Caviar é uma ova

Olá a todos!


Hoje eu trago a resenha de um livro que estava bem curioso para ler. Caviar É Uma Ova é uma compilação de crônicas de um dos integrantes do coletivo Porta dos Fundos


Título: Caviar É Uma Ova
Autor: Gregório Duvivier
Editora: Companhia das Letras (cortesia)
Páginas: 184
Ano: 2016
Sinopse: Caviar é uma ova reúne as melhores e mais interessantes crônicas publicadas por Gregorio Duvivier, um dos autores mais inventivos do Brasil na atualidade. Gregorio é ao mesmo tempo ator, roteirista, comediante, cronista e poeta, e este livro é uma versão impressa da multiplicidade única do autor. Transitando entre ficções, memórias de infância, artigos de opinião, militância política e exercícios de estilo, o conjunto final acaba marcado pela agudeza crítica.Em pouco tempo, Gregorio se transformou numa das vozes mais ativas da esquerda brasileira, tornando-se referência por conta de sua combatividade generosa, em que a inteligência é a principal arma.

Resenha


Caviar É Uma Ova, título da compilação de crônicas de Gregorio Duvivier, é um título forte e também uma réplica ao livro Esquerda Caviar. O livro do integrante do coletivo Porta dos Fundos me pareceu interessante mesmo quando discordo do autor em tudo! Estamos falando do autor e não do livro, então respire e fundo e me acompanhe.

Duvivier escreve sobre quase tudo em suas crônicas, política, sexo, feminismo, viagens e também amor. Crônicas para mim são como parques de diversões, é uma oportunidade de me divertir ao lado do autor ou até chorar. No caso de Duvivier, eu gritei em um daqueles brinquedos ruins de criança no meio de todo o parque de diversões (pegaram a metáfora?).

Um é vertical, o outro é horizontal, um é à noite, o outro no raiar do dia. - Carnaval

Ao terminar cada crônica do Gregório, parecia que ele havia usado da mesma estrutura da crônica anterior. Uma metáfora, ironia, sarcasmo e uma crítica acolá. Às vezes me pareceu que ele tinha a chance de me captar, ele estava quase lá, no topo da montanha-russa, mas, simplesmente não rolou.

Ficou parecendo que Gregório estava sem vontade de escrever ou apenas decidiu escrever de forma morna, já que os leitores da Folha estavam mais preocupados com as notícias "conservadoras" do jornal (ele fez uma crônica sobre isso). As crônicas são curtas, não que isso seja um problema, pelo ponto de vista de quem gosta de ler Veríssimo ou Millôr.


Ao mesmo tempo é emocionante ler a história de superação da mãe dele com seu irmão deficiente, quando ele se apaixonou pela Clarice ou quando percebi que partilhamos o mesmo amor por Portugal. É triste pois falta intensidade em quase todas as outras 176 páginas, falta amor em escrever crônica, falta paixão e também um livro bom do Veríssimo para eu me recuperar.

Quando as meninas se jogavam no chão, ela ficava no alto. Quando iam pra ponta dos pés, ela caía de joelhos. Quando se atiravam pro lado, trombavam com ela que se lançava pro lado oposto.

Caviar É Uma Ova me decepcionou bastante, não costumo julgar meus escritores prediletos pela sua posição política, tampouco pelo fato de discordar com eles, porém o problema de Gregório não é sua posição política. O problema é que uma crônica é um convite a casa do autor, onde você se senta com ele e conhece até mesmo a o jeito de dobrar sua gravata. Duvivier, você nem mesmo deixou eu passar pela portaria.


13 comentários

  1. Heitor que livro mais fodaaaaaaa! Desculpe a palavra, mas foi o que encontrei hauahuahaauhaua eu quero muito ler rapaz, o título já me deixou de queixo caído com toda certeza, está a um nível incrível. Dica anotada.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Heitor.
    Confesso que sou do tipo de leitora que se pega birra do autor, não quer nem chegar perto dos livros que ele escreve. Então quando eu vi logo no título da sua resenha quem era o autor desse livro, desejei secretamente que sua resenha fosse negativa, porque tenho horror a esse cara!! kkkk
    Obrigada por não me decepcionar! kkkkkk
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  3. Também não vejo problemas em ter opinião diferente do autor ou de não concordar com sua posição politica... Meu problema é quando o mesmo tenta empurrar sua ideia goela abaixo, pregando como se o correto fosse apenas ele e nada mais. E é isso que eu sinto com o Gregório.
    Ele me parece em muitos momentos com o Tico que critica o governo mas vive da lei da cultura (mesmo tendo muitas possibilidades de arrecadar dinheiro uma vez que já tem um nome conhecido).
    E pela sua resenha, é uma pena que ele resolveu focar as crônicas em algo que ele não sabe discursar... Afinal, porque não falar um pouco mais de sentimentos já que parece que nesse caso ele tem mais a dizer????
    Enfim, esse é um livro que não entra na minha lista!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi, Heitor! Confesso que li uma ou outra crônica dele publicada no jornal e não me despertaram interesse. Pena que sua experiência foi ruim. Espero que a próxima leitura seja muito mais agradável.

    Camis, eu ri do seu comentário! Está parecendo eu com algumas autoras que foram vetadas na minha vida sem direito a recurso!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Heitor
    Que pena que você não gostou do livro. Eu confesso que ainda nem o conhecia.
    Adoro crônicas, mas claro elas devem trazer muito do autor e nos surpreender mais e mais, e não parecem um pouco repetitivas.
    Diversas vezes eu discordo de um autor, isso não é problema nenhum. Adorei a sinceridade.

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que coisa. Eu normalmente não leio crônicas, abro pouquíssimas exceções, mas nesse caso nem cogito tentar ler o livro. Não tem nada que me irrite mais que textos mornos, e foi uma pena que tenha faltado intensidade em quase todo o livro, e que você não tenha sentido amor, paixão do autor pela escrita.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Heitor!
    Tenho lido muito pouco de crônicas, na verdade, o livro mais recente que li desse segmento foi em 2015, e sinto que preciso consertar isso assim que possível. Não é das minhas leituras mais preferidas, mas são ótimas para espairecer ou simplesmente ler algo mais breve de vez em quando. Uma pena que esse livro não tenha funcionado para você, entendo quando fala sobre sentir o amor e a dedicação real do autor ao escrever sua crônica, não simplesmente escrevendo-a por escrever, mas imprimindo um pouco de si nela para conhecimento do leitor. Ainda assim, ótima resenha!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br/ ♥

    ResponderExcluir
  8. Oi Heitor, tudo bem?
    Eu não sou fã de crônicas, não costumo ler esse gênero. Mas você falou em Porta dos Fundos e ganhou minha atenção. Já vi em uma entrevista alguém comentando (não lembro quem agora) que eles são muito inteligentes. Que pena que o autor do livro acabou lhe decepcionando e que seu texto não leva além de sua portaria(adorei sua colocação e suas metáforas). Gostei muito da sua sinceridade.
    beijinhos.,
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, Heitor.
    Não conhecia o livro e não tenho a mínima vontade de ler ele. Que pena que a obra não superou suas expectativas e foi ruim, é horrível quando esperamos uma coisa boa de um livro e acaba sendo ruim! :(

    ResponderExcluir
  10. Confesso que surpreendi com a sua resenha negativa, no geral gosto do que ele escreve, claro que alguns pontos são forçados, mas no geral gosto. Estou curiosa para ler o livro dele e agora fiquei mais curiosa para conferir quais crônicas ele escolheu e qual tom ele escolheu para o livro.
    Gostei da resenha, é sempre bom ler opiniões sinceras!
    Beijo
    http://capsuladebanca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Não são muito de ler crônicas, tanto que acredito nunca ter pego um livro do gênero. Porém compreendo essa parte da empatia que a meu ver faltou neste livro. O autor não dá espaço para você sentir e se identificar seja de acordo com as ideias dele ou não. Uma pena esse sentimento de "preguiça" que vc sentiu da parte de Duvivier, nunca li nada dele e não acompanho o porta dos fundos, mas me senti compadecida por o livro não ter te agradado

    ResponderExcluir
  12. Ohhhhh Heitor, agora fiquei com o pé atrás. Adoro crônicas e gosto muito das do Gregório, mas as vezes isso pode acontecer devido a pressa do editor, ou de apenas ter sido uma seleção de cronicas ruins. Que pena! Mas ainda pretendo pegar pra dar uma folheada, ainda bem que cronica a gente nao precisa ler td de uma vez ne?! Realmente uma pena vc nao ter gostado, depois volto aqui pra te dizer oq eu achei. bjs

    ResponderExcluir
  13. OOi!
    Não conhecia o livro, mas me interessei! Pelos temas,as chances de eu gostar são altas. Espero ter a oportunidade de lê-lo algum dia, e claro, gostar. Que pena que ele te decepcionou tanto, espero que venham leituras melhores.

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...