Branca de Neve - os clássicos

Oie pessoas ^^

Quem aí gosta de contos de fadas? Eu adoro, principalmente quando tem o príncipe no cavalo branco (iludida --'). A resenha de hoje é de um livro sobre a Branca de Neve, mais precisamente, diversos contos sobre a princesa que mordeu a maçã.
Bom, espero que vocês gostem da resenha, e não se esqueçam de comentar hem? 

Titulo: Branca de neve, os clássicos
Autor: Vários autores
Editora: Generale
Páginas: 210
Edição: 1
Lançamento: 2012 
Sinopse: Entre os diversos autores presentes na publicação organizada por Alexandre Callari estão, os irmãos Grimm, o aristocrata Giambattista Basile, os folcloristas Joseph Jacobs, Laura Gonzenbach, Thomas Frederick Crane e Ernst Ludwig Rochholz, o romancista Alexandre Pushkin, além de um conto do próprio Alexandre Callari, que deu via a sua própria Branca de Neve, recontando a história da bela de uma maneira peculiar. As histórias de cada autor se passam nas mais variadas regiões europeias e abordam diversos temas bem atuais e humanos como a inveja, ciúme, traição e mentira, algumas com uma pitada de romance, terror, suspense e até mesmo tragédia. 
Quem nunca ouviu a história da tão famosa Branca de Neve? Confesso que ela era a minha princesa favorita dos contos infantis, mas nunca cheguei a imaginar a história de Branca de Neve e os sete anões de outra forma, e acredito que muitos de vocês também não.
Bom, em Branca de Neve, os contos clássicos, temos diversos contos de diversos autores de países tanto estrangeiros quanto do Brasil, e cada um deles é uma versão diferente da história da princesa.

Alguns são assustadores, alguns terminam de um jeito bonito, mas todos eles mantém a essência da história: uma garota bela que é odiada pela mãe, ou pela madrasta, e que acaba fugindo de casa, envenenando-se em seguida, e acaba acordando no final.
Depois dos contos, conhecemos alguns filmes, HQs e peças de teatro que foram inspiradas no conto de Branca de Neve.
Bom, não tive muita paciência para ficar lendo os nomes dos atores e diretores dos filmes e das peças de teatros, mas também não fui virando as páginas sem ler nada.


Os contos são muito bons, e eu não conseguia parar de ler, principalmente no ultimo deles, que fecha o livro com chave de prata. Um conto clássico inédito, que mostra detalhes da história da princesa odiada pela madrasta, que assassina o rei e começa uma matança pelo reino, onde todos vêem suas maldades mas ninguém fala nada. Fiquei tão entretida com a história, que não percebi o livro acabando.

Nunca imaginei que a madrasta poderia ser tão cruel. Claro que, envenenando sua enteada, ou filha, você já pode se considerar uma pessoa cruel, mas a madrasta chegou num ponto, em que poderia ser considerada totalmente descontrolada, e psicopata.

Não recomendo o livro para quem não gosta de violências e tals, e nem para crianças, já que os contos são um pouco violentos demais.
Vale a pena conhecer versões diferentes da história, principalmente sendo uma tão conhecida.

MilkMilks
Dryh Meira

14 comentários

  1. Olá Dry.
    Eu já li sobre este livro publicado pela editora Generale, li resenhas ótimas também *-*
    Eu não sou fã dessa modificações, prefiro ficar com o que sei e ouvi na infância haha, mas curto muito filmes por exemplo XD.
    Adorei este tal de matança, não que goste muito, mas gosto, poderiam fazer o filme deste agora...

    Beijos!
    De tudo um pouco da Thá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs' ás vezes é melhor ficar com os "e viveram felizes para sempre" do que um final trágico, antes de ler o livro eu também gostava mais dos contos que ouvia na infância...

      Excluir
  2. Parece bem interessante. Fiquei mais convencida ao saber que havia violência pois assim mostra uma parte mais profunda desta história. O que menos gostei acerca deste livro é o facto de serem contos e pequenas histórias em vez de um único texto
    querosabertudo-k.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. confesso que fiquei surpresa com a violência nas histórias, estava acostumada com tudo tão lindo e "felizes para sempre".

      Excluir
  3. interessante esses novos recontos, confesso que a violência me incomoda um pouco, mas mesmo assim to tão curiosa
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os contos violentos são um pouco "desconfortáveis" de ler mesmo Thalia, mas as histórias são bem legais

      Excluir
  4. Confesso que eu não gosto muito de conto de fadas, os clássiscos ha lá Disney, com príncipes e princesas. Mas o livro parece fugir um pouco dos tradicionais e clichês finais, e isso me chamou a atenção.

    http://leitecombiscotos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. alguns contos fogem bastante Monique, não tem muito aquela coisa de "e viveram felizes para sempre", é bem diferente do que eu estava acostumada, acho que é por isso que gostei tanto...

      Excluir
  5. Li esse livro recentemente e não gostei muito, ele é bem superficial enquanto informação sobre o que derivou do conto. Pra mim só as versões dos autores de Branca de Neve valeu, o resto foi raso e desnecessário. Eu pelo menos achei.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  6. Achei interessante, já havia visto algumas coisas sobre histórias diferentes da que conhecemos da Branca de Neve. Gosto de histórias com um pouco de conto de fadas.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Parece muito legal Heitor, com certeza vou ler!!
    S2

    ResponderExcluir
  8. Se acredita que quase eu comprei esse livro, mais de ultima hora desisti e agora to me lamentando por isso, vou adquiro-lo em breve, tbm gosto muito da Branca de Neve *-*
    Brubs
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sério Brubs? ás vezes eu também acabo desistindo de comprar algum livro, mas depois me arrependo...

      Excluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...