Convergente

Olá pessoas, tudo bem com vocês?

Como eu coloquei Convergente na lista de Decepções Literárias de ontem, decidi postar a resenha dele logo, para mostrar o por quê do livro entrar para o primeiro lugar. Bom, a pior coisa de ter colocado Convergente na lista, é que eu esperava muuuuuuuito dele, muito mesmo, e acabou não sendo aquela coisa, e confesso que fiquei triste por tê-lo encaixado lá, pois a série deveria estar no Cinco Melhores Séries, não Cinco Decepções Literárias.

Para quem ainda não leu Divergente e Insurgente, recomendo que não leia essa resenha, pois pode conter spoillers.

Titulo: Convergente
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
Páginas: 526
Edição: 1
Lançamento: 2014
Sinopse: Uma escolha irá te definir. E se todo o seu mundo fosse uma mentira? E se uma única revelação - assim como uma única escolha - mudasse tudo? E se o amor e a lealdade fizessem você fazer coisas que jamais esperaria? 

  “Confie em mim. Vá aonde eles mandarem”

Bom, não sei como vou dizer isso, mas a verdade é que Convergente me decepcionou, e muito. Não digo isso pelo final, que não foi lá muito bacana, mas pelo livro todo. Depois de ler os outros dois livros, que foram de incríveis á maravilhosos, esperava um final que encerrasse a série com chave de ouro, aquele final que deixaria o leitor pensando e pensando e relendo o livro, mas não foi isso o que aconteceu.

Depois de tudo o que aconteceu em Insurgente, apareceram os Leais, que queriam as facções de volta e tudo como era antes, e como já haviam os sem-facção, dá para se ter uma noção do que aconteceria. Não vou falar muito da história e do que acontece para não ter perigo de contar demais, mas vou falar dos personagens.

Tori aparece mais em Convergente (lembram-se dela? A tatuadora da audácia.), e fiquei feliz por isso. Apesar de tudo o que aconteceu antes, eu ainda gostava dela como personagem, e gostei de ela ter aparecido mais, mesmo que não tanto quanto gostaria.

Tris e Quatro não são mais os mesmos, na verdade, eles deixaram de ser quem eram inicialmente quando começaram a namorar, e isso atrapalhou em muito o “desenvolvimento” do livro. Sinto falta do Quatro de Divergente, e da Tris também. Eles parecem mais bobos e melosos agora que estão juntos, e não gostei nem um pouco disso.

Como em outros livros distópicos, temos o “lado de fora”, o que há fora da cerca ou muro, e em Convergente não foi diferente. Há uma cerca que separa Chicago de outras cidades, e não fiquei surpresa quando “descobri” que a tal Chicago era só mais um entre outros experimentos do governo para testar a sociedade e ver qual a melhor forma de controlá-la.

A leitura é cansativa, cheia de conversas e pouca ação, o que me desapontou bastante, pois já havia me acostumado com a ação maravilhosa de Divergente e Insurgente. Os personagens parecem não saber como devem agir, estão o tempo todo ou confusos ou ocupados com outras coisas.

Não imaginei que me decepcionaria tanto com esse livro, comecei a lê-lo assim que ele chegou, e mesmo tendo demorado mais do que o normal para terminá-lo, ainda achei que acabaria adorando-o, assim como os outros livros.


MilkMilks
Dryh Meira

12 comentários

  1. Mesmo eu não tendo lido os outros livros da série eu dei uma lida na sua resenha e entendi o pq da sua decepção. Mas fazer o que né :(
    Parabéns pela sua sinceridade
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gente, mais bobos e melosos?
    Esperava tudo de Convergente menos isso!
    To com medo de ler, admito hahaha
    Beijinhos,
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. infelizmente sim, Paula, os dois estão parecendo aqueles casais melosos e dependentes um do outro sabe?

      Excluir
  3. não é um livro que eu leria, pois a trilogia não me atraiu, mas menina que pena que no final a autora deu essa decepção!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é mesmo uma pena, a série tinha de tudo para ser a melhor! Mas quem sabe você não acaba gostando?

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também acabei dando de cara com spoillers na internet *-* acho que se isso não tivesse acontecido eu até teria gostado um pouco mais do livro...

      Excluir
  5. Ai pai, to morrendo de medo de me decepcionar com esse livro.
    Li Divergente e achei perfeito, comecei a ler Insurgente a pouco tempo e já to com medo de me decepcionar com Convergente.
    Enfim, gostei muito da sua resenha.
    Mil beijinhos
    www.llaranjas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quem sabe você não acaba gostando dele Luisa? Acho que depende também do gosto da pessoa né, eu não gostei tanto quanto os primeiros livros, mas "dá pro gasto"...rsrs'

      Excluir
    2. impossível ela gostar, pois tris morre :(

      Excluir
  6. Eu não apenas me decepcionei com o livro como fiquei bem chateada!!!
    Concordo com vc ao dizer que não dá vontade de reler. Uma pena mesmo.
    Bom saber que não estou sozinha nessa!

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...