A criança no tempo

Olá a todos,

Hoje trago a resenha de A Criança no Tempo, do (incrível) Ian McEwan. Por favor se inspirem e também leiam o livro.

Título: A Criança no Tempo
Autor: Ian McEwan
Editora: Companhia das Letras (cortesia)
Lançamento: 2018
Páginas: 289
Sinopse: Do autor de Reparação e Enclausurado e vencedor do Man Booker Prize, um romance contundente sobre a dor do desaparecimento de um filho.Numa ida rotineira ao supermercado, Stephen Lewis, escritor bem-sucedido de livros infantis, se depara com a maior agonia de um pai: Kate, sua filha de três anos, desaparece sem deixar rastros. Numa imagem terrível que se repete ao longo dos anos seguintes, ele percebe que a garota não vai voltar.Com ternura e sensibilidade, Ian McEwan nos leva ao território sombrio de um casamento devastado pela perda de um filho. A ausência de Kate coloca a relação de Stephen e de sua esposa Julie em xeque, enquanto cada um deles enfrenta à sua maneira uma dor que só parece se intensificar com o passar do tempo. Vencedor do Whitbread Award, A criança no tempo discute temas como ausência, luto, culpa e as marcas indeléveis que um acontecimento pode deixar em uma família. Um romance surpreendente de um dos melhores escritores de sua geração.

Resenha

Ian McEwan é um dos maiores romancistas de nosso tempo (ponto). Após uma delicada leitura - que parece impossível devido a bruta realidade estabelecida pelo autor - de A Criança no Tempo, o leitor percebe que McEwan realiza tudo em sua narrativa; dor, perda, solidão e extrema alegria. É como uma montanha-russa, mas sem as bancas de algodão-doce ou os clichês permitidos.

Stephen é um escritor de livros infantis, após a publicação de Limonada, sua estréia, por uma grande editora londrina - chefiada por seu amigo Charles - ele perde sua filha, Kate, em uma rotineira ida ao supermercado. Em um desviar de olhares, a filha de 3 anos some sem deixar rastros ou a esperança de sua volta. O casamento com Julie desaba de forma colossal e a única coisa que sustenta seu cotidiano é o trabalho no Parlamento, onde cuida de assuntos ligados a educação - principalmente com relação a alfabetização. Os amigos mais próximos são Charles e Thelma, o seu editor que antes chefiava a editora, deixou os livros infantis para usufruir de um nobre cargo no governo.

A Criança no Tempo gira em torno da perda abrupta de uma criança e a dor presenciada por aqueles que são desamparados pela dúvida e pela normalidade imposta pela vida, pois, aparentemente, o tempo não vai parar para que você se conserte. É com essa força e com todos os adjetivos presentes nas linhas de seu livro que Ian McEwan nos guia até a reparação de seu personagem principal, Stephen. Nesse meio-tempo - que prefiro descrever como sendo uma ópera - a infância e o papel da educação na vida da criança e do pais é discutido; qual a força das palavras a partir da alfabetização na criança? Quais são os limites da escola? É pela lírica e por uma narração, genialmente, psicológica que se obtêm as devidas respostas.

O tempo estava redimido, o tempo voltava a ter propósito por ser o meio de realizar o desejo.

O personagem principal Stephen é, em todo tempo, munido de devaneios e recordações sobre sua criação e pela cena onde 'perdeu' sua filha. A bagagem que o personagem apresenta é essencial para a criação do romance, os pais de Stephen passaram por um momento de mudanças na sociedade inglesa e foram vítimas da Segunda Guerra Mundial, consequentemente criando um filho para um mundo áspero e perigoso. Antes do início de cada capítulo um trecho do manual de puericultura (criação de filhos) é introduzido, fazendo com que o leitor entre em contato com as discussões do Parlamento acerca da infância, pois, inevitavelmente, é neste cume que o romance também se faz.

Um autor com pouca criatividade e força faria com que este fosse um livro tedioso e pouco proveitoso, porém estamos falando de um escritor que se entrega com toda força e não se rende até que seu personagem esteja, digamos, "completo". Tive a mesma sensação em outros livros que li do autor, todos marcados pela intensidade e inteligência de seu criador.

Recomendo A Criança no Tempo para os leitores de Mia Couto e Elena Ferrante. Sem mais delongas, o livro falará por si só (sorriso no rosto).


8 comentários

  1. Tenho certeza de que é um livro incrível, principalmente pelos assuntos abordados, além disso todas as histórias que remetem relações familiares são únicas em essência!
    Como será perder um filho de uma forma tão traumática? Com certeza o pai se culpa profundamente e a mãe não deve ver o esposo com misericórdia. Espero que o amor os fortaleça, que o casal perceba o quanto será importante que estejam juntos a fim de enfrentar um obstáculos inesperado.
    Ótima sugestão!
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
  2. Olá! Tenho visto muita gente elogiando este lançamento, e pelo que li agora na resenha, com razão! Tem cara de ser mesmo uma história inteligente e reflexiva. Tem o grande acontecimento do livro, que é o desaparecimento da criança, e a partir del, tudo que vai acontecendo e todas as relações que são abordadas, e modificadas.. É um livro que com certeza vale a leitura! Obrigada pelas suas impressões!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  3. Olá Heitor.

    Eu não conhecia este livro e pela sua resenha, tudo indica que é uma leitura muito boa de apreciar. Só me resta adicioná-lo na minha lista de desejados e conferir melhor essa história. Parabéns pela resenha e obrigada pela dica, eu gostei bastante.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. OI Heitor,
    Não conhecia a obra e nem o autor e pude perceber pela sua resenha que estou perdendo tempo em não me jogar a leitura, vou anotar a dica e providenciar a obra.

    Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  5. Esse livro deve ser emocionante e envolvente.
    Sua resenha me despertou curiosidade, acredito que esse é aquele tipo de livro que eu iria me emocionar muito.

    um beijo

    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Heitor, tudo bem? Eu venho começando a ler Mia Couto, aos pouquinhos porque me parece algo muito de sentir, né? Desse modo, a sua dica veio em boa hora porque me parece o tipo de narrativa que também vou gostar bastante, obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  7. Olá.

    Ahhhh, primeira resenha que leio e eu AMEEEEI. O livro parece ser muito profundo e cheio de acontecimentos marcantes. Sem duvidas está na minha lista de desejados. Adoro livros assim.

    Beijos,
    www.psamoleitura.com

    ResponderExcluir
  8. Ainda não conhecia o autor, mas achei a premissa muito interessante. Me pareceu ser uma história bem envolvente e cheia de acontecimentos. Já deixei a dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...