O amor nos tempos do ouro


Título: O amor nos tempos do ouro
Autora: Marina Carvalho
Editora: Globo Alt
Páginas: 328
Edição: 1
Lançamento: 2016
Sinopse: "Sabes que nunca me apaixonei, maman, mas se porventura o tivesse feito, seria por alguém como ele?"
Cécile Lavigne perdeu todos os que amava e agora está sozinha no mundo. Ela, uma franco-portuguesa que ainda não completou vinte anos, está sendo trazida ao Brasil pelo único parente que lhe restou, o ambicioso tio Euzébio, para casar-se com o mais poderoso dono de terras de Minas Gerais, homem por quem Cécile sente profundo desprezo. Após desembarcar no Rio de Janeiro, Cécile ainda precisará fazer mais uma difícil viagem. O trajeto até Minas Gerais lhe reserva provações e surpresas que ela jamais imaginaria. O explorador Fernão, contratado por seu futuro marido para guiá-la na jornada, despertará nela sentimentos contraditórios de repulsa e de desejo. Antes de enfim consolidar o temido casamento, Cécile descobrirá todos os encantos e perigos que existem nessa nova terra, assim como os que habitam o coração de todos nós. Com o passar dos dias, crescerá dentro dela a coragem para confrontar todas as imposições da sociedade e também o seu próprio destino.

Resenha

Cécile Lavigne é uma jovem francesa que, após perder toda a família num acidente, acaba tendo que se mudar para o Rio de Janeiro, onde vive seu único parente vivo: o tio Eusébio. Mas o homem é ruim e só pensa em dinheiro e no próprio umbigo, então arranja um casamento para a sobrinha, com um homem ainda pior que ele. Sem poder fazer nada, Cécile é obrigada a aceitar a decisão que seu tio fizera, e, como uma mercadoria vendida, ela é levada para Minas Gerais, onde se casará com o odioso Euclides de Andrade.

O encarregado de leva-la, Fernão, um aventureiro, não entendia porque alguém, em sã consciência, se casaria com Euclides, mas fica impressionado quando Cécile responde o tio, deixando sua opinião e sentimentos bem claros. Durante a viagem, na qual a jovem é acompanhada por uma nova criada (a “antiga” também lhe fora tirada, desta vez pelo tio Eusébio), e os homens de Fernão, o mesmo é cada vez mais surpreendido pelo caráter e temperamento da moça, assim como Cécile surpreende-se com ele. Mas Fernão não é bem flor que se cheire.

Ele já havia trabalhado diversas vezes por Euclides, e tantos outros homens, de forma que era dono de uma quantia razoável de terras e dinheiro. Fernão afirmava que aquela era a última vez que ele trabalharia por alguém tão ruim quanto Euclides, e ele era um homem de palavra, sempre cumpria com os combinados... Mas, ver Cécile triste daquela forma, sendo obrigada a se casar com um ser odioso xenofóbico o fez tomar uma decisão.

Eu adoro romances históricos (acho que vocês já devem saber disso...hehe’), então, assim que vi este novo livro da Marina, escritora cuja escrita eu ainda não conhecia, fiquei doidinha para lê-lo. É bem diferente dos romances históricos aos quais eu estou acostumada, principalmente por conter uma riqueza em detalhes da história do Brasil, coisa que eu ainda não tinha visto em nenhum outro livro. Marina conseguiu me surpreender, e, para quem acha que o livro é previsível (mocinha e mocinho se apaixonam, vivem felizes para sempre), está muito enganadx.

E que o céu tenha piedade da minha alma no fim dos tempos, por eu te amar tanto assim. – página 197

Pensem em um homem ruim. Pensaram? Muito bem, agora multipliquem por 10! Este é Euclides de Andrade. Usando Deus como desculpa para as atrocidades que comete, seja contra os escravos que possui e maltrata, ou com mulheres, que, para ele, são seres abomináveis, Euclides não aceita muito bem o temperamento de Cécile. Ele quer uma esposa submissa, e, tanto as ações de Cécile quanto as de Fernão o irritam muito, o que deixa o homem ainda pior.

É impossível não se apaixonar pelos personagens. Cécile tinha de tudo para se tornar uma aristocrata mesquinha e mimada, mas ela não era assim. Diferente de muitos, Cécile importava-se com os escravos, com o tratamento desumano que estes recebiam, e fazia tudo ao seu alcance para ajuda-los, mesmo que isso a pusesse em maus lençóis. Além disso, ela era também uma pessoa curiosa e inteligente, e algumas ações suas me impressionaram bastante... Mas... Cécile tinha um quê de garota indefesa em alguns momentos, isso é um pouco comum em livros de época, e entendo que ela não era exatamente uma guerreira para defender-se sozinha, mas eu bem esperava que fosse...hehe’

Cécile queria lutar por seus direitos enquanto indivíduo, mas gostaria de fazer o mesmo pelos escravos, nem que fosse pouco a pouco, dentro de suas possibilidades, como naquele momento, pondo-se em risco para não permitir que um homem morresse por nada. – página 125

Fernão me conquistou totalmente. Eita homem apaixonante! As cenas em que ele estava com Cécile me faziam suspirar, e eu torcia desesperadamente para que eles percebessem logo que se amavam e ficassem juntos. Mas, claro, com algum empecilho no meio, para dar uma tensãozinha...hehe’ A forma como ele tratava Cécile, cuidando dela carinhosamente, (mas não sendo sufocante ou machista ao fazê-lo) e mostrando uma parte sua sensível me fez gostar ainda mais dele.

Receio ter deixado crescer um sentimento por ti. Receio estar encantado por tua presença. Receio ter perdido a cabeça. Inferno! – página 135


Enfim, O amor nos tempos do outro é um livro muito incrível, e eu adorei as introduções dos capítulos (que tinham textos de Gonçalves Dias, Florbela Espanca, Castro Alves, entre outros), mas senti que faltou algo a mais. O livro não me encantou 100%, sabem? Adorei a história, adorei os personagens e adorei a carga histórica que ele traz, mas não foi aquele livro que, quando a gente fecha, bate aquela saudade dos personagens e de tudo o mais. Não foi um livro impactante para mim, e, por isso, não lhe darei nota máxima. Mas creio que esta seja uma leitura obrigatória para os apaixonados por romances históricos, principalmente para aqueles que gostam da história do nosso país, e de personagens marcantes.


*
Esta postagem faz parte da Maratona Setembro Nacional 2016

15 comentários

  1. Olá!
    Adoro romances históricos. O amor nos tempos do ouro me chama muito a atenção tanto pela premissa quanto por ter sido escrito pela Marina Carvalho. Nunca li nada da autora e acho que este livro é uma ótima pedida para começar.
    A história parece envolvente e os personagens cativantes.
    Espero que a leitura me agrade tanto quanto lhe agradou.
    Beijos.

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. eu ja li os contemporâneos da autora, mas essa proposta de época ainda não conheço, mas ja sei que será perfeita assim como tudo que ela escreve
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Desconhecia a autora e sua obra, mas achei bem interessante pelo fato de ser um romance histórico (que adoro) e ainda por cima nacional (que não li muitos) e isso faz com que eu queira muito ler a obra, ainda mais depois de saber que os personagens são marcantes e gostei bastante de conter trechos de Castro Alves e outros no inicio dos capítulos.
    A capa é linda e quero muito saber o que acontece com Cécile.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito desse livro, acho que até mais do que você, o que é bem incrível, porque normalmente não consigo me envolver muito com livros com esse fundo histórico. Mas a Marina me envolveu tanto no enredo que acabei indo até pesquisar mais sobre o período. Achei os personagens ótimos, o Fernão foi meu queridinho, claro, e torci o tempo todo para que esse Euclides morresse...rs... Ele usar Deus como desculpa pras barbaridades que fazia só me enlouquecia ainda mais.

    ResponderExcluir
  5. Olá Dryh!
    Ainda não li esse livro, mas amo romances de época e seria interessante a leitura por se passar aqui no Brasil. É uma pena saber que a leitura não te encantou totalmente e que faltou alguma coisa na obra. Ainda assim gostei de saber que autores clássicos tem textos no livro. O amor nos tempos do ouro já está na minha lista de leitura e espero gostar bastante.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Dry!

    Eu já tinha visto a capa deste livro nas redes sociais, mas ainda não conheço a escrita da Marina. Lendo sua resenha eu fiquei com vontade de ler, principalmente sabendo que é romances históricos e confesso que tenho poucos na minha estante. Outro detalhe que gostei de saber é o livro conter uma riqueza em detalhes da história do Brasil, deixa o romance mais valorizado. Dica anotada.

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Dryh!
    Adoro romances históricos! Esse da Marina está no topo da minha pilha de leituras! Gostei muito de saber pela sua resenha que os capítulos têm introduções (cara, isso é genial por causa do contexto!) e é bom que ele é rico em detalhes brasileiros né? Preciso ler logo essa história!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Dryh! Que surpresa boa conhecer um pouco desse livro! Já sabia que se tratava de um romance histórico, mas não imaginava que fosse rico em detalhes da nossa história e isso já me agradou! Os quotes são ótimos e percebo que a escrita de Marina é muito boa com eles. Adorei também saber que as introduções dos capítulos trazem textos de Gonçalves Dias, Florbela Espanca e Castro Alves. Enfim... Parece mesmo um livro que merece a nossa leitura e me interessei por ele! ;)

    Bjs,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  9. No momento não estou lendo livros de época, mas uma hora volta essa fase e sei que esse será um livro que terei curiosidade de conhecer a história. A capa ficou perfeita, transmiti exatamente o enredo da história. Quando a vi pela primeira vez já consegui ter uma ideia por cima sobre qual assunto se trataria, mas não imaginei que seria uma história tão rica!

    ResponderExcluir
  10. Oi Dryh, tudo bem?
    Eu também adoro esse gênero e faz tempo que quero ler O amor nos tempos do ouro. Que bom que o livro conseguiu ter surpreender, afinal isso é muito bom quando acontece.
    Uma pena que faltou algo a mais, mas eu acho que ainda assim eu vou ler esse livro e espero gostar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi!

    Eu adoro a escrita da Marina, mas ainda não tive a oportunidade de conhecer O Amor Nos Tempos de Ouro. Mas nossa, coitada dessa menina... Além de perder a família, tem que aguentar gente detestável. Por isso que falo que eu seria a revolução se tivesse nascido na época, nunca na vida ia casar com alguém que eu não amasse. E de pensar que isso era comum. Que pena que o livro não te conquistou 100%... Mas pelo menos você gostou! Fiquei muito feliz por ele ser ambientado em MG, meu estadinho lindo.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com.br

    ResponderExcluir
  12. Druh, já li um livro da autora e tentei ler outra mas não fluiu, ai desde que lançou esse tenho visto alguns elogios mas não fazia bem ideia sobre o que o livro se passa e agora estou bem curiosa com a história pq alem de gostar de romances de época tbm gosto de história e parece ser um livro bem rico nesse quesito, vou colocar ele na minha lista de vez

    ResponderExcluir
  13. O fato de ser uma história que se passa por aqui - e de ser da Marina - me deixa super curiosa para dar uma chance à leitura. Ainda mais depois de saber um pouco mais dos personagens, fiquem com vontade de me encantar com Cecile - e de odiar Euclides, que me fez pensar que era exatamente o que a autora gostaria que fizesse com um personagem tão ruim como você descreve. Mas, fiquei um pouco preocupada em estar esperando demais. Ainda mais depois de você comentar que não foi um livro impactante e de eu ter lido tantas outras resenhas dizendo o quanto o livro era perfeito. entendo que tudo é questão de gosto, mas como o livro já não é bem o meu estilo, acho que é melhor esperar um pouquinho o barulho passar para poder ler ele com calma e sem tantas pressões e expectativas. talvez assim eu aproveite melhor a leitura...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  14. Oi Dryh, sua linda, tudo bem?
    História e literaturas eram minhas matérias preferidas na escola e você me lembrou de um trabalho que fiz sobre Castro Alves. Acho que esse contexto histórico irá me agradar muito. Só lendo sua resenha fiquei com o coração na mão com medo do que esse marido pudesse fazer com ela. Que pena que não é um livro para favoritar, mas mesmo assim, parece ser muito bom. Dica mais do que anotada. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Sinceramente, não consigo ficar interessada nos livros da Marina, já li outras obras dela e infelizmente, seguem sim o mesmo clichê e não surpreendem, o que encontrei na resenha, foi o mesmo que ela fez em Elena, a diferença, é que não era um romance de época, por mais que a resenha elogie o livro e ressalte bons pontos, para mim não dá mesmo, é um tipo de livro que não consigo ler, principalmente por já ter ciente do estilo machista da autora, infelizmente para mim, O Amor nos tempos do ouro, é um livro que não tenho vontade nem curiosidade de ler.

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...