The Truth About The Harry Quebert Affair

Olá!

Hoje eu trago a resenha de um livro que eu li há dois meses no meu Lev, gostei muito da história e escrita do autor, espero ler outros do mesmo autor em breve!



Título: The Truth About The Harry Quebert Affair
Título em português: A Verdade Sobre O Caso Harry Quebert
Autor: Joel Dicker
Ano: 2014
Sinopse: Com apenas vinte e oito anos, publicou um livro que se tornou um best-seller e o alçou ao status de celebridade, com direito a um apartamento chique em Manhattan, um carrão, uma namorada estrela de TV e presenças constantes nos tapetes vermelhos, além de um contrato milionário para um novo romance. E então foi acometido pela doença dos escritores: a síndrome da página em branco. A poucos meses do prazo para a entrega do novo original, pressionado por seu editor e por seu agente, Marcus não consegue escrever nem uma linha sequer.Na tentativa de superar seu bloqueio criativo, Marcus recorre a seu amigo e ex-professor Harry Quebert, um dos escritores mais respeitados dos Estados Unidos, que vive numa bela casa à beira-mar na pequenina cidade de Aurora, em New Hampshire. Às voltas com sua dificuldade em escrever, Marcus é surpreendido pela descoberta do corpo de uma jovem de quinze anos, Nola Kellergan — que desaparecera sem deixar rastros em 1975 —, enterrado no jardim de Harry, junto com o original do romance que o consagrou. Harry admite ter tido um caso com a garota e ter escrito o livro para ela, mas alega inocência quanto ao assassinato. Com a mídia inteira contra Harry, Marcus se lança numa investigação particular, seguindo uma trilha de pistas através dos livros de seu mentor, dos bosques, das praias e das áreas isoladas de New Hampshire em busca da história secreta dos cidadãos de Aurora e do homem que mais admira. Uma teia de segredos emerge, mas a verdade só virá à tona depois de uma longa e complexa jornada.



Resenha

A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert começa com o sucesso do escritor Marcus Goldman, jovem, atraente e rico, conhecido por lançar um best-seller e namorar uma jovem atriz, o tempo passa e Marcus percebe que não consegue mais escrever, seu editor, continua pressionando ele, pois ele tem um contrato, só resta a ele recorrer a quem lhe ensinou tudo: Harry Quebert.

Harry é o antigo professor de Marcus, seu grande mentor, Marcus decide ficar um tempo em Goose Cove (cidade de Harry), quando ele volta para Nova Iorque, ela descobre: um corpo foi encontrado na casa de seu grande amigo, o corpo é de Nola Kellergan, o antigo amor de Marcus, junto com ela, o manuscrito do sucesso de Harry (A Origem do Diabo)

Minha experiência com esse livro foi única e arrebatadora, não esperava tanto desse livro, uma coisa interessante é o fato desse livro falar sobre livros! A cada inicio de capítulo há uma "dica" de Harry para o Marcus, isso foi uma das coisas que eu mais gostei.

``To be a writer is to be alive - página 75´´

``Your failures that will give meaning to your victories - página 289´´

A narração é complexa, a leitura em inglês não é tão difícil, porém, a transição de presente e passado pode confundir o leitor algumas vezes, por isso é sempre bom ficar atento, muitas pessoas consideram esse livro um "Page-turner", ou seja, um livro onde as páginas voam, eu não concordo muito, acredito que seja uma leitura em partes.

Os personagens são completos e tem perfis fortes, a atmosfera de cidade pequena é presente em cada linha, esses pequenas elementos ilustram muito mais a história, o fato de toda a cidade se conhecer e compartilhar segredos é essencial, o grande forte desse livro são os segredos revelados durante a leitura.



Com suspense, romance e investigação, fica difícil não se apaixonar por esse livro, as críticas ao mercado literário (principalmente aos ghost-writers) são presentes também, o fato de Marcus ser um personagem que está tentando ajudar ao amigo e ao mesmo tempo tentando escrever um novo livro de sucesso deixa a trama mais maleável, as vezes, oscilando o foco da história.

O amor entre Harry e Nolla é incrível, não é aquele amor proibido sem graça, é diferente, não espere encontrar um livro igual a outros que você já leu, duvido que alguém vai descobrir o grande culpado dessa história, fui muito surpreendido pelo final desse livro, posso garantir, todos vão gostar!

Recomendo esse livro a todos os fãs de um bom suspense e romance, aqueles que gostam de uma leitura rica e diferente, um livro que oscila entre vários momentos, recomendo a versão em inglês, ouvi dizer que a tradução não ficou muito boa (não tive a oportunidade de ler, por isso não posso afirmar).


Heitor Botti

4 comentários

  1. Otima resenha, me interessei pelo livro, mas fiquei com pé atras por vc ter dito que a tradução não é tão boa assim e não manjo de inglês, mas se tiver oportunidade vou ler ^^

    PS: A sinopse do livro ficou com marcador branco, não se ve nada
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Obrigado pela visita! Vale a pena você dar uma chance, ouvi falar que outra editora vai relançar a edição em português!

      Abraços, Heitor Botti
      P.S.: Valeu por avisar, só vi agora, vou editar o post

      Excluir
  2. Tenho esse livro aqui mas nunca peguei nele e pensei: tô ansiosa pra ler! :/ Sei que a história é fantástica, mas não chamou minha atenção ainda. Ler resenha sobre ele e me ser recomendado foi bom por que vou dar uma atençãozinha maior à ele :3 beijos,
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Livros que falam sobre livros, sobre escritores e sobre esse mundo literário são incríveis. Adoro um bom suspense, fiquei muito curiosa pela leitura desse livro, ótima resenha!

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...