Surpreendente!

Título: Surpreendente!
Autor: Maurício Gomyde
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
Edição: 1
Lançamento: 2015
Sinopse: Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora da periferia, Pedro planeja seu próximo filme, a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração. A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.


Resenha

Pedro é um cineasta que acredita poder mudar o mundo. Trabalhando numa videolocadora chamada VIP na periferia de São Paulo, ele indica clássicos do cinema para as pessoas, e, uma vez por semana, apresenta um filme (de sua criação, ou um que gosta profundamente) para quem comparece no Cultural, um boteco da cidade que tem um dos últimos cineclubes da cidade.

É nesse boteco que ele conhece Cristal, a moça dos cabelos vermelhos que, imediatamente lhe chama a atenção. Garçonete e estudante de física nuclear, ela é diferente de todas as garotas que ele já conheceu, e, por mais que tente, Pedro simplesmente não consegue parar de pensar nela. Desde seu término com Nina, sua ex, Pedro não havia entrado em nenhum relacionamento, mas, novamente, Cristal é diferente.

Sua meta de vida é conquistar o Cacau de Ouro, troféu do maior festival de cinema do país, mas ele não faz a menor ideia de que roteiro vai apresentar para concorrer. E o prazo está curto. Juntando isso ao fato de que está perdendo a visão rapidamente, graças a uma doença degenerativa que age mais rápido nele do que deveria, Pedro decide que irá até Pirenópolis, Goiás, onde sua avó vive, atrás de um revelação. É claro que seus amigos vão também, e, os quatro enfiados num Opala “emprestado” vão viver a maior aventura de suas vidas.

“E seu filme é sobre o quê?” “Sinceramente? Não faço a menor ideia...” – página 52

Com câmeras nas mãos, o quarteto tem a intenção de fazer o melhor filme da vida já criado, sem chances de refazer, reescrever ou o que for. E, pelo o que eu vi aqui, foi mesmo o melhor filme. Não é a primeira vez que eu me impressiono com um livro do Mauricio, nem a primeira que uma história dele me emociona ou me faz rir, mas Surpreendente! é o meu queridinho. Acho que os personagens foram os responsáveis por isso, as cenas e o fato de filmes e músicas serem mencionados o tempo todo também ajudou um pouco. A história é simplesmente incrível, ou, também posso dizer que é surpreendente.

A editora caprichou muito na diagramação! A divisão dos capítulos, o azul maravilhoso que foi usado na parte interna e também na capa ficou simplesmente incrível!

Os personagens são maravilhosos. Cada um especial de um jeitinho, mas todos surpreendem ao deixarem tudo de lado para viajar com Pedro, mesmo sem saberem para onde estavam indo e o que poderia acontecer no meio do caminho. A amizade que eles tinham com o rapaz foi o suficiente para fazê-los ir, e essa é apenas uma cena onde o autor nos mostra o que a verdadeira amizade é capaz de fazer.

“Nossa vida é feita de um monte de momentos esquecíveis, entremeados por pouquíssimos inesquecíveis. Por que não darmos a nós mesmos o presente de tentar viver um inesquecível?” – página 49

Enfim, não consigo colocar aqui tudo o que eu senti e aprendi com esse livro, acho que vocês só vão entender quando lerem o livro e tirarem suas próprias conclusões, mas espero ter deixado alguém curioso. Estou doida para ler mais livros do Maurício, e espero que os próximos sejam tão sensíveis e bonitos como este.
  

15 comentários

  1. Olá,

    gostei bem da resenha, relação de amizade e superação são apresentadas na obra, a diagramação de fato está bonita, a Intrínseca sempre faz livros de qualidade. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, adorei a premissa do livro e já quero lê-lo e sua resenha só me fez querer ler ele para ontem. Gostei da relação de amizade, da superação, do romance, de tudo e achei bem interessante a capa.Gostei da sua resenha
    bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Vi tanto booktuber falando desse livro! O pessoal falando que Amou o kit e tudo mais que antes de saber a história já me apaixonei. É incrivel a maneira como a literatura nacional está sendo bem representada. Adorei a resenha, fiquei com mais vontade ainda de ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. literatura nacional sempre surpreendendo, hein?! Espero que você goste do livro, Dayhara ♥

      Excluir
  4. Olá!
    Não conhecia nem o autor nem o livro e sinceramente não despertou meu interesse.
    A história parece ser boa e é muito interessante o fato de os amigos largarem tudo para ir ajudar no sonho do amigo sem nem saber para onde iam.
    Talvez, em algum outro momento eu me aventure na leitura.

    Abraços, Lara.
    http://www.imperio-imaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que peba, Lara :/ mas espero que você o leia um dia, quem sabe não acaba gostando?!

      Excluir
  5. Oi *--*

    Oi vi algumas resenhas sobre esse livro e to com muita vontade de lê-lo. Li só suas impressões pois fiquei com medo de spoiler, mas fiquei feliz de ver que mais uma pessoa adorou o livro, e ainda mais por ele ser brasileiríssimo *--*

    Bjos

    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bom? Sou apaixonada pela escrita do Maurício e por isso troquei esse livro no skoob, mesmo sem saber o que esperar dele rs Gostei muito de saber que o enredo foi bem desenvolvido - como sempre - e que a temática, misturada a referencias a filmes e livros deram um toquei ainda mais especial ao livro! Parabéns pela resenha, só me deu mais vontade de ler a obra! rs

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  7. A narrativa do Maurício é tão viciante quanto emocionante,e é fácil se apaixonar pelos personagens dele e suas histórias. Ainda não li esse livro,mas ele está aqui na lista.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  8. EU PRECISO LER ESSE LIVRO! Flor, sua resenha é a primeira que leio a respeito de Surpreendente e, me diz, como ignorar?! Adorei saber que o livro te conquistou e foi principalmente pelo modo como o autor caracterizou e deu vida aos personagens. ADORO isso. Eu ainda não li nada do Mauricio, acredita? Mas desse ano não passa... quero me esbaldar no talento dele.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oii!

    Tenho muita vontade de ler esse livro ^^
    A capa é linda! A sua resenha ficou ótima :)
    Muito obrigada pela dica!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  10. Mesmo sendo um livro infanto, eu gostei muito. uma historia contagiante numa linguagem envolvente. Alguns desse genero são muito infantis mas esse não, achei de uma sensibilidade incrivel que depois de muito tempo me fez chorar, admiti que um dos unicos. Enfim foi muito bom reler a resenha.

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...