Juntando os pedaços

Oláá, pessoas, tudo bem com vocês?

Quando eu vi que a editora Seguinte ia lançar mais um livro da Jennifer Niven, fiquei doida. Eu me apaixonei completamente por Por lugares incríveis, então minhas expectativas foram para o alto. É com muita alegria e satisfação que eu lhes digo: expectativas alcançadas com sucesso!

Título: Juntando os pedaços
Autora: Jennifer Niven
Editora: Seguinte (cortesia)
Páginas: 392
Edição: 1
Lançamento: 2016
Sinopse: Jack tem prosopagnosia, uma doença que o impede de reconhecer o rosto das pessoas. Quando ele olha para alguém, vê os olhos, o nariz, a boca… mas não consegue juntar todas as peças do quebra-cabeça para gravar na memória. Então ele usa marcas identificadoras, como o cabelo, a cor da pele, o jeito de andar e de se vestir, para tentar distinguir seus amigos e familiares. Mas ninguém sabe disso — até o dia em que ele encontra a Libby. Libby é nova na escola. Ela passou os últimos anos em casa, juntando os pedaços do seu coração depois da morte de sua mãe. A garota finalmente se sente pronta para voltar à vida normal, mas logo nos primeiros dias de aula é alvo de uma brincadeira cruel por causa de seu peso e vai parar na diretoria. Junto com Jack. Aos poucos essa dupla improvável se aproxima e, juntos, eles aprendem a enxergar um ao outro como ninguém antes tinha feito.
Resenha

Depois de anos estudando em casa e se recuperando de um episódio ruim, Libby finalmente voltará para a escola. Ela não é mais a garota que precisou ser resgatada da própria casa porque já não saía há meses; agora ela era uma nova Libby. Mas ela tinha muito medo do que poderia acontecer naquele primeiro dia de aula. Eram muitos e se, e ela não sabia se estava pronta para enfrentar o ensino médio. Mas precisava tentar.

Em algum lugar nessa escola pode estar o garoto por quem vou me apaixonar. – página 29

Jack possui uma doença neurológica rara: prosopagnosia; ele não consegue reconhecer o rosto de pessoas, nem dele próprio. Foi assim que ele acabou ficando com a prima de sua namorada, Caroline; ambas eram muito parecidas. Mas ninguém sabe disso, nem mesmo os pais de Jack. Ele anda com uma turma de idiotas na escola, e é assim que acaba conhecendo Libby: um de seus amigos idiotas inventa uma brincadeira idiota onde o participante teria que agarrar uma garota gorda. Ganhava quem conseguisse agarrar uma garota por mais tempo. Libby não foi a primeira vítima, mas, quando Jack a agarrou, ela lhe deu um soco (muito bem dado, por sinal) no rosto, e é aí que tudo começa.

Eu sabia que iria gostar deste livro, mas não imaginei que pudesse me apaixonar por ele já nas primeiras páginas. Juro. Sabe quando você começa a ler um livro e já é fisgadx para dentro da história, mal percebe as páginas passando e fica sorrindo que nem idiota quando alguma coisa fofa acontece, ou tremendo de tensão ou raiva? Foi o que aconteceu comigo. Eu sentia na pele o nervosismo e o medo dos personagens, sorria que nem boba sempre que eles olhavam ou entendiam um ao outro. Sem contar que eu ficava o tempo todo torcendo para eles.

De repente me sinto velho e muito, muito cansado. É exaustivo ter que ficar procurando as pessoas que você ama. – página 109

Não sei dizer qual dos dois me encantou mais, a verdade é que eu fiquei apaixonada por ambos, e torcia igualmente para eles. Ok, eu torcia para que eles ficassem JUNTOS e conseguissem superar tudo, desde o bullying que a Libby sofria até a doença do Jack, que o colocava em situações realmente constrangedoras e assustadoras. E o pior era que ele tinha medo de contar a todos, pois muito poderiam se aproveitar da situação e humilhá-lo.

Claro, eu não concordei com todas as decisões e ações dos personagens, e cheguei a odiar Jack por um momento (quando ele agarrou Libby na tal brincadeira [mesmo que tenha deixado uma carta de desculpas com ela depois]), mas o amadurecimento de ambos ao longo da história é bem notável, e os personagens secundários mais importantes deram uma ajudinha nisso. O pai de Libby, que, além da morte da esposa, ainda precisou ver a filha engordando sem parar e sofrendo; os irmãos de Jack, Marcus e Dusty, e os pais dele também, apesar de estarem enfrentando os próprios problemas; Rachel, uma amiga de Libby, e acho que até os professores e a diretora da escola.

Sei que Jack aparenta ser uma pessoa horrível pelo o que ele fez, mas, quando vemos seu ponto de vista e seus motivos, não é difícil entende-lo. Não justifica o que fez, mas ajuda a entender. Ele fazia de tudo para ser aceito e visto como queria ser visto, tanto pela sua doença (e o medo de descobrirem), quanto porque ele ainda precisava descobrir quem realmente era, e não só fisicamente.

E lembre que, o que quer que a gente descubra hoje, não vai mudar nada. [...] Você ainda é Jack Masselin. Ainda é um pé no saco. Ainda é você. – página 215

Já a Libby é o tipo de personagem que a gente só quer abraçar o tempo inteiro. Ela é corajosa de uma forma como eu nunca vi igual, e o jeito como lida com tudo é incrível e triste ao mesmo tempo. Ela passou por tantas coisas e ainda é tão jovem, mas é uma jovem admirável e incrivelmente talentosa (ela ama dançar e o faz muito bem). Mas Libby também amadurece ao longo da história, e ela foi de grande importância nas superações e no amadurecimento de Jack, o que me fez gostar ainda mais dela.
Libby é concreta. É real. Enquanto eu segurar sua mão, não vai desaparecer diante dos meus olhos. – página 231
Concluindo, Juntando os pedaços foi um dos livros mais lindos (e mais rápidos!) que eu já li, e, mais uma vez, Jennifer Niven conseguiu me arrebatar com vários sentimentos e me deixou querendo mais. E que final! Pura maldade acabar de forma tão lindinha e apaixonante e não ter nada depois. Fiquei um pouco decepcionada com isso...haha’ mas faz parte. Que venham mais livros da Jennifer, e que este seja adaptado pelas telonas pelo amor dos céus!

18 comentários

  1. Oieee! Amei conhecer essa história, já estou me vendo feito Biba vivenciando os bons e maus momentos desses dois personagens. Nai conhecia essa autora e pelo jeito trazemos um aprendizado dessa leitura já que fala de bulling e gordofobia. Vou ler!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Já conhecia o livro, porém nunca li uma resenha sobre ele. Achei bem elaborado o enredo, mas a história não me chamou tanto a atenção.
    De qualquer maneira, manterei ele na minha lista.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Dryh.
    Parabéns pela resenha!
    Já tinha lido sobre esse livro, mas suas impressões foram mais favoráveis e explicativas quanto ao livro do que outras que li, e, contando com isso, e também pelo romance, o tema e as superações assim como o amadurecimento que tem na história e com os personagens, contribuíram para eu querer conferi-lo e ficar "fisgadx" como você.
    Obrigada, beijos :*

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem por aí?

    Confesso que não conhecia a história, mas eu me interessei, de cara, pela capa e depois pela premissa. Tendo em vista a condição do protagonista, dizer a seguinte frase "Libby é concreta. É real. Enquanto eu segurar sua mão, não vai desaparecer diante dos meus olhos." deve ser em um momento bem emocionante. Preciso lê-lo! Ah, e parabéns pela resenha, ficou maravilhosa!

    Abraços!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  5. Desde que li o outro livro dessa autora que é o Por lugares incríveis eu fiquei completamente fascinada pela escrita dela. Quando soube que a seguinte ia publicar esse livro fiquei encantada. Com certeza é um dos livros que eu quero ler em 2017. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Helloo, Dryh! Tudo numa nice?!
    Eu também curti muito Por Lugares Incríveis e fiquei curiosa para ler essa obra da autora. Acontece que de 2015 para cá meu gosto literário mudou bastante e estou lendo coisas mais sérias e adultas. Ainda assim quando vi o livro fiquei numa curiosidade da pega e anteontem fui lê-lo. Não deu certo para mim. Quer dizer, pelo menos as vinte ou trinta páginas que li não estava fluindo. Os capítulos serem pequenos ajuda a obra fluir mais rápido. Tive um problema com a Libby toda a insegurança dela e os questionamentos adolescentes me deixaram em parte fatigada. E não estou tentando ser insensível, é só que não rolou comigo. Mas a sua resenha empolgada me fez repensar porque eu definitivamente estava decidida a abandonar a obra. Vou dar mais uma chance e espero gostar pelo menos um tantinho como você gostou.
    Beijin...

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?:
    Não sei se mesmo conhecendo melhor os motivos de Jack, eu conseguiria entendê-l, não tem nem o que entender. Agora Libby, já me apaixonei por ela somente por essa sua resenha. e sei que torceria por ela a cada capitulo do livro. O enredo é algo que me chama atenção, por trazer traços diferentes de muitos livros que estão sendo lançados. Fiquei empolgado com suas impressões.

    ResponderExcluir
  8. Oi Dryh,
    Ai, que bom que esse livro te agradou, ele é minha leitura atual e está me deixando muito satisfeita. Essa doença do Jack demorou para entrar na minha cabeça e sei como é ruim para ele não reconhecer rostos. Já Libby está me passando a sensação de ser uma personagem forte e madura.
    Gostei da sua resenha e espero amar essa leitura tanto quanto você.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Essa capa é um amorzinho, né?
    Já tinha visto o livro, mas ainda não sabia do que se tratava. Acho que vi alguém falando que se decepcionou com a leitura, mas é sempre bom ter outra perspectiva. Gostei da Libby já de cara só pelas suas impressões, espero poder conferir essa leitura em breve.
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  10. A capa de cara nunca chamaria a minha atenção, mas nossa,que história linda, parece que vou me identificar muito e chorar horrores também, estou precisando mesmo de um livro amorzinho assim, sua resenha está maravilhosa, obrigada pela ótima dica.

    ResponderExcluir
  11. Ah, que bom que gostou tanto! É muito bom quando a gente se apaixona por um livro, vai ler outra coisa da autora e se apaixona de novo! Adoro obras que nos arrebatam assim, com tantos sentimentos. Vou ler Por lugares incríveis primeiro, mas pelo que você disse acredito que depois eu vá correr pra ler esse. Acho a capa do livro muito fofa, e acredito que vou adorar a Libby, amo esse tipo de personagem que a gente tem vontade de abraçar.

    ResponderExcluir
  12. Já tinha ouvido falar desse livro e sim, já tinha me interessado por ele. Mas apenas porque eu queria entender melhor a doença de Jack.
    Depois da sua resenha, muito bem escrita, eu preciso ler porque já me vejo amando esse livro. Tudo que você disse descreve para mim um novo amor literário e eu o quero na minha estante já.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Já estou louca para ler esse livro desde que sou e de seu lançamento e já está até aqui ma minha estante. A autora me conquistou completamente com Por lugares incríveis e também pisoteou o meu coração com esse livro, então já sei que vou amar Juntando os pedaços. Mal posso esperar para lê-lo.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Uau que livro é esse? é impossível deixar passar despercebido depois de tantos elogios assim. Fiquei mega curiosa com a trama, parece ser bem envolvente, ainda mais se tratando de um livro com o enredo lindo, e com personagens ótimos. Adorei conhecer a obra e saber mais da sua opinião, com certeza irei adquirir em breve!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  15. Oie
    Tudo bom?
    Não conhecia esse livro, mas pela sua empolgação na resenha to vendo que irei me encantar com os personagens e suas histórias, fiquei aqui imaginando Libby em sua superação é amadurecimento.
    Bela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Dryh, tudo bem?
    Nem li o livro mas já o acho muito fofinho. Niven é uma autora muito simpática e desde o dia que a conhecia que estou disposto a tentar ler tudo que ela lança. Se bem que não é um desafio muito grande já que só tem coisa boa.

    ResponderExcluir
  17. Oi Dryh, que bom que você gostou e recomenda. O fato de se rum dos livros mais lindos que você já leu, me deixa master animada, porque será a minha primeira leitura em 2017.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Nada sabia sobre esse livro, mas devo admitir que o enredo é mesmo muito diferente. Apesar de trazer temas adolescentes bastante comuns, como a adaptação e o bullying, ainda assim seus personagens trazem um peso muito singular em suas costas. Gostei disso! Saber que o livro a fez se apaixonar logo de cara me encanta, flor! Vou ler!

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...