Vou te contar por que estou solteira

Olá pessoal, como estão?

Essa é a primeira resenha da Viviane aqui no blog, mas de início serei eu quem vai postar as postagens dela aqui, só até nos organizarmos completamente. Espero que gostem da resenha (assim como eu ♥).

Título: Vou te contar por que estou solteira
Autora: Simone Lemos
Editora: Chiado
Páginas: 221
Edição: 1
Lançamento: 2015

Sinopse: O que acontece quando uma mulher que chegou solteira aos 30 resolve que precisa se casar? No caso de Maitê, muita confusão e situações hilárias. Quando Maitê percebe que todas as suas amiga estão se casando mas que ela continua presa a um relacionamento sem futuro com o sedutor Leo, decide que devorar livros de autoajuda sobre relacionamentos será o caminho mais rápido para o altar. Só que na pressa de se ver casada, ela acaba comprando títulos demais, misturando o que os livros estão dizendo e assim trocando os pés pelas mãos. Ela só não imagina que enquanto planeja sua armações, o destino já havia planejado algo bem melhor para ela.

Resenha

O livro é um característico chick lit. A trama conta a história de Maitê, uma mulher que está próxima dos trinta anos, e seu maior objetivo de vida, que era casar e formar sua própria família, ainda não foi concretizado, assim, Maitê, mesmo sendo uma jornalista muito bem qualificada, bonita, independente, sente que sua vida não é completa por lhe faltar um marido e filhos. Esse problema se agrava quando Maitê percebe que sua amigas mais novas que ela estão começando a casar e ter filhos, então ela fica, digamos, um pouco, desesperada ....... Maitê recorre a livros de autoajuda para tentar conquistar um namorado, que na verdade não é um namorado qualquer, ela é completamente apaixonada por Leo, um jornalista muito bonito e conceituado, ambos trabalham na revista Hoje Notícias. 

Então, após ler muito seu livro de autoajuda comprado com grande sacrifício, pois Maitê morria de vergonha de estar lendo ou recorrendo a esse tipo de livro, ela começa a por em prática todas as dicas que lia e aos poucos vai intrigando o cobiçado Leo, que um belo dia a convida para sair. Ela fica toda sonhadora, se prepara toda para o encontro de sua vida, já que na ingênua cabeça de Maitê, Leo com certeza está apaixonado por ela ......... Detalhe, o cara apenas a convidou para sair ..... Você deve estar achando que ele a levou em um dos melhores restaurantes, ou em um barzinho badalado, ou até mesmo para um jantar particular regado a muito vinho e velas, pois se foi isso que você pensou, sinto muito em decepcioná-lo, querido leitor. Na verdade o primeiro encontro do casal é em um motel na saída da cidade, bem escondido e distante de qualquer coisa que possa vir a comprometer Leo de alguma maneira.

Após o episódio do Motel, os dois voltam para a Hoje Notícias onde trabalham e, Maitê, mesmo fingindo desinteresse ou vontade de estar perto de Leo, o que mais queria era justamente que ele se aproximasse e lhe tratasse como alguém especial, porém isso não acontece, ao encontrar-se com o seu amor platônico, ok, desta vez não tão platônico , tudo que Maitê recebe de Leo é um simples bom dia, e um grande distanciamento surge ali mesmo, não que antes fossem próximos, porém não existia o famoso climão

Assim que Maitê compartilha com suas três amigas inseparáveis o que aconteceu entre ela e Leo, lógico que as amigas ficam revoltadas e começam a ver Leo como um cafajeste, ou apenas como Leo pastel, apelido carinhoso dado pelas amigas de Mai, ao contrário do que lia-se no celular de nossa protagonista, cujo apelido carinhoso dele era Leo-céu ..... Ok, pausa para o lado feminista da resenhista pronunciar-se.

Os encontros entre Leo e Mai, seguem no mesmo esquema, eles continuam encontrando-se pelos motéis da cidade as escondidas de tudo e de todos, Leo a faz de besta muitas vezes ....... Ops, espere um minuto, Leo a faz de besta? Sinceramente no decorrer da história eu vejo que não, ele não a faz, quem se faz de besta é a própria Maitê, com suas ilusões e comportamentos fantasiosos. Leo a todo momento foi sincero com ela, acredito que esse amor excessivo, quase obsessivo de Mai por ele a fez se desvalorizar em alguns momentos, não perante ele, ela não é do tipo que corre atrás, fica se humilhando, implorando atenção. Porém Maitê tem um comportamento oculto que a coloca nesse papel, e é justamente ai que está o X da questão, ela finge não querê-lo, mas internamente essa garota é completamente obcecada por Leo-céu, ela vive por ele, aceita e faz todas as suas vontades, mesmo estando com raiva, deixo entre aberto que raiva de coisas que não existiam fora de sua cabeça, bastava Leo a convidar para qualquer coisa, e quando digo qualquer coisa é exatamente isso que quero dizer, a garota simplesmente não conseguia dizer não. 

Muitas vezes eu analisei a trama de diferentes pontos, e ao encaixá-los no final tive uma visão positiva. A trama é puro chick-lit, por isso indico para todos os apaixonados por esse gênero, é leve e com enredo divertido.

Por um lado temos a Maitê querendo formar sua família e casar a todo custo, por outro temos o pai dela que decide desmanchar seu casamento, segundo ele — Um casamento precisa ser repleto de felicidade com momentos de crise, e não repleto de crises com momentos de felicidade. Por isso deixou sua esposa e pediu o divórcio.
Por outro, Maitê tem suas amigas mais novas casadas e engravidando, mas não é só isso, Maitê também vê casamentos duradouros como o de seu chefe que está completando bodas de prata e ainda assim traí sua esposa com outra mulher no trabalho e, que mesmo a mulher que é sua editora-chefe e amante do chefe dos chefes, também é casada e está traindo seu marido para manter a relação, pois a mesma acredita que seu esposo também tenha uma amante, e decidiu ter um também.

O ponto é: Maitê mesmo que sem perceber tem todo tempo diante de seus olhos vários aspectos do casamento, que é seu maior sonho, mas acredito que ela não perceba isso em um primeiro momento. O legal a história é que mesmo abordando a trama de maneira leve, não deixa de ser reflexiva em variados pontos, tanto do comportamento de nossa protagonistas, como a visão ampliada de vidas diferentes que muitas vezes julgamos perfeitas e nem sempre são.

No final o que mais me agradou foi a evolução de Maitê em relação a carreira, a vida, seu comportamento, sua maturidade e suas escolhas, ela definitivamente não é uma personagem estagnada, acompanhamos suas burradas, mas também seus acertos e sua evolução. E nesse ponto percebemos o quanto realmente o tempo faz-se necessário para nos fazer viver o que realmente sonhamos.


Viviane Martins

11 comentários

  1. Gostei bastante do livro, da pegada dele. Parece ser uma leitura bem leve e agradável de fazer. Sou parceiro da Chiado, e fiquei curioso com a história e acho que vou acabar pedindo esse livro para resenhar. Nunca li livros chick-lit, mas por ser um livro divertido, acho que não tem como não gostar.
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, não conhecia o livro ou a autora, mas já gostei da sinopse. Gostei da resenha e dos pontos que trouxe sobre o livro e me instigou a ler esse livro, já que é chick it e eu gosto bastante desse gênero.
    bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olha não sou muito de Chick-lit acho que só deve ter lido um ou dois em toda a minha vida literária e ainda to chutando alto rsrs.
    Achei a história meio clichê e olha adoro clichês, mas a temática em si abordada pelo livro me desanimaram, não simpatizo muito com personagens que se rebaixam para outras pessoas, principalmente quando é por "amor" que logo fica claro, não era amor coisa nenhuma, ainda mais quando o outro personagem tira proveito disso... Não leira esse livro, não duvido que a personagem cresça e evolua, mas seria uma tortura ler até que esse momento chegasse!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  4. Oi!!!

    Já estive no papel da Mai, e sei muito bem o que é ser pressionada pela sociedade para se casar e formar uma família. Me interessei pela história, e leria, ainda mais por se tratar de algo chick-lit que adoro e abordar um tema tão atual. Dica anotada, beijos.

    ResponderExcluir
  5. Ai já quero!!!
    Eu sou assumidamente apaixonada por chick-lit e assim que bati o olho nesta capa e título já fiquei doida para ler.
    Imagino as confusões que estes livros de auto-ajuda não vão trazer para a coitada da Maitê. Adoro exatamente isto nos chick-lit, as confusões e tragédias engraçadas pelas quais os personagens passam.
    Adoraria ler!

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Seja bem vinda Viviane :)
    Não conhecia o livro e gostei, parece um livro realmente bom e leve, otima pedida para intercalar as leituras né?
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Brubs!
      Exatamente por isso solicitei com a chiado, por ser uma leitura leve e divertida, ótima pedida para intercalar com leituras mais densas.

      Excluir
  7. O que eu mais gosto em chick lits é que além de ter uma trama divertia, ela te passa vários ensinamentos de superação, e mostram o amadurecimento do personagem. Eu ainda não conhecia essa obra, e já fiquei louca para ler, achei a capa uma fofura!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. Oi meninas!
    Bom, sinceramente não leria esse livro. Chick lits até tão legais e divertidos, mas esse não me chamou a atenção pela burrice da personagem. Fala serio né? O tal Léo pelo jeito só quer uma transa fixa, sem compromisso, e a mulher fica la idealizando o futuro dos dóis. Essas paixonites tem limite pra mim. Provavelmentte me irritaria com a trama.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, Viviane!
    Adoro esse tipo de leitura, que me pareceu bem leve e fluida! Sendo divertida, então, me atrai bastante, curto muito para ler entre um e outro livro pesado, como drama ou suspense.
    Achei super engraçada a menção ao "lado feminista da resenhista" e concordei com você: Leo não a fez de boba, quando ele a trata mal e ela aceita!
    Que bom que a personagem amadurece antes do final do livro!
    Parabéns pela resenha, o livro tem grande chance de entrar para minha lista de leitura.
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karla!
      Sim, você pegou bem a vibe do livro, acho que irá gostar.

      Beijão!

      Excluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...