Extraordinário

Oiee pessoal, tudo bem com vocês?
Hoje eu trouxe a resenha de Extraordinário, um livro maravilhoso que me tocou de uma forma que nenhum outro conseguiu, e vim compartilhar com vocês o por que. Vamos lá?


Titulo: Extraordinário
Autora: R.J. Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Edição: 2
Lançamento: 2013
Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
                                                                                                                                    
Resenha

“Ela não acha que eu seja comum. Diz que acha, mas, se eu fosse comum, ela não precisaria me proteger tanto. Mamãe e papai também não me acham comum. Eles me acham extraordinário. Talvez a única pessoa no mundo que percebe o quanto sou comum seja eu.” Página 11
Esse livro é simplesmente EXTRAORDINÁRIO! A história é maravilhosa e ao mesmo tempo triste, trágica. Nunca tinha lido um livro como esse antes, e ainda estou um pouco confusa com todos os acontecimentos do livro: pode o ser humano ser tão cruel e idiota a ponto de olhar alguém como August com repulsa?
August é aquele personagem maravilhoso que conquista o leitor já na primeira página, aquele personagem que não fez nada de mal para receber tudo o que aconteceu com ele, mas que lá no fundo, tem uma lição a nos ensinar.

August Pullman nasceu com uma síndrome genética rara, e desde que nasceu já fez 27 cirurgias para tentar “arrumar” seu rosto, mas essas cirurgias deixaram vestígios maiores que algumas cicatrizes. Por causa disso, ele nunca freqüentou uma escola, tinha aulas em casa com sua mãe, até que enfim acaba entrando numa escola particular, onde enfrenta o maior desafio de sua vida: os alunos.
Ok, pode ser um exagero, afinal, o quinto ano do fundamental não é lá um monstro ou algo do tipo, mas para Auggie, que a vida toda teve que suportar as pessoas olhando para ele com nojo, medo, estar com crianças é a pior coisa que poderia ter acontecido, depois da síndrome, é claro.

Os pais de Auggie são super protetores, muito mesmo, até mesmo sua irmã, Olivia, que sempre olhava feio para as pessoas que cochichavam ou falavam alguma coisa de seu irmão mais novo. Depois que Auggie nasceu, Via teve que se conformar em ser sempre a segunda, fazer os deveres de casa sozinha, não pedir nada aos pais, nem mesmo quando precisava muito, nem mesmo reclamava por ter sido deixada de lado, afinal, seu irmão tinha muito mais problemas que ela.
Via sempre viu sua vida como um Universo, onde ela era um planeta qualquer, assim como as outras pessoas, e August o Sol, e todos giravam ao redor de seu irmão.

Durante toda a sua vida, Via nunca sentiu medo ou vergonha de seu irmão, e estava acostumada a ver todo mundo olhando de lado para sua família quando Auggie estava por perto, mas agora que entrou no ensino médio, vê a oportunidade de ser só mais uma garota normal com uma vida normal e uma família normal, sem ter que se preocupar com o que os outros vão pensar ao ver seu irmão, já que ninguém em sua escola nova nunca viu Auggie, a não ser Ella e Miranda, duas ex amigas.

Quando comecei a ler Extraordinário, já sabia o que esperar, mas ainda assim fui surpreendida com uma escrita linda da autora, e personagens maravilhosos. Esperava um livro com uma ou duas narrações, mas me deparei com vários personagens narrando a história de diversos pontos de vista, e fiquei impressionada ao ver o quão bom o livro se tornou por causa disso.

“Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo” – August Pullman

Como disse o blogueiro Lucas, do Apanhador de livros, Extraordinário é um tapa na cara da sociedade (ou uma voadora, se preferir), pois mostra o quão idiota são as pessoas, a ponto de tratarem por desigual aquele com uma síndrome ou doença diferente. Qual é, são seres humanos assim como nós. Extraordinário é um livro, mas isso não quer dizer que não existam pessoas com os mesmos problemas que ele por aí, inseguros e com medo das outras pessoas, que deveriam tratá-las como iguais...

Extraordinário é um livro incrivelmente maravilhoso (meu dicionário de elogios é bem pequeno), e sem duvidas, o melhor livro que eu li esse ano!






 MilkMilks
Dryh Meira

9 comentários

  1. A minha amiga está lendo esse livro e, assim como você, ela está apaixonada pela história.
    Vocês me deixam com muita vontade de lê-lo! Parece mesmo ser uma história incrível!
    beijos
    http://www.letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá como vai ?muito bom esse livro e muito bom, eu estou lendo e estou gostando bastante
    e lamento por não ter lido a resenha completa mas li o que você achou do livro e
    estou achando a mesma coisa
    beijos
    http://livro-azul.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Ainda não li, mas pretendo lê-lo em breve.
    Quero conhecer essa trama envolvente.
    Bj!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Dry, ainda não tive a oportunidade de ler ele, mas quero muito.
    Realmente, deve ser bem triste ter esta doença rara passar por um monte de cirurgias, para uma criança então...
    Não tem como descrever, todos somos imperfeitos de forma perfeita. Achei bacana da parte do autor.
    ótima resenha e mais curiosa ainda para ler.

    Beijos
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. HAAAA!!!!! Eu ganhei este livro no Amigo Secreto e estou doida para lê-lo! Adorei sua resenha! Perfeita! Me deixou mega curiosa!!!!! Parabéns!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  6. Não tinha ouvido falar desse livro ainda, mas acho que é ótimo, pela sua resenha :)
    Beijão

    Fecebook: https://www.facebook.com/pages/Misto-de-Glamour/546890455396406?ref=hl
    Twitter: @mistodeglamour
    Instagram: @adrielecostaa1
    http://mistodeglamour.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Fiquei ainda mais curiosa. rs
    O livro parece ser muito bom. Espero ler logo.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Adorei sua resenha, estou louca para ler esse livro, pois são esses que realmente nos fazer perceber o quão somos egoístas por reclamarmos de nossas vidas.
    Haha e com certeza é uma voadora na cara da sociedade, que julga as aparências acima de qualquer personalidade que a pessoa possa ter!
    Parabéns pela resenha!
    Beijos :*

    http://meuuniversox.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei esse livro é literalmente extraordinario!!! Também gostei da sua resenha parabéns

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...