O sumiço de Beatriz

Título: O sumiço de Beatriz
Autora: Carolina Matsuo (cortesia)
Páginas: 340
Edição: E-book
Lançamento: 2014

Sinopse: Em meio a acordos entre a petrolífera brasileira e a venezuelana, uma organização paramilitar liderada por corruptos faz negociações com militares venezuelanos para produzir um instrumento de guerra, que apenas duas pessoas são capazes de desenvolver: Beatriz, uma estilista que ganhou vários prêmios como figurinista e maquiadora, criada por sua tia, Giselda; e o professor Dr. Yaacov Baum, um professor-pesquisador judeu de uma prestigiada universidade. Durante a negociação do projeto de tal instrumento, num evento responsável por uma série explosões, Beatriz foge do cativeiro, mas o professor é ferido, e sua tia, que estava no local, é dada como morta. Beatriz recorre ao seu amigo de infância, Tomaz, e tenta lhe contar os fatos. Porém, antes mesmo que ela explique o que está acontecendo, é obrigada a fugir dos militares que a perseguia. Tomaz, chef de cozinha e dono do Tradicional Café, sem entender o que está acontecendo, e preocupado com a atitude da amiga, mergulha em uma profunda investigação para encontrá-la. Eventualmente, ele acaba descobrindo uma rede de intrigas e corrupção que envolve um mercador de armas, as FARC e algo muito além do que ele poderia imaginar.


Resenha
Fiz o que achava que era o certo. Mas por querer fazer o bem... a quem ama.

Já fazia um tempo desde a última vez em que Tomaz vira sua amiga, Beatriz, e quando ela lhe envia uma mensagem, pedindo para que ele a encontre no Café Tradicional onde ele é dono e trabalha, Tomaz fica curioso. Beatriz estava usando um disfarce e parecia nervosa, isso porque acabara de fugir de um ataque onde quase morrera. Mas por que diabos Beatriz estava usando um disfarce?
Beatriz vivia com sua tia, Giselda, uma estilista conhecida de quem todos gostavam, porém, quando a moça consegue fugir e encontra Tomaz, ela lhe dá a notícia de que a doce mulher estava morta, ou melhor, fora assassinada pelas mesmas pessoas que estavam atrás dela, e pouco depois, Beatriz desaparece.

O que seria dele sem Beatriz e Giselda, que eram consideradas membros de sua família...

Intrigado com o mistério da amiga e chocado com a notícia, Tomaz decide investigar e tenta descobrir o que aconteceu. Ele então dá uma de detetive e começa a desenterrar fotos e anotações do passado na casa onde a amiga morava, e aos poucos, as coisas vão se encaixando, mas não sem um pouco de perigo. Ao longo do livro, Tomaz encontra pistas sobre o que pode ter levado ao sumiço de sua amiga, e mesmo sabendo que ela pode estar morta, ainda assim ele não desiste de tentar acha-la, e descobrir o que diabos estava acontecendo. Enquanto isso, uma petrolífera brasileira e outra venezuelana fecham um acordo suspeito que deixa sérias dúvidas, principalmente por serem administradas por pessoas corruptas que planejam criar uma arma de guerra.

Acho que ele não tem esperanças em encontrá-la viva, mas pretende buscar respostas.

Como já consta na sinopse, três pessoas foram perseguidas por militares venezuelanos por serem as únicas capazes de criarem uma arma, duas delas eram Beatriz e Giselda, e a terceira, o Dr. e professor Yaacov Baum, um químico que tinha alguma ligação com as duas. Mas por que eles foram se meter com pessoas perigosas? Ainda mais militares estrangeiros! E o que tinha acontecido com os três?

Uma coisa que me incomodou um pouco no livro, foi que Tomaz tinha a mania de falar sozinho, estilo vilões de novela mexicana, principalmente quando descobrem ou estão tramando alguma coisa. No início acabei não dando muita bola, pois estava bastante curiosa para saber como era a escrita da autora, mas com o passar das páginas, aquilo foi ficando um pouco chato. Encontrei também alguns erros de português, porém foram poucos, então não atrapalham em nada na leitura. O livro é narrado em terceira pessoa, porém em alguns momentos uma narração em primeira também aparece, e somente no finalzinho da história que eu consegui perceber porque somente um personagem a contava. Tomaz é um personagem bem desenvolvido e inteligente, a forma com que arrisca sua vida para encontrar e ajudar seus amigos é surpreendente, e mais ainda quando resolve os mistérios, porém ele também é um pouco bobo, sua mania de falar sozinho acabou colocando-o em maus lençóis algumas vezes, e sua forma de agir com outras pessoas me pareceu certinha demais, e um tanto quanto forçada.
Tomaz tentava juntar as peças de um quebra-cabeça incompleto.

Quando comecei a ler O sumiço de Beatriz, achei que a história iria focar somente em Tomaz tentando encontrar a amiga, mas a autora também deixa espaço para os inimigos André, Christian, Pedro e Julius, que, assim como Tomaz, estão procurando Beatriz e tentando descobrir o que ela escondia antes de desaparecer. Mas a diferença é que eles estão “do lado negro”, por mais que tenham medo de se afundarem na bola de neve que estão criando.

O tempo todo eu queria saber o que tinha acontecido com Beatriz, e se alguém finalmente a encontraria. Também queria saber que destino levariam os personagens corruptos que desviavam dinheiro da faculdade onde o Dr. Yaacov trabalhava, e onde Tomaz passa a maior parte de seu tempo, enquanto tenta encontrar relatórios feitos tanto pelo doutor quanto por Beatriz. A autora foi esperta ao juntar os personagens daquela maneira, principalmente quando alguns deles eram de times diferentes e tinham o mesmo propósito, mas queria ter visto mais de Tomaz do que dos outros personagens, que estavam sempre discutindo e planejando.


O livro tem algumas reviravoltas impressionantes, mas também um pouco confusa. Não sei se eu sou lerda ou se algumas coisas ficaram no ar e com algumas pontas soltas, mas o finalzinho de O sumiço de Beatriz me deixou um pouco boba. Gostei da forma com que a autora desenvolveu a história, mas a narração não me encantou da forma que eu imaginava, nem os personagens, então devo dizer que fiquei um pouco decepcionada, principalmente com Tomaz, que foi um personagem tão diferente do que eu imaginei (depois de ler tantas resenhas sobre o livro), e não de um jeito 100% positivo. As ações de Beatriz me irritaram um pouco, principalmente quando ela ficava conversando quando poderia estar salvando Tomaz, mas ela é uma personagem bacana, e mais corajosa do que eu imaginava.

Enfim, é um livro muito bom e interessante, a forma com que a autora criou os conflitos e o final (principalmente) me deixaram pasma, mas como disse anteriormente, os personagens não me conquistaram, e sempre que isso acontece, a leitura acaba ficando um pouco cansativa, então demorei um pouco para finalizar o livro. É uma história muito boa, porém, infelizmente, não é uma das minhas favoritas. Antes de terminar, só queria dizer aos leitores que o Túlio é MEU, então tirem ozóios


21 comentários

  1. Oi Dry!
    Caso de personagens rasos e poucos detalhados que não conquistam.. Aff, não me fale. Me arrasto tambem quando rola isso ou o enredo fica repetitivo. Mas eu já vi outras resenhas do livro e algumas, bem positivas. Pra mim, este seria um caso de não vou ler por causa da capa D: Gente, eu acho essa capa muito, mas muito esquisita. Não daria dois reais por ela D: Sério.Ficou aparentemente um trabalho tão amador.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a capa parece um pouco esquisita mesmo, David, mas no final do livro a gente entende por que a Beatriz parece estar se desfazendo no fogo, e é bem bacana :)

      Excluir
  2. Já vi muitas resenhas positivas em outros blogs e cada vez mais tenho vontade de ler esse livro. Adoro historias assim, com pistas, investigação.
    Comprei na Bienal, mas ainda não tive tempo de ler. Vi muitas resenhas que dizem que é um livro para ler com calma. Ainda não cheguei nele, mas ele tá na lista.

    Discordo totalmente com o David Andrade, a capa é maravilhosa, e vou te dizer que foi o que mais me chamou a atenção!
    Bjinhos <3




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a capa também chamou a minha atenção no início, achei ela muito bonita. Espero que você goste do livro :)

      Excluir
    2. Muito Obrigada Andrea! Espero que leia em breve. :)

      Bjs

      Excluir
  3. Agradeço a Dryh Meira pela parceria e por deixado suas impressões sobre o livro!

    O livro tem várias reviravoltas e se não prestar atenção acaba perdendo alguns trechos importantes para a compreensão da trama. O livro não trata apenas das relações entre os personagens, ele vai muito além disso. É uma trama que envolve conspirações, denúncias e alguns elementos chaves que um bom leitor, ligado nos acontecimentos políticos do Brasil e do mundo, poderá identificar.

    Quem quiser os ÚLTIMOS exemplares impressos de O Sumiço de Beatriz, autografado e com marcadores, acesse a fanpage do livro e faça o seu pedido antes que acabe. Preço Promocional ATÉ 7/6/15
    https://www.facebook.com/OSumicodeBeatriz

    Bjo, bjo,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço, Carolina ♥ apesar de ter mencionado alguns pontos negativos, gostei bastante do seu livro ♥

      Excluir
  4. Menina, desde que vi esse livro, fiquei bastante curiosa. Achei tudo diferente nele, da capa ao enredo. Para mim, foge dos clichês enlatados que a literatura nacional tem se tornado. Espero logo ter o prazer de apreciar a escrita da autora. Mas, só acho, afinal não li a obra... :(

    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Dry
    Ainda bem que li sua resenha antes de comprar o livro.
    Caramba ele parece ser um pouco confuso e se os personagens não te cativaram, to fora.
    Esse lance de Thomas falar sozinho deve ser bem irritante mesmo.
    Amei suas colocações.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode ser que eles cativem, vai de leitor para leitor, né?!

      Excluir
  6. Que capa mais linda é essa??? Adorei a sinopse e sua resenha... acabei de comprar na amazon. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que você goste do livro, Danielle, vem contar pra gente o que achou depois, hein ;)

      Excluir
  7. Oii, tudo bem?
    Ultimamente eu tenho visto muitas resenha desse livro, porém a obra não chamou tanto a minha atenção, eu tento evitar os livros em que os personagens não cativam os leitores, mas pode ser que eu dê uma oportunidade ao livro um dia.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ola! Tudo bem?
    Esse livro parece bem interesante. Acho que posso gostar dele.
    Adorei a sua resenha.
    Eu leio voce depois. :)
    Boas leituras!
    http://abracalibro.blogspot.com.es

    ResponderExcluir
  9. Oiee, tudo bem? Realmente, quando os personagens não conseguem conquistar o leitor a leitura se torna cansativa e chata, sei bem como é isso, achei a premissa do livro legal mas a mesma não faz muito o meu estilo, sobre a capa fiquei em dúvida se me agradou ou não, ela é diferente e legal e ao mesmo é um pouco estranha hahaha, não seria um livro que eu leria mas achei a ideia do mesmo interessante, Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Oii!

    Muitas pessoas falam desse livro e cada vez mais eu fico com vontade de ler ele!
    Gosto muito da capa e a sua resenha me deixou super com vontade de ler <3
    Adorei sua resenha ^^

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  11. Que capa incrível!!! Adorei a resenha, vou procurar para ler.
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  12. Oi Dryh!!!
    Finalizei leitura deste livro semana passada e vou postar resenha esta semana... Dá uma passadinha no meu blog quinta feira e veja se vc concorda com minha resenha..
    Bom, eu confesso que tb fiquei um pouco decepcionada.. Esperava bem mais do livro..
    Sou professora de geografia e qdo li na sinopse sobre acordos entre petrolíferas envolvendo Brasil e Venezuela, organização paramilitar, Farc e tal, fiquei DE SES PE RA DA para ler, mas não foi o que eu esperava... Achei a história inocente demais e bem cansativa tb...
    Claro que tiveram pontos positivos, mas acabei levando acho que mais de duas semanas para fazer a leitura...

    Bjo
    aguardo vc!!!
    escritaseleituras.weebly.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Dryh, tenho lido boas resenhas deste livro, uma pena que para você nao foi tudo isso.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  14. Oi Dryh! Já li muitas resenhas sobre o livro e acho a capa incrível.
    Sempre bom ver a sua opinião, mostra coisas que antes não tinha notado.
    Está na lista!!
    Beijooos

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...