#SemanaFeminismo #7 - Sejamos todos feministas

Título: Sejamos todos feministas
Autora: Chimamanda Ngozi Adichie
Editora: Companhia das Letras (cortesia)
Páginas: 64
Edição: 2
Lançamento: 2015
Sinopse: Chimamanda Ngozi Adichie ainda se lembra exatamente do dia em que a chamaram de feminista pela primeira vez. Foi durante uma discussão com seu amigo de infância Okoloma. “Não era um elogio. Percebi pelo tom da voz dele; era como se dissesse: ‘Você apoia o terrorismo!’”. Apesar do tom de desaprovação de Okoloma, Adichie abraçou o termo e começou a se intitular uma “feminista feliz e africana que não odeia homens, e que gosta de usar batom e salto alto para si mesma, e não para os homens”. Sejamos todos feministas é uma adaptação do discurso feito pela autora no TEDx Euston, que conta com mais de 1,5 milhão de visualizações e foi musicado por Beyoncé.
Resenha

“Feminista: uma pessoa que acredita na igualdade social, política e econômica entre os sexos.”

Chimamanda se lembra bem da primeira vez em que foi chamada de feminista, e, depois daquela, foram muitas outras. Mas em muitas delas a palavra feminista fora dita com rancor, como se a palavra fosse algo feio que não merecesse ser pronunciado, e muitas vezes a autora fora até mesmo tratada diferente por conta de ser feminista. E por ser mulher.

Mas que mulher nunca fora tratada como inferior em relação aos homens? Que mulher já não foi ignorada quando as perguntas foram feitas para seu acompanhante masculino, e não para ela? Que mulher faz o mesmo trabalho que o colega homem ali do lado, mas ganha menos só por ser mulher? Que mulher nunca sofreu com a desigualdade de gênero? Pois eu te digo. Todas!

Decidi me tornar uma “feminista feliz e africana que não odeia homens, e que gosta de usar batom e salto alto para si mesma, e não para os homens.” – página 14

Neste livro (infelizmente muito pequeno), a autora fala sobre suas experiências como mulher e como feminista. Fala sobre como as coisas são na Nigéria e sobre como as mulheres são inferiorizadas e tratadas com absurda desigualdade em relação aos homens. E as coisas são assim desde sempre, mas, felizmente, em passos de tartaruga, o mundo está mudando.

A cultura não faz as pessoas. As pessoas fazem a cultura. Se uma humanidade inteira de mulheres não faz parte da nossa cultura, então temos que mudar nossa cultura. – página 48

Esse é um ótimo livro para quem é feminista, e melhor ainda para quem ainda não sabe o que a palavra significa. Ser feminista não significa odiar os homens, achar que as mulheres são superiores ou que não passam desodorante, como a autora até menciona durante a história. Ser feminista é acreditar e lutar por direitos iguais e pelo espaço da mulher na sociedade machista em que vivemos. É claro que há muito mais do que isso, existem várias definições de feminismo, mas acredito que este seja o principal.

Enfim, o livro é curto, mas é um baque e tanto. Sabe quando você vê, ouve ou lê alguém falando e concorda totalmente com aquela pessoa? Sorri quando ela diz algo que você pensa, mas que não tem coragem de falar em voz alta, e que merece uma salva de palmas no final? O discurso de Chimamanda é um desses discursos que, se eu pudesse, eu aplaudiria de pé. Mesmo tendo poucas páginas, o livro fala muito, e deveria ser conhecido por todos, acredito que, assim, todos teriam melhor conhecimento sobre o que é o feminismo (palavra que ainda recebe olhares tortos) e sobre como a desigualdade de gênero entre homens e mulheres ainda é grande. Recomendo esse livro a todos!

O problema da questão de gênero é que ela prescreve como devemos ser em vez de reconhecer quem somos. Seríamos bem mais felizes, mais livres para sermos quem realmente somos, se não tivéssemos o peso das expectativas do gênero. – página 37

16 comentários

  1. Chimamanda consegue explicar com objetividade, simplicidade e clareza o que é ser feminista. Não tenho palavras pra descrever o quanto admiro essa obra que me fez conhecer melhor o movimento feminista. Recomendo à todos que leiam e repassem as palavras de Chimamanda.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, me interessei pelo livro!! O que ela fala é a mais pura verdade!! A mulher é inteligente demais, e por isto ela deve sim batalhar pelo seu espaço!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, desde que vi esse livro eu me interessei por ele. Acho que deva ser uma ótima leitura e estou muito curiosa com ele. Acompanhei algumas das postagens dessa semana e o blog está de parabéns,foi uma semana e tanto ! com ótimas postagens e convidados.

    ResponderExcluir
  4. Oi amada! Concordo com vc é o tipo de livro que todo mundo deveria ler, pela informação e conhecimento, muita gente olha torto, mas não sabe o que prega, o que mais se é discutido é a desigualdade e a violência que ainda é grande hoje em dia do lado das mulheres! Fiquei curiosa para ler! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Adoro a Chimamanda e claro que este é um livro que quero muito ler.
    Concordo que é um livro que todos deveriam ler e ter um conhecimento dessa palavra que ainda causa alguns olhares tortos.
    Parabéns pelo post!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu comecei a me descobrir feminista no final do ano passado e já fiquei bem interessada no livro, principalmente porque sua resenha tá tão bem feita que desperta o interesse de qualquer um.

    ResponderExcluir
  7. Ooi! Não sou feminista (pois não concordo com umas ideias do feminismo), porém, costumo dizer que como qualquer outro ser humano, eu tenho minhas próprias opiniões e sei ver ainda a injustiça. Mas, eu até gostaria de conhecer mais sobre o livro ^-^
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá, sempre vejo ótimas resenhas a respeito dessa obra e tenho muita vontade de ler também.
    A autora vem ganhando espaço na literatura e publicando excelentes obras.

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Que demais! Não sabia da existência do livro e amo esse discurso! Inclusive usei o video na minha postagem sobre o feminismo kkk Gostei muito do post e gostei mais ainda de conhecer o livro <3

    Nuvem de Novembro

    ResponderExcluir
  10. Olá Dryh!
    Conheço poucos livros que falam sobre o feminismo e sobre o movimento feminista.
    Fiquei muito feliz em conhecer esse livro e saber mais sobre ele :)
    Parabéns por fazer um projeto desse e trazer um livro tão interessante para o conhecimento de muitas pessoas, inclusive o meu :)

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Chimamamanda rainha! Só não li o livro ainda por alta de tempo, estou looouca para lê-lo. sério, parece tão incrível!!! <3

    Pretendo ler o mais breve possível.

    ResponderExcluir
  12. Adorei a leitura do livro, como você, eu aplaudiria de pé. E também achei ele muito curto. Sabe que o que mais me admira é que várias das atitudes que ela descreve acontecem tão normalmente que se bobear a maioria nem nota. Ela fala da realidade indiana, mas muito acontece pelo mundo afora. Felizmente, mesmo que a passos de tartaruga, as coisas estão mudando.
    É um livro que todos deveriam ler!!!
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  13. Oi Drih, eu estou com esse livro no Kindle e pretendo ler ainda esse mês para um desafio do skoob, o tema desse mês pode um livro escrito por alguém africano, e escolhi esse por ser pequeno e leve, mas com um tema bem atual e interessante.
    Ler sua resenha sisó fez aumentar a vontade de começar logo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. OI

    adorei sua resenha!!!! Apesar de não gostar muito do tema e do conceito de feminismo hoje em dia, sua resenha está linda, garanto que quem gosta vai amar o livro!!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  15. Olááá
    Nossa, esse livro é maravilhoso e como você disse, é bem curto mas com certeza nos trás inúmeras reflexões e tapa na cara, é o tipo de livro que queria presentear para todos hahaha adorei sua resenha e que bom que gostou tanto quanto eu da leitura

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá, eu não conhecia o livro, mas vou procurar para ler, precisamos buscar essa igualdade, o ser humano de modo geral tem que aprender muito.
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...