Mentiras

Oiee pessoas \0/
Quem já comprou livro tremendo de ansiedade para ler, mas deixou que ele quase criasse raízes na estante por 5 anos? EEEU! Que vergonha! Quando li Gone - tinha uns 10 anos de idade - me apaixonei completamente pelo livro, e comprei Fome assim que lançou. O mesmo aconteceu com Mentiras, mas só o finalizei hoje!
Apesar do arrependimento e da vergonha por ter demorado tanto para ler, eu estou muito feliz! Comprei as continuações e mal vejo a hora de lê-las - desta vez não vou demorar metade de uma década, prometo!
Com vocês, Mentiras, terceiro livro da série Gone, por Michael Grant. A resenha contém spoilers dos livros anteriores, ok?

Título: Mentiras
Autor: Michael Grant
Editora: Galera Record
Páginas: 378
Edição: 1
Lançamento: 2012
Série: Gone #3
Sinopse: Neste volume, sete meses se passaram e as coisas parecem finalmente ter criado alguma ordem no LGAR - se é que podemos chamar de ordem um bando de crianças sozinhas e armadas. Mas estabilidade não parece ser uma opção no LGAR. Coisas cada vez mais estranhas continuam a acontecer e, como se não bastasse, um boato ainda mais estranho, para não dizer assustador, começa a se alastrar. Mas mesmo naquele lugar bizarro não é possível que mortos voltem à vida... é? Isso aconteceu em uma noite: uma garota morta caminha entre os vivos, Zil e os Normais ateiam fogo a Praia Perdido, e no meio das chamas e fumaça, Sam vê o garoto que mais teme – Drake. Mas Sam e Caine derrotaram ele junta com a Escuridão – ou assim acreditavam. Com Praia Perdida queimada, o combate inicia-se: Astrid contra a Town Council, os Normais contra os mutantes, e Sam contra Drake. E a profetiza Orsay e Nerezza estão pregando que a morte os libertará. Com a vida em LGAR tornando-se cada vez mais desesperadora, ninguém sabe em quem confiar.
  
Resenha

“Sam, chega uma hora em que o mundo não precisa mais de heróis. E então o verdadeiro herói sabe que deve partir.” – página 19

Drake finalmente está morto, a Escuridão foi embora e as crianças de Praia Perdida finalmente podem respirar melhor.... Ou não? Uma guerra entre humanos e aberrações se aproxima, e agora que Sam não é mais o prefeito e aquele que decide tudo – um Conselho foi criado e, obviamente, a chefe é Astrid -, nada pode fazer a respeito. Então Zil e a Galera Humana picham paredes, iniciam incêndios, sequestram e aterrorizam crianças. Além disso, uma garota morta voltou à vida, uma falsa profeta (ou não?) anda dizendo coisas estranhas e Caine está em algum lugar.

Sete meses após o confinamento, as coisas pareciam estar correndo bem. Praia Perdida possuía um bom suprimento de comida – não o suficiente, mas pelo menos ninguém estava morrendo de fome – um Conselho que, aparentemente, criaria leis para que todos seguissem, um exército, um corpo de bombeiros, Lara para curar quem quer que se machucasse, e por aí ia. Mas nem tudo estava indo às maravilhas, muitos personagens estavam enfrentando problemas pessoais e em conjunto, não havia mais eletricidade ou água corrente, e nunca se sabia o que iria acontecer ou quem iria atacar.

Algo recorrente nos livros dessa série é a quantidade de mentiras e atos violentos que os personagens praticam uns com os outros. Desde o primeiro livro já temos assassinato, tortura e por aí vai, mas agora, com Mentiras, por mais que algumas pessoas tentem colocar tudo em ordem, coisas saem do lugar ou acabam dando errado. Michael Grant sabe pegar o que há de pior no ser humano e enfiar em seus livros, cujos personagens são apenas crianças. É horrendo e, ao mesmo tempo, incrível!

Alguns personagens passaram por eventos muito traumatizantes (meio difícil classificar o que não é traumatizante nessa série) no último livro, e agora estão, bem, quebrados. Lara e Sam não são eles mesmos, e nada no LGAR contribui para que voltem a ser quem eram. Astrid continua se achando a personificação da inteligência, querendo impor sua religião sobre todo mundo, impedindo Sam de agir quando necessário e esperando que ele aja quando as coisas já estão ferradas. Como assim? Pois é. Aparentemente ele não era mais o prefeito, e tudo tinha que ser decidido pelo Conselho, ou seja, Sam não podia simplesmente parar quem quer que estivesse assassinando, incendiando ou torturando; o Conselho é quem decidia isso. A não ser que tudo já estivesse pegando fogo, aí era meio que obrigação dele agir. #dálicença

“É - disse Howard - Você não sabe que só a Astrid pode ter segredos? É, nós podemos mentir porque somos os inteligentes. Não somos como todos aqueles idiotas lá fora.” – página 171

Talvez vocês tenham percebido que meu afeto por Astrid é quase nulo, e eu já venho cultivando esse ranço desde o primeiro livro. Felizmente, alguns personagens percebem o que ela anda fazendo e dão uma dura tão grande, tão grande, que eu reli a página umas três vezes, sorrindo que nem tonta ao perceber que justiça havia sido feita! Felizmente ela também percebe o que fez e tenta se redimir, o que é um ponto meio positivo – meio porque talvez o tenha feito por medo de ficar sozinha.

Edilio, Dekka, Quinn, Howard e Orc – quem diria! – foram estrelas neste livro! Ainda fico um pouco triste por Taylor quase não servir de nada nas confusões, mas espero que ela tenha um papel mais importante no próximo livro, e Brianna também. Sam continua sendo o herói e a pessoa para quem todo mundo corre quando acontece alguma coisa, mas aqui vemos o quanto essa responsabilidade toda pesa nele. Em Fome víamos que ele não dormia porque sempre acontecia alguma coisa, o estresse era extremo e tudo o mais, mas aqui ele realmente está mal e traumatizado. Dá pena de ver, mas mostra que, apesar de tudo o que teve que fazer e pelo o que passou, ele continua sendo apenas um menino.

A Profetisa viu que todos vamos sofrer uma provação terrível. Isso acontecerá logo. E então, [...], então, virão o demônio e o anjo. E num pôr do sol vermelho seremos libertados. – página 141

Não gosto muito quando novos personagens aparecem nas histórias, mas o autor introduziu algumas crianças que tiveram (e ainda terão, imagino) papeis importantes na trama, e estou curiosa para saber o que vai acontecer. Michael deixou algumas pistas do que nos aguarda em Praga, e eu tô contando os dias para meu exemplar chegar! - Tive que comprar em inglês porque a versão em português (com a capa linda da Galera Record) estava o dobro do preço, mas tudo bem. -, e algo me diz que vai ser ainda mais eletrizante!

 

12 comentários

  1. Li Gone logo que lançou, faz muito tempo também, e eu amei a história. Só não continuei lendo por conta do preço dos livros, daí acabei desanimando. Mas agora vendo sua resenha, apesar de não ter lido para não pegar spoilers, lembrei o quanto eu quero retornar essa leitura e vou dar um jeito de conseguir os livros.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi.

    Não conhecia ainda o livro, na verdade, nunca o tinha visto antes. Como se trata do terceiro livro, li por cima a resenha para não acabar pegando spoiler. A narrativa parece ser interessante e vale a leitura. Vou anotar o nome para ler quando puder.

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro e nem a série, mas confesso que não parece ser meu estilo de leitura. Então, não me incomodei de pegar spoiler dos livros anteriores e li a resenha toda.
    O enrendo não me atraiu muito, especialmente por ter tantos momentos mais violentos e que mostram o pior do ser humano. Além disso, como já estou com muitas séries iniciadas, estou com um pouco de preguiça de começar outra.
    De qualquer forma, adorei sua resenha e fico feliz que você tenha gostado da leitura. Espero que o próximo seja ainda melhor!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Depois de tanto tempo o ranço ainda permaneceu é sinal de que ele era fortissimo, ne? Hahaha meu irmão começou a ler esses livros e acabou parando por não simpatizar muito com os personagens, uma pena né? Mas fico feliz que voce finalmente tenha finalizado.

    ResponderExcluir
  5. Olá, deve ter sido maravilhoso retomar a leitura da série. Eu ainda não comecei a lê-la e sabendo que ela traz crianças passando por situação tão pesadas, acho que não é muito o meu estilo de leitura.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Semmmmm oooooorrrrr, cinco anos esperando na estante é muita judiação com um livro... rs
    Sempre achei essa premissa intrigante e lembro quando muita gente comentava sobre ele. Lendo sua resenha, a curiosidade voltou. Quero ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Assim que entrei nesse universo da blogosfera esses livros estavam em alta, mas como eu só lia romance na época, nem dei muita bola. Porém, tenho encontrado tantas resenhas positivas que a ideia vem sendo germinada na minha mente, espero ter a oportunidade de lê-lo em breve.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Lembro - me bem da febre que foi esse livro a um tempo atrás, eu mesma queria lê-lo mas depois vieram outros e acabei deixando de lado. Mas agora lendo a resenha, me deu uma vontade grande de fazer a leitura dessa série.
    Beijuh

    ResponderExcluir
  9. Quem nunca comprou um livro e só leu cinco anos depois que atire a primeira pedra! Hahahah
    Jura que você não gosta quando novospersonagens são inseridos? Eu curto bastante, acho que dá um frescor muito bem-vindo.
    E que absurdo a edição em inglês do próximo estar mais barata que a em português! Como assim, gente?

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Não conhecia esse livro, mas de ser uma série já me deixou desanimada, ando fugindo disso.
    Sua resenha me mostra que a trama continua viciante e mesmo você não tendo curtido muito alguns personagens por suas atitudes, só faz a leitura ser ainda mais interessante. Adoro quando fico nesse amor e ódio ao longo das tramas.
    Espero que os próximos sejam tão bons quanto esse.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bom?

    Eu nunca li essa série, mas te entendo completamente no quesito de deixar alguns livros parados na estante por anos! É bom ver que você finalmente deu uma chance e ficarei ansiosa para ver as resenhas dos próximos volumes.
    Não sei, mas sinto que também terei ranço da Astrid, só pelo que você citou. Espero que ela não tenha mudado por medo de ficar sozinha e melhore nas obras seguintes. Estou animada para tentar dar uma chance para essa série, apesar da quantidade de livros que ela tem, rs.

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Realmente também não gosto quando inserem novos personagens em uma serie que já está encaminhada, tenho medo de perder o foco. Mas que bom que dessa vez tornou a história até mais interessante. Nao conhevic a saga, mas você me convenceu em acompanhar.Agora odiaria esse Astrid.

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...