#SemanaFeminismo #9 - Filmes feministas

Finalizando a #SemanaFeminismo, eu trouxe algumas indicações de filmes e séries feministas, cujas protagonistas são mulheres fortes e independentes. Não é raro encontrar histórias com tais características hoje em dia, mas é difícil escolher poucos entre muitos filmes importantes para o feminismo e a emancipação feminina.
Espero que vocês gostem :)

*   *   *   *
Frida
Frida Kahlo (Salma Hayek) foi um dos principais nomes da história artística do México. Conceituada e aclamada como pintora, ele teve um agitado casamento aberto com Diego Rivera (Alfred Molina), seu companheiro também nas artes, e ainda um controverso caso com o político Leon Trostky (Geoffrey Rush), além de várias outras mulheres.
*   *   *   *
A cor púrpura
Georgia, 1909. Em uma pequena cidade Celie (Whoopi Goldberg), uma jovem com apenas 14 anos que foi violentada pelo pai, se torna mãe de duas crianças. Além de perder a capacidade de procriar, Celie imediatamente é separada dos filhos e da única pessoa no mundo que a ama, sua irmã, e é doada a "Mister" (Danny Glover), que a trata simultaneamente como escrava e companheira. Grande parte da brutalidade de Mister provêm por alimentar uma forte paixão por Shug Avery (Margaret Avery), uma sensual cantora de blues. Celie fica muito solitária e compartilha sua tristeza em cartas (a única forma de manter a sanidade em um mundo onde poucos a ouvem), primeiramente com Deus e depois com a irmã Nettie (Akosua Busia), missionária na África. Mas quando Shug, aliada à forte Sofia (Oprah Winfrey), esposa de Harpo (Willard E. Pugh), filho de Mister, entram na sua vida, Celie revela seu espírito brilhante, ganhando consciência do seu valor e das possibilidades que o mundo lhe oferece.
*   *   *   *
A vida secreta das abelhas
Carolina do Sul, 1964. Lily Owens (Dakota Fanning) é uma garota de 14 anos atormentada pelas poucas lembranças que tem da mãe falecida em um trágico acidente causado por ela. Decidida a fugir da solidão e do relacionamento complicado com o pai, T. Ray (Paul Bettany), Lily foge de casa com sua empregada Rosaleen (Jennifer Hudson) e segue a única pista que pode levar ao passado de sua mãe numa pequena cidade do interior. Lá ela conhece August (Queen Latifah), a mais velha das irmãs Boatwright, dona de um tradicional apiário da cidade e que também conhece alguns segredos do passado de sua mãe.

*     *     *     *
Tomates verdes fritos
Evelyn Couch (Kathy Bates) é uma dona de casa emocionalmente reprimida, que habitualmente afoga suas mágoas comendo doces. Ed (Gailard Sartain), o marido dela, quase não nota a existência de Evelyn. Toda semana eles vão visitar uma tia em um hospital, mas a parente nunca permite que Evelyn entre no quarto. Uma semana, enquanto ela espera que Ed termine sua visita, Evelyn conhece Ninny Threadgoode (Jessica Tandy), uma debilitada mas gentil senhora de 83 anos, que ama contar histórias. Através das semanas ela faz relatos que estão centrados em uma parente, Idgie (Mary Stuart Masterson), que desde criança, em 1920, sempre foi muito amiga do irmão, Buddy (Chris O'Donnell). Assim, quando ele morreu atropelado por um trem (o pé ficou preso no trilho), Idgie não conseguia conversar com ninguém, exceto com a garota de Buddy, Ruth Jamison (Mary-Louise Parker). Apesar disto Idgie era bem doce, apesar de nunca levar desaforo para casa. Independente, ela faz seu próprio caminho ao administrar uma lanchonete em Whistle Stop, no Alabama. Elas tinham uma amizade bem sólida, mas Ruth faz a maior besteira da sua vida ao se casar com Frank Bennett (Nick Searcy), um homem estúpido que espanca Ruth, além de ser secretamente membro da Ku Klux Klan. Inicialmente Ruth tentou segurar a situação, mas quando não era mais possível Idgie foi buscá-la, acompanhada por dois empregados. Idgie logo dá a Ruth um emprego em sua lanchonete. Por causa do seu jeito de se sustentar sozinha, enfrentar Frank e servir comida para negros no fundo da lanchonete, Idgie provocou a ira dos cidadãos menos tolerantes de Whistle Stop. Quando Frank desapareceu misteriosamente muitos moradores suspeitaram que Idgie, Ruth e seus amigos poderiam ser os responsáveis.

*   *   *   *
Histórias Cruzadas
Jackson, pequena cidade no estado do Mississipi, anos 60. Skeeter (Emma Stone) é uma garota da sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark (Viola Davis), a emprega da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista, o que desagrada a sociedade como um todo. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões.

*   *   *   *
Livre
Após a morte de sua mãe, um divórcio e uma fase de autodestruição repleta de heroína, Cheryl Strayed (Reese Witherspoon) decide mudar e investir em uma nova vida junto à natureza selvagem. Para tanto, ela se aventura em uma trilha de 1100 milhas pela costa do oceano Pacífico.

*    *    *    *
As sufragistas
No início do século XX, após décadas de manifestações pacíficas, as mulheres ainda não possuem o direito de voto no Reino Unido. Um grupo militante decide coordenar atos de insubordinação, quebrando vidraças e explodindo caixas de correio, para chamar a atenção dos políticos locais à causa. Maud Watts (Carey Mulligan), sem formação política, descobre o movimento e passa a cooperar com as novas feministas. Ela enfrenta grande pressão da polícia e dos familiares para voltar ao lar e se sujeitar à opressão masculina, mas decide que o combate pela igualdade de direitos merece alguns sacrifícios.
*   *   *   *
Mad Max
Após ser capturado por Immortan Joe, um guerreiro das estradas chamado Max (Tom Hardy) se vê no meio de uma guerra mortal, iniciada pela Imperatriz Furiosa (Charlize Theron) na tentativa se salvar um grupo de garotas. Também tentanto fugir, Max aceita ajudar Furiosa em sua luta contra Joe e se vê dividido entre mais uma vez seguir sozinho seu caminho ou ficar com o grupo.
 
*   *   *   *
Orange Is The New Black

Orange is the New Black baseia-se na história real de Piper Chapman, uma mulher cuja vida aparentemente perfeita é virada de cabeça para baixo, quando deve cumprir pena em um presídio feminino por crime de tráfico de drogas cometido há anos.

*    *     *    *
E aí, o que acharam? Conhecem algum outro filme ou série feministas?

Outras postagens da #SemanaFeminismo:

7 comentários

  1. A maioria desses filmes eu ainda nem conhecia. Mas Livre, eu quero muito ler desde que o vi em cartaz. A Cor Púrpura eu já ouvi falar e sempre tive curiosidade com ele.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Dryh
    eu adorei a indicação dos filmes. Fui em uma peça de teatro e pude conhecer a história de Frida Kahlo, e confesso que fiquei estarrecida por ela enquanto mulher e tudo o que passou. Eu já ouvi do filme Livre e quero muito assistir.
    Valeu pelas dicas,
    Beijos,
    Denise
    www.embarcandonaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa, essa seleção de filmes está sensacional! Infelizmente, até o momento só assisti "Frida", o qual gostei muito. Tenho muita vontade de assistir "A Cor Púrpura" e "As Sufragistas", mas ainda não tive oportunidade...

    Depois vou dar uma olhada nos outros posts sobre o feminismo, pois é um tema que me interessa bastante.


    beijos,


    tamiresdecarvalho.com

    ResponderExcluir
  4. Olá! Que post mais maravilhoso! Descobri hoje a Semana Feminista aqui no blog, e gostei muito! Dos filmes que você citou, já assisti Histórias Cruzadas e Frida. Quis ver Frida justamente por ter descoberto em páginas do Facebook que ela foi uma personalidade do feminismo, e queria saber por quê ela é considerada assim. Em Histórias Cruzadas, o protagonismo das mulheres me impressionou muito! Já tinha ouvido falar dos outros, e da série também. Agora, estou louca para assistir!

    ResponderExcluir
  5. Depois de conferir essa seleção percebi que nunca assisti um filme com o tema. Quero muito assistir A cor púrpura, me emocionei com a trama, e tenho certeza de que é um filme bastante impactante.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Dryh!
    Muito legais as indicações e mais ainda a temática que envolve todos eles, é realmente algo que precisa ser discutido com cuidado. Sempre ouvi comentários sobre A Vida Secreta das Abelhas, mas nunca procurava saber exatamente do que se tratava e, ao descobri-lo agora, já fiquei interessada. Histórias Cruzadas é um filme realmente muito bom, fiquei tão envolvida enquanto assistia, indico sempre que posso também, rs.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  7. Oie!

    Se tem uma coisa que eu gosto é o feminismo viu, nossa. Já assisti a maioria dos filmes que você indicou nesse post, mas acho que A Cor Púrpura é o que tem mais poder de mexer com a gente. A Vida Secreta das Abelhas também é maravilhoso demais.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...