Cartas de amor aos mortos

Titulo: Cartas de amor aos mortos
Autora: Ava Dellaira
Editora: Seguinte
Páginas: 344
Edição: 1
Lançamento: 2014

Sinopse: Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop… apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era — encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um — é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.


Resenha
O universo é maior do que qualquer coisa que cabe na sua cabeça. – página 118
Assim que vi esse livro em promoção no submarino, decidi comprá-lo. Não foi a capa, nem o título ou a sinopse, mas todos esses fatores juntos. Sabia que esse seria um dos melhores livros que eu leria, e a junção de todos esses temas fortes dos quais a autora decidiu falar só deixou Cartas de amor aos mortos ainda melhor. Uma mistura de diário trágico com uma pitada de romance e esperança. Não sei como passar para vocês tudo o que eu senti e explicar o que eu vi ao ler o livro, mas juro que vou tentar.

Laurel é a aluna nova que não se encaixa, ela não tenta fazer amigos e ninguém se aproxima. Ela está bem assim, por enquanto, até que acaba se tornando amiga de Hannah e Natalie, duas garotas bonitas o suficiente para serem populares, mas que decidiram ficar abaixo dos radares da popularidade. Elas são um trio impecável! Mas Laurel decidiu não contar ás amigas o que aconteceu com sua família há alguns meses, pois não agüenta mais olhares de pena recaindo sobre ela.

A verdade é que Laurel estava lá quando sua irmã mais velha, a adorável May, caiu de uma ponte e morreu. Laurel era a única pessoa com ela naquele momento, e nunca contou á ninguém o que aconteceu naquela noite. Ela viveu com a culpa pela morte de sua irmã desde então.
... Não sabia como explicar que, depois que May morreu, tudo o que eu queria era desaparecer. Que minha irmã era a única pessoa em que eu poderia desaparecer. – página 72 
May era perfeita, todos a adoravam. Era selvagem e corajosa, o tipo de garota que Laurel sonhava em ser, elas eram mais que irmãs, eram melhores amigas. E mesmo estando morta, May ainda consegue ter poder sob a mais nova, que tenta a todo custo preservar a memória da irmã.

A história começa quando a professora de inglês passa uma tarefa interessante: escrever uma carta para alguém morto. Era de se esperar que Laurel escrevesse para sua irmã, relatando o quanto sente sua falta e quanta raiva há dentro de si, por ter sido abandonada por aquela que deveria protegê-la... Mas ela decide escrever para pessoas como Amy Winehouse, Amelia Earhart, Janis Joplin, Kurt Cobain, etc. Todas elas, de alguma forma, foram importantes para ela; seja o cantor e ator favorito de sua irmã, ou a primeira mulher a voar e ser livre. As cartas narram a história e os sentimentos da protagonista, que além de confusa, é um pouco chorona. Mas Laurel não chega a entregar as cartas, e continua as escrevendo. 
A verdade é que não perdoei minha irmã. Não sei como perdoá-la, porque nem tenho o direito de ficar brava com ela. E tenho medo de perdê-la para sempre se fizer isso. – página 216 
Ela mora com o pai e sua tia Amy, passa uma semana com cada um. Sua mãe foi embora para a Califórnia quando May morreu, mas seus pais já eram divorciados há tempos. 

A escrita da autora é leve e cheia de sentimentos, o tempo todo eu estava sentindo alguma coisa, seja alegria pelos momentos felizes da personagem, tensão pelas coisas ruins que aconteciam, ou tristeza, quando ela contava alguma coisa realmente interessante e difícil. A autora insistiu em colocar um romance no meio de tudo isso, e no começo eu até gostei de ver Laurel com Sky, mas depois de alguns acontecimentos, a coisa toda foi ficando forçada demais.
As pessoas não conseguem fazer o que você fez. Elas não conseguem ser tão lindas quanto você. E você só queria se extinguir. – página 207 
Mas mesmo não tendo curtido muito a parte do romance e das conseqüências dele, amei o livro. De verdade, um dos melhores que eu já li. Nunca senti nada parecido enquanto lia alguma coisa, essa mistura de sentimentos que eu não sei dizer como é, ou nomear. É algo que vocês terão de ver por si próprios, talvez não com este livro, mas um dia verão.

Outra coisa que eu amei no livro, foi que o tempo todo a autora/personagem cita músicas. Algumas eu já conhecia, outras nunca tinha ouvido falar, mas corri para ouvir todas assim que fechei o livro. Filmes também são mencionados, e enquanto narra os seus dias, Laurel analisa a vida das pessoas á quem as cartas são destinadas, como todos eles morreram, como eram, etc. 
Talvez você tenha conseguido colocar tudo para fora. Talvez tenha sido por isso que morreu. Como se tivesse implodido. – página 11  
Ava agora é uma das minhas autoras favoritas, e Laurel uma personagem da qual eu nunca esquecerei. Ela se perdeu bastante enquanto tentava encontrar um jeito de superar a morte da irmã e seu primeiro amor, mas enquanto junta os cacos que ficaram para trás, descobrirá que não é como May, ela não é a irmã. Laurel é ela mesma, só demorou um pouco para enxergar. 

MilkMilks
Dryh Meira

17 comentários

  1. Gostei muito da sinopse do livro, ele parece ser mesmo tudo que você falou! Achei a ideia bem criativa e já que é daqueles de fazer chorar. Eu curto livros assim, com essa pegada reflexiva, sem ser moralista, pelo menos acho que ele assim!!
    Beijinhos

    blogfalandodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Terminei esse livro ontem (17/08) e caraaaa, eu AMEI demais essa história. Amei o modo como a autora desenvolveu seus personagens e fez com que nos apegássemos a eles. Também adorei a Laurel. Me apaixonei pelo Sky mas esperava mais do passado dele, esperava um BUM, mas mesmo assim eu adorei demais.
    Adorei a resenha.
    Um beijo!!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Confesso que esse livro não me chamou a atenção a primeira vista, mas após ler a sinopse e algumas resenhas tipo a sua, ele entrou pra minha lista de desejados e simplesmente preciso lê-lo. kkkk

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
  4. OMG! Esse livro parece ser bom demais!
    Fiquei com muito vontade de ler, gosto de histórias assim.
    beijos
    http://cookierobsten.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parece passar mesmo bastante sentimento e uma mensagem bonita por fim.

    ResponderExcluir
  6. O que é essa capa? Lindíssima!!!!!
    Então, eu quero ler esse livro justamente por conta desse lance das músicas. Qualquer livro que tenha uma referência grande com música, eu trato de colocar na minha lista - enorme - de coisas para ler.
    Vamos ver se conseguirei ele. Estou bem ansiosa!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. livros com citações musicais são outro nivel....haha'

      Excluir
  7. Ah, eu quero, quero muito, quero desde a capa até a tinta usada para imprimir esse livro hahaha Essa sinopse me cativou, e mesmo já tendo ouvido uns comentários, não me desanimo! Sua resenha está ótima, Dryh! Acho que eu também não devo curtir o romance (estou numa vibe nada romântica), mas acho que irei amar também! Muitos beijos!

    bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigadaa, Tici ^^ com o romance o livro é perfeito, tirando a parte do romance, é mais que perfeito ♥♥

      Excluir
  8. Oi Dryh.
    Menina, você já leu esse livro?!
    O meu ainda nem chegou, fiquei meio receosa ao solicitar pra editora, mas agora sua resenha me deixou bem animada, você deu nota máxima e ainda favoritou!
    Eu adoro narrativas leves e ainda tem romance e referência a músicas, tá perfeito.
    Empolgação a toda por aqui.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que você goste tanto dele quanto eu, Paty ^^ é um livro maravilhoso ♥

      Excluir
  9. Oiii!!! Nossa, não imaginava uma história tão boa. Esses quotes são perfeitos.
    Beijoos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Estou louca para ler esse livro, parece ser muitooo bom!
    Beijos

    http://letterofwinter.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Ai Dryh eu to louca por esse livro. Tudo me encanta nele e tenho certeza que eu vou adora-lo. Acho uma peninha a autora tem colocar um romance no meio, na minha opinião o propósito da história é outro, mas nada que vá atrapalhar né? beijos

    ResponderExcluir
  12. Oie...
    Também estou louca para ler esse livro!!! A premissa é muito interessante e a capa é encantadora!!
    Gosto bastante de romance e adorei as referências musicais!!! Sem contar que a leitura parece ser muito agradável e cativante.

    ResponderExcluir
  13. Oi Dryh!

    Linda resenha! Fiquei surpresa que as cartas eram destinadas a pessoas famosas, rs. Estou muito entusiasmada para o livro, principalmente pq sua resenha me deixou super animada! :D

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  14. Adorei a resenha, Dry. E fiquei intrigada com o fato da menina não escrever para a irmã e sim para outras pessoas, logo no início.
    O livro parece totalmente diferente de tudo que já vi, mas um diferente atrativo e quero muito ler, sem dúvida.

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...