George

Título: George
Autor: Alex Gino
Editora: Galera Junior (cortesia da Galera)
Páginas: 144
Edição: 1
Lançamento: 2016
Sinopse: Seja quem você é. Quando as pessoas olham para George, acham que veem um menino. Mas ela sabe que não é um menino. Sabe que é menina. George acha que terá que guardar esse segredo para sempre: ser uma menina presa em um corpo de menino. Até que sua professora anuncia que a turma irá encenar “A teia de Charlotte”, e George quer muito ser Charlotte, a aranha e protagonista da peça. Mas a professora diz que ela nem pode tentar o papel porque... é um menino. Com a ajuda de Kelly, sua melhor amiga, George elabora um plano. E depois que executá-lo todos saberão que ela pode ser Charlotte — e entenderão quem ela é de verdade também.

Resenha

George tem dez anos de idade, e é uma menina. Sim, ela pode até ter nascido num corpo masculino, mas não se sente como tal. George gosta de vestidos, biquínis, saias e quer, mais do que tudo neste mundo, fazer o papel de Charlotte na peça de A menina e o porquinho que a escola está preparando. Mas não pode, porque possui um corpo de menino.

Mas ela não irá desistir tão fácil. Com a ajuda de Kelly, sua melhor amiga (e põe melhor amiga nisso), George bola um plano para ser Charlotte no dia da apresentação, fazendo, assim, com que sua mãe veja que, mesmo tendo um corpo masculino, ela é uma menina. George já pensara em falar com a mãe antes, mas simplesmente não tivera coragem de contar a verdade. Mas agora ela iria!

Eu ainda não havia lido nenhum livro que tivesse um personagem transgênero, mas posso dizer que Alex acertou em cheio. Que livro lindo! Que livro sensível! A inocência da George, ao mesmo tempo em que é madura o suficiente para saber quem é e como agir me impressionaram muito. Ela é uma personagem incrível, e, como adorava ser chamada de Melissa, seu nome “de menina”, vou acatar seus desejos e chama-la assim a partir de agora.

Melissa é uma personagem que vai continuar comigo por muito tempo, e eu não sei explicar bem por quê. Sabe aquele personagem que te encanta já na primeira página? Junte isso ao fato de Melissa ser uma criança que, com apenas dez anos de idade, já se sente pressionada a “agir e ser como deve”, sente-se diferente e não sabe bem o que fazer com isso. Como uma criança lida com o fato de ter nascido no corpo errado? Eu, sinceramente, não sei, mas acho que Melissa lidou com isso muito bem.

Ela sabia que mamãe só estava tentando ajudar. Mas George não tinha um problema normal. Não tinha medo de cobras. Não tinha tirado nota ruim em matemática. Ela era garota e ninguém sabia. – página 38

Outra personagem que merece destaque é Kelly. Assim como Melissa, ela mostrou ter uma maturidade que eu não imaginava que crianças de dez anos de idade poderiam ter. Ela aceitou a amiga do jeito que ela era, e ainda deu uma ajudinha, ficando feliz por ter uma melhor amiga mulher com quem pudesse trocar dicas de roupas e etc. É incrível como as crianças conseguem aceitar as diferenças sem julgar, diferente de muitos adultos. É uma pena que tal tolerância acabe em muitos casos.

Ela desejava ser outra pessoa – qualquer outra pessoa. – página 13

O único ponto negativo em relação a George, é o fato de ser um livro tão curtinho. Mas ele possui uma mensagem grandiosa, então poderia ter dez páginas e continuaria sendo o livro incrível que é. Sabe aquele livro que consegue te fazer refletir? Aquele cujos personagens foram tão bem desenvolvidos que você consegue sentir o que eles sentem, e sentir por eles? É impossível não sentir a angustia de Melissa, o medo, a confusão, a tensão nos momentos em que pensa em contar para alguém que é transgênero ,e a alegria plena durante os momentos bons. É uma personagem que fica conosco por apenas 140 páginas (ou menos), mas, ainda assim, nos encanta e nos marca de forma única.

Enfim, gostei MUITO do livro, mas queria que o desfecho tivesse sido estendido, pois fiquei curiosa para saber o que aconteceria depois. Mas, de qualquer forma, valeu a leitura, pois George é um livro que nos faz refletir muito, e querer abraçar tanto os personagens quanto o autor, além de agradecê-lo por criar uma história tão linda e sensível.




22 comentários

  1. Oi, flor!
    Que ótimo saber que o livro é tão bom assim! Fiquei realmente animada para lê-lo. Eu o vi na livraria e já o tinha colocado entre os livros que desejo conhecer simplesmente pelo enredo proposto. Sua resenha é a primeira que leio a respeito e fiquei encantada por saber que vou amar esse livro sensível tanto quanto você (rs).

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Dryh,
    Estou tão feliz, pois livros desse estilo tem ganhado cada vez mais destaque e público e isso me agrada muito. Quando soube desse lançamento, já quis ler o livro e fiquei muito animada por saber que a obra é tudo o que eu esperava e mais um pouco.
    Acho que a inocência e maturidade dos personagens são cativantes. É uma pena que a história aconteça em tão poucas páginas.
    Vou anotar a dica e espero curtir.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  3. Nossa, impressionado! Vou acabar comprando! Ótimo saber que aos poucos esses livros vem surgindo no mercado editorial, visando a visibilidade LGBT, principalmente, os que visam a visibilidade T que é tão segregada dentro do movimento!
    Muito obrigado por me apresentar mais um livro com esse tema :)
    www.playmymind.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Desde o lançamento fiquei curiosa com esse livro mas a sua resenha deixou claro que ele traz muito mais do que uma simples história, como eu imaginava. Esse é um tema que tem ganhado bastante espaço na literatura e entre os leitores que estão bastante abertos ao tema, o que me deixa muito feliz. Mal posso esperar para o ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá amore!
    Não tinha visto esse livro ainda... mais já estou curiosa aqui pela leitura.
    Com sua resenha confesso que fiquei ainda mais curiosa pela leitura.
    Dica anotada!

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Rainha do MilkShake,
    Eu gostei do livro, já havia visto algumas resenhas sobre ele, mas sempre protelei a leitura. O gênero literário é um dos meus favoritos, mas não sei se teria coragem de ler.

    Estou refletindo ainda se devo ou não começar a lê-lo, então vou apenas anotar essa dica de livro.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não conhecia o livor e já pela sinopse eu fiquei muito curiosa. Acho que o tema abordado está sendo muito discutido nos últimos dias e obras como essa estão aí para ajudar. Deve ser uma leitura interessante e o fato de ser curtinho talvez seja justamente para não se estender muito no assunto e deixar o leitor explorar a imaginação, não sei, ainda não li então não posso afirmar mas fiquei com essa impressão.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? :)
    Tenho ouvido e lido tanto sobre esse livro e já quero. Nunca li nada que tratasse do assunto e ainda pra mais no foco de uma criança. Acho que vai ser uma leitura maravilhosa e que eu vou aproveitar bastante. Gostei da sua resenha, porque me deu ainda mais vontade de ler.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  9. Eu já tinha visto a capa desse livro por aí, mas não esperava TANTO dele. Fiquei maravilhada com o enredo, principalmente porque nunca tinha lido nada sobre uma personagem transgênero, e ainda mais quando se trata de uma criança. Fiquei mais do que curiosa pra saber como o autor desenvolveu tudo isso, e espero ler esse livro o mais rápido possível. Gostei demais da sua resenha.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie Dryh! ^^
    Eu já havia escutado falar de George e fiquei bastante curiosa para ler, saber como o autor desenvolveu essa história. Um ponto que preciso apontar é que fico muito orgulhosa em ver que a Editora Galera traz livros como esse para o nosso país. Livros que trazem histórias de reflexão e temas tão delicados que ainda precisam ser debatidos...

    Beijos e até logo! ;)

    ResponderExcluir
  11. Oi Dryh! Tudo bem?
    Já vi a resenha desse livro em outro blog e me interessou. Não conhecia o livro e nem o autor, mas o tema é bem interessante! Pretendo ler, mas ainda não sei quando terei essa oportunidade! Dica anotada e parabéns pela resenha!
    Bj

    ResponderExcluir
  12. Oi Dryh, não conhecia o livro, mas ver um com esta temática, colocando o leitor para refletir é muito bom. Vou anotar a dica, pois esta foi a primeira resenha que li.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Oiee
    A leitura é desafiadora. Eu nunca li livro sobre transgênero, e muito menos com crianças de pouca idade já escolhendo sua sexualidade. Se bem que na época em que estamos vivendo nada é impossível. E não encontro outra palavra se não Sensibilidade para escrever sobre um assunto tão delicado. O George, ou melhor Melissa sem dúvida é uma personagem corajosa por quebrar todos os paradigmas sociais, e isso causa estranheza no primeiro momento. Mas que no fundo é a realidade que estamos vivendo.
    Preciso de leituras desafiadoras assim.

    ResponderExcluir
  14. Oii Dryh, tudo bem? Gostei muito da tua resenha. Eu quero muito ler esse livro em breve e espero gostar. Minha irmã leu e gostou muito, mas assim como você ela esperava um desfecho melhor. Enfim, lerei logo, acho a premissa e o tema muito interessantes e de grande importância.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Primeiro de tudo quero dizer que achei essa capa muito divertida, adorei o trocadilho. Nunca li nada parecido, e ainda mais quando é voltado para um público juvenil, mas estou bastante empolgada, pois vi críticas muito boas sobre a história. Espero lê-lo o mais breve possível.

    Beijos,
    http://entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Sua resenha me encantou! Nunca havia escutado ou visto nada do livro mas ele com certeza vai furar a fila de leitura e se tornar o próximo.

    Uma Criança não devia ter de passar por essa situação, não devia sofrer a pressão dos padrões, esse vai ser o meu primeiro livro do tema e espero que eu não acabe a leitura querendo matar todos os adultos conservadores que aparecerem na minha frente.

    P.S.: adorei o nome do blog.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Nunca li um livro sobre personagem trans, e ia adorar esse! Mas uma pena ele ser tão curtinho mesmo, com certeza tinha muito mais história de George pra ser mostrada.
    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Nunca li nenhum livro com essa temática. Mas adorei saber. E fiquei super interessada pela leitura. Assim que possível irei ler com certeza, e mais ainda porque sou professora e é bom ter esse tipo de livro disponível pros alunos, mas precisamos ler primeiro.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  20. Que história incrível! É tão importante os livros abordarem temas como esse, que convida o leitor a quebrar os tabus e os preconceitos que a sociedade muitas vezes impõe. Achei a história de uma delicadeza incrível, ficou bem delicado a abordagem do tema no mundo das crianças, que apesar delas ainda não estarem totalmente maduras, elas já sofrem pela não aceitação. George / Melissa já está na minha lista de desejados.
    Parabéns pela resenha!
    Beijo

    http://capsuladebanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá Dryh,
    assim como você nunca li nada parecido, o autor inovou de maneira única o tema, pois crianças são realmente muito inocentes e de mais fácil aceitação. Imagino que a Kelly tenha bons exemplos em casa, pois isso faz toda a diferença.
    Sou professora, quero ler o livro e tirar minhas conclusões sobre o quanto é maturidade, e o quanto o autor elevou a capacidade de compreensão de uma criança de 10 anos.

    Beijos,
    Anne
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  22. Oii, tudo bem?
    Estou vendo o pessoal comentar maravilhas sobre esse livro, ainda não li nenhum com essa temática homossexual, mas tenho muita curiosidade de ser. Achei muito interessante a premissa desse livro.
    Amei seu post.
    Bjs da Mary
    Leituras da Mary

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...