O que há de estranho em mim?

Olá a todos!

Hoje eu trago uma resenha de uma das poucas autoras de YA que eu gosto, que é a Gayle Forman.

Título: O Que Há de Estranho em Mim
Autora: Gayle Forman
Editora: Arqueiro (cortesia)
Edição: 1
Lançamento: 2016
Páginas: 224

Sinopse: Ao internar a filha numa clínica, o pai de Brit acredita que está ajudando a menina, mas a verdade é que o lugar só lhe faz mal. Aos 16 anos, ela se vê diante de um duvidoso método de terapia, que inclui xingar as outras jovens e dedurar as infrações alheias para ganhar a liberdade.Sem saber em quem confiar e determinada a não cooperar com os conselheiros, Brit se isola. Mas não fica sozinha por muito tempo. Logo outras garotas se unem a ela na resistência àquele modo de vida hostil. V, Bebe, Martha e Cassie se tornam seu oásis em meio ao deserto de opressão.

Juntas, as cinco amigas vão em busca de uma forma de desafiar o sistema, mostrar ao mundo que não têm nada de desajustadas e dar fim ao suplício de viver numa instituição que as enlouquece.

Resenha

O Que Há de Estranho de Mim conta a história de Brit, uma adolescente deslocada, cheia de tatuagens e que toca em uma banda de rock, visualizou o clichê americano na sua cabeça? O pai de Brit está preocupado com ela, pois depois que ele se separou da mãe dela, por motivos que descobrimos através da leitura, Brit começa a ter comportamentos "estranhos". Sua madrasta, preocupada, decide coloca-lá em um centro de "correção" (eu prometo que vou parar com as aspas..)

Antes de começar a ler livro, eu não fazia ideia de como seria a história desse livro, só na página 20 eu descobri que Brit tinha sido colocada em um centro de correção (acho que posso descrever assim). A descrição que temos de Brit é essa que já citei acima, e pode colocar mais alguns clichêzinhos se você preferir, além disso, ela toca em uma banda de rock. O que Gayle Forman faz na verdade é dar uma descrição breve da personagem principal no início, e depois ir moldando e explicando qual a razão de tudo, para mim, isso foi uma das poucas qualidades do livro.

Brit foi colocada em um centro de correção que fica perto de Las Vegas, ela não imaginava que seria colocada lá, pois aparentemente ela não tinha nenhum problema. Nesse centro ela acaba conhecendo garotas diferentes, uma com uma mãe muito rica e famosa, outra é uma espécie de ninfomaníaca, e por último, temos uma com problemas alimentares. A autora, Gayle Forman, costuma escrever histórias que beiram a nossa realidade, por mais triste que seja, porém, eu achei que dessa vez ela não foi tão fundo assim.

Durante a leitura nós descobrimos por que os pais de Brit se separaram, o que eu achei que foi bastante condizente, não que tudo precise ser "real", longe disso. Outro elemento bem interessante é a banda em que Brit toca, antes mesmo de ler tudo, eu já imaginava o que nós poderíamos esperar do enredo.

O que eu senti durante a leitura não foi prazer, ou tristeza, muito menos algo que me tirou da rotina, eu só senti que era algo que eu já havia visto. O que a autora fez foi copiar a formula de outros livros YA, onde o jovem que sofre com automutilação, problemas alimentares ou algo do tipo vai se identificar, até um ponto eu acho isso ok, mas quando o assunto é tratado de forma tão banal como foi nesse livro, eu implico.

Não estou dizendo que a história foi desnecessária ou até mesmo ruim, eu acho que alguns autores têm que tocar nas feridas que a nossa juventude está sofrendo hoje, porém não dessa forma, pois todos esses problemas citados vão muito além do que é contado. Eu já havia me descontentado com As Vantagens de Ser Invisível que tenta seguir essa mesma fórmula, não dizendo que os dois livros são iguais, porém, em ambos são apresentados adolescentes com quase os mesmos problemas.

Gayle Forman é uma boa autora, e sua pretensão ao criar esse livro foi interessante, pois precisamos que os adolescentes (eu me incluo nesse grupo) leiam histórias reais, mas quando ela pôs em prática, falhou. Eu não recomendaria a leitura para nenhum dos meus amigos, ou muito pouco para alguém que está passando por esses problemas.

Eu não recomendo esse livro, porém ao mesmo tempo fico triste por não ter gostado, e talvez ele vai agradar outro alguém,e longe de querer ser o certo, posso ter me precipitado bastante quanto a minha humilde opinião. O Que Há de Estranho Em Mim é um livro pretensioso, que pode ajudar bastante pessoas e ser ao mesmo tempo uma boa história sobre a superação de um grupo de garotas, porém, a formula falha e peca nos clichês presentes durante a leitura.

12 comentários

  1. Olá!
    Gente, vejo resenhas desse livro em todo o canto huahua
    Esse livro é totalmente diferente do que eu imaginava (só não sei se isso é bom ou ruim). Com certeza me parece cheio de clichês e não gosto muito disso. Não me parece algo atraente e por isso eu acho que não leria.
    Abraços!
    https://blogladoescuro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Já li todos os livros que a Gayler Forman publicou aqui no Brasil e adorei todos. esse já está na minha lista de leitura e tenho quase certeza que vou adorar também. Pena você não ter gostado.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá... Heitor, eu geralmente não ligo para os clichês, mas eles tem que ser bem desenvolvidos ou me encantar de alguma forma... sempre achei esse título bem diferente e confesso que me senti tentada muitas vezes somente por ele, mas conforme fui lendo as resenhas que foram saindo o interesse se tornou bem menor a cada dia e no fim não desejei mais ler... é uma pena que pra você a história não tenha funcionado tanto quanto gostaria... é muito chato se decepcionar com um enredo.... eu sei como é isso... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Heitor,
    Fico triste por você não recomendar a leitura, mas entendo seu ponto de vista.
    Eu tenho uma relação bem conturbada com a autora, mas quero ler esse livro para analisar como vou reagir.
    Achei sua opinião muito válida e vou levar em conta enquanto ler!
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Eu li dois livros dessa autora, sempre fiquei com vontade de ler esse livro... mas depois da sua resenha já fiquei com receio, agora fiquei na dúvida se leio ou não rsrs
    Muito chato quando decepcionamos com a leitura afff
    Sua resenha ficou ótima e muito bem escrita.
    beijos
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  6. Olá!!!
    Decepcionante quando vemos um livro de autor que gostamos e ele não mantei o padrão, tenho vistos alguns comentários controversos do livro, mas isto não tirou o meu interesse em ler; pois gosto muito da autora e quero tirar minhas conclusões. Parabéns pela resenha sincera e objetiva.

    Beijos
    Carla Fernanda
    http://livrosqueliblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Heitor, eu tenho visto muito comentários controversos sobre essa obra e fico curiosa com a leitura. É uma pensa saber que você não gostou do livro e que não o recomenda, mas gostei da sua sinceridade nessa resenha e ainda assim me sinto interessada em ler pra tirar minhas próprias conclusões. Pelo que você falou, até que fico receosa mesmo, mas espero gostar quando ler

    ResponderExcluir
  8. Li esse livro no comecinho do mês e gostei muito da obra! É o segundo da autora que leio e estou gostando cada vez mais do estilo dela. Entendo os pontos que não te agradaram! Infelizmente as vezes nos decepcionamos até com os autores que amamos :/
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, Heitor!
    Adoro a autora e o livro está na minha lista de leitura. É a primeira resenha que leio e que a pessoa não recomenda o livro.
    O tema é muito delicado de ser trabalhado ou talvez a autora tenha sido muito pretensiosa e assim, muitas vezes, se perde no caminho.
    Abraço!

    Karla Samira
    http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá! Olhando para essa capa eu nunca diria que Brit é cheia de tatuagens e faz parte de uma banda de rock. Eu realmente achei que, se tratando da autora que o escreveu, o livro seria um grande sucesso. Já li alguns comentários positivos, mas não foi nada grandioso quanto os livros anteriores. Dá para perceber que a autora falhou um pouco. Tratar de tais distúrbios e problemas enfrentados pela adolescência pode ser bem complicado e virar um fiasco se não for muito bem elaborado. A intenção da autora foi ótima e até fiquei curiosa acerca dos mistérios vivido pelos personagens, mas não sei se darei uma chance ao livro tão cedo. Sua resenha ficou fantástica, mas senti falta de saber como foi o trabalho da Editora Arqueiro nessa obra, pois sou fã deles.

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  11. Oii, tudo bem?
    Eu sempre vi resenhas positivas a respeito desse livro, e fico feliz de estar vendo uma negativa, pois é mais uma opinião que levamos em conta. É uma pena que para você a autora não tenha desenvolvido bem os problemas, mas eu confesso que gostei da premissa e espero ter a oportunidade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  12. Nossa, essa é a primeira resenha negativa que leio sobre esse livro. Todo mundo amou, todo mundo recomendou e eu que não quis ler me sinto melhor agora.

    Tava achando que meu feeling sobre ele tava errado, de que não seria tão bom assim como os outros dela que li.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...