A Era da Escuridão

 Oiee pessoaaas \0/

A editora Suma de Letras acabou de lançar essa belezinha que eu chamo de novo amor da minha vida, mas eu não aguentei esperar mais e precisava vir contar para vocês o que eu achei! Já adianto que Jude conquistou meu coraçao todinho e que não pude evitar dar gritinhos e risadas nervosas quando ele finalmente deu uma amadurecida, deixou um boy lixo para trás e encontrou o outro mais novo amor da minha vida <3

Título: A era da escuridão
Autora: Katy Rose Pool
Editora: Suma  (cortesia)
Lançamento: 2020
Páginas: 376
Série: Trilogia Era das trevas #1

Sinopse: Por muitas gerações, os Sete Profetas guiaram a humanidade. Suas visões do futuro ajudaram a construir reinos, desarmar guerras e unir nações ― até o dia, cem anos atrás, em que eles desapareceram.
Agora resta apenas uma última profecia, que prevê a Era da Escuridão e o nascimento de um novo Profeta destinado a salvar o mundo. Quando, verso a verso, a profecia começa a se realizar, cinco almas colidem rumo ao mesmo destino: Um príncipe exilado de seu reino.
Uma assassina brutal conhecida como a Mão Pálida.
Um líder dividido entre sua honra e seu coração.
Um jogador com o poder de encontrar qualquer coisa, qualquer pessoa.
E uma garota à beira da morte, cansada de lutar. Um deles pode salvar o mundo. Um deles está destinado a destruí-lo.

Resenha

A humanidade sempre foi guiada pelos Sete Profetas, até o dia em que eles desapareceram, e levaram consigo seus protetores, sua “guarda pessoal”: a Ordem. Com o sumiço dos Profetas, o mundo ficou um caos, tomado pela corrupção, pela morte e por pessoas de má fé. Contudo, os Agraciados, pessoas abençoadas pelos Profetas e com dons extraordinários, ainda vivem; os que possuem a Graça do Coração têm suas forças aumentadas, assim como a agilidade, a velocidade e os sentidos; os que possuem a Graça do Sangue são os curandeiros, com a capacidade de doar ou extrair energia, para curar ou ferir; os que possuem a Graça da Mente conseguem criar objetos únicos, e normalmente são alquimistas; e os que possuem a Graça da Visão conseguem sentir ou localizar outros seres.

Ephyra é uma agraciada com a graça do sangue, mas diferente dos curandeiros, ela não doa; Ephyra tira para salvar sua irmã, Beru. Conhecida como a Mão Pálida, Ephyra consegue matar com um simples toque, sugando o esha (algo como a alma) das pessoas para depois transferi-la para Beru, curando-a momentaneamente. Apesar de só matar pessoas de má índole como assassinos, estupradores e corruptos, Ephyra sente que não está fazendo o suficiente, pois Beru adoece cada vez mais cedo, e a única esperança se encontra em Pallas Athos.

Hassan, príncipe herdeiro de Herat, está despedaçado. Sua cidade foi invadida por um grupo de seguidores fanáticos chamados de Testemunhas e seu líder, Hierofante, que prega a total destruição e massacre dos Agraciados e de tudo que esteja relacionado aos Profetas. Hassan conseguiu fugir do reino, mas muitos, inclusive seus pais, ficaram para trás. Ele agora mora com sua tia em Pallas Athos, mas está cansado de sentar e esperar que as coisas aconteçam. Seu povo está morrendo, e por mais que ele não seja um agraciado – diferente de seus pais e dos antecessores do trono -, ele precisa fazer alguma coisa para impedir Hierofante de destruir e matar.

Anton está fugindo. Ele possui a Graça da Visão, mas não consegue acessá-la por causa de traumas passados, e não faz tanta questão de usá-la, de qualquer maneira. Ele só precisa ficar escondido e longe das vistas de todos, para que aquele que o procura tão intensamente, nunca consiga encontrá-lo. Mas seu caminho cruza com o da Mão Pálida, e de repente, ele se vê metido em confusões que o farão perceber que fugir nem sempre é a solução, e que seus poderes são mais significativos do que aparentam.

Jude é o herdeiro do Guardião da Palavra, membro da Ordem da Última Luz, grupo que costumava proteger os Profetas e que sumiu desde que eles também desapareceram. Nos últimos cem anos, a Ordem, composta por Paladinos, guardou um segredo: a Última Profecia, que só deveria ser revelada quando eles enfim encontrassem o Último Profeta, aquele que saberia como impedir a Era da Escuridão e a destruição dos Agraciados. Como Guardião da Palavra, é dever de Jude selecionar aqueles que irão protegê-lo e proteger ao Profeta, e agora que este finalmente foi encontrado, ele deve encarar seu destino.

Dizer que este livro foi uma surpresa é pouco; eu não quis ler a sinopse, então comecei a ler sem nem mesmo saber sobre o que se tratava. Assim que abri o sumário, confesso que me senti um pouco ansiosa por ver que existiam tantas personagens narrando seus capítulos, pois temi que seria um pouco difícil lembrar seus nomes e quem elas eram, mas estava completamente enganada. Primeiro porque cada uma é única e possui características que as distinguem completamente das outras, e segundo porque eu me apaixonei por quase todo mundo, e por quem eu não senti afeição, o ranço venceu.

A princípio, nenhuma das personagens mencionadas lá em cima se conhece, mas seus caminhos vão se cruzando ao longo do livro, pois todas têm um papel importante no desenrolar da Última Profecia, e eu ficava dando risadinhas de nervoso sempre que isso acontecia, principalmente com Jude e Anton, que ganharam meu coração todinho <3

Eu não saberia selecionar uma única coisa boa nesse livro, acho que ele é um amontoado de boas coisas que se uniram e que, no final, me deixaram bem triste por ainda não ter uma continuação (hahaha). A escrita da autora é leve, divertida e tensa nos momentos certos, em momento algum fica cansativo (inclusive, li tudo quase sem pausas), tudo na medida certa. E aí entram as personagens... Ai gente, socorro! Já planejo usar alguns nomes aqui para meus futuros cachorros e gatos porque estou encantada!

Primeiro porque Hassan é um cara incrível que consegue enxergar os privilégios que tem e tenta fazer o possível pelo seu povo, mesmo que ninguém saiba quem ele é, e segundo porque eu shippei ele com Khepri desde o momento em que ela apareceu. Mas aí tem o amor e o desespero de Ephyra, o medo de perder sua irmã e a determinação em fazer o possível para salvá-la, e também temos Jude e seus sentimentos conflitantes (a obrigação para com a Ordem versus amizade + amor + um shipp maravilhoso que me fez dar gritinhos sempre que ele e um outro alguém estavam juntos!) e Anton e seu pavor em ser encontrado, o que me fez querer escondê-lo num potinho para sempre.

Só percebi que não peguei quase nenhum quote quando terminei o livro, pois estava tão mergulhada na leitura e me segurando para não devorar minhas unhas, que não deu tempo de anotar muita coisa. Esse livro tem a medida perfeita de romance (socorro!!!), amizade, traição, ação, lágrimas e diversão, a meu ver, a autora simplesmente acertou em tudo! Claro que eu adoraria que tivesse rolado uns beijos entre Jude e um outro alguém que eu também amo, mas a leitora aqui é paciente e vai guardar essa expectativa para o segundo livro, hihihi.

A era da escuridão tem um reino ameaçado por um golpe, tem um líder lunático e fanático que acha que dizimar um determinado grupo de pessoas vai resolver todos os problemas do mundo, tem um grupo de fanáticos doidos que o seguem a cada passo, tem um príncipe que não vai deixar sua cidade natal ser destruída, tem uma legionária guerreira que não vai deixar esse príncipe lutar sozinho, tem uma garota determinada a salvar a irmã, tem uma irmã determinada a não deixar a outra se tornar um monstro, tem um paladino confuso sobre lealdade e coração, tem um agraciado que sente uma conexão com o esha do amor das nossas vidas e tem traidores que eu adoraria jogar no rio, mas o que é deles ainda vai chegar (emoji vingativo). Tudo o que me resta dizer é: leiam! Leiam e juntem-se a mim no sofrimento que vai ser esperar pela continuação (rindo de desespero), eu prometo que vale a pena!

“Ele não simplesmente era um homem com ideias perigosas – ele se transformara em uma ideia, uma nova imagem para ser cultuada e seguida agora que os Profetas haviam partido.



Nenhum comentário

Postar um comentário

Oiê! Muito obrigada por passar por aqui, deixe um recadinho com o link do seu blog e a gente dá uma passadinha lá mais tarde :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...