#SemanaFeminismo #1 - Introdução

O que é o feminismo, para começo de conversa?
É aquela coisa que as mulheres seguem quando elas acham que os homens são inferiores? Não! O feminismo não existe para propagar o ódio contra os homens, como a maior parte das pessoas parece acreditar. Para quem não sabe:

Feminismo = teoria que sustenta a igualdade política, social e econômica de ambos os sexos.

Ou seja, o feminismo prega a igualdade entre os sexos, não a superioridade ou o poder de um sobre o outro. Ser feminista é apoiar e lutar pela igualdade entre mulheres e homens, é não ficar sentadx enquanto mulheres são estupradas e assassinadas todos os dias só por serem mulheres, é respeitar o corpo da mulher, ela vestindo um shorts curto ou uma burca.

Algumas pessoas pensam que o feminismo é o contrário do machismo, mas não é bem assim. O feminismo, como já foi dito anteriormente, prega a igualdade entre os gêneros, não a superioridade da mulher. Já o femismo acredita na superioridade da mulher, este sim seria o contrário do machismo.

Para tirar algumas dúvidas...

Mas por que o feminismo existe? Você já reparou que, mesmo possuindo cargos iguais aos dos homens, as mulheres ganham cerca de 70% do que os homens ganham, ou seja, 30% a MENOS? Já reparou que o número de mulheres eleitas para grandes cargos políticos não chega nem a 30%? E, melhor ainda, já reparou como a mulher é e sempre foi vista como uma imagem e objeto sexual, cujo único propósito é servir ao homem e cuidar da casa?

Infelizmente, não é só isso. Acontece que, desde a Idade Média, as pessoas acreditavam na superioridade masculina, de forma que as mulheres eram violentadas e espancadas o tempo todo, com a desculpa de que estavam se comportando mal, e isso era algo legal perante a lei. Esse tipo de punição acontecia até meados do século XIX, mas bobo é quem acha que ainda não existem mais casos assim...

Em 2012, 70% das mulheres na Etiópia E no Peru relataram serem vítimas de violência doméstica, e, no mundo todo, 1 em cada 3 mulheres é vítima de violência física e sexual. Como ficar paradx diante destes dados e fingir que nada está acontecendo? Como ignorar o fato de que 38% das mortes femininas do mundo, por ano, foram causadas por parceiros? O Brasil encontra-se entre os cinco países com mais casos de feminicídios (assassinato de mulheres pela condição de serem mulheres) no ranking global, e esses números crescem mais a cada ano, de forma alarmante.

Acredita-se que a violência doméstica aconteça em mais de 3 milhões de lares americanos, e a mortes por feminicídio é um número maior do que morte por acidentes de carro, câncer e assaltos somados! Isso sem contar que, a cada 2h, no Brasil, uma mulher é assassinada, e a cada 2min. uma é estuprada.


Enfim, acho que já dá para se ter uma noção do por que o Feminismo é importante, não é mesmo? É claro que muitas pessoas ainda são contra o movimento, por motivos que eu nunca conseguirei entender, mas, felizmente, muitos já entendem que é um movimento que luta pela igualdade entre os gêneros, que luta pela extinção total da violência contra a mulher e pela participação feminina na sociedade.

Fazer esta semana sobre o feminismo pipocou na minha cabeça  quando recebi os livros O papel de parede amarelo e Sejamos todos feministas! de editoras parceiras para resenhar, e pensei, por que não? A semana terá participação especial de autoras e escritoras que apoiam o movimento, e terá de resenhas, indicações, tags e até sorteios. Espero que vocês gostem :)

24 comentários

  1. Oi Dryh, gostei muito de sua postagem. E sinceramente? Estava sentindo falta de acompanhar um conteúdo tão significativo e marcante como deve ser. Com certeza da para ter uma ótima noção sobre o feminismo e estarei acompanhando mais postagens sobre.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oi Dry,
    Acho que muitas pessoas precisam ler o texto que você escreveu. A sociedade vem caminhando em passos lentos para a igualdade e é possível notarmos que desde crianças tais padrões machistas desde a escolha dos brinquedos até o momento de escolher a carreira que as mulheres irão seguir. É comum classificar até os cursos superiores como para homens e mulheres e talvez essa seja a razão de ter tão poucas mulheres cursando algumas das engenharias. Na hora de trabalhar mais uma vez a desigualdade é estabelecida, tem lugares que preferem contratar homens a mulheres, além da diferença salarial e essa realidade precisa mudar com urgência. Precisamos que as pessoas (tanto homens quanto mulheres) sejam mais feministas e compreendam melhor o movimento.
    Parabéns pela postagem!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Dryh lindona ótima postagem ainda mais esclarecendo algumas noções sobre feminismo, devemos sempre lutar por direitos iguais sempre, a igualdade nos envolve em mudanças para o caminho do crescimento. Amei a postagem. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Dryh
    Adorei a Semana Feminismo!
    Realmente precisamos levantar essa bandeira e defender o empoderamento feminino. Precisamos ser vistas como capazes e iguais.
    Gostei muito do seu post. Claro e super explicadinho para quem não entende esses conceitos!
    Com certeza acompanharei toda a semana!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Olá Dryh,
    Adorei a ideia!
    Já li várias coisas sobre o feminismo, mas uma coisa em seu post foi novidade para mim sobre as mulheres do Peru e da Etiópia, não sabia disso e estou, simplesmente, chocada.
    Sou prova do machismo, veja, sou Engenheira Civil. Quando comecei a faculdade (em 2011) em minha sala haviam 10 mulheres, dessas 10 apenas 2 se formaram, por que? Porque, de acordo com o estereótipo criado por homens, essa profissão não é feminina, uma mulher nunca seria respeitada em uma obra. Outra coisa da área é que homem que faz Arquitetura (curso de mulherzinha) não tem coragem de se assumir como gay! Existe coisa pior do que isso?
    Enfim, foi apenas um desabafo. Torço para que essa semana seja incrível e, com toda a certeza, participarei dessa semana.
    Boa sorte ♥
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Texto muito esclarecedor, adorei. Parabéns pela iniciativa de criar um espaço para desconstruir o machismo e o preconceito infundado contra as feministas. Parabéns por dar voz a essas mulheres maravilhosas que têm muito a dizer e a contribuir com uma sociedade mais justa e igualitária.

    ResponderExcluir
  7. Menina, que super ideia. Eu não li a resenha de nenhum dos dois livros que você mencionou (que deram origem a ideia do projeto?) mas pelo seu texto eu até fiquei curiosa para saber sobre eles. Achei esse projeto muito interessante e vou querer acompanhar o que vem por aí, vou dar pulinhos aqui durante a semana pra ver o que está acontecendo.

    ResponderExcluir
  8. Agora você me ganhou completamente, que coisa mais amorzinho ver o Feminismo alcançando mais pessoas. É tão lindo ver mulheres se libertando dessas correntes impostas pelo patriarcado. É lindo ver tanto interesse pelo assunto, porque, como sabemos, Feminismo tem uma importância gigantesca nas nossas vidas. Toda a liberdade - ainda que não completa - que temos hoje se deve à luta e sacrifício de muitas mulheres.
    Misandria é balela, assim como Femismo. Pelas minhas contas e confirmações, o número de casos em que homens foram descriminados por serem homens, ou mortos, ou espancados por terminar o relacionamento, ou estuprados por estar bêbados de mais ou usando roupas curtas, fica por volta de... hmm... zero. Não há violência contra o homem apenas por ser homem.
    Desconstrução é um processo complicado, devemos sempre estar atentas à tudo que nos cerca, que naturalizamos, ou até o que reproduzimos. Todas nós já reproduzimos machismo, infelizmente. É em cada pequeno detalhe.
    Chimamanda é incrível, a admiro muito. Vejo sempre suas palestras que encontro pela internet. Assisti e li o livro "Sejamos todos feministas". Indico Virginia Woolf, principalmente seu ensaio "Um teto todo seu". Ele muda completamente a sua visão das coisas, em todos os aspectos. Ele desperta nosso lado mais questionador, crítico mesmo.
    Eu ficaria horas aqui falando sobre Feminismo com o maior prazer do mundo. Mas já vou indo.
    Sugiro posts como filmes sobre o feminismo, sobre mulheres importantes na história que acabam sendo eclipsadas <3
    Muitos beijos manas!

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    É interessante a abordagem dessa postagem, pois é um problema atual da sociedade. MEsmo com tanta tecnologia e facilidades, ainda trazemos do passado, essa história de que a mulher é inferior e que tem coisas que não deve fazer por ser do sexo frágil. É um conceito que precisa ser mudado já, para atingir as novas gerações e esa desigualdade deixe de existir.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Hello!
    Taí um tema que precisa ser abordado com mais frequência na sociedade. Muitos acham que ser feminista é achar que as mulheres são superiores aos homens. Céus! Ninguém usa o dicionário ou o google!?
    Nós, mulheres, merecemos respeito e ser tratadas como indivíduos de valor na sociedade. Não somos melhores ou piores que os homens, somos iguais.
    Parabéns pelo post
    Bj

    ResponderExcluir
  11. Oi Dryh!
    Caramba, eu não sabia dessa semana. Achei muito bacana a abordagem e a ideia, porque eu sou feminista e acho importante o movimento, o tema ser bem abordado e divulgado. Realmente vou ficr ligada nessa semana!

    Adorei!
    beijo!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Dryh! Tudo bem?
    Adorei sua ideia de fazer uma semana dedicada ao feminismo. Felizmente é um tema que tem se tornado bem mais popular atualmente, então acaba sendo mais fácil também de encontrarmos pessoas que apoiem a causa. Adorei o seu post e a forma super didática como você esclareceu as diferenças entre o feminismo e outros movimentos. Todos os machistas deveriam ler isso para ver se deixam de ser tão ignorantes. Beijos! ^-^

    ResponderExcluir
  13. Assunto extremamente necessário. Estou cansada desses esteriótipos que impuseram às feministas e mais cansada ainda do modo como somos tratadas.
    O texto "Sejamos todos feministas" deveria ser leitura obrigatória.
    Parabéns pela iniciativa!
    Beijos!
    http://caindonacultura.com

    ResponderExcluir
  14. Não tenho muito pra falar sobre a POSTAGEM, só que vou indicar ela na minha Page porque ela é maravilhosa hahahahaha.

    ResponderExcluir
  15. Oi *--*

    Faz tempo que não vejo algo sobre o assunto e sinceramente adorei. Tem muita gente que acha que tudo é feminismo pois estão com ideia pré concebidas e nem sabem sobre o assunto e mesmo assim opinam. Parabéns por ter abordado o assunto <3

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá! Adorei a publicação e estou admirando a iniciativa. Um dos maiores erros das pessoas é justamente o pensamento equivocado de que feminismo é o mesmo que femismo e acredito que cabe a todos nós, apoiadores do movimento, abrir os olhos de quem acha que está com a razão e acaba acarretando inúmeras consequências por conta de pensamentos errados. Acho importante a abordagem do assunto e tenho certeza de que as porcentagens divulgadas poderiam ser muito diferentes se todos o tratassem com a devida atenção. Parabéns pelo projeto! <3 Que ele consiga alcançar muitas pessoas e mudar muitas mentes para o que é certo.

    Beijos,
    Fernanda Goulart.

    ResponderExcluir
  17. Oi Dryh, que bacana sua iniciativa, adorei o projeto da semana feminista. Realmente concordo muito com o que você falou, é uma injustiça em pleno século atual ainda existir tanta hipocrisia diante da mulher. Acho que é muito interessante esses livros feministas e muito legal da sua parte apoiar a causa e fazer a semana feminista.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  18. Oiii

    Nossa esse tema é incrível,sou gay mas sou completamente a favor a igualdade entre sexo,mas como andam fazendo é uma batalha complexa é como se trocasse ou preconceito pelo outro,mas acho interessante.
    Parabéns pela coragem e por resenha tão bem informativa e explicada.

    bjo bjo
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. OOi
    AMEI O POST MIGA! Infelizmente muuuuitos confundem o feminismo com o femismo, inclusive conheço muitas pessoas assim. (EU) Acho que esse assunto deveria ser abordado muito mais, em casa, na escola... em todo luga, inclusive tenho amado ver alguns lançamentos sobre o tema.
    O machismo tem que acabar, ninguém é melhor que ninguém, independente do gênero.
    Parabéns pelo post!

    Beijoos!
    www.estantemineira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oii, tudo bem?
    Eu adorei essa iniciativa! Eu sou feminista sim, acredito que mulheres e homens tem que ser tratados iguais, sem falar que aquelas piadinhas de " lugar de mulher é na cozinha" tem que acabar. Eu adorei o post e com certeza irei conferir os outros.

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Eu gostei bastante de seu post, um tema realmente bem interessante e infelizmente as pessoas confundem mesmo o que é feminismo, sempre acham que é querer ser superior a algo, quando não é. Enfim, achei o post realmente muito bacana e bem escrito, que muitas pessoas leiam o/

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Olá!

    Adorei ver esse post sobre semana do feminismo. Eu sempre acreditei que deveríamos ser todos iguais, mas confesso que torcia um pouco a cara quando lia feminismo e só a pouco tempo conheci essa coisa de femismo. Acho muito triste ver mulheres se dizendo feministas e querendo ser superiores ao homem é pregando ódio contra os homens. Uma vez estava conversando com uma amiga e disse que infelizmente as pessoas que falam mal do feminismo n conhecem a diferença de Feminismo e femismo, e disse que extremistas manchavam a imagem do feminismo e foi aí que minha amiga disse que femismo não existia, mas por que? Porque ela acha que as extremistas estão certas e ela odeia os homens. Fiquei muito chocada, ainda mais com ela que sempre me pareceu um amorzinho de pessoa.
    Acho que o Femismo existe sim é também tem que ser combatido. Ninguém é melhor que ninguém, somos todos iguais e somos todos necessários. Devemos ser tratados igualmente amarmos uns aos outros. Como odiar homens? Temos nosso pai, irmãos, primos, tios, amigos... Pessoas próximas que são homens. Podem ser idiotas as vezes, mas foi a sociedade que fez eles assim e temos como dever conscientiza-los e não odia-los e condena-los, a não ser que façam algo muito errado é claro. Seu post foi super esclarecedor e adorei. Foi ler todos os outros posts sobre feminismo, pois quero entender mais e aprender mais.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  24. Menina, adorei o seu post! Acho muito pertinente e muito útil, pois algumas pessoas transformam essa discussão em uma eterna competição entre homens e mulheres, como se vivêssemos em uma eterna gincana, em que é necessário que haja sempre um lado que ganha e outro que perde. E, na verdade, sabemos que não se trata disso, não se trata de provar que gênero é melhor e qual é inferior, simplesmente porque isso não existe. Somos homens e mulheres vivendo em um mundo hostil, que seria bem mais ditoso se nos colocássemos como parceiros, e não como adversários. Parabéns pela iniciativa do post!

    Tatiana

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...