5 redes sociais muito úteis para os leitores

Oi, pessoal !! Tudo bem com vocês?

Hoje vou falar das redes sociais que facilitam muito a vida dos leitores. 

As redes sociais são muito úteis aos leitores. Você pode compartilhar experiências, novidades, trocar livros, ler textos ainda não publicados e várias outras coisas interessantes.

Acho que todo leitor já passou por aquela situação de acabar um livro perfeito e precisar desesperadamente falar sobre ele. E não conhecer ninguém que já tenha lido.

Ou quando seu personagem favorito morre, você diz várias palavras “bonitas” sobre o autor e precisa compartilhar a raiva, tristeza e frustração com alguém. Pois então, assim surgiram as redes sociais para leitores.


Três delas não são brasileiras, mas todo mundo que realmente gosta de ler ou lê um pouquinho em inglês ou sente muita vontade disso e com um bom tradutor fica bem fácil acompanhar.



O Shelfari  é uma rede social aos padrões do Skoob e Goodreads. Na  verdade  foi a precursora de todas. Criada em Dezembro de 2006 e em fevereiro de 2207 a Amazon investiu uma grande quantia nela. Promove a interação entre leitores e permite que os livros sejam organizados, catalogados, etc.


4 – LIVRALIVRO  

É um projeto destinado a fomentar a troca de livros entre a população. 

Como Funciona?

1. Você monta uma lista de livros que possui para trocar e outra dos que gostaria de obter. 
2. Quando um usuário solicitar um dos seus livros, você o envia pelo correio. 
3. O livro sendo recebido, você ganha 1 ponto para solicitar 1 outro livro. 
Fonte: Equipe LivraLivro.com.br


3 – WATTPAD 

O Wattpad é uma comunidade on-line para escritores. Os usuários podem publicar artigos, histórias e poemas. O conteúdo inclui obras de autores desconhecidos e publicadas. Os usuários podem comentar e gosta de histórias ou participar de grupos associados ao site.

Se originou em 2006 e em fevereiro de 2007 adicionou mais de 17 mil eBooks, tornando- os disponíveis aos usuários. Apesar de não ser a maioria, essa rede conta com vários autores brasileiros. Eu adoro ficar fuçando no Wattpad e já achei algumas histórias muito legais.



É o pai do Skoob. Funciona nos mesmos moldes, com as mesmas características e até o layout é parecido. Para o leitor mais antenado (e viciado) é maravilhoso. Podemos saber rapidinho sobre o lançamento daquela continuação de série tão aguardada ou sobre o novo livro de determinado autor.


Sem dúvida é a rede social literária mais utilizada pelos brasileiros.
Skoob é uma rede social colaborativa para leitores, lançada em janeiro de 2009 pelo desenvolvedor Lindenberg Moreira. Sem publicidade, o site cresceu com propaganda boca a boca e se tornou um ponto de encontro para leitores e novos escritores, que trocam sugestões de leitura e organizam reuniões em livrarias.
 Atualmente permite interatividade com outras redes sociais, como o Twitter e o Facebbok, bem como com lojas de comércio eletrônico. Uma das inovações mais recentes do Skoob é que já possui sua própria livraria. Os livros já podem ser comprados pelo próprio site. 
 Seu nome significa Books ao contrário. 
 Através de cadastro se recebe um perfil no sistema e é possível listar o que você está lendo, o que já leu, o que pretende ler, o que está relendo e quais leituras foram abandonadas, formando assim uma "estante" virtual.
 Um recurso interessante é o paginômetro que vai somando automaticamente as páginas dos livros que cada leitor cadastra como já lidos.  Títulos ainda ausentes no banco de dados podem ser adicionados pelos próprios usuários que também podem compartilhar suas opiniões sobre as obras através de avaliações e resenhas. Atualmente o Skoob têm mais de 850.000 usuários.
Possui também a funcionalidade denominada "PLUS" onde os usuários podem disponibilizar seus livros para troca com outros usuários da rede social.
(Fonte: Wikipédia)


Eu tenho cadastro em todas essas redes sociais e sei que elas melhoram muito a minha vida. Além delas várias outras redes permitem a troca de experiências literárias, embora esse não seja seu único objetivo, como o Facebook e o Twitter.
E vocês, gente. Sentem esse desespero em compartilhar informações sobre livros? aquela coceirinha pra conversar com alguém sobre o que irá aconecer com o persongem no próximo livro? Como vocês fazem isso? Utilizam as redes sociais ou tem a sorte de ter um amigo leitor perto de vocês?

Beijinho

Thais Vianna

15 comentários

  1. Eu uso muito o Skoob. Adoro! Já "conheci" tanta gente por lá.
    Também uso o Goodreads para os livros em inglês.
    O Wattpad eu conheço mas não uso muito. Preciso mudar isso.
    Adorei sua postagem. É ótima pra quem não conhece e procura redes sociais para leitores vorazes como nós. rs.

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem bastante gente que não conhece, então achei legal estar escrevendo um pouquinho. A grande maioria só conhece o Skoob.
      =)

      Excluir
  2. Só uso o Skoob desses que você citou. Já considerei ir para o Goodreads também, mas como é super parecido, achei meio desnecessário rs =P

    www.resenhasealgomais.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não uso o Goodreads pra cadastrar meus livros. Confesso que morro de preguiça. Mas fico babando nos lançamentos, fico "curiando" as capas americanas dos livros que já li e adoro receber os emails contando das novidades, me mantenho atualizada.

      Excluir
  3. Oi Thais :)

    Só mexo no skoob e acho muito legal, vou conhecer as outras !!!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa só conheço o Skoob, mas gostei de saber que tem outras, vou procurar saber mais a respeito delas e testar.

    beijos
    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu utilizo o skoob e já troquei muitos livros no LivraLivro. Sempre fiz ótimas trocas e nunca tive problemas graves. Adorei saber sobre os sites. Já dei uma olhadinha em todos. Acho que vou aderir ao GOODREADS, parece legal.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho que admitir que nunca troquei nada pelo LivraLivro, apesar de ter o cadastro a séculos. Que deselegante..rsrs
      Já troquei muito no Skoob e sempre dei muita sorte, também.

      Excluir
  6. Desses eu já uso o skoob e o goodreads

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comecei com eles e agora uso todos. Realmente acho que são os melhores.

      Excluir
  7. Eu tenho o Livralivro e o Skoob. Não sei mexer nos outros, mas se vc diz que é bom, vou tentar!

    bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Shelfari e o Goodreads são bem parecidos com o Skoob. A maior diferença é que é em inglês. Vale a pena, para você conhecer as novidades.

      Excluir

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...