Tudo aquilo que nos separa

Oiee pessoas, tudo bem com vocês?
Mês passado recebi mais um VIB do Grupo Editorial Record, e foi um livro que me deixou bastante curiosa: Tudo aquilo que nos separa. Além da capa linda e do título maravilhoso - que foia tradução favorita da autora, devo acrescentar - também encontrei uma história linda e cheia de surpresas. Bora conhecer?

Título: Tudo aquilo que nos separa

Autora: Rosie Walsh
Tradutor: Márcio El-Jaick
Editora: Galera Record (cortesia)
Páginas: 336
Edição: Prova para leitura antecipada – VIB
Lançamento: 10 de Setembro de 2018
Sinopse: Imagine a seguinte situação: você conhece um homem, vocês passam sete dias maravilhosos juntos, e você fica apaixonada. E o que é melhor: o sentimento é recíproco. Você nunca teve tanta certeza de algo na vida. Então, quando ele parte numa viagem de férias agendada há muito tempo e promete te ligar para o aeroporto, você não tem nenhum motivo para duvidar disso. Mas ele não liga. Seus amigos dizem que você deve desencanar, que deve esquecer o cara, mas você sabe que eles estão errados. Eles não sabem de nada. Algo de ruim deve ter acontecido, deve haver um motivo sério para explicar o silêncio dele.
O que você faz quando finalmente descobre que tem razão? Que existe um motivo ― e que esse motivo é a única coisa que vocês não compartilharam um com o outro? A verdade.

Resenha
Retribuí seu sorriso e pensei: Se você me pedisse para ficar, se sugerisse começarmos uma vida juntos aqui, eu ficaria. Mesmo conhecendo você há poucos dias, mesmo tendo jurado que nunca mais moraria aqui. Por você, eu ficaria. - página 134

Com quase 40 anos de idade, Sarah está prestes a se divorciar do marido -com quem construiu uma ONG que trabalha levando palhaços para hospitais-, mora em Los Angeles... E acabou de conhecer o amor da sua vida. Ela conheceu Eddie quando viajou para a Inglaterra visitar os pais e os amigos, e eles passaram sete dias maravilhosos juntos, se apaixonaram, e então tiveram que se despedir, pois ele teria que viajar e ela logo voltaria para os Estados Unidos. Ele prometera ligar. Ele nunca ligou.

Devastada, Sarah cogitou a possibilidade de Eddie ter sofrido um acidente ou qualquer coisa do tipo, já que as redes sociais dele também estavam vazias, e ele não respondia suas mensagens nem retornava suas ligações. Mas havia a possibilidade de ele não querer vê-la outra vez, e por mais que doesse, uma hora ela teria que seguir em frente. Mas Sarah não queria, e não podia. Ela queria saber o que havia acontecido, queria saber onde estava Eddie, e também queria saber por que todos diziam para ela ficar longe dele. O que havia entre eles, capaz até de separá-los, que não haviam dito ao outro?

"Talvez a Jo tenha razão - murmurou ele. - Talvez você deva mesmo sair dessa." – página 107

A premissa desse livro me pareceu muito interessante, e ao longo da história eu me senti como a Sarah: perdida, sem saber o que estava acontecendo e me perguntando por que diabos o Eddie não ligava ou dava sinal de vida. Até que a autora revelou o que era, e aí eu simplesmente não sabia mais o que pensar. A autora havia deixado algumas pistas no caminho, e eu estava certíssima de que sabia o que havia acontecido, maaas.... Ela me deu uns dribles bem legais até chegar no final do livro, e por isso, tiro meu chapéu: Rosie sabe como deixar o leitor totalmente envolvido e fissurado na história, e também sabe como nos surpreender com as reviravoltas.

Só que o final ficou um pouco embaçado: os personagens principais tiveram seu desfecho, mas senti que os secundários ficaram meio que jogados de lado. Claro que Rosie não deveria ter deixado Sarah e Eddie de lado para resolver os problemas dos amigos deles, por exemplo, mas seria bom saber o que mais estava acontecendo por ali. Uma jogada incrível foi construir um passado concreto para os personagens, sem deixar brechas ou deixar superficial. E tanto Sarah quanto Eddie narram as histórias, de maneira que ficamos a par das angústias e sentimentos de ambos.

Então Eddie me beijou de novo e senti tudo se dissipar. A tristeza do passado, a incerteza do futuro. Isto era o que estava destinado a acontecer em seguida. Isto. - página 18

Gostei dos personagens, mas acho que me interessei mais pelos secundários (Tommy, Jo e Jenni, amigos de Sarah) do que pelos personagens principais....haha’
Ainda assim, tanto Eddie quanto Sarah são personagens bem construídos e possuem problemas que são bem desenvolvidos ao longo da trama, de maneira que se tornam bem reais; são pessoas que poderíamos encontrar na rua, no consultório médico, em qualquer lugar! A maneira como eles se apaixonaram é muito linda, e mais lindo ainda é como procuram pelo outro e tentam fazer o possível para não magoar outras pessoas. Ambos possuem muitos defeitos, mas egoístas eles não são!

Resumindo, Tudo aquilo que nos separa é um livro muito lindo que me deixou toda boba, confesso que não esperava taaanto dele, mas, novamente, a autora conseguiu me surpreender bastante. De início eu tinha achado a premissa parecida com as de outros livros que li, mas Tudo aquilo que nos separa não é apenas original: é tocante! A editora acertou em apostar nessa obra!


6 comentários

  1. Oi Dryh! Vi muita gente recebendo essa prova, com caixinha de lenço e tudo mais, e logo imaginei que seria uma história bem tocante, mas não pensei que seria um drama de amor, nesse sentido.. Estou morrendo de curiosidade pra saber o que pode ter acontecido pra afastar os dois, e estou me segurando pra não pedir um spoiler! Amei a resenha, e não vejo a hora de poder ler!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Dryh, tudo bem? Eu já tinha lido uma resenha desse livro, e eu fiquei curiosa em saber o desfecho da história, o que os amigos dela sabia que estavam escondendo, vi outra perspectiva pela sua resenha. Dica anotada, parabéns pela resenha, bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oi Dryh, infelizmente esse livro não funcionou comigo, achei as primeiras páginas arrastadas demais e acabei desistindo, me senti completamente perdida e por isso a leitura desandou, mas fico feliz em saber que de certo modo, foi uma história ok até, em todo caso, não funcionou pra mim então acho que apesar dos bons comentários, ressalvas etc, não voltaria pra ela.

    ResponderExcluir
  4. Oi Dryh.

    Realmente a premissa do livro pareceu muito interessante e com sua opinião, eu fiquei com muita vontade de ler essa história. Espero ser surpreendida como você também ficou. Obrigada pela dica.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu já estava querendo ler esse livro e depois de sua resenha vou comprá-lo e preparar a caixinha de lenços hahahahahaha

    ResponderExcluir
  6. Oi Dhry,
    Dúvida ... ela traiu o marido? Essa parte da resenha ficou confusa pra mim, a história me parece bem bacana, e fico me perguntando qual loucura a protagonista será capaz de fazer pra encontrar esse homem, e onde diabos ele está hahaha, se sou eu, encontro e mato.
    Fiquei mega curiosa, dica anotada.

    Beijokas

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...