Eu assisti: Entre Irmãs

O livro Entre Irmãs (publicado originalmente como A costureira e o cangaceiro) foi resenhado há poucos dias aqui no blog, e assim que terminei de lê-lo, fui procurar o filme adaptado que saiu ano passado, e que foi dividido em quatro capítulos quando passou na rede Globo. Achei os capítulos disponíveis no youtube (o que me deixou muito feliz) e tratei de vê-los um atrás do outro o mais rápido o possível. Hoje vim falar um pouco sobre eles :)


A primeira coisa que chama a atenção é o elenco: Marjorie Estiano e Nanda Costa são protagonistas do romance de Frances de Pontes Peebles, interpretando as irmãs Emília e Luzia (respectivamente). Eu não sou de assistir novelas, aliás, já faz anos que não acompanho nenhuma, mas sempre gostei bastante das atrizes citadas acima, e como eu tenho uma quedinha por histórias sobre cangaço desde Cordel Encantado, e como tinha amado o livro, fiquei doidinha para ver como a adaptação havia se saído. Apesar de ter algumas mudanças, me conquistou.
Vou falar resumidamente sobre a história antes de pontuar meus pontos favoritos (e negativos).

“Uma boa costureira tem de ser corajosa. ”

As irmãs Emília e Luzia foram criadas por uma tia (Sofia) e cresceram na cidade de Taquaritinga do Norte, no interior de Pernambuco, mas eram muito diferentes. Emília sonhava em encontrar um príncipe encantado que a levaria para a capital, ou até mesmo para São Paulo, e se vestia e agia de maneira muito mais moderna do que todas as outras garotas da cidade. Já Luzia havia sofrido um acidente quando criança, o que a tornara aleijada e, consequentemente, indigna de ser uma esposa. Sendo assim, ela sabia que iria morrer no mesmo lugar onde nascera. A vida das irmãs muda completamente quando um grupo de cangaceiros, liderados pelo famoso Carcará, chega na cidade e exige roupas novas.


Como eram costureiras do coronel - dono daquelas terras -, elas foram designadas, junto com tia Sofia, a fazerem as roupas para os tais cangaceiros, sob a mira de armas e temendo a morte. Mas Luzia já havia encontrado o Carcará antes, quando ele a vira libertando pássaros e a deixara ir, mesmo tendo prometido que mataria a pessoa que estava, aparentemente, roubando os pássaros da região. Impressionado com a garota ele decide levá-la com seu bando, e como Luzia sabia como seria seu futuro se ficasse (a irmã iria embora, a tia morreria e ela ficaria sozinha, lutando para sobreviver), ela acaba indo.


Tempos depois, Luzia está se adaptando à vida no cangaço, em meio à seca da caatinga, e Emília mora em Recife com seu marido (com quem, no livro, ela só se casara por ser sua única chance de sair da cidade, mas que no filme, sente afeição por). A adaptação cortou alguns acontecimentos bem importantes, como a maneira como Emília encontra sua independência e também suas atividades sufragistas. E outras cenas foram modificadas, como o final (do livro) e os ataques dos cangaceiros à cidades.

Claro que muitas dessas cenas continham muita violência, e esse talvez tenha sido o motivo de terem sido modificadas ou deletadas da história, então até dá para entender. E como o filme é uma adaptação, é de se imaginar que nem tudo será parecido. Contudo, uma coisa que eu gostei bastante no filme (que no livro não aparece tanto), é o amor e carinho que as irmãs sentem uma pela outra. No livro o que aparece mais é o sentimento de inveja que nutrem (Emília inveja a liberdade e a coragem de Luzia, que inveja a beleza e modernidade da irmã) uma pela outra, e elas parecem mais conectadas nas telonas do que nas páginas do livro, o que foi um grande ponto positivo, pois deixou o final ainda mais emocionante.


As questões políticas ficaram um pouco como pano de fundo, mas ainda assim são importantes para o desenrolar da história, Vargas em especial. Também vemos um pouco dos movimentos feministas da época e um foco maior na questão da homossexualidade, que é trazida em dobro na adaptação, outra coisa da qual eu gostei bastante. É difícil dizer qual dos dois (livro ou filme) me encantou mais, eu diria que cada um o fez à sua maneira, mas a gente sempre acaba tendo um carinho maior pelo livro, né? Ao menos comigo foi assim. Talvez seja porque foi como eu conheci a história, ou por trazer mais descrições e fazer com que eu me sentisse mais próxima das personagens, mas ouso dizer que o livro ocupa um lugarzinho maior em meu coração.

Essa é, sem dúvidas, uma história que todos deveriam conhecer, seja através do filme ou do livro. Além de trazer a história de duas irmãs separadas pela vida, traz também um pouco da história do nosso país, esquecida por muitos. Os cangaceiros existiram, e os principais NESSA história - Carcará e a Costureira, como Luzia passa a ser conhecida - foram inspirados nos grandes cangaceiros do nosso Nordeste, dentre eles Lampião e Maria Bonita. A maneira como morreram, inclusive, tem semelhança com o que aconteceu no livro, além de terem ficado conhecidos no país (e também no mundo) todo por seus ataques. São histórias que eu conheço bem pouco, mas como mencionei lá em cima, tenho curiosidade de saber mais desde a novela Cordel Encantado, e mais ainda agora que li e vi Entre Irmãs.



Deve ter ficado claro, mas vou reforçar ainda assim: essa é uma das melhores e mais incríveis histórias que eu já conheci, e a recomendo muito para todo mundo! Vocês vão se impressionar com as personagens e também com os atores e atrizes que as interpretaram - principalmente Marjorie e Nanda, que deram um show e tanto -, e nunca vão esquecer Emília e Luzia. Mencionei lá em cima que o título oficial do livro era A costureira e o cangaceiro, mas foi mudado para Entre irmãs por conta do filme, e pessoalmente, prefiro o nome novo, afinal, a história é sobre as duas irmãs, e Carcará (felizmente ou infelizmente) não é tão importante quanto Emília e Luzia, suas descobertas, conquistas e lutas. É a história de duas irmãs, duas mulheres fortes e determinadas, e sua sobrevivência longe da outra, e é simplesmente incrível!

44 comentários

  1. Oi Dryh! Pouco antes de lançarem o filme, eu li sobre e o livro e fiquei curiosa. Não tanto pela história envolvendo o cangaço, mas da história entre as duas irmãs. Aí veio o filme, e eu tive certeza que queria assistir, exatamente pela atuação das atrizes. Fiquei encantada com a emoção e verdade que elas conseguiram passar e me emocionei diversas vezes! Concordo quando você diz que todos deveriam ver este filme, além dos pontos históricos, o que é mais lindo é o amor das irmãs. Amei a resenha!
    Bjoxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie ^^
      Muito obrigada ♥ é uma história linda, né? Em todos os aspectos.

      Excluir
  2. Que fantástico! Não conhecia as obras, nem literária, nem cinematográfica.
    E eu amei saber que tem alguém divulgando um produto nacional que vale a pena como esse.
    Achei a história bastante interessante e delicada.
    Cordel encantado foi uma novela muito bem trabalhada em diversas áreas.
    Olha, não sei bem o motivo mas eu não curto nadinha a Nanda Costa.
    O que me fez curtir sua postagem, foi o seu apreço pela cultura nacional e sua admiração por aquilo que é tão nosso...
    Adorei! Certamente vou assistir! Beijão!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee Eliziane ^^
      Era uma novela maravilhosa, né? Eu só não gostava daquele rei...haha' espero que goste do filme :)

      Excluir
  3. Olá! Nossa fiquei tão feliz do seu post ser sobre esse filme. Vi uma propaganda dele na TV e falei que iria assisti. Mais confesso que acabei esquecendo. Mais agora lendo aqui no seu Blog, que história fascinante! Adoro a Marjorie e tenho certeza que ela arrasou mesmo neste filme. Também não sabia que tinha o livro. Estou bem curiosa agora, preciso saber o que acontece com Emília e Luzia. rsrsrs
    Bjos

    www.momentosdeleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Pollyana ^^
      Fico feliz em ter ajudado...haha' espero que goste do livro e do filme :)

      Excluir
  4. Olá, tudo bom?

    Eu já tinha ouvido falar do livro e a sua adaptação, mas nem me atentei sobre o assunto. Eu, normalmente, não leio histórias sobre o cangaço, mas essa parece incrível. A premissa é muito interessante e eu gostei de ver que o foco são as duas irmãs realmente, juntas ou separadas. É legal ver uma mulher, também, no meio dos cangaceiros e gostaria de entender um pouco mais desse relacionamento. Acho que seria ótimo ler a obra e depois assistir a adaptação, pois apesar das mudanças, os dois podem nos tocar de maneiras diferentes. Estou doida para conhecer ainda mais! <3

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie ^^
      Pelo o que eu vi, a personagem da Luzia foi inspirada principalmente na Maria Bonita, que foi a primeira mulher a entrar no cangaço. Achei muito interessante ♥

      Excluir
  5. Oi! Eu não conhecia esse livro e nem sabia que tinham produzido um filme (ando tão por fora dos lançamentos hahahah)
    Mas enfim, pela sua crítica deu pra perceber que foi uma adaptação muito boa, mesmo com as modificações (que pelo jeito deram um ar ainda mais bacana sobre a história das irmãs)
    Fiquei com muita vontade de assistir o filme depois da sua critica, principalmente porque nunca li ou assisti algo sobre o cangaço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Sabrina ^^
      É uma história muito rica, viu? Além de trazer as duas irmãs traz também um pouco da história do Brasil e de tudo o que estava ocorrendo na época nos campos políticos e sociais :)

      Excluir
  6. Olá, tudo bom?
    Vi que iriam exibir esse filme na globo mesmo, mas como tinha intenção de ler o livro, acabei não acompanhando. Curti saber que a adaptação no geral ficou muito boa, que conseguiu criar um elo mais forte entre as irmãs, deixando o final mais emocionante ainda. Outro ponto que curti foi essa abordagem do cangaço! Passei a adorar desde o cordel encantado também!! (que novela ♥♥)
    Enfim! Adorei suas impressões sobre o filme e espero poder conferir em breve!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Pollyana ^^
      Novela incrível, né? Queria muuito que fosse reprisada no Vale a pena ver de novo, porque realmente vale a pena ver novamente!

      Excluir
  7. Oi, tudo bem? Sou muito suspeita pra falar sobre Entre Irmãs porque, até então, foi o melhor livro de 2018. Adorei cada pedacinho da história que o livro traz e também gostei muito da minissérie que, sim, corta algumas cenas, mas não tira o brilho da história. Também recomendo para todos porque é uma história que vale a pena.

    Beijos,
    http://www.livroapaixonado.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Júlia ^^
      O livro é incrível, né? Ele também se tornou um dos meus favoritos da vida! ♥

      Excluir
  8. Oi, tudo bem? Li o livro Entre Irmãs, mas não tive a oportunidade de assistir a adaptação. Eu gosto muito das duas atrizes e pelas poucas cenas que assisti, achei a intensidade e ligação delas em cena simplesmente maravilhosa! Amei seu texto sobre a série!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie ^^
      Obrigada ♥ a série ficou muito boa, viu? São quatro capítulos, então é rapidinha!

      Excluir
  9. Eu acho essa história tão necessária! Parece que esquecemos o Nordeste, os cangaceiros, sendo que é uma cultura tão rica! Fico feliz em saber que tem disponivel no youtube porque eu to louca pra assistir. Uma pena não ser tao fiel assim a obra, mas já vale.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Day ^^
      Na verdade a história do Brasil é pouco contada, não é mesmo? Mas realmente nos esquecemos de tudo o que aconteceu tanto no Nordeste quanto no Norte, o que é bem triste :/

      Excluir
  10. Oie! Caramba!
    Nunca vi esse livro, apenas o filme/série. Fiquei com vontade de assistir na época mas acabei esquecendo, agora ja quero ler pra depois ver! Amei a resenha! ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Jéssica ^^
      Espero que você goste das histórias das irmãs ♥

      Excluir
  11. Oiii tudo bem??

    Tambem pretendo ler e depois assistir, já até tenho o livro aqui, mas a história parece ser bem forte mesmo.
    Mulheres fortes tbm, adoro.
    Bjus Adorei a resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Rafaella ^^
      O livro assusta um pouco pelo tamanho, mas assim que começar tenho certeza de que você não vai conseguir largar o livro! Espero que goste :)

      Excluir
  12. Olá!
    Eu achei fantástica essa adaptação. Mostra uma realidade bem diferente do sertão e conta mais sobre os cangaceiros, que até então não lembrava muito além das aulas de geografia na época da escola. Ainda não consegui realizar a leitura, mas quero muito fazer também pois se na adaptação ficou muito bom, no livro ainda deve estar melhor.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Camila ^^
      Ficou incrível, né? Espero que você também goste do livro e que se encante pela história das irmãs mais uma vez <3

      Excluir
  13. Olá, tudo bem Dryh?
    Eu não conhecia o filme, não sou de assistir cinema nacional, pois acho que eles abusam de xingamentos e cenas de sexo, mas esse filme parece ser de fato muito bom. Vou anotar a sua dica!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie ^^
      Confesso que também não sou muito fã, mas olha, Entre Irmãs ficou uma coisa maravilhosa! Espero que dê uma chance :)

      Excluir
  14. Olá Dryh,
    Eu já ouvi muitos elogios para o livro, mas suas impressões são as primeiras que leio sobre o filme. Fiquei muito contente por saber que as mudanças não foram tão absurdas e que o sentimento entre as irmãs ficou mais claro e real no filme. Eu gosto muito da atuação das duas atoras de forma geral, e tenho interesse em ler e assistir, pois a história me agrada.
    Espero que essa seja uma das histórias mais incríveis que eu vá ler/ver também.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Bruna ^^
      Espero que você também goste da história das irmãs, tanto no filme quanto no livro ♥

      Excluir
  15. Oie! Tudo bem?

    Eu vi a capa do livro ano passando, mas na época não senti interesse na trama, mas lendo sua opinião sobre a novela bateu aquela curiosidade e quando eu tiver a oportunidade irei ler, sobre a novela em si, faz muito tempo que não assisto alguma, mas se tem uma coisa que a Globo sabe fazer bem é adaptação de obras, minha professora de português sempre elogiava as adaptações que a Globo fazia das obras que estudávamos!

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Nay ^^
      Desta vez a Globo realmente acertou, viu? Espero que um dia você tenha a oportunidade tanto de ler o livro quanto de ver os episódios, e que goste de ambos :)

      Excluir
  16. Olá!!!
    Dryh mulher o cinema nacional tem mudado tanto ao longo dos ultimos tempos não é mesmo? Tenho muita vontade de assistir esse filme e ler o seu respectivo livro, mas acho que para a fazer a leitura irei demorar um pouquinho mais.
    Adorei o seu ponto de vista e conhecer essa história melhor através de ti. Adoro a Marjorie e a Nanda, sem contar no resto do elenco...

    beijos,
    Mayara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Mayara ^^
      Tem sim, tem tanta coisa boa saindo que dá até orgulho ♥ as duas são atrizes incríveis, né? Espero que você tenha a oportunidade de ler o livro um dia, e depois de ver o filme :)

      Excluir
  17. Oi, Dryh

    Eu assisti apenas essa adaptação da globo e nem peguei do começo, que bom que tem no YouTube, vou tratar de procurar.
    Eu gostei muito do pouco que eu vi e essas suas comparações com o livro, com o que foi retirado e/ou melhorado, fez despertar em mim a vontade de ler essa história, o que não tinha acontecido antes.
    Só acho que vou ficar triste com esse sentimento de inveja entre elas que há no livro... o que eu achei mais lindo foi o relacionamento delas no filme, mas faz parte, né? hahahaha

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Tamires ^^
      Infelizmente faz parte...haha' no livro eu até tinha estranhado um pouco o relacionamento delas, é mais frio, há mais inveja que amor. Mas no filme isso foi invertido, e ficou lindo ♥

      Excluir
  18. Infelizmente eu não consegui assistir, mas ainda quero porque só ouvi e li elogios para com a produção. Ainda bem que tem no youtube e assim, não tem desculpa para conferir né? Acho que inveja é algo comum entre irmas ou entre pessoas que convivem muito, mas tenho certeza que a obra agregará muito para mim.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Ivi ^^
      Felizmente tem no Youtube...haha' fiquei com um pouco de medo de não encontrar por lá e ter que assinar o canal da Globo só para assistir *-*

      Excluir
  19. Olá!!!
    Gostei muito da série exibida pela televisão e sua resenha me deixou com mais vontade de ler o livro!! Suas comparações entre o livro e a série são excelentes e consegue fazer o leitor percebe as alterações sutis. Infelizmente nossa história do cangaço é muito pouco conhecida, acho que mais livros deveriam abordar essa tema!! Dica anotada!!
    www.garotasdevorandolivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Lívia ^^
      Ebaa, fico feliz ♥ seria muito bacana se a história do cangaço fosse ensinada nas escolas, né? Lembro de nunca ter aprendido nada a respeito deles enquanto estudava, e se não fosse a novela "Cordel Encantado" e "Entre Irmãs", ouso dizer que nem saberia de sua existência :/

      Excluir
  20. Olá, tudo bem?
    Eu vi as propagandas quando esse filme passou na Globo, mas como os capítulos começavam muito tarde eu acabei não assistindo. Não sabia que era adaptado de um livro.
    Vou te confessar que nunca tive muito interesse em obras relacionadas ao cangaço e, se eu não fosse fã do trabalho da Marjorie Estiano, não me interessaria nada pelo filme. Pelo que eu vi dos seus comentários, as duas protagonistas da obra parecem ser muito fortes e complexas. Acho que deve ser interessante ver a relação dessas duas irmãs, que seguiram destinos tão diferentes, mas que continuam conectadas.
    Acredito que não leria o livro, pois foge bastante do meu estilo. Mas fiquei mais curiosa para conferir o filme.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Maria ^^
      Que pena, mas espero que dê uma chance ao filme, e espero duplamente que goste...rs'

      Excluir
  21. Amava Cordel Encantado e quero muito assistir esse filme, assim como queria ler o livro. Acredita que faz tanto tempo que não vejo tv aberta que nem sonhava que teve uma mini-série na Globo. Fiquei curiosa pelo final emocionante que mencionou e me parece que as personalidade das irmãs se completam. Fiquei ainda mais empolgada com suas considerações finais de quão incrível é a história. Recomendação anotada.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie ^^
      "Cordel Encantado" era maravilhoso, né? Uma das melhores novelas que já assisti ♥ eu só soube da série por causa do livro, senão também não ficaria sabendo...hehe'

      Excluir
  22. Oi.

    Eu tenho muita vontade de ler este livro, e também ver a série, mas sempre que eu tento fazer isso, algo me impede. Eu tento ver a série, mas sempre aparece outra na Netflix e eu acabo deixando esta de lado. Quero poder comprar o livro e ler ainda este ano. Acho que vou deixar para ver a série depois de ler o livro. Será melhor.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Marcelo ^^
      Recomendo ler o livro primeiro, mas essa é uma coisa minha...haha' sempre prefiro ler antes de ver. Mas o bom é que os episódios estão no Youtube, então é bem fácil de achar :)

      Excluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...