Apresentando: As crônicas de Miramar: O segredo do Camafeu de Prata


Aventura infanto-juvenil de autores paranaenses nas livrarias do Brasil e Portugal

Custeado por um site de financiamento coletivo, obra foi lançada simultaneamente nas livrarias do Brasil e de Portugal.



Chegou às livrarias do Brasil e de Portugal no início de novembro do ano passado As Crônicas de Miramar: O Segredo do Camafeu de Prata, uma das primeiras aventuras de fantasia genuinamente brasileira, inspirada nas maiores histórias de superpoderes publicadas mundialmente.

Nessa história, o leitor vai conhecer Liz, Dan, Isaac, Sara e Gabriel: cinco adolescentes com habilidades especiais que vão parar num lugar chamado Miramar, onde terão que lutar contra poderes e pessoas desconhecidas enquanto aprendem a lidar com as próprias habilidades e com os conflitos típicos da idade para descobrir os segredos e mistérios do lugar.

As Crônicas de Miramar: O Segredo do Camafeu de Prata é o primeiro livro dos autores curitibanos Flávio St Jayme e Wemerson Damasio. Lançado simultaneamente no Brasil e em Portugal pela Chiado Editora, o livro foi todo custeado em um projeto de financiamento coletivo pelo site Catarse, onde obteve mais do que o valor necessário para a publicação. Os autores contam que uma das maiores dificuldades em se lançar o livro foi encontrar uma editora: “As editoras brasileiras sequer responderam nossos contatos, não se deram ao trabalho nem de receber o original para análise”, comenta Wemerson. Flávio não esconde o descontentamento com esta atitude: “Preenchem as prateleiras com genéricos de autores norte americanos, mas não prestam atenção em novos autores locais. Se importam com o dinheiro que os livros podem trazer mas nem analisam se um novo autor pode dar ou não retorno financeiro”. Diante disso, a escolha da Chiado Editora, que tem grande atuação em Portugal e chega agora ao Brasil foi relativamente importante.


Inspirados em filmes, séries e revistas em quadrinhos, os personagens da história possuem características, poderes e conflitos próprios (alguns envolvendo preconceitos e racismo) e, enquanto se adaptam à nova realidade daquele lugar estranho, conhecem uns aos outros e descobrem amizades e inimizades.

Um dos personagens de As Crônicas de Miramar é Isaac: um adolescente gay assumido que precisa aprender a lidar com o preconceito de outros jovens além de viver com um superpoder. “O Isaac é um adolescente como qualquer outro, antenado e conectado ao mundo pop, e tem os conflitos próprios da idade. Mas o fato dele ter um superpoder e ser gay o coloca diante de várias questões durante a história.”, diz Wemerson. E Flávio complementa: “Não usamos os poderes como metáfora para a homofobia, como em histórias conhecidas como X-Men, mas tratamos do preconceito contra o gay junto com o preconceito contra os poderes. Uma coisa pode andar junto com a outra sem excluí-la. E Isaac acaba sofrendo das duas discriminações, o que torna as coisas um pouco mais difíceis pra ele.”.

Com forte presença nas redes sociais (o livro já possui página oficial no Facebook, perfil no Instagram e até um booktrailer feito por fã) e muitas referências pop, As Crônicas de Miramar: O Segredo do Camafeu de Prata é o primeiro volume de uma trilogia que chega às livrarias e lojas virtuais do Brasil e de Portugal pelas mãos de uma das editoras mais tradicionais da Europa.





Flávio St Jayme
Formado em Pedagogia e com especialização em História da Arte. Natural de Curitiba, Paraná, onde reside atualmente. Jornalista por experiência e crítico de cinema, é fã de super-heróis, literatura e cultura pop.

Wemerson Damasio
Natural de Maringá, Paraná, é professor de crianças e adolescentes. Atualmente reside em Curitiba, também no Paraná. Fã de literatura, em especial: a fantástica, a de suspense e de terror.

*   *   *   *

15 comentários

  1. Olá!

    Muito legal esse projeto! O triste é que a editora nem é 100% brasileira, mas está fazendo mais do que as genuinamente nacionais. Sucesso aos autores e que o livro faça muito sucesso aqui e além-mar!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Nossa que legal essa história. Eu não conhecia a obra mas parece ser bem interesante. Eu não sou um escritor nem nada, mas eu intendo muito bem a atenção precoce que as "grandes" editoras dão para os autores nacionais. Espero que dê tudo certo na vida desses dois grandes escritores. Achei o trabalho gráfico muito bacana. E com certeza espero que o livro arrase lá em Portugal tmbm
    Bjks

    ResponderExcluir
  3. Oi oi,

    não conhecia o livro e a trama não me chamou muita atenção, mas achei muito bacana os autores terem trago temas como sexualidade e preconceito para a história! É muito importante que a literatura aborde tabus e polêmicas, fazendo com que os leitores reflitam e aprendam a ser pessoas melhores e mais compreensivas!

    Beijos!
    Visite o Mademoiselle Loves Books
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
  4. Ola tudo bem?

    Não conhecia os autores e nem o livro. Adorei a capa, e acho muito importante os autores trazerem temas tão importantes principalmente para os adolescentes.

    Bjos

    http://rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Nossa... Aqui no Brasil é mesmo muito difícil para os escritores, é difícil serem valorizados. Eu admiro muito a Chiado pois vejo que ela da muitas oportunidades. Não conhecia o libro deles e achei muito interessante e importante os assuntos que tratam nesse livro. Quando eu tiver uma oportunidade eu vou ler essa livro com certeza. Adorei as informações!

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  6. Oii, eu já tinha visto esse livro e acho ma proposta dele bastante interessante. Acho que esse é o ano de explorarmos mais a literatura brasileira que tem obras incríveis. Amei o post <3

    ❥Blog:Gordices Literárias

    ResponderExcluir
  7. Amiga eu já tinha ouvido falar dessa obra e sinceramente eu fiquei bastante interessada, até porque é um gênero que eu gosto bastante de ler. Com certeza eu leria sabia? Pelo que tu colocou na postagem já me chamou atenção e espero poder fazer a leitura assim que tiver chance =] Adorei, sério. E achei a capa do livro linda também.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/resenha-paixao-de-primavera.html

    ResponderExcluir
  8. Olá Dryh,
    Já tinha visto essa divulgação em outro blog e achei o livro bem interessante.
    Adoro o gênero fantasia, mas me canso muito fácil dele, sabe? Não consigo ler muitos livros do mesmo gênero.
    As Crônicas de Miramar é um livro que leria, sem dúvidas.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Já conhecia o livro de outros blogs e acho essa capa bem chamativa, eu mesma chamei meu filho pra dar uma olhada e adorou!!! Nãos ou de ler fantasia, mas esse me chamou a atenção e espero conferir em breve!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá...tudo bem??
    Apesar de não ser meu tipo de leitura... eu achei o projeto bem bacana... gostei muito da capa... dá a impressão de que se fala de amizade e tudo mai. Espero que o projeto seja um sucesso e que os autores atinjam seus objetivos... para amantes dessa temática... com certeza será uma leitura fascinante... Xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Não conhecia a obra, achei bem legal o projeto e é muito bom quando tem novidades. Eu só não vou ler, não é meu estilo de leitura. Mas desejo maior sucesso para os autores.
    Essa editora sempre publica livros com história de qualidade. Para quem gosta, com certeza será uma leitura viciante.
    beijos
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  12. Me interessei muito pelo livro! Amo fantasia, amo histórias com superpoderes! Achei o máximo isso deles trabalharem também preconceito e racismo, e gostei bastante de ter um personagem gay que sofre preconceito tanto por sua homossexualidade quanto por ter poderes. Com certeza vou querer ler, já coloquei na minha lista!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Eu sou mega curiosa pra ler algum livro onde mais de um autor tenha escrito. Fico curiosa pra saber como funciona isso. Mas nunca li nenhum. Esse eu não conhecia, nem os autores. Eu gostei bastante do plot e do fato de ter um "Q" de história em quadrinho.Mas poxa vida, tudo que eu acho legal é uma série ou saga... tô fugindo dessas leituras por falta de tempo e dinheiro. Mas é um boa dica.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  14. Olá, boa noite, tudo bem?
    Nossa amei o livro... livros que envolvam críticas e principalmente preconceitos me atraem e muito... Também fiquei muito feliz ao ver uma literatura brasileira atualmente sendo publicada em outro país, como pelo jeito, foi em Portugal. Acredito que assim as pessoas começarão a apreciar mais a nossa literatura que é uma das melhores do mundo, claro que em minha opinião. E só para mostrar minha felicidade (e curiosidade é óbvio) eu vou procurar esse livro na livraria e comprá-lo, acredito que me valerá muitas aventuras... Beijos
    Sthe - Blog
    http://leesoncre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Nossa que interessante,
    infelizmente essa dificuldade dos autores é uma realidade bem intrínseca aqui no Brasil, as grandes editoras estão pouco se lixando em investir em bons autores nacionais, mas se eles fossem booktubers com milhares de likes certamente já estariam com mais de um livro publicado. No final das contas foi favorável pra eles, afinal não é pra qualquer um ser lançado em dois países simultaneamente. Parabéns aos autores peala perseverança e parabéns a editora por ter acreditado neles.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...