Não pedi para me apaixonar

Oiee pessoal, tudo bem com vocês?

Bom, a resenha de hoje é do último livro que eu li no Desafio de férias Eu leio Nacionais, o livro foi cedido pela Editora MODO, e assim que chegou eu fui correndo lê-lo, pois amei a capa e a sinopse me deixara curiosa. O livro foi uma decepção, infelizmente, e eu vou contar por quê.

Titulo: Não pedi para me apaixonar
Autor: Joe Silva
Editora: MODO
Páginas: 161
Edição: 1
Lançamento: 2014

Sinopse: Pode o amor acontecer através de um clique? Para um garoto que não tinha um bom convívio social e também não acreditava muito no amor, era improvável que algo assim acontecesse. Depois de tantas decepções vividas ao longo da vida, se apaixonar era a última coisa que ele queria. Mas quem pode controlar o coração? Graças a um clique inocente na internet esse garoto teve sua vida virada dos pés à cabeça após conhecer Renatinhaa, alguém que o completava, entendia suas frustações e o fazia se sentir especial. Só havia um problema, ele não queria se apaixonar! E se entregar a esse sentimento poderia acarretar mudanças ao qual ele nunca poderia esperar. Um livro sobre amores, decepções, mágoas do passado e perdão, pois no fim, a única coisa que importa é o amar.


Resenha
“Ela me mostrou o que era o amor, mas não estava pronta para amar.” – página 154
Nosso protagonista, cujo nome não é mencionado, nunca acreditou no amor. Ele já teve decepções amorosas quando mais novo, e esse foi um dos motivos que o levaram a acreditar que amar era uma perda de tempo, e quem amava era idiota, pois o sentimento só fazia machucar.
Ele não tinha amigos na escola, passava o intervalo todo lendo e por isso era chamado de nerd. Uma paixão por uma garota popular o magoou muito, a ponto de fazê-lo mudar de escola e cidade. Sendo assim, nosso protagonista é um anti-amor... E anti-natal.

Agora, com 21 anos, esperando o tão temido 21 de dezembro de 2012 (também conhecido pelo fim do mundo previsto pelos Maias), ele passa os dias na internet, escrevendo em seu blog e ficando viciado na nova rede social que surgira: o Ask.com. Através dessa rede, ele conhece Renatinhaa uma usuária que lhe desperta o interesse mais rápido do que ele imaginava que poderia acontecer, e eles passam a conversar.
“Mas seis dias depois, eu continuava entediado. Seis dias depois, a curiosidade foi maior. Seis dias depois, eu cliquei naquele link. Seis dias depois, eu criei uma conta que mudaria de vez minha vida.” – página 14
Quem diria que o nosso protagonista anti-amor iria se apaixonar? Pois é, estava meio que na cara, mas os caminhos que o autor fez o personagem percorrer até lá deixou a história bem mais bacana. Ver o personagem mudar foi bem legal, principalmente quando cheguei ao final, que eu realmente não esperava.
“Naquela noite algo em mim já havia começado a mudar e na cama eu me sentia diferente, esboçando um sorriso bobo no rosto que eu não sabia explicar.” – página 28
Não vou dizer que gostei do protagonista, porque não gostei nem um pouco. A história é narrada por ele, que enrola demais para contar as coisas, principalmente no inicio. Tive vontade de estapeá-lo tantas vezes que perdi a conta; ele é muito dramático, reclama de tudo e se faz de coitado o tempo todo, e realmente, não sei como a Renatinhaa conseguia aturá-lo.

A garota é outra de quem eu não pude gostar: quando conversava com ele, dava respostas rápidas, como se não estivesse a fim de papo ou como se ele a estivesse atrapalhando. Ela dá a impressão de levar uma vida badalada e cheia de festas e bebidas, o que deixa o nosso personagem com ciúmes e irritado.
“Essa era a primeira vez que eu me apaixonava verdadeiramente por alguém e começava um relacionamento além da amizade.” – página 122
Encontrei alguns erros no livro, inclusive nos diálogos entre os dois personagens principais, que se diferenciam por itálico (ele) e negrito (ela), mas algumas vezes as falas estavam trocadas, e isso me confundiu um pouco. A editora fez um ótimo trabalho na capa, que eu achei linda, e dentro do livro também; os capítulos são ilustrados por um notebook e uma linha cinza grossa no final da página, além de um coração em cima, marcando o número das páginas.

É uma leitura rápida, mas me senti um pouco entediada enquanto o lia, pois os personagens me irritaram muuito! Não me levem a mal, o livro é bom, mas os personagens não foram muito bem construídos, e a história também não. A única coisa que eu realmente gostei mesmo foi do final, e do passado do personagem, que o autor conseguiu deixar bem traumático.

MilkMilks
Dryh Meira

14 comentários

  1. A ideia parecia boa, mas não me empolguei o suficiente para ler o livro, mas quem sabe qd tiver sobrando tempo hehe
    Beijos,

    Amanda
    Divã Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha' boa sorte, Amanda :) espero que você consiga gostar dele *-*

      Excluir
  2. Eu pegaria para ler pela sinopse, por ser algo bem atual, mesmo o fim do mundo já tendo passado rs Mas é uma pena que os personagens principais não conseguiram te cativar! :'( Beijos e parabéns pela sinceridade da resenha!

    bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  3. Olááá Dryyyh!
    é uma pena quando pegamos um livro que estamos super empolgadas e ele nos frusta!
    pelo nome, capa e sinopse eu tinha achado o livro tããão interessante... mas agora. poxa vida!
    perdi toda curiosidade! Parabéns pela sinceridade!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  4. Dryh, confesso que eu fui lendo e achei interessante sua resenha. Essa coisa do fim do mundo previsto pelos Maias, o garoto viver apenas na internet e conhecer uma garota. Achei apenas interessante porque isso não é algo muito típico, sei lá, achei bobo.
    Ao findar a resenha tive certeza que se trataria de algo vazio e sem graça. Realmente, se você não gostou e achou os personagens irritantes, não vou nem tentar ler o livro rs. Bela resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
  5. Oi Dry, tudo bem?
    Achei a ideia do livro tão bacana, pena que ele não atingiu suas expectativas.
    De fato se os personagens principais são chatos, não adianta, fica impossível gostar da história.

    Beijos,

    Pah - Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  6. Oi Dry,
    A ideia do livro é bem legal, mas pelo jeito não deve ter sido bem trabalhada né? Isso é realmente uma pena.

    Beijos,
    http://julianamoreire.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exatamente, o autor parecia querer terminar logo e fez qualquer coisa *-*

      Excluir
  7. Adorei a resenha, fiquei com uma enorme vontade de ler...

    ResponderExcluir
  8. Não me empolguei nem com a ideia do livro Dryh. Parece meio chato todo esse drama de "não quero me apaixonar, já sofri demais" do garoto. Alias, ele não tem nome mesmo? Acho isso um ponto negativo. Não li o livro e nem quero ler. beijos

    ResponderExcluir
  9. Oie...
    Eu já tenho opinião diferente da Nathalia, pois gosto de um bom drama, claro se ele não for aquele repetitivo e cansativo. Mas o livro parece ser bom, tirando a parte que o autor apressou as coisas e pareceu fazer o restante de qualquer jeito!
    Não sei se pretendo ler o livro não. Embora a premissa pareça ser legal, não me animei o suficiente também. Quem sabe no futuro!

    ResponderExcluir
  10. OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOI, DRYYYYYYH ♥ Hoje você vai se enjoar pacas de mim, viu? Vou comentar em tooooooooooodas as suas postagens que ainda não comentei, hahahaha! :3 Então, se prepare!

    Hum, eu vou concordar com a Nath, pois eu detesto drama, mas sei lá... O personagem se mostrou alguém bem sensível, e eu gostei disso, afinal, ele é homem, uahsuhashusa! ♥ E nossa, o nome dele não é mencionado nenhuma vez? o.O Omg, ele se mudou de escola e de cidade por causa de uma garota? Aaaah, sim, ele tem que ser anti-amor, uashhasuhusa! Anti-natal? Ué, mas o que tem a ver? Hahaha! =3 Eita, Ask.fm, hahaha! Faz tanto tempo que não mexo nesse "troço"! Até que sinto falta, hahaha! Achei incrível esse livro por envolver essa rede social, cara ♥ Mais um ponto positivo! Vish, o personagem se faz de coitado? Não gosto disso! :/ Aaaaah, erros de revisão? Afs, gente, detesto isto! E é da Editora Modo? Uau, fiquei estupefata agora, hahaha! :c

    Uma pena você não ter gostado do livro, porque eu gostei, uahshuashuashuas! ♥

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOOOOOS! ♥

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...