha lista para ler assim que houver oportunidade.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  7. Gente, não prestei atenção na sinopse, por isso não solicitei a obra, e agora lendo sua resenha me arrependo muito! Também adoro esse tipo de trama, e o que mais me fascinou é saber que é uma história real. Tinha 11 anos quando aconteceu o atentado, e lembro de ver na televisão as torres e tudo mais, mas acho que a leitura deixa o leitor ainda mais por dentro do que realmente aconteceu naquele dia.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Não me recordo desse ataque, por isso acho que ficaria um pouco perdida no começo. Mas seria interessante para conhecer um pouco mais sobre a história desses países, já foi um marco e ouve muita tragédia.

    Abraços, Lara.
    http://www.imperio-imaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bem?
    Para ser sincera, eu não me recordo de muita coisa do ataque de 11 de Setembro. Mas eu iria adorar a leitura desse livro, principalmente por ser uma historia real, e que mesmo assim é eletrizante.

    ResponderExcluir
  10. Não sou muito ligada nesse tipo de livro que retrata uma história real, que foca em contar apenas a verdade...quanto mais eu consigo fugir da realidade, mais satisfeita fico, tanto que meu gênero preferido é fantasia. Fico feliz que tenha achado tão eletrizante e interessante, mas não acho que seja leitura para mim.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  11. Ooi,
    Não conhecia o livro, mas mesmo com sua resenha positiva acho que não leria. Por contar uma história real ele acaba não me atraindo muito, por que gosto de fugir da realidade.
    Vitória Zavattieri

    ResponderExcluir
  12. Oii,

    Histórias com fatos reais são sempre mais interessantes não é?? Não conhecia esse livro e fiquei bem interessada, ainda mais por saber o conteúdo do livro. Gostei muito da sua resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá :)
    Eu ia assistir o filme que esse livro deu origem esses dias.
    Livros eletrizantes me prendem de tal forma que só consigo soltar quando termino. Eu não li Sniper Americano mas fiquei com muita vontade de ler 13 horas.
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Não gosto livros que abordem guerras, independente de ser ficção ou não então dificilmente lerei esse livro já que fujo dessa temática.
    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Olá... Heitor, tudo bem?
    Eu gostei muito a premissa desse livro... gostei da forma como colocou a resenha e os pontos fortes que o livro apresenta... curti... fiquei bem curiosa pela leitura, porque eu gosto muito de coisas relativas a CIA... claro que ainda não li nada desse estilo, apenas séries... porém esse livro despertou meu interesse... xero!

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Eu não conhecia o livro, porém não sei se leria porque não gosto de livros não-ficção. Tenho certo preconceito com o gênero. Mas eu tenho aqui o livro Sniper Americano e ainda não li. Vou contar começar por ele e quem sabe, se eu gostar, leio 13 Horas?
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...