Distopia

Título: Distopia
Autora: Kate Willians
Editora: Arwen (cortesia)
Páginas: 318
Edição: 1
Lançamento: 2015
Sinopse: Em uma sociedade governada por militantes, com um sistema incorruptível, as crianças são isoladas no regimento militar aos sete anos de idade e treinadas para serem soldados. Lá, eles aprendem da forma mais cruel a atirar e a matar, perdendo muito cedo a sua inocência. Depois da Grande Guerra, o mundo passou a ser dividido entre governantes e governados e cada um tem as suas dores, suas mágoas e limitações. E o que nos resta saber é: de qual lado você está? Porque no final das contas, não estamos vestidos para lutar... Assim como nunca estaremos vestidos para morrer...
Resenha

...Não há como escapar do Regimento. Nós somos a lei. Nós somos a justiça.

Ano de 2064. O mundo foi praticamente destruído pela Grande Guerra, e agora, mais de cinquenta anos após o acontecido, é dividido entre governados e governantes, sendo os governantes, militares. São eles quem governam tudo, sendo, ao todo, quatro pessoas, quatro coronéis.

As crianças governadas são recrutadas como soldados ainda pequenas, passando por desafios e treinamentos perigosos e servindo um dos quatro regimentos: Norte, Sul, Leste e Oeste. As crianças governantes nascem destinadas a casarem-se com militares quando moças (percebemos assim que, por mais que os anos tenham se passado, o ser humano retrocedeu em relação ao machismo, e à homofobia também); e a servir aos regimentos, quando homens. É claro que esse serviço não é como os que os governados prestam, mas ainda assim, são ruins. Resumindo, a Terra virou um mundo onde ninguém tem o direito de escolher como viver sua vida, e é nesse mundo que Thiago e Laura vivem.

“posso ser um deles, mas meu coração não pertence a nenhum dos lados”.

Thiago foi recrutado quando criança, e após passar por tantos treinamentos perigosos, sofrer consequências trágicas por atos comuns e perder sua infância para o sistema em que vive, acaba aceitando a vida que tem, vivendo-a como pode. Ele tem três melhores amigos: Lucas, Nicolas e Ângelo (novo marido literário), personagens secundários que foram MUITO bem explorados na história, a autora conseguiu criar personalidades incríveis para cada um deles, e todos me conquistaram de primeira.

Laura é filha do coronel do Norte, tendo crescido no meio de muito luxo e tecnologia (usada apenas pelo Regimento e pela Ciência), e por mais que seu jeito mimado e birrento de ser tenha me irritado um bocado no início, é impossível não gostar dela. Vivendo no que pareciam ser três séculos passados, Laura precisava usar vestidos extravagantes, comportar-se como uma dama (o que ela fazia questão de não fazer), e aceitar o fato de que seus irmãos tornavam-se soldados, e ela, uma esposa. Mas é claro que ela não aceitaria as coisas assim de primeira. Se assim fosse, que graça teria?

Distopia é simplesmente um livro incrível, e eu ficaria MUITO feliz em ver uma continuação chegando por aí. Li o livro em menos de um dia, de tão interessante, emocionante e tenso que estava (é um daqueles livros devoráveis, sabem?). Queria chegar ao final para ver o que aconteceria, mas não queria que acabasse, pois sabia que a saudade dos personagens seria imensa! A escrita da autora é simplesmente incríveis, e os flashbacks que acompanham a história em tempo real são mais incríveis ainda. Conhecer os personagens quando crianças e vê-los amadurecer (adoro ver isso em livros) foi a melhor parte.

Encontrei alguns erros de digitação durante a história, mas estava tão presa nos acontecimentos que eles nem me atrapalharam, porém, achei que seria bom mencionar na resenha sobre eles. Não achei que a capa combinou muito bem com a história, já que ela dá a ideia (pelo menos para mim) de uma doença, um vírus ou algo do tipo... Paro de ser chata por aqui, juro.

Enfim, Distopia é um livro incrível, e eu não recomendo apenas para quem gosta de distopias, mas para todos os tipos de leitores, pois é um livro que eu acho que merece ser lido por todo mundo. É um dos melhores que eu li este ano, e realmente espero (de coração e com uma faca na mão) que a autora escreva mais histórias.

não estamos vestidos para lutar... Assim como nunca estaremos vestidos para morrer...


11 comentários

  1. Ei Dryh,
    Esse livro já esta minha lista de leituras e agora lendo sua resenha acho que vou acabar lendo antes do previsto rs.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  2. Esse livro está em todos os blogs!
    Só vejo resenhas positivas, assim como a sua, que cada vez mais aumentam a minha curiosidade.
    Gostei e está na lista de desejados.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Acabei de ler uma resenha sobre o livro!
    Sou apaixonada por livros com visão futuristica!
    Ele acaba de entrar na minha listinha!

    Beijos,
    Lendo no Inverno

    ResponderExcluir
  4. Nossa, só vejo comentários positivos a respeito dele. E confesso que não havia dado todo esse crédito. Talvez quando eu o ler, mude de ideia... Ótima resenha!

    Beijos
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olha quando eu vi a capa eu pensei que se tratava de um livro de terror. Mas sendo distópico mesmo sabe? Eu ainda estou até com um pouco de receio, porque normalmente o selo da Darkside são desse gênero e sinceramente não sei o que pensar. Eu adorei a sua resenha, até pegaria para ler só pelo que você contou por conta do romance proibido que tem, mas sei lá. Eu vou pensar mais e assim que tiver mais segura com certeza o pegarei para ler =X

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/ebook-worlds-1.html

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Já vi muita gente comentando sobre essa obra e, a cada dia que passa, fico mais curiosa para ler. A premissa da obra me agradou bastante e já estou procurando para comprar haha.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Dryh que paixão pelo livro menina! hahaha
    Adorei a sua resenha e ela aguçou ainda mais a minha curiosidade sobre o livro. Em relação a capa, eu concordo com você, eu pensava que era uma doença :o kkkkkkk

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  8. Oi Dryh, sua linda, tudo bem
    Um dos melhores livros que leu na vida, preciso ler também!!!!!! Agora você acha que eu não iria notar sua pequena observação, se enganou, quero conhecer esse tal do seu novo marido literário, o Ângelo, risos.... Já vi que eles irão se apaixonar e ter que enfrentar desafios para ficarem juntos, o problema, é que não estamos falando de um romance e sim de uma distopia, então os desafios devem ser de arrepiar. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Diferente de vc eu achei a capa perfeita para a história. Não vi ideia de doença, virus e tal na imagem da capa kkkkkkk e sim algo relacionado a guerra mesmo.
    A premissa é incrível, eu estou louca para ler. Uma pena vc ter encontrado erros, mas que bom que o livro é bom e não atrapalhou sua leitura.
    Eu realmente amei sua resenha, uma das melhores que eu já li.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Acabei de ler outra resenha e a blogueira tbm amou bastante.
    Tipo estou aqui com o coração na mão pq não escolhi ele para resenha rsrs.
    Gosto de livros assim que se lê num dia de tão bom que é
    Adorei sua resenha

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ah gente! A kate mandou ver nesse livro hein? Só ouço elogios e criticas ótimas, fica impossível não cogitar em ler essa obra que pelo meu ver foi muito bem trabalhada. Estou com o livro em casa espero ler o mais breve possível Dryh.

    Beijos e queijos!! ;)

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...