O garoto quase atropelado

Eu estava em dúvida sobre qual livro do Vinícius deveria ler primeiro: O garoto quase atropelado ou 1+1. Já tinha lido resenhas sobre ambos, e, pelo o que eu me lembro, todas falavam maravilhosamente bem das duas obras. Fiz então um uni-duni-tê mental e acabei escolhendo O garoto quase atropelado, mas, mesmo sabendo o que o livro fez com outros leitores (é arrebatador, tomem cuidado), ainda assim, não estava preparada para o que eu encontrei.

Título: O garoto quase atropelado
Autor: Vinicius Grossos
Editora: Faro Editorial
Páginas: 272
Edição: 1
Lançamento: 2015
Sinopse: Um garoto sofreu com um acontecimento terrível. Para não enlouquecer, ele começa a escrever um diário que o inspira a recomeçar, a fazer algo novo a cada dia.
O que não imaginou foi que agindo assim ele se abriria para conhecer pessoas muito diferentes: a cabelo de raposa, o James Dean não-tão-bonito e a menina de cabelo roxo, e que sua vida mudaria para sempre! Prepare-se para se sentir quase atropelado de uma forma intensa, seja pelas fortes emoções do primeiro amor, pelas alegrias de uma nova amizade ou pelas descobertas que só acontecem nos momentos-limite de nossas vidas. Estar vivo e viver são coisas absolutamente diferentes!
Resenha

A sensação que tenho é de que meu coração foi arrancado e, no lugar, restou um buraco negro, rodeado por vácuo e escuridão. – página 238

Nosso protagonista, cujo nome não nos é revelado, recentemente sofreu a perda de alguém muito querido por ele. Mergulhado numa profunda tristeza e depressão, ele escreve um diário contando como são os seus dias, como forma de desabafar e não enlouquecer. Até o dia em que quase é atropelado por uma menina linda com cabelos de raposa, e, a partir daí o protagonista começa a viver de verdade.

Conhecendo Laís (a cabelo de raposa), Acácio (o James Dean não tão bonito) e Natália (a menina de cabelo roxo), ele embarca em aventuras que nunca imaginou um dia viver, e acaba fazendo parte daquele grupo, tornando-se um deles. Não um quadrado da amizade, mas um triângulo com um pontinho no meio, sendo o pontinho a pessoa que une os outros.

Eu não sabia aonde estava indo com aqueles estranhos, mas estava feliz. Feliz mesmo. Pela primeira vez em muito tempo eu me sentia vivo. Sentia-me quase atropelado. – página 28

Eu sabia que ia gostar desse livro, mas não imaginei que fosse me apaixonar tanto pelos personagens e pela história em si. É impossível não sentir o que o protagonista está sentindo, toda a dor, a tristeza e a solidão, e também a alegria nos momentos em que sente-se quase atropelado ao lado dos novos amigos, e de sua nova paixão, Laís, aquela a quem ele acha tão especial, mas que não consegue ver isso em si mesma.

Não tinha felicidade em mim, nem vontade de fazer coisa alguma. Desliguei-me do mundo e acho que de mim mesmo. Optei por ficar escondido numa caverna de dor e solidão e estava satisfeito lá. Agora, embora ainda não tenha me reencontrado, sei, sem dúvida nenhuma, que estou no caminho certo para sair dessa caverna. – página 78

E por falar em especial, me doía ver a forma como o menino quase atropelado se via. Ele não enxergava a importância que tinha na vida dos outros, suas inseguranças em relação a tudo me faziam querer entrar no livro e abraça-lo, e toda vez que ele pensava no trauma que sofrera meses atrás, eu sentia a angustia que ele estava sentindo, a culpa, a tristeza. Além disso, os outros personagens também possuem os seus problemas, todos eles bem complexos e polêmicos, e é impossível não sentir afeição por eles também, mesmo que algumas ações suas tenham me irritado um bocado.

O garoto quase atropelado foi um dos melhores livros que eu já li na vida, e não só porque eu me apaixonei completamente pelos personagens e fui fisgada pela história já nas primeiras páginas. A escrita do Vinícius é incrível, é viciante, é emotiva, é reflexiva, e prende o leitor do início ao fim. Eu não conseguia parar de ler, e, quando precisava pausar a leitura, seja pelo motivo que fosse, ficava imaginando o que iria acontecer a seguir. E tinha aqueles momentos em que algo incrível ou tenso estava acontecendo, e eu fechava o livro por alguns segundos, assimilando, sorrindo ou chorando, e voltava a ler depois de respirar fundo. Sem contar as partes engraçadas ou apaixonantes que eu acabava lendo duas, três vezes, só para sentir aquela alegria ou aquele momento fofo mais uma vez.

Também gostei de ver que o autor conseguiu manter o mistério do que tinha ocorrido com o garoto até o momento certo, soltando algumas pistas aqui e ali, mas não revelando tudo até certa parte da história. E eu fiquei chocada, surpresa, e de coração partido. Aliás, não foi a única parte que me partiu o coração. Além de tudo, o garoto é apaixonado por livros e lê alguns clássicos ao longo da história, o que me fez gostar ainda mais dele. E o livro contém uma playlist maravilhosa que se encaixou perfeitamente nas cenas em que tocava.

Esse é um livro que eu recomendo para todos, até mesmo para quem não gosta de romances. Porque esse não é um livro só de romance, ou só de drama. É tudo junto e misturado, são todas as emoções que você consegue imaginar numa só obra, e são temas fortes e profundos abordados de forma magnifica, delicada, bonita. Eu estaria mentindo se dissesse que não odiei o autor algumas vezes, mas, quando fechei o livro, tudo o que eu queria era agradecê-lo por ter escrito algo tão belo e maravilhoso. Terminei de ler e me sentia quase atropelada, e, sabendo que era daquele jeito que deveria me sentir, sorri, satisfeita. O final foi perfeito, eu nunca conseguiria imaginar um desfecho tão próprio para o livro, mas fiquei feliz em ver que o Vinicius conseguiu (apesar de, mais uma vez, ter partido o meu coração).
  
Então, de repente, todo o mundo se olhou. Independente de segredos, de brigas, de mágoas, éramos só nos quatro naquele carro. Quatro corações, quatro almas sedentas por respostas da vida, dos porquês que nunca conseguiram responder. Quatro pessoas em busca do que as motivava a viver. – página 119


25 comentários

  1. Ola
    Eu ja conhecia esse titulo, mas sua resenha é a primeira que leio a respeito e me interessei bastante pelos comentários. Fiquei curiosa sobre o mistério em si, sobre a narrativa também. Ja anotei a dica e espero ler logo.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Já estava bem curiosa para ler o livor, mas você mencionar que é um livro recomendado para todos, me deixou ainda mais animada, porque eu já gosto bastante de romances e sendo assim, tenho quase certeza que vou apreciar.
    Adorei sua opinião sobre o livro.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, já conhecia esse livro e o autor, mas sua resenha me deixou encantada e louca para começas essa hstoria. Preciso dele para ontem, você é muito boa com as palavras. e sua resenha está otima, dica anotada ;)

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia esse título, mas sua resenha e seus quotes sempre muito bem colocados me deixaram com aquela pulguinha atrás da orellha, também gostei muito da capa. Espero conhecer em breve a obra. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Se tem uma pessoa que não gosta de livros de romance esse alguém sou eu, tantocuqebso li dos livros do gênero, o livro da Jennifer E. Smith e um da Jojo e não fui muito com a cara dos mesmos, apesar de ter sidos leituras okay. Eu tenho uma curiosidade de ler o 1+1 do autor, pois parece ser bem atrativo. Fico feliz que tenha amado a obra em questão, irei anotar a dica, quem sabe eu leia os dois. Até mais ver

    ResponderExcluir
  6. Oie!!
    Nossa eu sou apaixonada por livros de romance e eu não conhecia esse, acredita?
    Adorei a sua resenha, fiquei realmente curiosa com o que disse. A capa na verdade não me chamou muito a atenção, mas amei os quotes.
    Vou anotar a sua dica e vou dar mais uma pesquisada por ai...
    Parabéns pelo texto viu? Arrasou!
    Agora eu quero ver a sua resenha de 1+1 haha

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  7. Olá Dryh,
    Desde que esse livro foi lançado, estou louca para ler e você não sabe como fico alegre por saber que o livro entrou para o seu hall de favoritos da vida e que o autor soube manter o mistério na medida certa.
    Muitas pessoas se sentem como esse protagonista, que acrescentam nada para os próximos e acho que esse o principal motivo para as pessoas se suicidarem.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Não conhecia esse livro e não sabia que a história era assim tão impactante, confesso que quando tem um alerta de carga emocional, eu até fico um pouco temerosa com a leitura, pois fico com ressaca literária haha. Mas gostei muito das suas impressões e sei que preciso ler o livro, principalmente poque essa temática é bem interessante.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  9. Oi Dryh!

    Fiquei encantada com sua resenha. Eu não conhecia o livro, mas nossa, fiquei arrepiada e acho que é o tipo de romance/drama que eu gosto, porque tem jusstamente essa mistura. Adorei suas considerações, porque a premissa já tinha me achado atenção e ai com suas opiniões positivas... Amei e anotei a dica.

    bjs :D

    ResponderExcluir
  10. Oie
    eu tenho o livro aqui e to louca para ler mas ainda não tive tempo de ler, amo essa capa e esse enredo, que bom que gostou tanto fiquei ainda mais curiosa e com mais expectativas

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Tive a oportunidade conhecer o Vinícius na Bienal que teve em Juiz de Fora e o achei muito simpático, desde então tenho vontade de ler suas obras. Que ótimo que a escrita dele é viciante, isso me deixou ainda mais curiosa para ler o livro e essa história parece ser maravilhosa e repleta de emoções. Como amo romances, o livro já está na minha lista haha!

    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Dryh, é ótimo quando um livro consegue nos prender logo no início né? Eu conheço o livro, mas não li ainda. Imagino mesmo que o livro tenha te emocionado de várias formas, pela forma como contou em sua resenha.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Olá
    Não conhecia essa obra do autor, apenas 1+1.
    Estou fascinada com tudo que li, depois de uma resenha regada de elogios, fica muito difícil não querer ler.Assim como você, as vezes me sinto tão apegada ao personagem que tenho vontade de abraça-lo e dizer que vai ficar tudo bem. Esse livro parece ter uma imã emocional bem densa. A Leitura paracer ser fluída.Amei a dica.Beijos

    ResponderExcluir
  14. Ai socorro! Confesso que nunca tinha prestado atenção nesse livro, mas agora fiquei louca pra ler! Simplesmente amo quando a gente se envolve a ponto de sentir o que o personagem sente, quando temos que fazer essas pausas durante a leitura para respirar e adoro quando uma leitura me parte o coração... Hehe... Com certeza vou querer conferir a obra.

    ResponderExcluir
  15. Essa obra é muito amorzinho mesmo. Eu me encantei pela trama e personagens. O autor tem uma forma muito fácil de cativa o leitor. 1+1 também tem uma história linda, creio que você vai amar! Eu quero muito ler mais obras dele. <333
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  16. Nossa, acho que faz tempo que uma leitura não me paga assim, como este livro te pegou. O que aconteceu com este garoto para ter esses sentimentos? Achei lindo a forma como você explicou a forma de o autor retratar o personagem, e como você ficou chocada com a resposta da pergunta, que todo o leitor deve fazer ao ler o livro. Vou ler ele imediatamente, preciso saber.

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    Eu já li o livro, e gostei muito dessa história!
    Realmente, a narrativa do autor é envolvente, viciante, daquelas que quando você começa, não consegue mais parar.
    Eu gostei muito dessa leitura!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Ainda não li nenhuma das obras do Vinicius e essa foi a primeira resenha que leio de O garoto quase atropelado.
    Posso dizer que com certeza pretendo ler a obra por ser tão arrebatadora e por abordar tais temas com tamanha maestria.
    É muito bom saber que gostou muito dos personagens e que pôde sentir o que eles vivenciavam.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá =) Que bom que autor sobre manter o mistério até o momento certo. Pelo jeito o livro te despertou várias emoção, isso é o melhor de um livro. Não conhecia o livro e adorei conhecer através da sua resenha porque além de apresentar me deixou interessada. Beijos'

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    É muito bom quando um livro consegue tocar a gente assim, sua resenha passa o quanto você aproveitou a leitura e deixa a gente curiosa pra conferir também. Gostei desse ar de mistério sobre o garoto e o fato de não sabermos o nome do protagonista. Leria com certeza!
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  21. Gostei bastante dessa sinopse e dessa capa, que chama bastante atenção, mas apesar de ler a resenha, não consegui identificar o objetivo central da história, talvez seja isso o que teremos que descobrir, mas senti falta para nos instigar ainda mais a ler. Imagino que deva realmente ser emocionante, então com certeza lerei se tiver a oportunidade. Ótima resenha!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nada desse autor, mas esse livro eu já vi por ai e fiquei curiosa com ele. Pela sua resenha deu para perceber que é um livro muito interessante mesmo e emocionante. Os personagens parecem ser cativante, especialmente o garoto quase atropelado e fiquei muito animada ao saber que o autor soube manter o mistério até o momento certo.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Não conhecia o livro e sua resenha me deixou encantada. Estou curiosa para saber mais sobre O Menino quase atropelado e sobre essas novas amizades deles.
    Adorei sua resenha.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  24. Oie
    Tudo bem?
    Que resenha linda se eu tive alguma duvida sobre fazer leitura desse livro ela acabou. Eu já imagino que vai ser uma leitura intensa pra mim e espero gostar tanto quanto você adorei saber das suas impressões sua opinião sobre a trama foi intensa e pontual obrigada pela resenha.
    BJU
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?

    Ja tinha ouvido falar deste livro, porem não tive oportunidade de ler ainda!

    Realmente é um livro que nos fisga pelo enredo e somente em ler a sinopse ja fiquei apaixonada.

    E este é um dos poucos livros nacionais que possui tamanha qualidade, tanto pelo conteúdo quanto pela diagramação!

    Esta entre minhas futuras aquisições!

    Parabens pela resenha.

    Abraços, Amanda M.

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...