A Irmã da Sombra

Olá a todos!

Como vocês sabem, gosto muito (coloque ênfase no muito) da Lucinda Riley, e hoje trago a resenha do último livro da série A Sete Irmãs.

Título: A Irmã da Sombra
Autora: Lucinda Riley
Editora: Arqueiro (cortesia)
Páginas:512
Edição: 1
Lançamento: 2016
SinopseEm A irmã da sombra, terceiro volume da série As Sete Irmãs, duas jovens igualmente determinadas, porém de séculos distintos, conectam-se por meio de diários que retratam uma vida intensa de superação, amor e perdão.Estrela D’Aplièse está numa encruzilhada após a repentina morte do pai, o misterioso bilionário Pa Salt. Antes de morrer, ele deixou a cada uma das seis filhas adotivas uma pista sobre suas origens, porém a jovem hesita em abrir mão da segurança da sua vida atual.Enigmática e introspectiva, ela sempre se apoiou na irmã Ceci, seguindo-a aonde quer que fosse. Agora as duas se estabelecem em Londres, mas, para Estrela, a nova residência não oferece o contato com a natureza nem a tranquilidade da casa de sua infância. Insatisfeita, ela acaba cedendo à curiosidade e decide ir atrás da pista sobre seu nascimento.Nessa busca, uma livraria de obras raras se torna a porta de entrada para o mundo da literatura e sua conexão com Flora MacNichol, uma jovem inglesa que, cem anos antes, morou na bucólica região de Lake District e teve como grande inspiração a escritora Beatrix Potter. Cada vez mais encantada com a história de Flora, Estrela se identifica com aquela jornada de autoconhecimento e, pela primeira vez, está disposta a sair da sombra da irmã superprotetora e descobrir o amor.


Resenha

A Irmã da Sombra, é o terceiro livro da série, ele vai exclusivamente falar da história de Estrela, uma das irmãs. Após a morte de Pa Salt, pai de todas as irmãs, Estrela se sente afetada também, ela agora se mudou com a irmã, Cece, para Londres.
Cece e Estrela são inseparáveis, desde crianças, uma não desgruda da outra. Após a morte da Pa Salt, Estrela se muda para Londres com a irmã, porém ela não se identifica em nada com a cidade (mesmo ela tendo um loft super moderno com vista para o Tãmisa.. ah...) e decide ir descobrir as suas origens.

À medida que crescíamos, Ceci e eu fomos nos transformando na antítese uma da outra: quanto menos eu falava, mais alto e com mais frequência ela se expressava por mim, logo menos eu precisava falar.

A primeira pista de Estrela é uma antiga livraria/antiquário em uma rua de Londres, lá ela conhece a família Forbes-Vaughan, que administra a livraria. Ela começa a fazer amizade com Orlando que administra a livraria. A medida da história, Estrela descobre o seu passado.
Sobre a livraria, Lucinda afirmou que ela se inspirou em uma livraria real, que ela costumava frequentar quando morava em Londres. Diferente dos outros livros, a história de Estrela se passa no país onde a escritora mora.

A história nos leva a cerca de 100 anos atrás, Flora era uma jovem inglesa que vivia à "sombra" (sacaram o título?) de sua família e favores. Até que seu pai decide que ela precisa se mudar e envia a filha para Londres. Em Londres, Flora acaba se apaixonando e precisa decidir se prefere agradar os outros e viver na "sombra" ou seguir seu coração.

Não importando o que houvesse lá dentro, abri-lo significaria aceitar que Pa tinha partido. E eu ainda não estava preparada para isso.

Estrela acaba descobrindo a história de Flora através de diários que são mostrados a ela por Mouse, que é irmão de Orlando, o dono da livraria. Será que Lucinda conseguiu, novamente, conectar duas épocas com astúcia e maestria?

A resposta para a pergunta anterior é sim! Lucinda, como poucas autoras contemporâneas, conseguiu tecer a história de Estrela e Flora de uma maneira única, conseguindo até mesmo, atribuir uma característica abrangente às duas: "ambas viviam na sombra". Tanto Flora quando Estrela não tinham voz e faziam as coisas apenas para satisfazer as outras pessoas, acredito que essa seja o grande x do livro.

Em A Irmã da Sombra, Lucinda acaba escrevendo sobre seu próprio país, a Inglaterra. Quando perguntei para a autora (em entrevista realizada exclusivamente com ela durante a Bienal) sobre o livro, ela afirmou que era um livro bem inglês, era um livro sobre a Inglaterra.


A história de Flora é muito bonita, o leitor consegue viajar cerca de 100 anos em apenas questão de capítulos. Como quase qualquer livro escrito pela Lucinda, ela não poupa nem um pouco o coração do leitor, é uma história comovente e sobre pessoas reais.

Diferente dos outros livros da série, A Irmã da Sombra tem uma pegada mais pesada, não tanto quanto A Sete Irmãs. É um livro com 512 páginas, porém não há nada nele que poderia ser alterado, tudo está em seu perfeito lugar.

A Editora Arqueiro, novamente, conseguiu fazer uma ótima edição, além de que eles adiantaram o lançamento do livro! Gostaria também de agradecer a Maria Clara, da assessoria Arqueiro, que me concedeu a oportunidade de entrevistar a Lucinda antes do evento dela na Bienal e claro, a Olivia que é assessora da Lucinda.

Eu recomendo A Irmã da Sombra para leitores de romances históricos e aqueles que gostam de história (bem) inglesas. A Irmã da Sombra é um livro de mão cheia escrito por uma escritora da mão cheia, a formula de sua maestria, é uma boa história com dose exagerada de paixão.


18 comentários

  1. Que história linda. Eu quero muito ler os livros dessa série e pela sua resenha esse terceiro volume parece ser maravilhoso. Gostei de conhecer um pouco mais sobre os personagens e de saber que a leitura nos proporciona a sensação de viajar anos em questão de segundos com a mudança dos capítulos.

    ResponderExcluir
  2. a trama continua perfeita! Lucinda realmente sabe escrever uma trama envolvente e não por menos é a minha autora favorita!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Sou doida para ler algo da Lucinda. Tenho muita curiosidade para conhecer a escrita da autora, tão elogiada por todos.
    A história parece ótima e acho que tem tudo para me agradar. Principalmente por se passar na Inglaterra, por ser romance histórico e pela dose de paixão que você citou na resenha.
    Espero que a leitura me agrade tanto quanto lhe agradou.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Ainda não tive nenhum contato com a escrita da autora, mas quero muito iniciar a leitura dessa série que só estou vendo elogios por ai.
    A premissa é muito interessante e estou curiosa para conferir esses 100 anos que conseguimos viajar em apenas alguns capítulos.
    Sem contar que as capas são lindas e me chamam muito a atenção.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Já vi algumas resenhas sobre os livros da Lucinda, e sempre me estingaram muito, fico imaginando tudo acontecer e parece simplesmente fantástico. Mas como já peguei essa resenha, "com o trem andando", eu fiquei perdido e o enredo da história não me prendeu, então isso ajudou.
    Não sou muito fã de romance de época, mas fico feliz que tenha gostado da história, quem sabe em um futuro eu não leia e acabe me apegando aos personagens, já que a autora tem uma escrita tão boa.
    O Pequeno Leitor

    ResponderExcluir
  6. Olá, Heitor! Adorei a sua resenha! E que incrível a oportunidade de entrevistar a autora! <3 Esta série me deixa mais curiosa a cada resenha e com a sua não foi diferente! Já estou curiosa com a história de Estrela! ;)
    Parabéns pelo post!

    Bjs,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Heitor!

    Eu ainda não li nada da Lucinda. Não sou muito das fãs de romances históricos, mas eu gosto muito de histórias inglesas. Eu adoro o lugar, é sempre um cenário maravilhoso. Acho bem bacana essas histórias que mesclam épocas diferentes e que consegue conectar os personagens. Dizem que a Lucinda é mestre mesmo nisso. Ai, que lindo que você conseguiu conhecê-la e pôde falar com ela!

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Será que é muito exagero dizer que amei o livro sem nem mesmo ler? Hahaha
    Adorei a forma como a autora parece unir as duas personagens através do tempo e como isso constrói uma história tão bonita.
    Se eu já tinha vontade de ler esse livro, agora tenho muito mais.
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Eu preciso muito ler algo dessa autora, porque todas as resenhas que eu leio de seus livros elogiam muito sua escrita e tramas. Como eu ainda não li nada dela? rsrs Eu achei a trama muito interessante, mas vou começar pelo primeiro livro para ler na ordem.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Heitor!
    Dessa série só li o primeiro livro que é perfeito e se passa aqui no Brasil. Desde que lançaram os outros fiquei bem curiosa para a leitura e A Irmã da Sombra deve ser sem dúvidas mais um livro encantador da autora. Amo romances históricos e ingleses então vai ser ainda mais perfeito.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Heitor!
    A história da Flora parece muito linda mesmo! Das Sete Irmãs acho que só li o primeiro, mas esse me chamou muito a atenção por se passar na Inglaterra (aaaamo demais esse país). A escrita da Lucinda é sempre impecável e suas tramas costumam sempre estarem na medida certa mesmo. - E tu entrevistou ela, que máximo!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Olá! Ainda não li nada da autora, mas fico cada vez mais encantada pelas resenhas de seus livros, sempre tem uma "sacada" nas histórias (como essa do título desse livro, por exemplo). Adoro quando parte do livro se passa em uma livraria e adoro ainda mais os dramas que permeiam a história, descoberta de passados que mudam toda a trama, etc... E realmente a autora é excelente em fazer o leitor viajar por 100 anos nas páginas do livro, entrelaçando as histórias de 2 personagens.
    Se a editora caprichou na edição, esse é mais um motivo para que eu leia em breve.
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Heitor, tudo bem?
    Antes de mais nada, parabéns pela entrevista, arrasou!!! Acabei de resenha o primeiro livro e já estou resenhando o segundo. Virei fã da autora, suas histórias são simplesmente incríveis!!! E também percebi isso, o passado de cada uma delas tem a ver exatamente com quem elas são no presente. Essa será minha próxima leitura e estou muito ansiosa justamente por Cece não deixar Estrela ser independente.Eu quero que ela se liberte da irmã no final. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Heitor, tenho livro da Lucinda, mas ainda não li.
    Confesso que essa série me agrada muito, acho premissa dela bem interessante.
    Esse negócio de envolver passado com presente muito me agrada.

    ResponderExcluir
  15. Olá Heitor, confesso que estava atrás de uma resenha da Lucinda. Fui no autógrafo dela aqui no RJ, mas nunca tinha me interessado nos livros. Sua resenha me deu up legal para pegá-lo e espero ter os mesmo sentimentos que você.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Heitor, tudo bom?
    Nunca li nada da autora apesar de ter 2 livros dela na estante (e nenhum deles faz parte sdessa série que é a que me chama mais a atenção), vejo sempre vários elogios a sua escrita e fico bem curiosa. Acho interessante essa coisa de mesclar presente e passado, ainda mais com personagens uqe se parecem tanto. No entanto, romance histórico não é tão assim minha praia, me vejo sem paciência durante a leitura na maioria das vezes.
    Enfim, gostaria de ler essa série um dia, as capas são lindas e é interessante essa coisa delas procurarem suas origens.

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Nunca li nada da Lucinda, mas morre de vontade me falta vergonha na cara para comprar seus livros rs' ah e dinheiro também! Enfim, eu gosto de livros sobre irmãs, e gosto quando cada uma tem sua história, a Lucinda com seu jeitinho meigo, parece ser maravilhosa com as palavras e eu quero muito conferir essa série em breve!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi, Heitor!
    Imagino que o livro deva ser muito bom mesmo. Já li A Garota do Penhasco da autora e ela realmente sabe construir narrativas e histórias de tempos paralelos de uma forma tão precisa, firme mas natural, que mesmo fico abalada pela parte dramática e conflituosa de seus personagens, quero muito ler mais obras suas, inclusive essa série. Parabéns pela ótima resenha!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br/ ♥

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...