De olho no autor #3: Lívia Moura + Meu personagem é como...

Oie pessoas, como vocês estão?

Para a terceira edição do De olho no autor, eu entrevistei a Lívia Moura, que se tornou parceira do blog há pouco tempo. A Lívia é autora do livro Não estava nos planos, e no final da postagem nós temos a resenha do livro, que não é só ótimo, mas um dos meus favoritos. Espero que gostem :)


Entrevista com Lívia Moura

1. Como foi seu primeiro contato com a leitura?
L.: Como muitos e muitos leitores, posso dizer que meu interesse pela leitura começou bem cedo, lá na infância, com os gibis da Turma da Mônica e livros de Pedro Bandeira e Ziraldo como grandes protagonistas rsrs. Fora eles, também existiam há algum tempo uns livros grandes recheados de contos de fadas que eu simplesmente amava. Lia todo santo dia pelo menos um conto. Depois disso, nunca mais parei rs.

2. Quando você começou a escrever?
L.: Não sei ao certo quantos anos tinha, mas devo ter começado por volta dos sete. Tenho um irmão mais velho, também escritor, que me apresentou muito cedo esse mundo e depois que conheci, já estava perdida rs. Passava o dia inteiro escrevendo histórias para as amigas da escola lerem, depois passei a me interessar pelo formato de escrita em roteiro e acabei descobrindo outras pessoas que faziam isso e compartilhávamos uns com os outros nossos projetos, até que um dia me atrevi na literatura, adorei e, graças a Deus, deu certo e não quero saber de outra coisa rs.

Alexa Davalos
3. Quem inspirou os personagens? Algum ator, atriz, conhecido...
L.: Acho que justo por conta de todo o contato com roteiro que tive (ou só por mania mesmo rs) sempre acabo escrevendo meus personagens já com a maioria deles inspirados em determinados rostos. Como gosto de, antes da publicação de alguns livros, divulgá-los em um site próprio para isso (o wattpad), se inspirar em atores ou outras pessoas também ajuda a levar o leitor junto com você para a viagem na história através de fotos deles e etc. No caso de "Não estava nos planos", sempre vi Samantha como a atriz francesa Alexa Davalos e André como Stephen Amell ( ator que interpreta o Arqueiro Verde na série americana).


Stephen Amell
4. Você se divertiu enquanto escrevia o livro? (Eu como leitora ri tanto que minha barriga chegou a doer.)
L.: Demais! Simplesmente amo criar esses diálogos meio cômicos (pelo menos, espero que sejam meio cômicos rsrs), leves, que possam fazer o leitor sorrir. Os pensamentos loucos dos personagens também é uma coisa que adoro escrever e me diverte bastante. 

5. Quanto tempo levou para escrever seu livro e como foi a experiência?
L.: Levei algo em torno de 5 meses para construir a ideia e concretizá-la. O processo inteiro de escrita foi uma delícia. Pude contar com a leitura de algumas pessoas durante todo o meu trajeto e ficar sabendo de cada sentimento deles através dos capítulo sempre me ajudou e incentivou muito.

6. Quais são as dificuldades para que um autor consiga ter seu livro publicado e conhecido no mercado literário brasileiro?
L.: Acredito que, felizmente, o Brasil está evoluindo no que diz respeito a valorização da nossa literatura. É claro que ainda encontramos diversas dificuldades. Elas vão desde a aceitação e confiança do leitor até as editoras, que ainda sentem um certo receio em apostar em nossos autores. Mas vejo que todos os dias isso muda positivamente, o que me deixa muito feliz.

7. Para você, qual a melhor coisa em escrever?
L.: Acho que é ser capaz de entrar na história, se envolver e se apegar àquele mundo que está criando e, principalmente, dividir essa criação com alguém e vê-la gostando daquilo. Pra mim, não há nada mais gratificante no mundo.

8. Sei que essa pode ser uma pergunta difícil, mas qual seu livro preferido?
L.: Muito, muito difícil rs. Nossa, não sei responder... São tantos. Posso ir falando por autores? rs. Apesar de ser uma escritora de romances, meu autor favorito é o Stephen King, então a grande maioria dos seus livros estão entre os meus favoritos; Jane Austen também me encanta (pois é, sou beem eclética rsrs) e meu favorito dela é "Razão e Sensibilidade". E também há aqueles de autores que são grandes inspirações para mim e indico a maioria dos títulos, como Sophie Kinsella, Meg Cabot, Rachel Gibson, Carol Sabar...

9. Se fosse um personagem, qual seria? Por quê?
L.: Huum, mais uma perguntinha difícil rs. Acho que vou apelar e dizer a própria Samantha de "Não estava nos planos" rsrs. Gosto muito de sua personalidade forte e coragem. Mas também, acho que todo mundo já teve vontade de ser algum personagem de livro de fantasia, como os de Tolkien ou Lewis. Eu, pelo menos, adoraria rsrs.

10. Além de escrever, você também lê bastante?
L.: Leio muito! Acho que uma coisa acaba estando ligada a outra, né? Quanto mais leitura, melhor para a escrita.

11. Qual livro nacional você recomenda? Por quê?
L.: Tenho muito orgulho dessa nossa nova safra de autores nacionais, tem tantos autores de qualidade, talentosos, que admiro… Indico os livros de Adriana Brazil, Lycia Barros, Laura Conrado, Larissa Siriani e tantos outros…

12. Poderia nos contar um pouco do seu livro?
L.:  Bom, "Não estava nos planos" é um romance leve, que fala de modo despretensioso sobre o quanto nós mesmos podemos passar a vida nos enganando sobre algo, seja um sentimento, um tipo de atitude... Como protagonistas, temos dois jornalistas rivais e de gênios fortíssimos que "não se gostam" e a única coisa que pensam ter em comum é a vontade de fazer com que o casamento de seus respectivos interesses amorosos não aconteça. Se até aí a coisa toda já está complicada, pense no que pode acontecer se eles, digamos, se flagrassem envolvidos um pelo outro... Uma verdadeira bagunça e um quadrado amoroso, com certeza rsrsrs.

13. Tem algum trabalho futuro chegando? Poderia nos falar um pouco dele ou é segredo?
L.: Tenho sim! Já estou escrevendo meu terceiro livro, que tem como título provisório "Perdida no Paraíso", e que tem enredo e protagonistas totalmente novos, mas continua girando em torno da redação da revista que já vimos bastante em "Não estava nos Planos". Isso significa que veremos novamente Samantha, André e muitos outros personagens como coadjuvantes nessa nova história. Já está sendo ótimo escrevê-la e espero que consiga conquistar as pessoas. =)

-------------------------*--------------------------

Titulo: Não estava nos planos
Autora: Lívia Moura
Editora: ---
Páginas: 168
Edição: e-book
Sinopse: Não estava nos planos: Samantha tem uma carreira de dar inveja em qualquer mortal sendo uma das jornalistas mais promissoras da mais prestigiada revista do país. Mas no que diz respeito a vida amorosa, a mulher de 25 anos é um completo fiasco por conta da paixão secreta que nutre pelo melhor amigo desde que se entende por gente. A coisa toda só piora mais um pouquinho quando Rodrigo, o tal amigo, dá a notícia que vai se casar com Júlia - uma garota que praticamente acabou de conhecer - e ainda convida Samantha para ser sua madrinha. Determinada a ficar próxima do casamento para tentar convencer o amigo de que essa ideia é um grande erro e sabendo que a última oportunidade de se declarar está se aproximando, Sam resolve aceitar a difícil missão. O que ela com certeza não esperava era encontrar André na viagem de preparação para o casamento, um dos seus grandes rivais na profissão por ser fotógrafo na maior concorrente da revista onde trabalha e viver disputando com ela os maiores furos de notícias. O que ela esperava menos ainda era descobrir que, por mais impossível que pudesse parecer, talvez os dois tivessem pelo menos uma coisa em comum, já que o cara é ex-namorado da noiva e, pelos mesmos motivos e intenções que fizeram de Samantha uma das madrinhas, topou participar e fotografar o evento de casamento. 
Resenha

“Samantha gosta de Rodrigo, que gosta de Júlia, que gosta de André, que gosta de si mesmo... ou não.”

Rivais, é isso o que Samanta Ferraz e André Rangel são: inimigos. Sam é repórter da Tome Nota, e André é fotógrafo da Porto, duas revistas concorrentes e rivais desde sempre. Eles poderiam simplesmente ignorar um ao outro e agirem como adultos, mas insistem em quebrar câmeras, furar pneus de carros e fazer comentários sarcásticos o tempo todo. Se odeiam, é fato.

De alguma forma, André sempre consegue que a equipe da Porto tenha exclusividade nas matérias que incluem viúvas de políticos e mulheres jovens, o que deixa Samantha soltando fogo pelas narinas de ódio. Ela já perdeu matérias demais para o olhos azuis, não vai deixar isso acontecer novamente!

Samantha é apaixonada por Rodrigo, seu melhor amigo desde sempre (mais especificamente, desde um aviãozinho de papel), e espera ansiosamente o dia em que ele a pedirá em namoro e eles viverão felizes para sempre... Mas essa fantasia desmorona quando ele a convida para ser madrinha de seu casamento com uma mulher que conheceu há menos de dois meses, Júlia.
“Minha nossa… Eu não sei se começo perguntando que ideia idiota é aquela ou quem diabos seria a noiva. Tenho até medo da resposta.”
Júlia é a ex namorada de André, uma das poucas mulheres que conseguiu fazer seu coração bater mais forte, e saber que ela iria se casar com um qualquer o deixou irritado, pois ele ainda gostava dela, mas o que ele poderia fazer? Sabotar o casamento? Ora, é claro que sim!

Samantha não teve um raciocínio muito diferente do de André. Ela também aceitou ir ao casamento para tentar fazer com que o noivo mudasse de ideia, mas encontrar seu inimigo de olhos azuis fotografando a cerimônia não a deixou muito confortável... E ver que a noiva era uma megera, menos ainda.
“É… Nunca pensei que fosse dizer isso um dia, mas parece que André Rangel e Samantha Ferraz estão no mesmo barco.”
Se algum dia eu conheci alguém tão cabeça-dura, teimosa e divertida quanto Samantha, eu realmente não me lembro. É difícil encontrar uma protagonista que não seja mimada ou irritante, mas já na primeira página eu percebi que iria adorar a Sam, e foi o que aconteceu. Ela é sarcástica e fria o tempo todo, mas antes que vocês pensem que este é um defeito, já digo antes que é uma qualidade. Ela é uma personagem maravilhosa.
Como não poderia faltar alguns amigos loucos, temos Jaime e Nina, que trabalham com Samantha na revista. Ambos são incríveis, mas vou falar mais dos principais...rsrs’

Mas… O livro não seria tão divertido se André e Samantha se odiassem tanto... Ou, amassem? Já ouviram dizer que quem tanto odeia, na verdade ama? Pois é, digo isso para os pombinhos que acabaram descobrindo um sentimento novo e confuso nas 168 divertidas e doces páginas de Não estava nos planos. Realmente, não estava nos planos de Samantha viajar para uma cidade linda para o casamento de seu melhor amigo com outra, nem tentar fazê-lo mudar de ideia e encontrar seu rival por lá.
Não estava nos planos de André ver sua ex se casar com um mero desconhecido debaixo de seu nariz, e ainda ter que ser fotógrafo da festa.

Não estava nos meus planos receber um lindo e-mail da Lívia e tê-la como autora parceria do blog; não estava nos meus planos ler um livro tão maravilhoso e divertido como este, muito menos me apaixonar pelos personagens (bom, a maioria deles.). E com certeza, não estava nos meus planos encontrar um novo queridinho ♥ Não, não quis dizer o André... Ou talvez... Peraí, muita calma nessa hora! Samantha abaixa esse sapato! Não joga! O André é todo seu!
Não estava nos planos é o meu novo queridinho ♥
“É como se Rodrigo fosse um céu azul e André uma tempestade que passa levando tudo. Mas, por mais que as tempestades sejam necessárias às vezes e até atraentes, o céu azul é sempre o preferido de todos... [...] O problema é que eu sempre me senti inacreditavelmente atraída pela chuva.” 

 Meu personagem é como...
Sam (Scarlett Johansson)
André (Chris Evans)
Rodrigo (Robert Sheehan)


MilkMilks
Dryh Meira 

19 comentários

  1. Oi Dryh.
    Ok, você fez eu querer ler desesperadamente esse livro para saber como a história toda acontece (e porque a Julia é uma megera) hahahahah
    AMO ver que o Brasil ta cheio de escritores talentosos... Isso da uma motivação do caramba para quem, como eu, ama não só ler, mas também escrever.

    Beijos
    http://julianamoreire.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk' se já dá motivação para quem curte ler, imagine para quem não gosta? rsrs'

      Excluir
  2. Eu já tinha ouvido falar do livro em algum lugar mas não dava nada por ele por causa da capa. Na verdade, achei que era algo meloso bem ao estilo de Nicholas Sparks e como sempre fujo do estilo, nao havia me interessado. Mas caramba, fiquei com taaaaaaaaanta vontade de ler que tu não tem ideia. Sou muito fã de romances que nos fazem rir e acho que eu me daria muito bem lendo esse haha
    Uma ótima resenha, um ótimo livro e adorei a autora, parece ser uma fofa. Exatamente o tipo de mulher que imaginaria escrever algo assim, afinal, ela é super simpática *-*

    Essa é a minha primeira vez aqui no seu blog, estou seguindo! ;) Se quiser conhecer o meu, será muito bem vindo. :D

    Beijos, Larissa <3
    Vitamina de Pimenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a capa me lembra um pouco dos livros do Sparks, então me apaixonei por ela..rsrs'

      Excluir
  3. Oi Dryh,
    Ainda não conhecia o livro, mas achei a trama bem divertida, parece que a autora criou uma ótima comédia romântica. Também gostei da entrevista e da simpatia da autora.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, desculpa, desde agora, já que me comentário não tem nada haver com o post (mas mesmo assim eu continuo a acompanhar o blog hahaha), eu só vim avisar mesmo que o blog Decisão Feminina (meu blog) não se chama mais assim e sim Catavento Doce

    http://cataventodoce.blogspot.com.br/

    Espero sua compreensão e sua visita lá no Catavento Doce :DD
    Beijão <333

    ResponderExcluir
  5. Oiee.

    Não conhecia a escritora e nem o trabalho dela, mas pela entrevista eu fiquei super afim de ler e espero gostar.
    Desejo muito sucesso para ela.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Fiquei super animada em ler o livro depois dessa entrevista Dryh! Amei amei, e adorei suas escolhas para os personagens ^^

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  7. To empolgada, quero ler o livro logo, to empilhada de tantas coisas pra ler! aaaaaaaah
    xoxo | http://red-beaniel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOI, Dryyyyyh! Tudo bom? *-* Eu tô bem, obrigada, hahahahahha! ♥ Noooossa, essa autora é sensacional! Bem simpática ela, né? Hahahahaha! Heheheh, olha só, sete anos de idade e já lia! Aos sete eu nem gostava de ler, acredita? Uauhashusahas, só de escrever! Hahahaha, sabe, alguns autores têm receio de dizer que se inspiraram em certos rostos para criarem seus personagens, mas a Lívia não teve esse receio, não! Hahahahaha! Gostei disso! *-* Caracaaaaaaaaaa, eu adoooooooorei você ter perguntado a respeito das dificuldades que um aspirante a escritor passa ao publicar seu livro, hahahaha! Me ajudou bastaaaaante essa resposta dela! ♥ Aaaaaaaaah, ela é fã do Stepheeeeeeeeeeeeeen! Que tudooooo, hahahahaha! *0* E eu também adoraria ser um personagem de fantasias, ahsuhashusahua! Poxa, gostei muuuuito do mini resumo do livro dela, cara! Hahahah, que incrível! Fiquei interessada, amo personagens que se "odeiam", mas depois se encontram envolvidos um com o outro, hahahahah! :3

    Caraca, que resenha divaaaa, hahahahah! ♥ Meu Deus, além de se odiarem, têm de ser de revistas rivais? Vish, uhashuashusa! Aposto mesmo que esse livro é engraçado, afinal, personagens que se "odeiam" sempre são engraçados, uahshusahuashu! Hehehehe, os dois vão se juntar, então, para sabotar o casamento dos outros dois? Que incríveeeeeeel, hahahaaha! Hehe, eu adoooro personagens sarcásticoooooos, então irei amar a Sam, assim como você, hahahahaha! ♥ Adoooooorei sua resenha, esse livro deve ser tão perfeito e merece ser conhecido! Hahahahah! *-* Deu certinho a Sam com a Scarlett, hein? Hahahah! *0*

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOOOOOS! ♥

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk' estou bem também, Juu ^^ aah, como eu queria ser um personagem de fantasia, com poderes e tudo mais...haha' bem que falam que amor e ódio andam juntos né? haha'

      Excluir
  9. Adorei a entrevista. Sempre é bom conhecer mais sobre os autores nacionais.
    Não conhecia o livro da autora.
    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto

    ResponderExcluir
  10. Gostei da entrevista com a autora, sempre é bacana conhecer quem está por trás daquela história e como ela se tornou verdade...

    Andy_Mon Petit Poison
    POISON BOOKS - Túneis de Morte (Niel Bushnell) bit.ly/1sBTXiT

    ResponderExcluir
  11. AHHHHHHH esse livro deve ser lindooooo. Amei a sua resenha. O romance parece ser super fofo. Super quero ler tb. Amei a escala dos atores

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Dryh,

    Fiquei ainda mais curiosa sobre esse livro! A autora parece ser tão querida.
    E nem preciso falar que adorei os atores que ela escolheu né? haha

    Beijos,

    Pah - Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  13. Dryh agora to desejando esse livro, você não tem noção! ahaha adorei o finalzinho, você entrou totalmente na história kkk A entrevista com a Livia também foi muito boa, muito simpática.
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Oie...
    Estou começando a perceber que devo dar mais atenção aos escritores brasileiros rsrsrs
    Não conhecia a autora e gostei bastante da entrevista realizada com ela. Gosto muito de conhecer melhor quem faz esses trabalhos maravilhosos para lermos rsrsrs
    Em relação à resenha do livro, adorei!!! rsrss fiquei bastante curiosa de ler o livro e conhecer essa parte cômica dos diálogos dos personagens!!

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...