#SemanaFeminismo #6 - Falando sobre Chimamanda Ngozi Adichie

Quem nunca ouviu falar de Chimamanda? Ou, melhor, quem é que nunca ouviu a música Flawless, da Beyoncé? Ué, mas e o que isso tem a ver? Acontece que o discurso de Chimamanda, uma escritora nigeriana, sobre o feminismo acabou se tornando inspiração para a música de Beyoncé em 2013, e ele meio que se tornou um hino para @s feministas. Mas por quê?


Chimamanda, como já foi dito, é uma escritora feminista nigeriana, ou seja, para ela foi difícil assumir-se feminista quando todos achavam que ser feminista era ser anti-africana, anti-homens e anti-felicidade, mas, ainda assim, ela descobriu as injustiças do mundo quando criança e tornou-se feminista quando jovem, mesmo que a pessoa que tenha dito isso à ela tenha falado a palavra como se fosse um palavrão.

E isso ainda acontece, falar a palavra feminismo com nojo, com vergonha. Mas por quê? Não é um palavrão, não é uma palavra ofensiva. A palavra não deveria dar medo, é apenas uma palavra! O que ela significa não deveria dar medo, porque ter medo de pessoas que só querem igualdade para todos, direitos iguais?
″Eu estou com raiva. A construção de gênero do modo como funciona atualmente é uma grave injustiça. Todos nós deveríamos estar com raiva. Esse sentimento, a raiva, é importante historicamente para as transformações sociais positivas, mas além de estar com raiva eu também estou esperançosa porque eu acredito profundamente na habilidade dos humanos de se reinventarem e se tornarem melhores". - Chimamanda

Chimamanda não foi a única a crescer ouvindo que mulher é isso e merece isso por ser mulher. Todas nós ouvimos isso desde que nascemos, porque nascemos mulheres. Vai me dizer que nunca te mandaram colocar uma roupa mais comprida, ou falaram que mulher não pode sair sozinha à noite, sem um homem de acompanhante? Os homens por um acaso ouviram isso ser dito, especialmente para eles? Não. Então me diga, essa coisa de direitos iguais é baboseira? Bem, não! Elas (nós!) erem (queremos) sair à noite sem ter medo de serem (sermos) atacadas. Queremos ser levadas a sério numa empresa ou em qualquer outro lugar. Queremos ter os mesmos direitos políticos e econômicos dos homens, queremos igualdade de proteção contra abusos e queremos que a mídia pare de nos usar como objeto sexual, que parem de impor módulos e padrões de beleza contra nós. queremos IGUALDADE!

... pausa para respirar... E... acalmei!

Em seu livro, Chimamanda fala justamente sobre isso, ela fala sobre como foi impedida de entrar num restaurante por estar desacompanhada, e sobre como a mulher só é, na maioria das vezes, respeitada quando está com um homem, e esse tal respeito se deve ao homem, não a ela. Ela também fala que sempre recebeu olhares frios e acusadores quando dizia ser feminista (novamente a questão do medo da palavra, ou nojo), e vai mais além. Ela fala sobre como a sociedade impõe regras para as meninas quando elas ainda são crianças, mas que não faz o mesmo com os meninos.

O livro "Sejamos todos feministas" é simplesmente incrível, mas quem quiser ver o discurso da Chimamanda, abaixo o vídeo (em inglês, só encontrei legendados em espanhol). São palavras inspiradoras e verdadeiras, e vocês podem conhecê-lo também <aqui>, desta vez, em escrito e em português.


Mas é claro que Chimamanda não é a única mulher feminista reconhecida. Nomes como Emma Watson, Shonda Rhimes, Malala Yousafzai e Beyoncé são nomes muito conhecidos na atualidade, e uma prova de que o feminismo é um movimento que abrange todas as classes sociais, todas as cores de pele (não podemos classificar como "raça"), toda religião e toda nacionalidade. É um tema que pode parecer um tabu para muitos, mas é algo que deve ser mencionado sempre, pois muitas pessoas ainda não entendem seu significado e objetivo.

E, para finalizar, a música Flawless, por Beyoncé e Nicki Minaj.

23 comentários

  1. Oi Dryh, estou acompanhando seus posts e mais uma vez esse está ótimo. Já tinha ouvido falar da Chimamanda, mas sua postagem foi muito mais esclarecedora e pude conferir informações que para mim eram desconhecidas. Ah, quem não conhece Flawless né <3
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oi Dryh, logo que começaram a falar do livro, eu o baixei na Amazon e já li duas vezes. Ainda não tinha visto o vídeo e adorei poder assistir agora!!!
    Amei o post!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Dryh, tudo bem?
    Muito importante seu post, principalmente para todas nós mulheres!
    Acho o feminismo muito importante e fico muito feliz quando mulheres tão importantes mostram o poder das mulheres para o mundo!
    Não sabia da ligação da música da Bey com o discurso da Chimamanda.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  4. Oie dri, ouço falar tanto da chimamanda, mas ainda não tive a oportunidade de ler nenhum livr dela. Adorei os quots do discurso dela, no livro sejamos todos feministas. E eu não conhecia essa música e achei muito bonita, preciso procurar a tradução. Você mencionou que malala é outra feminista conhecida, eu acho tão incrível o livro dela. Adorando essa semana sobre o feminismo, parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Amooo esse discurso da Chimamanda! Li o livro e depois assisti o vídeo. Não faz muito tempo que conheci o feminismo, apenas um ou dois anos. Aprendi tanto nesse tempo! Simplesmente amei essa semana feminismo! <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Dryh!
    Eu como feminista, tenho amado a semana do Feminismo. Eu conheço a Chamamanda de umas notícias que li. Achei bem bacana e to louca pra saber mais. Inclusive, eu amei esse vídeo que você postou. Eu já o compartilhei umas vezes no meu facebook. Adorei saber mais sobre ela e a semana do feminismo <3

    beijo!

    ResponderExcluir
  7. Olá Dryh,

    Eu não apoio e nem desapoio o movimento feminista. Tenho algumas amigas que aderiram ao movimento, mas na minha opinião, aderiram com uma opinião quebrada, para não dizer errada.É um absurdo, realmente, o que algumas mulheres passam ou tem que suportar em algumas culturas. Eu não conhecia a história da autora, mas vou procurar conhecer o livro.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiii!!

    Como eu já disse, estou adorando ler esses posts da semana. Eu acho que você está conseguindo divulgar e propagar bem a causa.
    Eu não conhecia a história da autora, e achei interessante conhcer um pouco mais dela por aqui. Parabéns pela postagem!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Oi *--*

    Não conhecia ainda e assisti esses videos agora e achei bem interessante. Estou adorando essas postagens sobre femininos mas pra ser bem sincera vejo muita gente se dizendo feminista e não sabe nem o que está falando suas postagens estão bem concretas e estruturadas serve até mesmo de explicação para alguns.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Dryh, acredita que eu não conhecia o livro ainda e nem a autora? e também não sabia que a mésica da Beyoncé era inspirada nela, como sou fora dos assuntos! ahahah mas fiquei bem feliz de saber agora, é um conhecimento a mais e melhor por se tratar desse assunto que é um tabu para a sociedade, mas que sempre deve ser lembrado!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  11. OI!!

    Sou fã de Chimamanda desde que estava na faculdade e já escrevi algumas coisas no meu blog a usando como referência, e mesmo lendo e assistindo suas palestras ainda não tive a oportunidade de ler um livro de sua autoria. Estou paquerando outro, mas amei esse e o conceito de feminista dela é tudo que acho, afinal feminino como bem ressaltado no inicio dessa resenha não é ser contra homens. Beijos! :)

    ResponderExcluir
  12. Conheço o livro e já o li, e é bem inspirador!
    Teve um dia que ele tava de graça numa loja digital e como conhecia a autora da música da Beyoncé, resolvi ler logo... E não me arrependi! Gosto muito de ler livros inspiradores que nos dão forças pra continuar nossa luta, pois temos muito que conquistar!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  13. Gente, impedida de entrar num restaurante por estar desacompanhada? O povo não tem nenhuma noção. Não basta a gente ouvir absurdos desde criança, não poder ir onde quiser a hora que quiser com a roupa que quiser sem correr riscos, ainda tem que passar por uma coisa dessas. Vou ler o discurso dela, fiquei curiosa, só não assisto porque legenda em espanhol realmente não rola pra mim... rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  14. Apoiada companheira ultra jovem! Vamos fazer barulho e dizer chega a plenos pulmões, não dá mais para aturar esse tipo de mentalidade e desrespeito. Eu quero ter a liberdade de poder sair de madrugada, pegar um ônibus e, assim como os homens, só ter medo de acabar sendo assaltada e não de ser assaltada E sofrer algum tipo de abuso sexual (e, sim, amigos, "princesa"; "fifiu, gatinha"; "linda, vem aqui com papai"; "que isso, hein. Neim! " "Gostosa" *lambendo os beiços* não é elogio e é sim um tipo de agressão verbal sexual).

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  15. Olá! Eu estou achando lindo esse projeto e cada palavra dita nas postagens. Conheço o livro e já vi algumas resenhas, mas ainda não tive a oportunidade de ler a obra completa. Feminismo é um assunto que vem causando cada vez maior repercussão entre as pessoas e com razão. Acho importante abordar o assunto para que todos fiquem cientes de como ele é essencial. Ser impedida de entrar em um restaurante pelo fato de ser uma mulher desacompanhada não tem fundamento! É uma atitude repulsiva. Concordo com o que foi dito na publicação e apoio a iniciativa, sem dúvida!

    Beijos,
    Fernanda Goulart.

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Realmente as mulheres crescem ouvindo que devem fazer isso e ser aquilo, porque são mulheres e que mulher não pode fazer isso. E então quando uma mulher fala que é feminista as pessoas a olham feio e/ou criticam, porque mulher não nasceu para questionar e buscar seus direitos, né? Enfim, o feminismo é algo muito importante, então é bom ver que cada vez mais ele está ganhando destaque, pois nós, mulheres, merecemos igualdade e respeito.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Não conhecia o discurso de Chimamanda e nem a música da Beyoncé, meu Deus que vergonha! Mas ando bem desligada da música ocidental no momento,então nem me admiro. Imagino o quanto deve ter sido para Chimamanda enfrentar todas essas coisas sozinha, ser feminista sozinha... Provavelmente as mulheres até concordavam com ela, mas não diziam nada pois não sabiam como a sociedade reagiria e não queriam ser mal vistas como ela. Mas quem sabe se tivessem se unido a ela, não tivesse sido mais fácil não é?
    Adorei conhecer sobre Chimamanda <3

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  18. Menina, eu já curto os livro de Chimamanda há algum tempo. Aliás, lembro-me de ter ficado encantada com a sua inteligência ao assistir a um vídeo com uma palestra sua, falando sobre as várias histórias da África, isso antes de seus livros serem traduzidos para o português. Foi uma felicidade para mim quando eles começaram a ser traduzidos. Ainda não li Sejamos todos feministas, mas farei isso muito em breve. Amei o seu post!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  19. Eu realmente não conhecia a autora e fico muito feliz em ser apresentada para mais uma, é uma pena que não pude participar dessa semana. Seria bem legal para o blog, mas deixo para uma próxima vez.
    O feminismo vem crescendo cada dia mais e isso é maravilhoso, eu realmente não consigo entender como pude viver tanto tempo sem ele. Na verdade, não tão diretamente. E a cada dia que passa é uma desconstrução diferente para lutar, e vamos conseguir mesmo que demore anos.

    Parabéns pela proposta. Beijos,

    ResponderExcluir
  20. Li sejamos todos feministas e amei, é mais que interessante e cheio de coisas importantes de serem pensadas e discutidas. Acho incrível como mesmo em 2016 ainda há tantos pensamentos não evoluidos e tanta falta de igualdade entre gêneros.
    Adorei a ideia da semana, e saber um pouco mais sobre a Chimamanda foi muito bom!!!
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  21. Olá Dryh,
    Esse tema é um tabu para muitas pessoas mesmo e muitos preferem nem discuti-lo ou conversar sobre ele, o que é uma pena.
    Não conhecia a Chimamanda e não sabia que a Beyoncé havia feito uma música com essa temática, apesar de já conhecer a música e adorar.
    Seu post está, como sempre, perfeito.
    Beijos ♥
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Eu já conhecia o trabalho da Chimamanda, por causa da música mesmo, e admiro muito todo o trabalho dela. Espero poder ler o livro que ela escreveu logo. Feminismo é algo que precisa ser discutido, sem preconceito, sem tabu.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Achei seu post ótimo, eu não conhecia Chimamanda, nem sabia a historia por trás dessa musica, e confesso que acabei de ler seu post louca para conhecer o livro dela! Admiro muito a causa e adorei a sua iniciativa, temos que nos posicionar, muita coisa precisa ser mudada!

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...