O clube dos oito

Lançamento de fevereiro da editora Seguinte, O clube dos oito foi um livro que me chamou a atenção por conta da capa (confesso) e também da sinopse. Há algo de intrigante em saber que a personagem principal e narradora da história é uma assassina e julgá-la já no início, mas fortalecer OU mudar de opinião a seu respeito ao longo da história. Vem comigo conhecer a Flan!

Título: O clube dos oito
Autor: Daniel Handler
Editora: Seguinte (cortesia)
Páginas: 400
Edição: 1
Lançamento: 2018
Sinopse: Como um grupo de jovens estudantes bem-educados acabou se envolvendo num escândalo que chocou um país? Por que tantos especialistas em comportamento juvenil têm algo a dizer quando o assunto é o Clube dos Oito? Até quando inúmeras manchetes de jornal e programas de TV sensacionalistas vão explorar o caso nos mínimos detalhes? Para fazer com que a verdade venha à tona, Flannery Culp, a dita líder do Clube, decide tornar público o diário que manteve ao longo do seu desastroso último ano de ensino médio. Agora que está presa por cometer um assassinato, a garota tem tempo de editar o que escreveu e revisitar a rotina que levava ao lado de seus sete melhores amigos. A narrativa de Flan, permeada de professores da pior índole, um amor não correspondido, aulas complicadas e jantares pomposos, comprova que ela pode até ser uma adolescente criminosa — mas, pelo menos, é uma adolescente criminosa muito inteligente.

Resenha
“Eu amo ele. É mais forte do que eu.” – página 252

O Clube dos Oito se tornou muito famoso no país, principalmente um de seus membros, Flannery Culp, denominada líder pela mídia. Eles eram só mais um grupo de adolescentes tentando passar nos testes, sobreviver aos primeiros corações partidos e dando festas na ausência dos pais, até que algo horrível aconteceu: alguém morreu. A capa mesmo já diz: Flannery Culp tem uma história para contar. A história de como se tornou uma assassina.
A gente sabe que alguém morreu, e que Flan foi a responsável, mas como foi que isso aconteceu?

O livro começa com Flan introduzindo o leitor ao seu diário, onde ela conta desde o seu verão (passado na Europa com os pais) até o momento em que se encontra agora, escrevendo tudo o que aconteceu, presa em algum lugar. Ela fala sobre como estava apaixonada por Adam State e sobre as cartas e cartões postais que enviou para ele, passando por alguns momentos marcantes durante as aulas e jantares com os seus amigos, todos membros do clube dos oito.

A narrativa é muito envolvente, até porque é Flan quem conta a história, e ela não o faz de maneira cronológica e “correta”; Flan vai divagando em alguns momentos, acrescenta, corrige ou repete algumas coisas e se confunde várias vezes, de maneira que o leitor fica na dúvida sobre se deve ou não confiar na narradora. Eu sei que fiquei, e quando fui chegando ao final, já nem sabia o que pensar.

Juro por tudo o que é mais sagrado que essa colcha de retalhos maluca foi o melhor que pude fazer. – página 327

O começo do livro é um pouquinho cansativo, Flan vai descrevendo seus amigos (V., Douglas, Lily, Gabriel, Kate, Jennifer Rose Milton e Natasha) e contando sua rotina, as intrigas, as bebedeiras, as ficadas e etc. Lá pelo meio do livro a coisa começa a esquentar, e Flan começa a fazer uma contagem regressiva até o dia do assassinato, o que só deixa o leitor ainda mais curioso para saber o que aconteceu, e o que a levou a matar alguém.

Uma coisa que me incomodou um pouco durante a história – lendo outras resenhas percebi que não fui a única – foi que o autor aprofundou pouco os personagens. Tudo o que sabemos é: V. é filha de pais ricos que estão sempre dando festas; Kate é a fofoqueira da escola; Lily namora com Douglas e é ciumenta e birrenta; Gabriel gosta de cozinhar e é negro; Natasha é alvo diário de inveja de Flan, mesmo sendo sua melhor amiga, e é tudo o que Flan sempre quis ser. E Flan... Bem... Os pais da menina nunca apareceram na história, ela estava sempre bebendo de um estoque de champanhes que nunca acabava, sentia inveja das outras meninas, se sentia gorda e feia, era obcecada por Adam e era muito, mas muito egoísta, só se importando com seus sentimentos.

Será este homem um anjo ou uma serpente? Será ele honesto ou será que ele mente? Flan pensa muito, mas não consegue achar resposta: Será Adam amoroso ou só um grande bosta? – página 194

O autor também se esqueceu de aprofundar vários acontecimentos “pesados”, por assim dizer, como o assédio sexual (que apareceu várias vezes) e até mesmo um estupro; mas ele acertou ao escrever uma história que fala sobre os exageros e as mentiras da mídia, já que Flan decide contar sua história para mostrar o que REALMENTE aconteceu, já que ela e o clube estavam sendo acusados de ser satanistas e outras coisas que obviamente não eram verdade.
Interessante notar que o autor foi deixando algumas pistas sobre o final do livro durante a história, e eu só fui percebê-las quando estava selecionando os quotes para colocar na resenha. Essa sim foi uma jogada de mestre!

Não sei se era o ângulo da água ou os raios do sol criando uma espécie de ponto cego, mas ao olhar para baixo e ver nossos reflexos na água, encontrei apenas duas silhuetas. Rapidamente levantei a cabeça: Natasha e Flora continuavam ali, em terra firme, mas na água só havia duas pessoas. Como a superfície ainda ondulava devido ao objeto recém-afundado, não consegui ver quem estava faltando no reflexo: Flora, Natasha ou eu. – página 245

Eu gostei bastante deste livro, algumas passagens me lembraram de Um de nós está mentindo e Suicidas, do Raphael Montes, mas confesso que O clube dos oito ficou bem atrás de ambos os livros. A história é bem interessante e envolvente, mas tenha em mente que você lerá um livro narrado por uma adolescente feminina (a maneira como o autor, aparentemente, vê as adolescentes femininas) que só se importa com meninos, beleza e bebida. A narração é bacana e a história também, mas faltou um desenvolvimento maior em relação aos personagens. Só senti falta de saber o que acontece com o restante do grupo no final; o autor focou só em Flan e se esqueceu do restante </3


13 comentários

  1. Oi Dryh! Pois olha só! Li uma resenha deste livro ainda agora e decidi que não o leria de jeito nenhum! Agora lendo a tua, pensei, será tão mal assim? Gostei muito da premissa de jovens ricos e problemáticos, e mais ainda da maneira que o autor começa a história, com a líder desse bando presa por matar alguém. Mas não sei se aguentaria ler personagens tão superficiais, e uma história pouco embasada. Obrigada pela dica!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Dryh!

    Tudo bem? Tudo bem? Já tinha visto a capa e a sinopse de O Clube dos Oito por aí (até porque eu faço o post de lançamentos mensais do blog), mas definitivamente não chamou a minha atenção.

    Eu acabei de ler uma resenha que é exatamente o oposto da sua. Ela detestou o livro. O que me desanima na história é a falta de profundidade dos personagens (especialmente agora que venho lendo livros com um desenvolvimento fantástico), então acho que só aí o livro já não me conquista. O fato de o autor tratar certos acontecimentos pesados de maneira rasa me desanima mais ainda. Definitivamente não é um livro para mim.

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  3. ooi eu nao conhecia esse livro pela capa nao me chamou muito a atenção mais no desenvolver da sua resenha me pareceu um livro interessante para quem gosta de genero assim.
    dica anotada para quem sabe um futuro proximo bjs

    ResponderExcluir
  4. Oie!

    Acabei de ler uma resenha sobre essa obra e a menina que leu não gostou nenhum pouquinho, eu agora lendo sua resenha não sei o que pensar, acredito que continuarei passando a dica até que baixe a poeira do lançamento da obra para lê-la e tirar minhas próprias conclusões!

    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Recebemos esse livro de parceria e em uma resenha anterior a menina não gostou e eu fiquei super desanimada para realizar a leitura já certa de que ia odiar, mas sua resenha veio como um sopro de esperança. Fico feliz que tenha gostado que minha experiência seja boa também.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Dryh! A Karen lá do blog resenhou esse livro. Ela não curtiu nem um pouco - e costumo me basear um pouco nela pra selecionar determinadas leituras. Pelo que entendi, o autor usou de muitos clichês que podemos considerar machistas para descrever as personagens, fora ele ter sido mega superficial em criar esses personagens.
    Enfim, acho que como primeira obra, pode até ser perdoado, porque espera-se que um autor evolua em sua escrita, mas esse livro especificamente não entraria na minha lista de leitura.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  7. Heiii, tudo bem?
    Eu estou com o livro aqui pra ler e estava bem curiosa com tudo.
    A capa ficou um arraso e diante da divulgação e fama do autor, esperava que fosse se tornar um livro bem amado.
    Gostei demais da premissa, mas fiquei bem triste ao ler as suas impressoes, que pena que o autor criou uma história tao rasa e sem nexo. Odeio livros que enrolam e esse parece que fica no chove nao molha.
    Ainda vou ler, mas agora vou com baixas expectativas.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Essa é minha leitura atual, como só estou no comecinho, foquei mais na sua opinião. Eu li um outro livro do autor e amei! É um dos meus favoritos da vida, então estou bem empolgada com essa leitura, até agora estou gostando, mas confesso que me incomodou um pouco essa coisa "menininha" descrita no livro.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, ótima a sua resenha. Também havia me interessado por esse livro pela capa e título, apesar da curiosidade sobre quem morreu, acho uma pena que a história tenha tido esses pontos negativos que me desanimam um pouco a ler.

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bom?
    Apesar de você ter gostado do livro, acho que não vai ser uma leitura para mim. Esse ponto de que o autor não se aprofunda o suficiente em determinados acontecimentos já seria algo que me incomodaria muito, e pelas resenhas que vi, foram várias pessoas que se incomodaram com isso. Outro ponto que me deixou com um pé atrás foi essa questão do autor deixar de se aprofundar em vários acontecimentos pesados. Bem, acho que não é uma leitura para mim, por isso passo a sugestão da vez.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá! É a primeira resenha a respeito deste livro que eu leio, imaginava uma história completamente diferente. Mas enfim, não sei se eu gostaria pela personagem feminina e pelo autor não ter desenvolvido melhor os personagens, entretanto fiquei bastante curiosa. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  12. Dificil dizer...
    Li outra resenha que me passou uma imagem totalmente oposta do livro....
    Acho que o unico jeito de resolver isso é lendo mesmo...
    Obrigado pela resenha!!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. Olá Dryh,
    Quando vejo várias resenhas de um mesmo livro me surpreendo com a forma como alguns adoram o livro e outros não gostam tanto assim. Esse livro tem pontos bastante negativos pra mim, o primeiro deles é o começo cansativo e o segundo é a falta de aprofundamento da história, então, vou passar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...