A magia do silêncio

 Oi, pessoal! Tudo bem? Primeiramente, feliz ano novo! Essa é a minha primeira postagem de 2019 e eu estou muito grato de estar mais um ano aqui com vocês! <3 Hoje resolvi trazer a resenha de um livrão que fala sobre meditação e espiritualidade e mesmo que haja alguém que não goste deste gênero, tenho certeza que terá pelo menos uma curiosidade para saber o que Kankyo Tannier preparou para os seus leitores. 

Título: A magia do silêncio
Autora: Kankyo Tannier
Tradução: André Telles
Editora: Sextante (cortesia)
Páginas: 159
Edição: 1
Lançamento: 2017
Sinopse: Celebrada como uma nova e original voz do budismo, a monja francesa Kankyo Tannier parte de sua rica experiência pessoal para nos mostrar o poder transformador da prática do silêncio. Não apenas o silêncio das palavras, mas também dos pensamentos (reduzindo julgamentos e críticas internas), dos olhos (evitando o excesso de informações) e do corpo (reencontrando o prazer de estar presente a cada momento). Escrito com sensibilidade e a dose certa de humor, A magia do silêncio traz dicas, meditações e exercícios práticos para incluir pequenos intervalos de paz na agitação do dia a dia. Ao fazer essas pausas, os sentidos despertam e voltam a se abrir para as maravilhas escondidas na vida cotidiana.



Resenha:

A magia do silêncio tem a ideia principal da reflexão, de como devemos aproveitar nossos dias, que por sinal são tão caóticos, a ponto que esquecemos de nós mesmos, uma obra com o foco principal no nosso próprio eu. Logo na introdução, eu senti a escrita da autora bem instigante, onde ela começa a descrever os processos de etapas da sua vida até a publicação do seu livro - que por sinal é bem curto e envolvente -, ademais, logo no fim da introdução temos um modo de usar, Kankyo apresenta o método PNL (Programação Neurolinguística), ou seja, um treinamento para a mente, onde a mesma afirma que para alcançar uma meta é necessáro promover uma mudança na vida, uma mudança interior. 

Logo, Kankyo é reconhecida por ser a nova voz do budismo, já que o seu olhar moderno e descontraido apresenta uma linguagem mais fácil para os leitores. Confesso para vocês que conheço pouco sobre a religião, entretanto a própria autora desperta uma curiosidade sobre como é essa cultura e como as tradições milenares traz um certo "alívio" para a nossa mente.

O silêncio, para ela, não tem nada relacionado com a ausência de algo, como por exemplo um barulho, mas sim em relação ao nosso interior, que no caso, o caminho da sabedoria reside no desenvolvimento do silêncio interior, onde a autora comenta sobre a necessidade da paz em relação a situações rotineiras e também imprevisíveis. 
"É esse conhecimento fundamental - de que nada dura, tampouco emoçoes - que vai nos permitir ficar sentados tranquilamente mesmo quando tudo a nossa volta estiver em turbilhão."

Convido vocês para assistirem esse vídeo de lançamento, publicado pela Editora Sextante, assim, vocês já terão uma base do que irão encontrar durante a leitura da obra. 


Mas na verdade, o por quê de ser o silêncio como tema principal? As últimas palavras de Buda foram: "Queridos discípulos: à multidão, preferem a solidão. À agitação, a calma. Ao barulho, o silêncio". Resumidamente, o que mais me chamou atenção foi a capa, que por sinal foi muito bem elaborada, com esses tons de cores incríveis. O livro é divido em sete capítulos e em três partes, onde, gradativamente, seria uma ordem para cada acontecimento, primeiramente o conceito do que seria este silêncio, em segundo o que você deve silenciar em sua vida e em terceiro a prática. E ah, também temos um extra com algumas as práticas para o dia a dia.  

Não posso falar muita coisa a respeito deste livro, já que, além dele apresentar uma quantidade de páginas necessáriamente curta, a escrita da autora leva mais a uma perspectiva sobre as nossas atitudes, como eu já havia mencionado. O que eu mais gostei durante a leitura foi em relação as críticas que Kankyo traz a respeito da sociedade pós-moderna, já que ela aborda o fascínio pelas telas e que no caso isso seria a nossa poluição visual. Em suma, eu gostei bastante dessa oportunidade em conhecer mais sobre a autora e também por todo o autoconhecimento que ela transmite para os seus leitores. É aquela leitura rápida, que você lê em uma hora no máximo e consequentemente a narrativa da autora possibilita algo mais prazeroso. 


Até mais, pessoal!

 Lu 💜




Nenhum comentário

Postar um comentário

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...