Por lugares incríveis

Título: Por lugares incríveis
Autora: Jennifer Niven
Editora: Seguinte
Páginas: 336
Edição: 1
Lançamento: 2015
Sinopse: Dois jovens prestes a escolher a morte despertam um no outro a vontade de viver. Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família. Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.
Resenha


Será que hoje é um bom dia para morrer? – página 11

Violet Markey tinha a vida perfeita, era bonita, popular, tinha um namorado e as amigas que sempre quisera. Mas isso tudo ficou para trás quando sua irmã Eleanor morreu, deixando-a sozinha e se sentindo culpada por ter sobrevivido. Por que ela estava viva, e Eleanor não? Violet então sobe na torre do sino da escola onde estuda, e é lá onde ela encontra Theodore Finch.

Finch é um rapaz um tanto confuso e esquisito. Ele passa por vários episódios depressivos, e, quando isso acontece, Finch apaga graças aos remédios roubados de sua mãe. Usando identidades diferentes (Finch anos 80, Finch nerd, Finch descolado), ele sofre bullying e é perseguido por valentões. Um rapaz um tanto recluso que vive pesquisando sobre métodos de suicídio, imaginando se um dia realizará algum deles. Pensando nisso, Finch sobe na torre do sino de sua escola, e encontra Violet Markey, que também pensa em pular. Ele a ajuda, ela o ajuda, e, após isso, eles passam a cuidar um do outro, conhecendo-se cada vez mais e explorando Indiana, o estado onde vivem.

“Não é culpa sua. E ficar pedindo desculpa é perda de tempo. Você tem que viver sem arrependimentos. É mais fácil fazer a coisa certa desde o início pra que não tenha que pedir desculpas depois.” – página 113

Devo dizer que esse é um dos melhores livros que eu já li na vida. A autora conseguiu criar uma história esplêndida e muito delicada, fez com que eu me apaixonasse pelos personagens de primeira, sorrir em vários momentos, temer pelos ataques que Finch e do pai dele (muito violento), e chorasse com final de arrancar o coração. Ela aborda maravilhosamente o tema suicídio, que, mesmo sendo um tema muito forte e pesado, aparece nesse livro de forma sensível.

O que percebo agora é que o que importa não é o que a gente leva, mas o que a gente deixa. – página 316

Os personagens são incríveis e muito apaixonantes, principalmente Finch, que ao longo da história ajuda Violet a seguir em frente e se encontrar. Mas não é só isso. Os dois passam por aventuras maravilhosas, visitam lugares históricos do estado onde vivem, se apaixonam, falam, sentem, tocam, crescem, enfrentam conflitos e aprendem a viver. Não consigo dizer o quanto esse livro mexeu comigo, ou o quanto eu gostei dos personagens, mas mexeu MUITO, e eu gostei MUITO.

Estou desaparecendo. Talvez já tenha desaparecido. – página 235

Poderia dizer que me sinto arrependida por não ter lido esse livro antes, mas a verdade é que eu não estou. Ele veio na hora perfeita, eu estava mesmo querendo um livro lindo e emocionante como esse, que conseguisse me acertar com uma carga emocional enorme, fazendo com que eu ficasse pensando na história e nos personagens mesmo após tê-lo finalizado. A autora conseguiu me surpreender com Por lugares incríveis, principalmente com o final, que me deixou apavorada e sem ação. Outro fato surpreendente é a Nota da Autora, onde ela fala sobre o suicídio e transtornos mentais e emocionais, como eles estiveram presente em sua vida. Isso só me fez gostar ainda mais do livro.

Enfim, é um livro maravilhoso, um dos melhores que eu já li na vida, e eu o recomendo MUITO, mas tenha em mente que ele tem uma carga emocional muito forte e que pode arrancar lágrimas de quem o lê, então leia com moderação.

Antes de morrer quero viver um dia perfeito. – página 118

10 comentários

  1. Uau, que livro incrível. A temática não chama muito atenção mas eu adoro romances onde os dois personagens acabam se ajudando e se encontrando. Quero muito ler! Abraços.
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  2. Dryh!

    Esse livro me emocionou de mais mesmo. Eu já enfrentei um grau severo de depressão, bem parecido com o do Finch, então imagina tudo o que eu senti lendo esse livro? Eu chorei compulsivamente com o final dele. Depois que terminei, eu enviei um e-mail para a autora, contando sobre minha vida e ela me respondeu e me fez chorar mais ainda. Um amor de pessoa. Ela realmente fez esse livro para ajudar pessoas com depressão e sensibilizar quem não conheço muito da doença. É um livro muito importante para mim, então vendo sua resenha, fiquei feliz.

    beijos <3

    ResponderExcluir
  3. Oi Dryh, eu sou apaixonada por esse livro e adorei poder ler suas considerações sobre ele, afinal de contas a história é muito marcante. E é mesmo maravilhoso e inesquecível. Um dos meus favoritos da vida!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  4. Hey...
    Sua resenha mostra o quanto o livro lhe emocionou, infelizmente não estou pronta para a carga emocional que esse livro representa, a capa e muito linda e uns amigos já leram e me recomendaram, colocarei na minha lista de leitura porem vai demorar um pouquinho mas vou ler sim...
    Beijocas....
    https://westfalllivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Dryh,
    Tão bom saber que uma leitura vem numa hora perfeita, não?
    Já tentei ler esse livro, mas não consegui me envolver, atribuo isso ao fato de que estava em uma época conturbada.
    Adorei saber que o livro é delicado e que você gostou da leitura. Fiquei bem curiosa para saber como eles começam a se aproximar e se ajudar.
    Vou tentar ler muito em breve.
    Beijos ♥
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Oii!
    Só de ler sua resenha já estou a beira das lágrimas </3 rs Não sei se leria ele no momento justamente pela carga emocional, mas com certeza um dia quero conferir essa história tão emocionante!

    Beijão!
    Vem conhecer o meu cantinho ♥
    http://cantinhodosrabiscos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Wow! Fiquei realmente com vontade de ler! Vi ele para vender em algumas livrarias e só admirei de longe, nunca imaginei que a história realmente fosse boa *-* Estou chocada com tema, preciso muito ler!

    Nuvem de Novembro

    ResponderExcluir
  8. Me apaixonei só de ler sua resenha, serio eu pude entender muito sobro livro, pq a algum tempo venho ouvindo elogios do mesmo, porém nada sabia sobre ele e sobre o que fala.

    ResponderExcluir
  9. Já quero ler! Ótima resenha, me despertou o interesse por mais um livro tocante. Já tinha visto essa capa, mas não sabia o que me aguardava por trás das páginas, com certeza quero ler para ontem e me deliciar nessa leitura.

    ResponderExcluir
  10. Olá♥
    Não conhecia o livro, mas quando terminei de lê sua resenha já estava querendo ele para ontem , esse é o tipo de livro que eu gosto que talvez até faça a gente repensar um pouco sobre algumas coisas e você disse que o livro tem uma caraga emocional forte só por ai já amei mais !

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...