Os 13 porquês

Título: Os 13 porquês
Autora: Jay Asher
Editora: Ática
Páginas: 256
Edição: 1
Lançamento: 2009
Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.



Resenha

Hannah Backer se matou, e ninguém sabe por quê. Até agora. Deixando para trás sete fitas cassete com treze histórias, treze motivos pelos quais ela decidiu tirar a própria vida, Hannah passa a explicar por que fez o que fez, e quem teve influência em sua decisão. Quando recebe a caixa com as fitas, Clay não entende o que está acontecendo. Por que ele recebeu as fitas, se as fitas só chegavam às pessoas que tiveram algo a ver com a morte da jovem, mesmo que indiretamente? O que ele havia feito? E por que, ao ouvir as fitas com a voz da falecida Hannah, ele se sentia cada vez mais próximo dela?

Eu não deveria estar na lista. Tenho certeza. Não fiz nada de errado! – página 39

Esse é um livro que eu sempre tive curiosidade de ler, sempre via resenhas positivas sobre ele e o pessoal falava tão bem que era impossível não ficar curiosa. Como gosto bastante de dramas, principalmente os que tratam de temas um tanto pesados e polêmicos, estava ainda mais animada para ler Os 13 porquês. Acontece que o livro me decepcionou um pouco, acho que fui com sede demais ao pote, e acabou que a história não foi tão tocante quanto eu pensei que seria. Mas não deixa de ser uma história incrível.

O autor intercala a narração entre as fitas (a voz de Hannah narrando o que está acontecendo com ela naquele momento, e contando as histórias), e os pensamentos e ações de Clay, então é possível ver como ele reage a cada história, como se sente em relação a Hannah a cada fita e como ele se sente culpado por não tê-la alcançado a tempo. Se tivesse visto os sinais, ele poderia tê-la salvado?

Estou escutando alguém desistir. Alguém que eu conhecia. Alguém de quem eu gostava. Estou escutando. Mesmo assim, estou atrasado. – página 126

A escrita do autor é simples de forma que devorei o livro sem nem perceber, só queria saber como e quando Clay apareceria (eram 13 histórias, qual seria a dele?). Estava receosa e ao mesmo tempo curiosa, seria a história deles trágica e revoltante como as outras? O que havia acontecido entre os dois para que Clay entrasse na lista? E o final, o que o autor aprontaria? Jogaria um balde de água fria na minha cabeça, ou eu finalizaria a leitura aliviada, feliz por todas as pontas terem sido fechadas?

Esse é um livro triste, assim como todos os outros livros que falam sobre suicídio e a morte em geral, mas não conseguiu me emocionar. É claro que mexeu comigo, impossível isso não acontecer, e em várias vezes eu precisei deixar o livro de lado, pois histórias um tanto fortes parecem sufocar a gente, né? Mas eu esperava chorar litros com a história, ou pelo menos um pouco, como aconteceu quando li Por lugares incríveis. Não estou comparando os livros, mas do jeito que o pessoal falava de Os 13 porquês, esperava um pouco mais dele.

Agora, a verdade é a que vocês não vão esquecer. – página 29

Enfim, a história é incrível e tocante, mas não me prendeu 100%, então o livro não entrou para os meus favoritos. Mas é bom, ah, como é bom. Os personagens são tão reais que é como se eu pudesse esticar o braço e tocá-los, e como eu queria poder abraçar a Hannah e ajuda-la quando ninguém a ajudou. Ninguém percebeu o que estava acontecendo, ninguém viu os sinais, ninguém conseguiu impedir. É horrível saber que milhares de pessoas passam por isso todos os dias, sem ter alguém em quem se apoiar e a ajuda necessária para sair da depressão. O autor diz, no final do livro, numa entrevista, que alguns leitores o procuraram para dizer que reconheceram em si mesmos os sentimentos e sinais que viram na Hannah, e procuraram ajuda após isso. Foi uma frase que me deixou aliviada, mas saber que muitos não têm essa chance ainda é algo muito triste.

E, para finalizar, o livro será adaptado para uma minissérie pela Netflix, tendo a atriz e cantora Selena Gomez como produtora executiva. Ainda não há previsão sobre quando a série começará a ser gravada :/



19 comentários

  1. OI dRYH, ESSE LIVRO FOI UMA SURPRESA BIZARRA PRA MIM. ADOREI O PLOT CENTRAL E CURTI DEMAIS A FORMA COMO A AUTORA DESENVOLVEU O DRAMA, MAS SOFRI HORRORES CONFORME AS CAMADAS DA HISTÓRIA SE REVELAVAM. AO CONTRARIO DE VOCÊ, ME SENTI PRESA AO ENREDO DE CAPA A CAPA.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a leitura é sofrida mesmo, né? Mas também é incrível ♥

      Excluir
  2. Sabe eu sempre quis ler esse livro e só leio comentários positivos a respeito. Sua resenha esclareceu pontos importantes e que eu ainda não tinha ouvido falar. Muito bom saber que a trama é incrível.
    Beijos
    Fer

    ResponderExcluir
  3. Eu vi ótimas resenhas sobre o livro, mas todos falam que não é uma leitura que prenda o leitor 100%. Mas eu acho que vai ser o contrário comigo, e vou acabar me apaixonando pelo livro. Quero muito ler o livro, e dá minha opinião.
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que você se apaixone mesmo pelo livro, estou curiosa para saber o que vai achar :)

      Excluir
  4. Oie Dryh , tudo bom???

    Ao final dessa leitura me encontrei emocionada, tocada e reflexiva sobre um dos temas mais conflituosas de nossa atualidade. Ela compartilha conosco seus pensamento mais assustadores e secretos. E você sente um nó na garganta com a ultima fita. Você sente um vazio inexplicável de alguém que a gente gostaria que saltasse das páginas e que pudêssemos salvar.

    Recomendo o livro para todo mundo!!!

    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o livro é mesmo muito tocante, né? Também recomendo para todo mundo...hehe' e espero que o pessoal goste mais do que eu *-*

      Excluir
  5. Olá, eu gosto muito de livros com esse drama e suspense envolvidos. Eu ainda não tinha escutado falar dele, mas pelo que vi na sua resenha eu já fiquei interessada. Fiquei curiosa para saber os motivos que a levaram a se matar e onde ele se encaixa nessa história.

    ResponderExcluir
  6. Olá :D
    Já tinha visto esse livro na blogosfera e sempre fiquei com muita vontade de lê-lo pois assim como você, eu curto livros de drama e acho que esse livro eu iria gostar bastante :)
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Poxa, é uma pena que o livro não te prendeu totalmente e te decepcionou um pouco.

    Esse é um dos melhores livros que já li e sempre que vejo um post sobre ele, tenho vontade de reler. Ganhou um lugar no meu coração.

    Beijos e até!

    dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Dryh,
    Acho que Os 13 Porquês é mesmo um livro tocante e é uma pena que você tenha se decepcionado com ele.
    Confesso que tenho muita curiosidade de ler o livro e quase o li, mas chegou uma fase da minha vida que estava lendo apenas livros de suicídio e precisei dar uma pausa, ou acabaria me suicidando (não é uma piada).
    Apesar de você ter se decepcionado um pouco, tenho a intenção de ler para formar uma opinião.
    Beijos ♥
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. DRYHZINHA, MINHA LINDA, DEUSA, QUEEN DOS LIVROS E DAS SÉRIE TUDO! ~erros propositais~, eu já vi gente comentando a respeito, adoro livro depressivo, pena não ter te rendido totalmente, né? Gosto do título dele, me chama atenção e a capa acho magnífica, o enredo no entanto deixou a curiosidade aumentar, adoro livros fortes e tocantes, E É O QUE? VAI TER SÉRIE? É MERMO? AI SIM HEIN!
    BEIJO COISA LINDA, NÓS TE AMA!
    www.entreutopias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk' livro depressivo, céus. Espero que tu goste do livro, Luasn ♥

      Excluir
  10. Oi Dryh... confesso que eu não tinha muito interesse em ler o livro... porém após a sua resenha eu repensei e muito... e vou ler... esse tema chama muito a minha atenção e queria entender um pouco mais do porque isso acontece com uma pessoa... o fato de o livro ajudar muitos jovens com os sintomas apresentados... e os incentivam a procurar ajudar... isso me interessou muito mais... na empresa que eu trabalho tem uma menor aprendiz... e eu estou preocupada com ela... não quero me meter, mas quero poder ajudar ainda que seja de forma indireta sabe... xero!

    ResponderExcluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...